Capa do livro: SABERES COLETIVOS:  <br>espaços do aprender e do ensinar

SABERES COLETIVOS:
espaços do aprender e do ensinar

Autores: Irlana Jane Menas da Silva - Márcia Schlapp (Orgs.)

livro impresso
de R$ 61,00 por
livro digital
de R$ 61,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro propicia ao leitor a oportunidade de crescimento pessoal e profissional diante da ampliação e abordagens aqui descritas. A variedade de temas que integram os textos desta edição ajuda a lançar mão de conhecimentos científicos, de experiências vividas, de pesquisas realizadas. Nesse sentido, oferece sólida compreensão ética para a construção do aprender e do ensinar, no mesmo grau de importância. Para isso, os textos provocam o educador a refletir sobre questões como a saúde do idoso, a educação na terceira idade, o letramento digital e tecnologia, a alfabetização e letramento, a literatura, o planejamento, a diversidade, a região, a EJA, o homem na formação do magistério e estabelece relações com a formação do educador. Desse modo, possibilita a construção de múltiplas formas de entender a educação.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3376-8
DOI: 10.24824/978854443376.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

SABERES COLETIVOS:  <br>espaços do aprender e do ensinar

Autores

ADJE SILVA SANTOS
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Saúde Coletiva. Especialista em Urgência e Emergência e em Neonatologia. Atua como enfermeira assistencial na Maternidade Climério de Oliveira.

ANA ROSA SANTOS FARIAS
Possui Licenciatura curta em Ciências pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (1986) e Licenciatura Plena em Ciências habilitação em Biologia – UEFS (1989). Professora regente. Funcionária da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Docente em Ciências no ensino Fundamental II e Química no Ensino Médio, atuando principalmente na Escola Básica. Tem Especialização em Ciências – UEFS (1998), Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino UNIVERSO (1999), Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Ciências Básicas da Saúde Aplicado ao Ensino de Biologia de 2º Grau Articulado ao Ensino de Química e Física – UFBA (2001), Pós-Graduação em Educação Ambiental – Faculdade FINON (2010). Coordenou o I Encontro de Professores de Química do 2º Grau – UEFS (1998). Coordenou o II Encontro de Professores de Química – UEFS (2000). Desenvolve o Projeto Historiar Ciências e Química na Escola Básica. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação, História e Gênero (GEPHEG) – UEFS, na linha de pesquisa de Sexualidade e Gênero – desde 2018.

ANTONIA DO NASCIMENTO PEREIRA SANTOS
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2000). Atua como professora regente na Escola Básica pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, com experiência na área de Geografia, com ênfase na alfabetização do Espaço geográfico; Pós-Graduação em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, Didática e Avaliação (UNEB, 2005). Sou integrante do grupo GEPHEG (Grupo de Estudo e Pesquisas em História, Educação e Gênero).

HELTON LIMA DA SILVA
Possui graduação em Engenharia de Produção pela UNIRB – Faculdade Regional da Bahia, e graduação em Licenciatura em Letras – Português/Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador. Participa como pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Gênero – GEPHEG/UEFS. Atuou em algumas escolas como educador. Desempenhou funções na área da engenharia em empresas do ramo industrial na região de Feira de Santana.

IRAILTON DE SOUZA SMERA
Mestre em Educação pela ISEL, formado em Economia pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA, formado em Licenciatura em Matemática Universidade Federal de Santa Catarina, MBA em Gestão Pública pela Faculdade Anhanguera, Pós-Graduado em Matemática Financeira e Estatística, Pós-Graduado em Ensino da Matemática, Professor de Matemática rede pública Estadual da Bahia.

IRLANA JANE MENAS DA SILVA
Doutora pela UTAD (Portugal). Mestre em Educação (UFBA). Especialista em: Arte-Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação Brasileira, Alfabetização, Gerontologia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora de: Danças de Salão, Educação Gerontológica ou na Terceira Idade, Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), conhecimento e saberes.

JAMIM SANTA BÁRBARA SANTOS
Biomédica pela Faculdade Nobre de Feira de Santana (2016). Graduanda em Licenciatura em Letras com Inglês na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Gênero (GEPHEG), onde desenvolve pesquisa na área de Educação Inclusiva.

JURACY SANTANA RODRIGUES
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Gama Filho em 2013, Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), em 2013; e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, em 2015. Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias – FAC, em 2016. Formação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em 2007.

LARISSA DA CONCEIÇÃO ALVES
Atualmente, é graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, é bolsista de iniciação científica da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trilhas, formação de professores, práticas docentes, letramento digital e aula universitária. Trabalhou durante um ano na Escola Municipal Antonio Gonçalves em Feira de Santana.

LEILA SOUZA CONCEIÇÃO
Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS/BA.

LUZIA APARECIDA SILVA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atua como professora da Educação Infantil no município de Feira de Santana – UEFS/BA. Membro do Grupo de Estudos, História e Gênero – GEPHEG/UEFS.

MÁRCIA SCHLAPP
Mestranda em Mestrado Profissional História da África da Diáspora e dos Povos Indígenas – UFRB, Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/CAHL, Aluna Especial no Mestrado Profissional em História da África da Diáspora e dos Povos Indígenas. Atualmente participa como pesquisadora nos grupos de estudos: Grupo de Estudos Pesquisa em História da Educação – GEPHEG/UEFS – na linha, Formação de Professores e, História e Memória da Educação Brasileira – HIMEB/UFRB – História da Educação no Recôncavo da Bahia, Curadora e Produtora Cultural.

MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE
Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação. É professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Centro de Formação de Professores (CFP). É pesquisadora da Educação com ênfase na Formação do(a) Professor(a), Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Alfabetização e Letramento(s).

MARIA GINALVA LIMA CORDEIRO
Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS/BA. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação, História e Gênero (GEPHEG) – UEFS, na linha de pesquisa Educação de Jovens e Adultos e Idosos.

SELMA DOS SANTOS
Doutoranda Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade – PPGEduC – UNEB/Campus I. Mestra em Educação em Pesquisa – Université Du Quebéc à Chicoutimi. Especialista em A Formação do Professor Alfabetizador: Leitura e Linguagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Graduada em Licenciatura Plena em Estudos Sociais pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora dos temas: Educação de Jovens, Adultos e Idosos, violência escolar, memória, aprendizagem-educação-conhecimento, projeto político pedagógico da escola, políticas públicas.

SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA
É Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga e Especialista: Supervisão Escolar, Informática Educativa, Docência do Ensino Superior, Gestão Escolar e Alfabetização e Letramento. Autora das obras: A Inclusão de Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: pontos e contrapontos (Editora CRV), Alfabetização e Letramento(s) na Escola e na Família: o processo de apropriação da leitura e da escrita sob um olhar para além da sala de aula, Alfabetização & Letramento(s): possibilidades para uma prática articulada aos diferentes contextos (Editora CRV), Organizadora do livro Políticas e Práticas Educacionais: dilemas e proposições (PACO EDITORIAL), com diversos capítulos de livros publicados. É autora e artigos publicados em revistas, periódicos e anais de eventos (nacionais e internacionais), resultado de pesquisas realizadas nas linhas de atuação. Possui vasta experiência na docência da Educação Básica e Superior, assim como, na coordenação e assessoria pedagógica. É pesquisadora da educação com ênfase na formação do Professor, alfabetização e Letramento e Educação de Jovens e adultos.

WELLINGTON CASTELLUCCI JÚNIOR
Possui Graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia (1995), Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é professor adjunto IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, área de História da América Latina. Atua como Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Práticas Sociais. Tem experiência na área de História Moderna, historiografia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: escravidão, africanidade, pós-abolição, cultura, trabalho e memória; economia regional e cultura local. Pós-Doutorado. Brown University, BROWN, Estados Unidos. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Humanas (2018).