Capa do livro: PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM DESENVOLVIMENTO NO CURSO DE PEDAGOGIA:  <br>projetos de formação e de supervisão

PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM DESENVOLVIMENTO NO CURSO DE PEDAGOGIA:
projetos de formação e de supervisão

Autores: Rosangela Aparecida Galdi da Silva - Célia Maria Guimarães

livro impresso
de R$ 56,90 por
livro digital
de R$ 56,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra tem origem com a pesquisa de doutoramento, cuja intencionalidade foi descobrir como o Curso de Pedagogia auxilia os futuros professores a serem professores de Educação Infantil. O objeto de estudo se constituiu na formação inicial do professor, quanto ao processo de desenvolvimento da profissionalidade do professor de Educação Infantil, e os seus participantes foram os alunos do 4º ano do Curso de Pedagogia – Turma 2011-2015. A construção do referencial teórico amparou-se nos aportes teóricos do campo da educação da infância, o qual considera a criança como ser histórico, ativo e portador de direitos, e a formação inicial como um direito do professor de Educação Infantil, bem como nos contributos da abordagem sociológica interacionista das profissões e nos subsídios teóricos para constituição profissional, fundamentada em conhecimentos profissionais e saberes específicos. Os procedimentos metodológicos convergem para a identificação do modelo de formação pautado na racionalidade prática no Curso de Pedagogia e de uma concepção de profissionalidade docente reflexivo-produtivista. A tese mostrou a necessidade de integrar as especificidades, eixos e características da profissionalidade docente dos professores de Educação Infantil no Curso de Pedagogia e que existem perspectivas para o desenvolvimento profissional por meio de projetos de formação e de supervisão apoiados pelas instituições de formação, supervisão de ensino e escola. Tal investigação reclama o atendimento das especificidades e necessidades formativas dos professores de Educação Infantil, exigências educacionais das crianças pequenas e as premências da sociedade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3200-6
DOI: 10.24824/978854443200.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM DESENVOLVIMENTO NO CURSO DE PEDAGOGIA:  <br>projetos de formação e de supervisão

Autores

ROSANGELA APARECIDA GALDI DA SILVA
Doutora em Educação pela FCT/UNESP (2018): "Desenvolvimento da profissionalidade docente do professor de Educação Infantil no Curso de Pedagogia com o apoio de projetos de formação e de supervisão". Mestre em Educação pela FCT/UNESP (2011): Formação de Professores de Educação Infantil: Perspectivas para projetos de formação e de supervisão. Supervisora de Ensino na SEE/SP e Professora Doutora do Curso de Pedagogia da REGES e UNIFAI.

CÉLIA MARIA GUIMARÃES
Mestre (1995) e Doutora (2000) em Educação pela FFC/UNESP. Pós-Doutorado pela universidade de Lisboa-Portugal (2010-11/12) e pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém-PT (2013). Professora Doutora II Assistente Efetivo da UNESP do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado-doutorado) na FCT/UNESP.