Capa do livro: SEQUÊNCIA FEDATHI:  <br>interfaces com o pensamento pedagógico  <br>Coleção Sequência Fedathi <br>Volume 4

SEQUÊNCIA FEDATHI:
interfaces com o pensamento pedagógico
Coleção Sequência Fedathi
Volume 4

Autores: Hermínio Borges Neto (Org.)

livro impresso
de R$ 41,90 por
livro digital
de R$ 41,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este é o quarto volume da Coleção Sequência Fedathi. Aqui, apresentamos uma coletânea de trabalhos dos pesquisadores vinculados ao Laboratório de Pesquisas Multimeios. São 14 capítulos que destacam as aproximações ou distanciamentos da proposta Fedathi com diversas teorias educacionais, e que podem auxiliar professores e pesquisadores na compreensão de tais teorias para direcioná-las à sua prática. Nosso foco permanece nas ações e atitudes docentes.
Mediante os espaços escolares que vivencia, cabe ao professor fazer suas escolhas. Nosso intuito é dar um suporte teórico que passe pelo crivo docente e possa, em seguida, ser adequado às diversas realidades na elaboração de aulas mais significativas para os estudantes.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3372-0
DOI: 10.24824/978854443372.0
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

SEQUÊNCIA FEDATHI:  <br>interfaces com o pensamento pedagógico  <br>Coleção Sequência Fedathi <br>Volume 4

Autores

ADRIANA FERREIRA MENDONÇA
Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Educação,
currículo e ensino no eixo Ensino de Matemática. Doutoranda no eixo Novas tecnologias e educação a distância. Professora de Matemática (SEDUC/CE).

ANA CARMEN DE SOUZA SANTANA
Professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT (Pedagogia – Campus de Arraias). Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira, Especialista em Informática Educativa e Graduada em Pedagogia, formações obtidas na Universidade Federal do Ceará-UFC. Atua como pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Multimeios – Faced/ UFC e sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação – Abpeducom. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Multimídia, Tecnologia da Informação e Comunicação – Limitic na UFT-Arraias.

ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2016), na Área de Ensino de Matemática, mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2010) na Área de Concentração em Formação de Professor, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2001), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2005). Professora da EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará-IFCE.

ANA CLÁUDIA UCHÔA ARAÚJO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010), vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional, e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada. Atualmente atua como Pedagoga no Instituto Federal do Ceará, lotada na Pró-Reitoria de Ensino, no Departamento de Ensino Básico e Técnico, já tendo coordenado Projetos no âmbito da Educação a Distância.

ANTONIO MARCELO ARAÚJO BEZERRA
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Ateneu e licenciado em Matemática pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Professor da rede municipal de Canindé – CE e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

DANIEL BRANDÃO MENEZES
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, currículo e ensino no eixo ensino de matemática. Professor e pesquisador da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Coordenador do Projeto Federal Residência Pedagógica.

DANIELE DE OLIVEIRA XAVIER
Pedagoga e Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios – UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a distância.

FRANCISCA CLÁUDIA FERNANDES FONTENELE
Licenciada em Matemática e especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professora da Universidade Estadual Vale do
Acaraú, onde atua na área de Educação Matemática, desenvolvendo estudos e pesquisas junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática – GPEEMAT.

ILIANE MARIA PIMENTA RODRIGUES
Professora de Matemática (SEDUC/CE), licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Formadora de professores pela 1a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. Pesquisadora sobre metodologias de ensino de Matemática.

JÉSSICA DE CASTRO BARBOSA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestranda no programa de pós-graduação em Educação Brasileira da FACED/UFC, com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios/FACED/UFC e integrante da Linha de História da Educação Comparada – LHEC.

JOELMA NOGUEIRA DOS SANTOS
Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua com pesquisa no Ensino de Matemática e na Formação de Professores. É Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Gestão do Currículo.

JOSÉ AIRTON DE OLIVEIRA FAUSTINO
Licenciado em matemática pela Universidade Federal do Ceará, especialista em metodologia do ensino de matemática pela FAEL e mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atua como professor da rede estadual de ensino do Ceará desde 2011. Pesquisador do Laboratório Multimeios (FACED-UFC) com interesse em metodologia do ensino de matemática.

LARA MENESES SALDANHA NEPOMUCENO
Pedagoga e Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios/UFC com experiência na área da educação e ênfase em Novas Tecnologias e Educação a Distância.

MILÍNIA STEPHANIE NOGUEIRA BARBOSA FELÍCIO
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011), possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria do Estado do Ceará, membro do Laboratório de Pesquisas Multimeios, e doutoranda em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada no eixo de Novas Tecnologias Digitais e Educação a Distância.

MIRLEY NÁDILA PIMENTEL ROCHA
Graduada em Pedagogia, Mestre, Doutorada em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas seguintes áreas: Metodologia Científica, Formação Docente para utilização de Tecnologias Digitais na Educação, Avaliação Educacional, Mapeamento Cognitivo da Pesquisa e Aprendizagem. Foi Bolsista de Extensão no País do CNPq – Nível B, do Laboratório de Pesquisa Multimeios/UFC.

PATRÍCIA HELENA CARVALHO HOLANDA

Psicóloga, mestra, doutora, em Educação pela UFC e pós-doutorado na área de concentração de Desenvolvimento Profissional Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa, investigando o psicanalista, psicopedagogo, pedopsiquiatra, João dos Santos. Professora de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação.

RAIANNY LIMA SOARES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação. Professora do município de Fortaleza.

SILVIA SALES DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, no eixo Novas Tecnologias e Educação Distância. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, Ensino Superior, com ênfase no desenvolvimento de pessoas com deficiência, Pedagogia Hospitalar, Tecnologias na Educação, Educação Inclusiva, Formação de Professores e Metodologia Científica.

SINARA SOCORRO DUARTE ROCHA
Pedagoga, mestre e Doutoranda em Educação. Professora do IFCE – Campus Paracuru. Pesquisadora do Laboratório Multimeios com área de concentração tecnologias digitais na educação e EaD.

TÂNIA SARAIVA DE MELO PINHEIRO
Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Possui Especialização em Educação a Distância e em Comunicação em Mídias Digitais. É professora do Campus Quixadá-UFC.

VIRLANE NOGUEIRA MELO PEDROSA
Licenciatura em Matemática-Universidade Estadual do Ceará-2010. Especialização em Administração Escolar, Universidade Vale do Acaraú, 2014. Mestrado em Educação Brasileira com eixo em Ensino de Matemática – Universidade Federal do Ceará- 2017. Professora efetiva do estado do Ceará – 2010 aos dias atuais.