Capa do livro: A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E A LUDICIDADE:  <br>entre cores, sons e movimentos

A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E A LUDICIDADE:
entre cores, sons e movimentos

Autores: Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra (Org.)

livro impresso
de R$ 39,50 por
livro digital
de R$ 39,50 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A obra organiza-se em capítulos que foram constituídos com resultados de pesquisas, cujas contribuições dos vários pesquisadores que a compõem, nos levam a repensar as ações pedagógicas e seus desdobramentos. A partir das proposituras e reflexões aqui contidas, tentamos em alguma medida descortinar os saberes e a prática docente cristalizada nas escolas e centros de educação infantil, de modo que, exitosas ou não, ao investigar essas práticas possamos trazer novos desafios e possibilidades de trabalho, com o objetivo de expandir o conhecimento dos professores, acadêmicos e pessoas interessadas nas temáticas discutidas nesse livro. As orientações aqui contidas foram pensadas e materializadas, a fim de que o leitor possa consultar o conteúdo desenvolvido e, retroalimentar-se das importantes inquietações aqui expostas. Sem a intenção de esgotar os temas abordados, evidenciamos que fazer ciência requer a certeza da provisoriedade da construção e reconstrução das propostas e considerações apresentadas ao final das pesquisas. Como acontece com muitos fenômenos sociais, a educação das infâncias é campo fértil e profícuo para discutir as várias linguagens da arte, a ludicidade, a prática docente e a inclusão como fatores importantes no processo de ensino aprendizagem das crianças, sendo a escola a instituição formal para socialização dos saberes acumulados pela humanidade e, o professor, seu principal agente. Portanto, a educação que queremos pressupõe o professor dialógico, a escuta atenta, o olhar profundo, construídos sócio-historicamente. É necessário buscar nas diferenças nossa singularidade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3395-9
DOI: 10.24824/978854443395.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E A LUDICIDADE:  <br>entre cores, sons e movimentos

Autores

ANNA JÉSSICA DO VALE BONAMIGO
Professora com habilitação em Pedagogia/CCHS/UFMS Educação Infantil e Séries Iniciais. Membro do GEPEMULT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Múltiplas Linguagens.

CARLIANI PORTELA DO CARMO
Mestranda em Educação pelo PPGEdu/UFMS. Graduada em Pedagogia – Licenciatura pela UFMS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Múltiplas Linguagens – GEPEMULT/CNPq.

JUCILEIA OBREGON PIRES
Formada em Pedagogia em 2004, pela Universidade Federal de Mato Grosso do SUL, especialista em Educação e Inclusão pela Universidade educacional da Lapa – FAEL em 2013. Atua na área de educação infantil desde 2005. Aluna do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.

KATYUSCIA OSHIRO
Formada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Especialista em Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar, Mídias na Educação, Psicopedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, atualmente atua como psicopedagoga da rede municipal de ensino e como professora colaboradora no ensino superior.

LUCI CARLOS DE ANDRADE

Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), Mestrado em Educação (agosto/2005) e Doutorado em Educação (2015), pela mesma Universidade. Docente nos Cursos de Geografia, Letras e Pedagogia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Campo Grande. Coordenadora da Educação Básica na Rede Municipal de Campo Grande. Integrante no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens/UFMS – GEPEMULT. Desenvolve atividades de pesquisas na área da Educação Infantil, com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores, Infância, Ludicidade, Cultura da Criança Indígena.

MARIA NEUSA G. GOMES DE SOUZA

Professora do curso de História da UFMS em Aquidauana/MS. Doutora em Educação, Mestre em Educação, Graduada em História, Especialista em História Regional. Membro do grupo GEPFIP/CPAQ Estudos interdisciplinares; membro e colaboradora do GEPEMULT/UFMS com projeto do CNPq. Pesquisadora da interculturalidade, interdisciplinaridade, história e educação na américa Latina, prática de ensino. 

MARIA SOCORRO ALMEIDA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Docência na Educação Infantil pela UFMS e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela AVM Faculdade Integrada. É membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Múltiplas Linguagens (GEPEMULT). Atua como professora efetiva de educação infantil desde 2011, pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS (SEMED).

ROSANA CARLA GONÇALVES GOMES CINTRA
Doutora Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra; Professora Associado 3 – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Brasil/Centro de Ciências Humanas e Sociais; Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado; Coordenadora do GEPEMULT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Múltiplas Linguagens. Unidade de Educação Pedagogia.

SANDRA MIEKO MAKIMOTO
Graduanda em Pedagogia – Licenciatura pela UFMS – Campo Grande, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Múltiplas Linguagens – GEPEMULT. Voluntária de Iniciação Científica do CNPq 2014-2015.

THAIANA ARAÚJO CANTEIRO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande, bolsista CNPq – PIBIC 2015/2016 e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens – GEPEMULT/UFMS.