Capa do livro: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores: Verônica Maria de Araújo Pontes - Márcia Maria Alves de Assis (Orgs.)

livro impresso
de R$ 46,33 por
livro digital
de R$ 46,33 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro nasceu do empenho de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) das três linhas que compõem o Programa: Ensino de Ciências Humanas e Sociais, Ensino de Linguagens e Artes e Ensino de Ciências Naturais e Exatas. Os estudos e pesquisas apresentados na obra dizem respeito à temática interdisciplinaridade por fazer parte das discussões da disciplina Ensino e Interdisciplinaridade ministrada pelas organizadoras no ano de 2018, no Mestrado em Ensino da UERN/IFRN/UFERSA.

Na tentativa de evitar que a publicação tivesse uma característica endógena, convidamos pesquisadores de Programas de Pós-Graduação do Instituto Politécnico de Lisboa e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3465-9
DOI: 10.24824/978854443465.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

ANA MEYRE DE MORAIS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), associação ampla UERN, UFERSA, IFRN/CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2009). Atua como docente na Escola Municipal de 1° Grau Manoel de Barros. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino/CNPq/UFERSA.

ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES
Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela UFRN. Licenciada em Pedagogia, Curso de Jornalismo e Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica. Professora com do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), desde 2009, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Professora da oferta de educação superior, do Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN) e do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF/IFRN). Coordenadora Institucional do Programa Pibid/IFRN financiado pela agência de fomento CAPES, no período de 2013 até 2018. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica/IFRN financiado pela agência CAPES, desde 2019. Na Extensão, Coordena o Projeto “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN – III EDIÇÃO” desde 2017. Na pesquisa, é membro do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq “Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (ECOS)” onde realiza investigação no campo das ciências da educação junto a linha de pesquisa “Sociologia educacional e ação pedagógica”, na UFRN. No Jornalismo, escreve e apresenta nos veículos de comunicação Potiguar Notícias (jornal eletrônico) e PNTV (tv digital). As atividades profissionais realçam proximidade com os objetos: Formação de Professores, Educação Profissional, Educação Superior, Processos Cognitivos, Educação Escolar e Não-Escolar e Teorias da Aprendizagem e da Comunicação.

BERNARDINO GALDINO DE SENA NETO
Doutorando em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRN; Mestre em Educação Profissional (2018) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRN; Especialista em Gestão Pública (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN; Graduado em Administração Pública (2014) e em História (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Tem experiência com docência superior na UFRN, IFRN e UVA; com orientação de Trabalho de Conclusão de Curso em nível de graduação na UFRN e em nível de Especialização Lato Sensu no IFRN; e com atividades de Tutoria a Distância e Presencial na UFRN e Tutoria Presencial no IFRN. Também atua como professor conteudista nas áreas de Gestão da Educação a Distância, Gestão Organizacional, Noções de Administração Pública e Governo Eletrônico E-Gov, pelo IFRN Campus EaD.

CAROLINA GONÇALVES
Doutora em Ciências da Educação – Teoria Curricular e Metodologias de Ensino. É professora adjunta no Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas, na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA)

DANIELA DEYSE SILVA DE ALENCAR
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/IFRN/UFERSA). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (2012). Especialização em Literatura e ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, pós-graduada em Metodologia e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Vale do Jaguaribe-FVJ e pós-graduada do Curso de Especialização em Educação Interdisciplinar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Professora da Escola Municipal do Ensino Fundamental Iêda Medeiros Dantas Saldanha do município de Campo Grande/RN.

DANIEL SYLLAS PEREIRA SOUSA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO – UERN – UFERSA – IFRN). Possui graduação em Pedagogia – Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Aluno do curso de Licenciatura em Matemática pela UFERSA. Professor do ensino fundamental. Tem experiência em docência no ensino superior (Graduação e Pós-graduação).

EDSON GOMES FERREIRA JUNIOR
Professor da Educação Básica na Escola Municipal André Luiz, na cidade de Mossoró, RN. Possui graduação em Pedagogia (2014) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN; Especialista em Educação Interdisciplinar pela Universidade Federal do Semi-Árido UFERSA (2017), Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), em associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Membro do grupo de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino – ORALE. Tem interesse no desenvolvimento de pesquisas na área de ensino, principalmente em temas relacionados à oralidade, interdisciplinaridade e ensino.

ELAINE CRISTINA FORTE-FERREIRA
Licenciada em Letras, mestra e doutora em Linguística pelaUniversidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Linguística da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa/Caraúbas/RN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/Ufersa). Líder do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (Orale/Ufersa).

FÁBIO ALEXANDRE ARAÚJO DOS SANTOS
Licenciado em educação artística – habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Kennedy – IFESP e em PROEJA pelo IFRN. Mestre em Educação pela UFRN e Doutor em Educação (formação e profissionalização docente) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Tem experiências na área da Educação básica e Pós-graduação em Educação, e Psicopedagogia. Experiências profissionais como professor da rede pública de ensino na cidade do Natal (esfera estadual) e Assessor Pedagógico (esfera municipal), além de ministrar disciplinas e orientar monografias em graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior na rede privada. Atualmente, é professor de Arte, Metodologia do Trabalho Científico, Desenvolvimento de Trabalho Acadêmico, Metodologia da Pesquisa, Seminários de Orientação de Pesquisa I e II, Tecnologias de Ensino a Distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e nessa instituição já atuou na Coordenação de Pesquisa e Inovação – COPEIN no campus Macau na coordenação de Extensão. Atualmente está coordenador de Educação a Distância no campus Natal Zona Norte – IFRN, membro do GRUPO DE ESTUDOS EM ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS (GENPE), Editor-chefe da Revista Diálogos de Extensão – IFRN e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT no polo Mossoró – IFRN.

LEONARDO ALCÂNTARA ALVES

Graduado em Química Industrial (2007), Mestre (2009) e Doutoro em Química (2013) pela Universidade Federal do Ceará com trabalhos desenvolvidos nas áreas de Produtos Naturais e Biocátalise. Atualmente é professor do quadro efetivo de Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Apodi e do Programa de Pós graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). É Coordenador do Curso de Licenciatura em Química do IFRN – Campus Apodi, Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Apodi e Coordenador Acadêmico do Cursos de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em atos de credenciamento presencial. Orienta projetos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação.

LEILIANE NOGUEIRA SANTIAGO
Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), ampla associação UERN/UFERSA/IFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet – GLINET. Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do Ceará.

LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Pós-doutora pela UNESP/Rio Claro/PPGE (2015). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN); possui graduação em Matemática Licenciatura Plena (1992) e Pedagogia (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunta IV do Departamento de Matemática da UFRN, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (PPGECNM), líder do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN (GPEP), Coordenadora de Formação para Docentes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN (PPG/UFRN). Foi diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do RN (SBEM-RN/gestão 2009-2012). Atuou como Professora da EAD/SEDIS/UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História da Matemática e Formação de Professores. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação Matemática do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (2005-2006). Foi Coordenadora da Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP) (2007-2008).

MAGNA MISLEIZA RODRIGUES MEDEIROS
Mestranda do Programa de Pós graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – CAPES/UERN. Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (Poensino). Atualmente atua na rede privada de ensino como professora de biologia.

MARCELO BEZERRA DE MORAIS
Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010), mestre (2012) e doutor (2017) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Rio Claro). Realizou período sanduíche na Universidade de Lisboa (2015) para complementação de estudos do doutorado. É professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e trabalha com Educação, atuando principalmente com o desenvolvimento de atividades que problematizam o ensino de Matemática e pesquisas na interface História da Educação Matemática, Ensino de Matemática e formação de sujeitos. Principais interesses de pesquisa: Metodologia de Pesquisa; Formação de Professores (de Matemática); Sujeitos e Subjetividades; História, Memória e Narrativas; História Oral e Educação Matemática; Metodologias de Ensino de Matemática.

MARCELO NUNES COELHO
Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre e doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN/Mossoró), lecionando nos cursos técnicos de nível médio e no Programa de Pós-Graduação em Ensino(UERN/IFRN/Ufersa).

MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS
Doutora em Educação pela UFRN. Mestre em Ensino de Matemática e Especialista em História da Matemática, pela UFRN. Licenciada em Matemática e Artes Práticas. Pesquisadora com ênfase principal em História da Educação Matemática. Atualmente é membro da Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do RN (SBEM/RN) e do grupo de pesquisa Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisa em História da Educação Matemática – GPEP vinculado a UFRN. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Coordenou na área de matemática o Pibid/UERN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação do professor, em ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Metodologia do Ensino da Matemática, História da educação Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-graduação na UERN. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino POSENSINO em associação com a UERN/IFRN/UFERSA.

MARIA APARECIDA DIAS LIMA
Possui especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN (2013), especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdades Integradas de Patos-FIP (2013) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (2010). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Escolar, ensino e aprendizagem. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Mossoró, exercendo a função de Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Raimundo Fernandes.

MARIA DO SOCORRO SOUZA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Atualmente é formadora do Núcleo Tecnológico Educacional Jerônimo Rosado (NTE) e do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), ministrando cursos de formação para a inserção das Tecnologias na Educação aos professores da rede pública da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática Educativa, línguas (Inglês e Português) e EaD.

MARIA JUDIVANDA DA CUNHA
Mestre em Educação Profissional (2018) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRN; Graduada em Biologia (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRN; Técnica em Agroecologia (2009) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRN. Atualmente cursando Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRN.

OTÍLIA DA SOUSA E SOUSA
É Professora Coordenadora Principal do Instituto Politécnico de Lisboa e Professora Associada Convidada da Universidade de Lisboa. Possui Doutoramento em Linguística, Semântica, pela Universidade Nova de Lisboa (2001) e Agregação em Educação, Formação de Professores, pela Universidade de Lisboa (2013). Os seus interesses de investigação são: Linguística; Educação; Literacia; Formação de Professores; Texto e Ensino da Escrita. É membro dos seguintes centros de investigação: UIDEF – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; CIED Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.

PAULA ROBERTA MENDES DE OLIVEIRA
Mestranda do Programa de Pós graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é professora da Educação Básica do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, conteúdos matemáticos e geometria fractal.

PAULO AUGUSTO TAMANINI
Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe), especialista, mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Possui Estágio Pós-Doutoral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/Capes). Professor visitante na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), lecionando no Programa de Pós-Graduação em Ensino, líder do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino Ufersa/CNPq.

POLIANNY ÁGNE DE FREITAS NEGÓCIO
Mestranda do Programa de Pós graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, na Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), na linha de pesquisa "Ensino de Línguas e Artes". Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet (GLINET), no qual desenvolve pesquisas na área de Multiletramentos e Novas Tecnologias, e também do Grupo de Estudos do Discurso da UERN (GEDUERN), com enfoque na constituição de discursos na mídia. Integrou durante os anos de 2014 e 2015 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e fez parte do projeto de pesquisa "Letramento digital: o uso de novas tecnologias na escola". Na rede municipal de ensino, atuou como auxiliar de Educação Inclusiva durante os anos de 2015 e 2016 e, na rede privada, desde 2014, atua em projetos olímpicos que envolvem diversas competências da Língua Portuguesa, bem como em projetos de incentivo à leitura.

RAYUSKA DAYELLY DE ANDRADE

Mestranda do Programa de Pós graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Graduação em Licenciatura em Computação e Informática (UFERSA, 2015). Pós-Graduação Lato Sensu em andamento na área de Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial. Subcoordenadora de Ensino Especial na Secretaria Municipal de Educação. Experiências na área de educação como Professora no Plenitude Complexo Educacional e através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência, gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

REJANE RODRIGUES DE OLIVEIRA SOUSA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1999). Atualmente é professora permanente da ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.

SIMONE MARIA DA ROCHA
Licenciada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa/Caraúbas) nos cursos de Letras – Inglês e Letras – Libras e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/Ufersa). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação.

VERÔNICA MARIA DE ARAÚJO PONTES

Licenciada em Pedagogia e mestra em Educação e Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal), com revalidação de diploma pela Unicamp como Doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Estágio Pós-doutoral em Literatura para a Infância pela Universidade do Minho. Docente aposentada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e visitante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Mossoró). Líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Outras Linguagens, professora dos Programas de Pós-Graduação em Letras (UERN/Pau dos Ferros) e em Ensino (UERN/IFRN/Ufersa).

VICENTE DE LIMA-NETO
Licenciado em Letras, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/Ufersa). Líder do grupo de pesquisa Linguagens e Internet (Glinet/Ufersa).