Capa do livro: EDUCAÇÃO BRASILEIRA:  <br>peculiaridades e pluralidades

EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
peculiaridades e pluralidades

Autores: Francisco Ari de Andrade - Ilana Maria de Oliveira Maciel - Antônio Gilvamberto Freitas Felix (Orgs.)

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Sinopse

Esta coletânea é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu no Brasil (concluída ou em andamento), envolvendo diversos projetos de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, e demais parcerias com outros programas e Instituições de Ensino Superior, local e nacional, que comungam o fazer investigativo na área educacional. A publicação desta coletânea é um esforço coletivo de seus autores e organizadores, que decidem levar ideias e práticas pedagógicas a um grande público. Acreditamos que por meio de tal coletânea estamos a prestar contas com a sociedade sobre o trabalho que a universidade brasileira desenvolve, no âmbito da pesquisa, da docência e da extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação para uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com os princípios da liberdade acadêmica, assegurados no âmbito constitucional, cada artigo é de inteira responsabilidade de seus autores, eximindo-se seus organizadores de qualquer responsabilidade pelo que for publicado. A autonomia acadêmica de pensar e expor à coletividade pontos de vistas depõe, favoravelmente, sobre o sentido teleológico de um texto acadêmico escrito e publicado, tendo em vista a reflexão.

Agradecemos às agências de fomentos que apoiam a pesquisa no Brasil: a Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Externamos, também, agradecimentos às agências estaduais de fomento à pesquisa.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3295-2
DOI: 10.24824/978854443295.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO BRASILEIRA:  <br>peculiaridades e pluralidades

Autores

ADRIANA CAMPANI
Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado pela Universidade Federal do Ceará, com Estágio de Doutoramento na Universidade de Lisboa-UL. Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho em Portugal. É professora efetiva classe associada, Pro-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação, Procuradora Institucional (P.I.) e membro da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

ADRIANA LEITE LIMA VERDE GOMES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Especialista em Psicomotricidade pela Unifor (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professora Associado I da Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino das disciplinas da área de didática, estágio no ensino fundamental e ensino da língua portuguesa.

ALEXANDRA MARTINS DE MOURA FÉ

Graduação em Letras-Português/Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Discente de Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos e pesquisas em História da Educação do Ceará – GEPHEC-UFC. Tem experiência docente nas áreas de Língua Portuguesa e de Literatura Portuguesa e Brasileira nos níveis fundamental e médio.

ANA CRISTINA DE SALES
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro do Núcleo de História Oral, Tradições e Diversidades – NHISTAL. Membro do Núcleo de Estudo de História Social e Ambiente – NEHSA.

ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES
Mestra e Doutora em Educação Brasileira, graduada em Letras, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular da Universidade Federal do Ceará, assessora pedagógica da Associação de Corais Infantis Um Canto Em Cada Canto; participante como dramaturga do Grupo Formosura de Teatro e do Vidança Cia. de Dança do Ceará.

ANTONIO GILVAMBERTO FREITAS FELIX
Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialização em Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), graduado em Teatro – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Substituto do Curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor de Teatro do Colégio Antares. Ator e Diretor do Grupo Acordes de Teatro.

BRUNO MIRANDA FREITAS
Licenciado em Ciências da natureza e Matemática com habilitação em Biologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como professor de Ciências Naturais e Matemática na Rede Municipal de Ensino da cidade de Capistrano-CE. Integrante do Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br) e do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (ELOSS/UNILAB).

CELECINA MARIA VERA SALES
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Pós-Doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará do Curso de Graduação de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação de Avaliação de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

CÍCERO JOAQUIM DOS SANTOS

Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/URCA). Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2017). É líder do Núcleo de História Oral, Tradições e Diversidades – NHISTAL.

CRISTIANE DE OLIVEIRA FÉLIX
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará – PPGE-UFC. É membro do NACE – Núcleo das Africanidades Cearenses. Atua principalmente no seguinte tema: Educação para as Relações Étnico-raciais.

DAYANA SILVA DE OLIVEIRA
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE; Doutoranda em Educação Brasileira – UFC, na linha História e Memória da Educação. Mestre em Educação Brasileira – UFC, na linha História e Memória da Educação (2015.1). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2013.1).

DENIZE DE MELO SILVA
Doutoranda em Educação Brasileira (UFC); Mestra em Educação Brasileira (UFC); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE); Graduada em Pedagogia (UFC). Membro e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

EDVALDO COSTA RODRIGUES
Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, possui Mestrado em Educação, licenciatura em Pedagogia e História, especialização em Supervisão Escolar, Escola Família e Sociedade, Psicologia da Educação e Informática na Educação. Atualmente é Técnico na área do Currículo Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA.

ELAINE VIEIRA DE ALMEIDA
Mestranda em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da UFC. Professora da Rede Municipal de Ensino. Temas de interesse: estudos da escrita, letramentos e alfabetização.

ELIANE DAYSE PONTES FURTADO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1968), mestrado em Desenvolvimento Social e Rural pelo Agricultural Education and Rural Development Centre - Faculty of Education - University of Reading (1986) Inglaterra. Obteve o título de PhD no International Development Centre- Faculty of Economics and Social Sciences Victorian University of Manchester (1991).

ERINELDA DA COSTA PAIXÃO
Graduada em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará – UFC. Integra atualmente o Grupo de Pesquisa DIAFHNA – Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (FACED-UFC). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará – GEPHEC – CNPq e co-organizadora do Grupo de Estudo do Pensamento Pedagógico – GEPPED. Tem experiência na área de Literatura, Educação e História.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Doutor em Educação Brasileira pelo PPGE-FACED-UFC. Professor Adjunto – DE do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGE (Mestrado e Doutorado), da linha de pesquisa História e Memória da Educação, do eixo História da Educação, DA Pedagogia e das Instituições escolares – PPGE-FACED-UFC.

FRANCISCO FLEURY UCHÔA SANTOS JÚNIOR
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Ceará (2006), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e doutorado em Biotecnologia – RENORBIO pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é docente do Centro Universitário Estácio do Ceará, professor da
especialização da Universidade Estadual do Ceará e fisioterapeuta do Instituto Le Santé.

ILANA MARIA DE OLIVEIRA MACIEL
Doutoranda em Educação Brasileira no eixo de Avaliação Institucional (PPGE/NAVE/UFC); Mestra em Administração e Controladoria (UFC); Graduada em Pedagogia (UFC). Bolsista da CAPES. Atua como professora universitária em Graduações em Educação e Administração e Programas de Pós-Graduação.

JORGE CARVALHO BRANDÃO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em
Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC (2001). Graduado em Matemática pela UFC (1996). É professor das Engenharias do Centro de Tecnologia (CT) da UFC.

JOSÉ ROGÉRIO SANTANA
Graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui
Pós-Doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais.

LUDMIR DOS SANTOS GOMES
Graduação em Administração de Empresas com habilitação em Gestão de Comércio Exterior pela Faculdade Sete de Setembro; Curso Superior de Formação Específica em Gerência de Comércio Exterior, pela Universidade Gama Filho; Especialista em Logística Empresarial. Mestre em Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Professor da área de Comércio Exterior. Atualmente, participa do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar – CECANE/UFC/FNDE.

LUISIANE FROTA CORREIA LIMA RAMALHO
Doutoranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Música – Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Especialista em Psicopedagogia e graduada em Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Arte da rede municipal de ensino de Fortaleza. Coordenadora do Programa de Formação Docente em Arte-educação do Centro Universitário da Grande Fortaleza (Unigrande).

LUIZ BOTELHO ALBUQUERQUE
Doutor em Sociologia da Educação – University of Iowa. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Graduado em Música Composição e Regência pela Universidade de Brasília (UNB). Professor Associado II do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua no Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Experiência na área da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, principalmente nos temas: Sociologia da Educação, Sociologia da Arte e Música, Ensino de Música e Formação de Professores.

LUZIA MÁRJORIE FERREIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará. Foi Bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PID, na
Disciplina História da Educação e da Pedagogia. Foi Bolsista do Programa de
Iniciação Científica – PIBIC da UFC.

MAGNÓLIA MARIA OLIVEIRA COSTA
Mestre em educação pelo programa de Pós-Graduação em educação da Universidade do estado do Rio Grande do Norte POSEDUC. Formada em Pedagoga – UERN. Graduada em História – UERN. Professora de história da rede básica em do estado do Rio Grande do Norte. Professora de didática. Especialista em educação de jovens e adultos – EJA, pela UERN. Especialista em Atendimento Educacional Especializado – UFERSA. Gestora da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha. Aluna ouvinte da Universidade Federal do Ceará.

MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA
Mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
Professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Núcleo de História Oral, Tradições e Diversidades – NHISTAL. Membro do Núcleo de Estudo de História Social e Ambiente – NEHSA.

MARIA DE LOURDES VICENTE DA SILVA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e Bolsista Capes. Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005) e Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2014). É pesquisadora do Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde) no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará atuando desde 2011 em projetos de pesquisa, ensino e extensão sobre saúde, conflitos socioambientais, gênero e agroecologia.

MARCOS ANTÔNIO MARTINS LIMA
Pós-Doutor em Gestão e Avaliação (UFRN); Doutor em Educação Brasileira (UFC); Mestre em Administração (UECE); Graduado em Economia (UFC). Membro e coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

MESSIAS DIEB

Doutor em Educação, professor e pesquisador da UFC, com dois Pós-Doutorados em Educação: um, em 2015, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), supervisionado pelo Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), e o outro, em 2016, na Universidade da Califórnia – Santa Barbara (UCSB/USA), financiado pela CAPES (Processo BEX 0602/15-9), supervisionado pelo Prof. Dr. Charles Bazerman. Temas de interesse: estudos da escrita e letramentos acadêmicos.

NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pesquisadora com ênfase no processo de aquisição da escrita e produção textual por alunos com deficiência intelectual; especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

PAULIKELLY DOS SANTOS MOURA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2019.1) Tem experiência na área de arte-educação, museologia, acessibilidade com ênfase em libras e acessibilidade em museus.

PAULO CÉZAR NASCIMENTO FILHO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2009) e especialização em neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neurofeedback.

PAULO MEIRELES BARGUIL

Analista de Sistemas, Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação (www.paulobarguil.pro.br). Professor Associado III da Universidade Federal do Ceará – UFC, lotado na Faculdade de Educação – FACED. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, da FACED/UFC, no eixo temático Aprendiz, Docência e Escola, da linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Coordena o Laboratório de Educação Matemática – LEDUM (www.ledum.ufc.br).

PAULO ROBERTO DE SOUSA SILVA
Possui Mestrado em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento, pela Universidade de Brasília (UnB); e Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

RENATA RAMOS ALMEIDA

Mestranda em Educação Brasileira (UFC), linha de pesquisa: Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, eixo: Escola e Educação Inclusiva. Professora da Educação Básica (Prefeitura de Fortaleza); Especialista em Psicomotricidade Relacional (FACEL-CIAR); Pedagoga (UFC).

ROSÂNGELA MARIA ALBUQUERQUE
Professora de matemática, com vínculo efetivo, na Escola de Ensino Médio São Francisco da Cruz. Especialista em Ensino de Matemática e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio. Experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, e em Educação Especial, como professora de Atendimento Educacional Especializado, lotada em Sala de Recursos Multifuncionais durante quatro anos.

ROSELY DE SOUSA FERNANDES
Aluna do curso de Mestrado em educação do Programa de Pos-Graduação em Educação- POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Professora do Atendimento Educacional Especializado AEE da rede Estadual de Ensino Mossoró/RN.

SARA RAQUEL DE MELO FERREIRA
É graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e mestre em Administração e Controladoria ambas pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE) dos cursos de Administração e Marketing.

SARAH FONTENELLE CATRIB
Mestranda em Educação pela UFC. Bolsista da Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Licenciada em Música pela UECE.

SANDRA HAYDÉE PETIT
Graduada em Línguas Estrangeiras Aplicadas, possui Mestrado e Doutorado (1995) em Ciências da Educação pela Paris VII. Professora da Universidade Federal do Ceará, atua desde 1996 na área de Educação popular e desde 2001, pesquisa as africanidades e relações etnicorraciais, com ênfase nas cosmovisões africanas. Desde 2010 dedica-se ao desenvolvimento da Pretagogia. É coordenadora do NACE- Núcleo das Africanidades Cearenses.

SUZANA DE ANDRADE GONÇALVES OLIVEIRA
Mestranda em Educação Brasileira na linha de Avaliação Educacional (PPGE/NAVE/UFC); Graduada em Pedagogia (UFC). Bolsista FUNCAP. Membro e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

TALITA DE JESUS DA SILVA MARTINS
Professora do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão. Doutoranda em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFC). Pedagoga com Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui experiência em coordenação pedagógica e formação de profissionais da área de educação. Desenvolve pesquisas sobre Educação de Jovens e Adultos, com ênfase nas discussões sobre juventude.

TAMARA QUEIROZ BEZERRA LARRIPA

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduada em Teatro-Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do Ceará (IFCE). Membro do grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFNA-UFC). Bolsista da CAPES.

WASHINGTON DE SOUSA SOARES
Mestrando em Educação Brasileira pela UFC. Bolsista da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Licenciado em Música pela UECE. Mestrado – Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil (em andamento) Especialização em Artes com Ênfase em Música – Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Licenciatura em Música – Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

WENDEL MELO ANDRADE

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É licenciado em matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atua como professor de matemática da Rede Estadual de Ensino do Ceará.