Capa do livro: Narrativas (auto)biográficas em diálogos:  <br>políticas, formação e práticas

Narrativas (auto)biográficas em diálogos:
políticas, formação e práticas

Autores: Yoshie Ussami Ferrari Leite - Elizeu Clementino de Souza - Telma Romilda Duarte Vaz - Gesilane de Oliveira Maciel José (Orgs.)

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Sinopse

Este livro é, ao mesmo tempo, uma celebração da experiência, uma homenagem e o símbolo de uma história inscrita nos vinte anos do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE/FCT/UNESP). Funda-se na riqueza do diálogo com o outro, no olhar e na valorização das individualidades que, a partir da contribuição de diferentes autores, se faz presente nas pesquisas narrativas e (auto)biográficas. O livro é, ainda, um convite à experiência, à valorização da memória, aos sentidos da narrativa e às suas relações com as políticas, formação e práticas. Resulta em uma obra imbrincada pelas dimensões da realidade, da perspectiva pessoal e social do narrador, das subjetividades inscritas no mundo contemporâneo, revelando dimensões contextuais das pesquisas ancoradas nas experiências.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3501-4
DOI: 10.24824/978854443501.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

Narrativas (auto)biográficas em diálogos:  <br>políticas, formação e práticas

Autores

ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
Pesquisador 1C CNPq. Doutor em Educação pela FACED/UFB, Pós-doutor em Educação pela FEUSP e pela Universidade de Paris 13-França. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Pesquisador associado do Laboratorie EXPERICE (Université de Paris 13 – Paris 8). Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE).

GESILANE DE OLIVEIRA MACIEL JOSÉ
Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutora em Educação pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. É professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, membro do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPFOPE e membro do Observatório da Violência e Sistema Prisional.

TELMA ROMILDA DUARTE VAZ
Doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente, mestre em educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE)/São Paulo e graduada em Pedagogia pela UFMS. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lotada no curso de Ciências Sociais do Campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação, Políticas Públicas e Educacionais da UFMS/CPNV.

YOSHIE USSAMI FERRARI LEITE
Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. É líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar – GPFOPE.

ALINE DE SOUZA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Estadual Paulista – FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP, Pedagoga e Especialista em Educação Infantil pela mesma instituição. Professora pela Prefeitura Municipal de Pirapozinho, SP.

DANIEL HUGO SUÁREZ
Doctor en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires. Director del Proyecto de Investigación “Discursos, sujetos y prácticas en la conformación del campo pedagógico. Sentidos y disputas contemporáneas en torno del conocimiento educativo, la formación y el trabajo docentes y las desigualdades educativas” (Programación UBACyT 2018-2020), del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación y Profesor Titular Regular de la Materia Problemas Pedagógicos Contemporáneos/ Educación II – Análisis de los sistemas de educación formal y no formal, del Departamento de Ciencias de la Educación de la Facultad de Filosofía y Letras (UBA). Es director del Programa de Extensión Universitaria “Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas” en la misma Facultad. Dicta seminarios de posgrado en universidades nacionales e internacionales y sus publicaciones giran en torno de la formación de docentes y las narrativas pedagógicas.

ECLEIDE CUNICO FURLANETTO
Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutora pela Universidade de Barcelona. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Narrar – cadastrado no CNPq. Foi Presidente da Comissão Organizadora do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (CIPA). Desenvolve pesquisas com foco nos processos de aprendizagem e formação articuladas as narrativas (auto) biográficas; processos de construção de subjetividade de atores educacionais; práticas de formação e narrativas infantis.

ÉRIKA JOELY CASAES DE JESUS LIMA
Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral (GRAFHO). Professora da rede municipal de Feira de Santana-BA.

FERNANDA GUINOZA MATUDA
Mestre e Doutora em Educação Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É docente do Centro Universitário Senac e da Faculdade Sumaré, atuando principalmente na formação de professores.

GABRIEL JAIME MURILLO-ARANGO
Profesor de la Facultad de Educación de Universidad de Antioquia, Medellín (Colombia). Doctor en Educación. Integrante de los grupos de investigación FORMAPH: Formación y Antropología Pedagógica e Histórica, Universidad de Antioquia. GRIFARS: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

JEFFERSON RIULE
Mestre em Educação pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), Graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor do Curso de Comunicação Social da UNICSUL. Coordenador de Negócios Educacionais na Gerência de Operações II do Senac-SP.

JOÃO FERREIRA FILHO
Doutorando em Educação e Mestre em educação pelo PPGE da FCT-Unesp de Presidente Prudente, na linha de Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública. Diretor de escola efetivo desde 1998.

JORGE LUIZ DA CUNHA
Doutor (Dr. phil) em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha e Mestre em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integra o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFSM) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) UFSM/UFRJ. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (CLIO). Professor Pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph), biênios 2016-2018, 2018-2020.

JOSÉ ANTONIO SERRANO CASTAÑEDA
Investigador del SNI-Conacyt, Doctor en Pedagogía por la Universidad de Barcelona-España, Profesor Titular de la Universidad Pedagógica Nacional-México (UPN), Profesor Invitado de la Universidade do Estado da Bahía (UNEB), Posdoctor en Educación y Contemporaneidad (PPGEduC-UNEB), Miembro del Cuerpo Académico Consolidado Prácticas Institucionales y Constitución del Sujeto en Educación (CAC-PICSE UPN), Responsable de la Red Sujetos y Prácticas Educativas en Contextos Escolarizados (Red SPECE-UPN), Responsable del Proyecto de Investigación Procesos curriculares y prácticas de acompañamiento (PCyPA). Ha publicado capítulos de libros y artículos sobre formación de docentes, teoría educativa, curriculum, narratividad y biografia en publicaciones nacionales e internacionales.

JUAN MARIO RAMOS MORALES
Profesor Titular de Tiempo Completo de la Universidad Pedagógica Nacional (UPN). Investigador del SNI-Conacyt. Doctor en Ciencias Administrativas por el Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, Miembro del Cuerpo Académico Consolidado Prácticas Institucionales y Constitución del Sujeto en Educación (CAC PICSE); de la Red Sujetos y Prácticas Educativas en Contextos Escolarizados (Red SPECE); del Consejo Mexicano de Investigación Educativa (COMIE). Responsable de la Maestría en Desarrollo Educativo de la UPN. Forma parte del proyecto de investigación “Procesos curriculares y prácticas de acompañamiento” (PCyPA). Tiene capítulos de libros y artículos sobre prácticas profesionales, narratividad y biografia en publicaciones nacionales e internacionales.

PAULA DÁVILA
Doctoranda por la Universidad de Buenos Aires. Magister en Educación Pedagogías críticas y problemáticas socioeducativas, de la Facultad de Filosofía (UBA). Investigadora Tesista del Proyecto de Investigación “Discursos, sujetos y prácticas en la conformación del campo pedagógico. Sentidos y disputas contemporáneas en torno del conocimiento educativo, la formación y el trabajo docentes y las desigualdades educativas” (Programación UBACyT 2018-2020). Docente de la Materia Problemas Pedagógicos Contemporáneos/Educación II y del Seminario Problemas y corrientes contemporáneas de Teoría de la Educación I. Integra el Programa de Extensión Universitaria “Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas” en la misma Facultad. Sus publicaciones giran en torno de la formación docente y las narrativas pedagógicas.

PAULA PERIN VICENTINI
Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com período de estágio de Doutorado-Sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. Atualmente, é professora na graduação dos cursos de Pedagogia e Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bem como do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. As pesquisas e publicações concentram-se em questões relativas à história da profissão docente, imagens de professores e práticas formativas.