Capa do livro: EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM PAUTA

EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM PAUTA

Autores: Luís Távora Furtado Ribeiro - Marília Duarte Guimarães - Allan Pires Rodrigues - José Antônio Gabriel Neto (Orgs.)

livro impresso
de R$ 62,50 por
livro digital
de R$ 62,50 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Os autores e autoras aqui congregados relatam suas pesquisas, todas vinculadas à grande área da educação. Esses estudos abordam temas variados como educação e sociedade, cultura, antropologia e história, dentre outras, vinculadas ao tema central. Escrevem aqui sobre a escola, ensino das diversas áreas e currículo escolar, movimentos sociais e política educacional, tecnologias e educação, trabalho docente e formação de professores, arte na escola, filosofia da educação, além de abordar temáticas de gênero e etnias, em busca de reafirmação de identidade na escola. Há estudos aqui em sua fase inicial, outros mais adiantados, e outros praticamente concluídos. Sua metodologia de investigação é bem diversa, sendo sempre explícita com maiores ou mais resumidos detalhes no texto de cada artigo. O que motivou esses escritos ora reunidos foram nossas aulas da disciplina Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, UFC. Nesse curso, trabalhamos autores clássicos do pensamento social brasileiro e mundial. Resolvemos publicar este livro para divulgar as pesquisas de todos. Essa etapa de seus estudos aqui se materializa. Missão cumprida.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3388-1
DOI: 10.24824/978854443388.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 334
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM PAUTA

Autores

AGERCICLEITON COELHO GUERRA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGRB/UFC, na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Desenvolve atividades como tutor e orientador do curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos. Possui experiência na área de Política Educacional, Ensino Superior e Educação à Distância.

ALLAN PIRES RODRIGUES
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), na linha História e Memória da Educação (NHIME). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e graduado em Geografia pela mesma instituição. Professor da educação básica do estado do Ceará.

ALESSANDRA GONDIM RIBEIRO
Mestranda do PPG/UFC em Educação Brasileira, da linha Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, eixo Educação Infantil: práticas pedagógicas e formação de professores. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFC (2018). Possui experiência como professora da educação infantil, onde atuou em agrupamentos de creche e de pré-escola.

ALEXANDRA RÉGIA NOBRE MONTEIRO NUNES
Possui graduação em licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Realizou pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso na área de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com intervenções teóricas e práticas em escola pública. Atualmente é aluna do curso de mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

ANA MARIA FURTADO NÉO
Doutoranda em Educação pela UFC. Mestre em Literatura pela UFC. Pesquisadora dos grupos: Grafí, UFC, supervisão professor Messias Dieb e GPLEER (UECE) supervisão da professora Claudene Aragão. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na rede pública e privada da Educação Básica. Autora de obras infantis.

ANA PAULA MONTEIRO DE CARVALHO
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Ceará.

ANA VALÉRIA FEITOSA DIAS
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pelo Prodema da Universidade Federal do Ceará. É Especialista em Teorias da Comunicação e Imagem (UFC); Economia para Jornalistas (CAEN-UFC); e Psicodrama (Escola Matriz Criativa-UVA). É Jornalista, editora da Revista Animal Star e ex-editora da Revista Bem-Estar Animal e do Blog Bem-Estar Pet (Diário do Nordeste). Coordena o Projeto Amigo Animal (Educação Ambiental e Bem-Estar Animal) e participa do Grupo de Educação Ambiental Dialógica (Gead-UFC).

ANTÔNIA ROZIMAR MACHADO E ROCHA
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em pedagogia (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (UECE). Doutorado em Educação Brasileira (UFC). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.

ANTONIA SOLANGE PINHEIRO XEREZ
Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) na linha de pesquisa Políticas Educacionais. É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e trabalha no Centro de Educação e no Mestrado Acadêmico Intercampi de Educação e Ensino (MAIE).

CLARICE ZIENTARSKI
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando nos cursos de graduação com a disciplina de Estrutura, Gestão e Política Educacional; Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação orientadora de doutorado e mestrado acadêmico.

CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SÁ CARNEIRO
Química Industrial e Engenheira Química (UFC), mestra em Química Inorgânica (UFC), e doutora em Educação Brasileira (UFC) com pós-doutorado em Educação (UnB). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC na linha de Educação, Currículo e Ensino (LECE), e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC/CNPq).

DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA
Professora da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

DLANE LIMA FROTA
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha Educação, Currículo e Ensino (LECE). Especialista em Psicopedagogia (Unifor) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE.

EDUARDO FERREIRA CHAGAS
Doutor em Filosofia pela Universidade Alemã de Kassel. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED-UFC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Editor Geral da Revista Dialectus.

ESTHER COSTA MENDONÇA
Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Pós-Graduação da Faculdade Ateneu. Professora da rede pública municipal de Fortaleza. Fortaleza, CE-Brasil. Mestranda em Educação Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira PPGE- FACED/UFC.

FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA
Mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE / FACED / UFC, com graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

FRANCISCA ANTONIA MARCILANE GONÇALVES CRUZ
Professora de música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral. Doutoranda em Educação (PPGE) e Mestra em Artes (PROFARTES) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Arte Educação para o Ensino de Música pela Faculdade Padre Dourado (FACPED). Membro do Grupo de Pesquisa PESQUISAMUS.

FRANCISCA GENY LUSTOSA
Pedagoga, doutora em Educação/UFC. Professora da Universidade Federal do Ceará – UFC e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFC. Coordenadora do Grupo “Pró-inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Inclusiva e Formação de Professores/FACED-UFC”.

FRANCISCA MAURILENE DO CARMO
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Pedagogia da UFC. Professora do PPGE / FACED / UFC.

FRANCISCO BRANDÃO AGUIAR
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com ênfase em Educação Brasileira. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, com ênfase em Ética. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes – UCAM. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Graduado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell – ISEED.

FRANCISCO FILIPE DAMASCENO FERNANDES
Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Fortaleza e Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

FRANCISCO MIRTIEL FRANKSON MOURA CASTRO
Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e na Pós-Graduação em Educação (UECE). Realiza Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino. Doutor em Educação pela UECE. Coordenador do Projeto de extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisa em Educação (NEDIMPE) e do Grupo de Estudos Pesquisa em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE) na UFC.

FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA
Licenciado em Ciências Biológicas (FAEC/UECE) e mestrando em Educação Brasileira (PPGE/UFC) com bolsa FUNCAP na linha de Educação, Currículo e Ensino (LECE), integrando o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC/CNPq).

HERMESON CLAUDIO MENDONÇA MENEZES
Mestre em Educação/PPGE-FACED/UFC. Doutorando em Educação/PPGE-FACED/UFC. Graduado em História/UFC e Pesquisador do Laboratório de Estudos em Accountability Educacional (LEACE/FACED/UFC).

ISABEL MAYARA GOMES FERNANDES BRASIL
Mestranda em Educação (UFC). Bolsista Funcap, Jornalista e Especialista em Assessoria de Comunicação, Membro do Grupo de Pesquisa Saberes em Ação/UFC.

JOÃO B. A. FIGUEIREDO
Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, professor associado do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da UFC. Tem Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Interculturalidade, Descolonialidade e Perspectiva Eco-Relacional). Possui Doutorado em Ciências (Ecologia, Recursos Naturais, Educação Ambientel) pela Universidade Federal de São Carlos.

JOSÉ ARIMATÉA BARROS BEZERRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1990), especialização em Educação Popular em Saúde pela UECE e Escola de Saúde Pública do Ceará (1996), doutorado em Educação Brasileira pela UFC (2002) e pós-doutorado em História pela UFPR (2009). Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e coordenador de Gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CENANE) UFC/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

JOSEFA JACKLINE RABELO
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC/FACED.

KARINA CARVALHO DOS SANTOS
Professora da Educação Básica. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará.

KAROLINE MENDONÇA OLIVEIRA
Psicóloga, especialista em Psicodrama Uni7 e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFC. Membro do Grupo “Pró-inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Inclusiva e Formação de Professores/FACED-UFC”.

LEANDRO MASUDA CORTONESI
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo-USP, mudou-se para Fortaleza em busca de qualidade de vida. Tornou-se Mestre em Filosofia pela UECE, e Doutor em Educação pela UFC. Desde 2006 é servidor público federal, exercendo atualmente o cargo de Docente Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará. Concluiu ainda uma segunda graduação em Educação Física, também pela UFC.

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO
Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na graduação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Concluiu Estágio Pós-Doutoral na École de Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS). Doutor em Sociologia pela UFC. Coordenador do Grupo de Pesquisa Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE).

MARCELA FIGUEIRA FERREIRA
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGRB/UFC, na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Especialista em Educação Infantil e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pedagoga efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

MARCO ANTONIO TOLEDO NASCIMENTO
Bolsista de Produtividade em Pesquisa FUNCAP. Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, França. Pós-Doutorado em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne. Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC) e do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES/ UFC). Membro do Comitê de Internacionalização da UFC e líder do Grupo de Pesquisa PESQUISAMUS.

MARIA DAS DORES MENDES SEGUNDO
Doutora em Educação pela Universidade de Federal do Ceará (UFC). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Doutora em Educação (UFPB). Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Subprojeto de Educação Física do PIBID na UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (FACED – UFC).

MARÍLIA DUARTE GUIMARÃES
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do grupo de pesquisa GPFOPHE onde desenvolve estudos sobre Formação de Professores e integrante do grupo de estudos Educação, Cultura Escolar e Sociedade – EDUCAS/UECE.

MARILIA GABRIELA MESSIAS DE OLIVEIRA
Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE/CENTRO DE HUMANIDADES. Foi bolsista de Iniciação Científica IC/UECE e desenvolveu pesquisa com abordagem do ensino da ética e reflexões acerca do papel do educador na formação dos indivíduos.

MAURO ROGÉRIO DE ALMEIDA VIEIRA
Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/Mossoró. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC.

MESSIAS DIEB
Doutor em Educação, professor e pesquisador da UFC, com dois Pós-Doutorados em Educação: um, em 2015, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), supervisionado pelo Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), e o outro, em 2016, na Universidade da Califórnia – Santa Barbara (UCSB/USA), financiado pela CAPES (Processo BEX 0602/15-9), supervisionado pelo Prof. Dr. Charles Bazerman.

NARCELIO J. MARQUES DOS SANTOS
Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Administração de Recursos Humanos – UFC, mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – UFC, e doutorando em Educação (UFC). Foi membro do Núcleo de Pesquisas Organizacionais (FEAAC-UFC), e atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Dialógica – GEAD (FACED-UFC).

NATANAEL MARTINS DE SOUSA
Mestrando em Artes, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES); Especialista em Arte Educação para o Ensino de Música pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – FTDR e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor efetivo da disciplina de Arte e Educação na rede pública de Educação Básica no Município de Pacatuba desde o ano de 2016. Atua como instrumentista, compositor, arranjador, pesquisador e educador musical.

NATASHA ALVES CORREIA LIMA
Mestre em Educação pela UECE. Especialista em Psicopedagogia. Professora da Rede de Ensino Municipal de Fortaleza.

PATRÍCIA OLIVEIRA LIMA
Bacharela em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará – PPGEB/UFC e bolsista da Capes.

PEDRO NETO OLIVEIRA DE AQUINO
Mestrando do PPGE/Faced/UFC (2018). Graduado em Pedagogia pela Faced/UFC (2017). Tem experiência como bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PID) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ambos no campo da Educação Infantil. É integrante do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Ceará.

RAQUEL CROSARA MAIA LEITE
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é docente associado I da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, FACED. É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).

RAYANNE BARROSO SILVA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente, cursa Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Sua pesquisa aborda questões de gênero e diversidade sexual no Ensino de Ciências.

RÔMULO VIEIRA DE OLIVEIRA
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira-PPGEB/UFC, na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

RONNY BARROSO PEIXOTO
Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Fortaleza e Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

SANDRA HAYDÉE PETIT
Professora da Faced-UFC. Coordenadora do NACE- Núcleo das Africanidades Cearenses.

SCARLETT O’HARA COSTA CARVALHO
Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO-UECE).

SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ
Possui graduação em Psicologia (1979), mestrado (1987) e também doutorado (1994) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Fez estágio de aperfeiçoamento na Fundação Carlos Chagas (2005) e pós-doutorado na Universidade do Minho (2007). É professora titular da Universidade Federal do Ceará.

SONIA DE OLIVEIRA DA SILVA
Mestranda em Educação/PPGE-FACED/UFC. Graduada em Ciências Sociais/UFC e Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Accountability Educacional (LEACE/FACED/UFC).

SUELI FERNANDES CARNEIRO MARINHO FERREIRA
Licenciada em Letras pela Universidade Vale do Acaraú (1992), tem especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela mesma universidade (2004); especialista em Ensino da Língua Inglesa pela UECE (2018), Mestra em Ciências da Educação pela UPAP revalidado diploma pela UFC (Universidade Federal do Ceará em 2015). Atua como docente no Instituto de Educação do Ceará (IEC).

THAIS BORGES MOREIRA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente, cursa Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Sua pesquisa atual trata do entendimento sobre a questão de gênero e sexualidade, dentro do ensino de Ciências.

THIAGO CÉSAR MARTINS DO NASCIMENTO
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Sociólogo no Instituto Social para o Desenvolvimento Potencialidades (IDEP Social) e Professor da Educação Básica da rede pública de ensino.

VANESSA LINS BARRETO
Assistente Social graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/Mossoró.

WANDERSON DIOGO ANDRADE DA SILVA
Licenciado em Química (IFCE), especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE) e Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC). É mestrando em Educação Brasileira (PPGE/UFC) com bolsa FUNCAP na linha de Educação, Currículo e Ensino (LECE), integrando o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC/CNPq).

YLS RABELO CÂMARA
Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1997); tem Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras – Inglês (2003) pela mesma universidade; é Mestra em Tendencias Actuales en los Estudios Ingleses y sus Aplicaciones (2009), pela Universidad de Santiago de Compostela. Doutora Cum Laude em Tendencias Actuales en los Estudios Ingleses y sus Aplicaciones (2016), também pela Universidad de Santiago de Compostela; Especialista em Ensino de Língua Espanhola E/LE pela Faculdade Ateneu (2017) e Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.