Capa do livro: DIÁLOGOS EM PRÁTICA DE PESQUISA:  <br>família, escola e sociedade <br>Coleção Educação preventiva integral - Volume 1

DIÁLOGOS EM PRÁTICA DE PESQUISA:
família, escola e sociedade
Coleção Educação preventiva integral - Volume 1

Autores: Araci Asinelli-Luz - Oralda Adur de Souza - Tatiane Delurdes de Lima (Orgs.)

livro impresso
de R$ 52,25 por
livro digital
de R$ 52,25 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Diálogos em prática de pesquisa: família, escola e sociedade retrata estudos e pesquisas de temáticas atuais e pertinentes à educação, como a importância da prática de docência na formação de pesquisadores e no processo de construção docente, a Pedagogia Social nos espaços escolares, o processo formativo de adolescentes em conflito com a lei, prevenção do abuso de drogas, bullying e suicídio, representações da homoparentalidade em novos arranjos familiares, as ações colaborativas entre família e escola.
Os estudos e pesquisas sobre a prática da educação preventiva integral, na perspectiva da Pedagogia Social, reforçam ações humanizadoras com foco na pessoa, suas relações e seu processo de desenvolvimento humano. Na discussão de distintas temáticas envolvendo a educação escolar e a não escolar, a família e a sociedade de um modo geral, a obra possibilita o convite, a todos que se envolvem com a educação social e com a educação escolar, a promover o cuidado ao ser humano, a criação e/ou fortalecimento de vínculos afetivos, a valorização da vida, do processo de humanização e a cultura da paz.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3474-1
DOI: 10.24824/978854443474.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

DIÁLOGOS EM PRÁTICA DE PESQUISA:  <br>família, escola e sociedade <br>Coleção Educação preventiva integral - Volume 1

Autores

ARACI ASINELLI-LUZ
Graduada em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora aposentada do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, atuando como Senior nos programas de pós-graduação em Educação do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Integrante do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social – NEPS, do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e da Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

ADÃO APARECIDO XAVIER
Graduado em Filosofia pela PUCPR (1992) e Pedagogia, Especialista em Filosofia Política (1994), Direito Educacional (2012) e Mídias Integradas na Educação (2013), Mestre em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação Teoria e Prática de Ensino – Mestrado Profissional, na UFPR (2015). Professor de História e Sociologia na rede pública Estadual do Paraná. Diretor do Colégio Estadual Helena Kolody Ensino Fundamental e Médio.

ADOLFO ANTONIO HICKMANN
Graduado em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco – FSDB; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Setor de Educação da UFPR,. Doutorando em Educação – PPGE/UFPR Linha de Pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

ALESSANDRA DE PAULA PEREIRA
Graduada em Psicologia pela Faculdade de Letras e Ciências (FACEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Letras/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Pós-Graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atua na Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná Integrante do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social – NEPS, do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e da Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

EVERTON RIBEIRO
Graduado em Artes Cênicas (2007), Licenciado em Teatro pela FAP e Pedagogia pela Uninter. Especialista em Estética e Filosofia da Arte pela UFPR e em História, Arte e cultura pela UEPG. Mestre em Educação pela Unicentro. Doutorando em Educação (UFPR). Professor de Arte do Instituto Federal do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

GIRLANE MORA HICKMANN
Graduada e Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela FIJ-RJ, Mestre em Educação na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela UFPR e doutoranda em Educação – PPGE/UFPR. Tradutora e Intérprete, Líder Coach, foi membro do Núcleo de Estudos em Pedagogia Social NEPS/UFPR (Curitiba, 2013) Grupo de Pesquisa: Aquisição, aperfeiçoamento e dificuldades da leitura e da escrita, UFPR.

IRES APARECIDA FALCADE
Graduada em Biologia e Psicologia. Especialista em Direitos Humanos e em Audiocomunicação. Mestre e Doutora em Educação pela UFPR. Atua no Sistema Penitenciário do Paraná, no CEBJA Dr. Mário Faraco Integrante do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social – NEPS, do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e da Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

JARDEL BARSZCZ
Graduado em Letras Português/Inglês e Literatura pela Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba (FARESC). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.Policial Militar do Estado do Paraná, atualmente trabalhando no PROERD (Programa Educacional de Resistência as drogas e a violência). Integrante da Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

JERRY ADRIANO RAIMUNDO
Licenciado em Pedagogia e Normal Superior (UEM). Bacharel em Teologia (SPR). Especialista em Filosofia Contemporânea (FACEL) e Psicopedagogia (ESAP0. Mestre em Educação – Mestrado Profissional (UFPR). Professor da rede pública municipal de Curitiba. Integrante da Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

JOELSON CARVALHO DE SOUZA
Graduado em Psicologia (Unibrasil), Especialista em Avaliação Psicológica pelo Centro Universitário Filadélfia. Mestre e Doutorando em Educação pela UFPR. Psicólogo na Serviço de Ação Social da Polícia Militar do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

MARCOS ANTÔNIO HOFFMANN NUNES
Graduado em Psicologia. Especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ, Mestrando em Psicologia e Sociedade pela UNESP/Assis. Professor no IFPR – Campus/Jacarezinho e militante nas causas LGBT+.

MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Especialista em Neuropedagogia pelo Instituto Rhema de Educação. Mestre em Educação – Mestrado Profissional – UFPR, (2017). Doutoranda em Educação pela UFPR. Professora da rede pública municipal de Curitiba. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

ORALDA ADUR DE SOUZA
Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pós-doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea – UCSAL. Integrante do grupo de pesquisa Família e Desenvolvimento Humano e do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano. Autora de livros e consultora na temática relação família e escola.

ROGÉRIO SECH
Graduado em Educação Física e Psicologia. Especialista em Dependência Química (PUCPR). Mestre em Educação pela UFPR. Atua na Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Curitiba (ESMELJ). Integrante do da Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

ROSA ELENA BUENO
Graduada em Letras Português-Inglês e Pedagogia Ead/UEPG. Especialista em Educação de Jovens e Adultos – Faculdades São Braz, em Mídias Integradas à Educação/UFPR, Gestão Escolar/UFPR e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa/FACINTER. Mestre e Doutoranda em Educação/UFPR. Docente da educação básica/SEED/PR. Integrante do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social – NEPS, do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e da Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.

TATIANE DELURDES DE LIMA
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA). Graduanda em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Oeste (UNIOESTE/PR). Especialista em Educação Integral Transformadora pela Faculdade Vicentina junto à Embaixada da Finlândia. Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social – NEPS, do Grupo de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e da Comunidade de Prática de Pesquisa – CPP, da UFPR.