Capa do livro: METODOLOGIAS ATIVAS:  <br>disrupção na prática pedagógica

METODOLOGIAS ATIVAS:
disrupção na prática pedagógica

Autores: Mailson Alan de Godoi - Luiz Carlos Vieira Guedes (Orgs.)

livro impresso
de R$ 57,50 por
livro digital
de R$ 57,50 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro é fruto de um grupo de estudos sobre metodologias ativas do Grupo Educacional Unis. Um grupo de professores foi desafiado a resolver o problema: como escrever e publicar o que fazemos? A partir desta provocação, os professores se uniram para publicar um livro, relatando suas práticas pedagógicas. No livro, você encontra relatos de experiência sobre as metodologias ativas: Design Thinking, Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem Based Learning, Aprendizagem Baseada em Projetos ou Project Based Learning, Aprendizagem entre Pares ou Peer Instruction, Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom, Aprendizagem Focada ou Just in Time, Rotação por Estações e Ambiente Virtual de Aprendizagem ou Classroom. A temática atual e oportuna sobre a disrupção apresenta uma nova perspectiva para a educação nesta sociedade cada vez mais conectada, virtual e líquida. Os autores assumem a missão de testemunhar os resultados positivos das metodologias ativas para o ensino e a aprendizagem em vista das novas tecnologias, novas gerações e novos problemas sociais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3375-1
DOI: 10.24824/978854443375.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

METODOLOGIAS ATIVAS:  <br>disrupção na prática pedagógica

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES
MAILSON ALAN DE GODOI
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí. Especialista em Docência no Ensino Superior e em Gestão Estratégica e Inteligência nos Negócios. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor Titular do Grupo Educacional UNIS atuando nas áreas de Ciências Sociais e Filosofia. 

LUIZ CARLOS VIEIRA GUEDES
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestre em Biotecnologia. Especialista em Química, Gestão Empresarial, Docência em Ensino Superior a Distância e Metodologias Ativas. Graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena. Professor Titular dos cursos de Engenharia do Grupo Educacional UNIS atuando na área de Química e Inovação. Atualmente é vice-reitor do Centro Universitário do Sul de Minas.

SOBRE OS AUTORES
ARIOVALDO FRANCISCO DA SILVA

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização Lato-Sensu em Docência no Ensino Superior e Docência na Educação a Distância. Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso – Universidade do Vale do Rio Verde – UNINCOR – MG (2009). Doutorando em Educação pela Universidade São Francisco – USF. Atualmente é Secretário Geral do Centro Universitário do Sul de Minas – Unis – MG e do Grupo Educacional Unis, mantido pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas. Professor titular do Centro Universitário do Sul de Minas nos cursos de Pedagogia e Administração.

DIEGO HENRIQUE ALEXANDRE
Doutorando em Educação (UNITAU). Mestre em Letras – língua, cultura e discurso. Graduado em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas. Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas. Pesquisador sobre Metodologias Ativas de Aprendizado. Professor de Inglês no ensino básico do Grupo Educacional UNIS.

ERNANI DE SOUZA GUIMARÃES JÚNIOR
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Especialista em Gestão de Pessoas pela FADMinas e Gestão Microrregional da Saúde pela Faculdade Senac Minas. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rey. Professor de graduação e pós-graduação e coordenador do curso de psicologia no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG).

FELIPE FLAUSINO DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Administração pela Fundação Dom Cabral. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela mesma instituição de ensino e em Direito Tributário pela LFG/Anhanguera – UNIDERP. Graduado em Administração de Empresas com linha de formação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário do Sul de Minas, registrado no Conselho Federal de Administração – CRA-MG sob n. 01-054873/D. Chefe de Gabinete da FEPESMIG – Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas e do Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG. É Professor Titular nos cursos de Administração, Comércio Exterior, Logística e Engenharia de Produção e nos cursos de Pós-Graduação do Grupo UNIS-MG. É Secretário Executivo da Rede Internacional de Cooperação Acadêmica ACINNET e International Advisor na U.Experience, consórcio de instituições de ensino superior com foco em relações internacionais.

HUMBERTA GOMES MACHADO PORTO
Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR. Especialista em Educação Pré-Escolar, Metodologias de Ensino, Designer Instrucional em Educação à Distância, Educação Empreendedora e Metodologias Ativas. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Varginha e Filosofia pela Universidade Federal de Lavras. Pedagoga na rede pública de Varginha-MG. Professora Titular nos cursos de Pedagogia presencial e a distância no Centro Universitário do Sul de Minas UNIS/MG.

IVANA PRADO VASCONCELOS
Possui mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária e Ações sobre o meio e, Ciências Ambientais. Graduada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Passos. Atualmente é professora do Centro Universitário do Sul de Minas – FEPESMIG, em Varginha e da Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade de Divinópolis (MG). É sócia da empresa de consultoria em meio ambiente, Ética – Engenharia de Segurança e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, meio ambiente, gerenciamento, drenagem urbana, gestão e segurança.

JASCIELE APARECIDA AZOLA
Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Metodologias Ativas pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Docente do ensino básico no colégio Alpha pertencente ao Grupo Educacional UNIS.

JÉSSICA DE CASTRO TROMBINE
Mestranda em Engenharia de Sistemas e Automação pela Universidade Federal de Lavras. Pós-graduada em Metodologias Ativas e, Qualidade e Produtividade. Bacharel em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Tem formação como auditora interna nas seguintes normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SASSMAQ e PBQP-h. Atualmente trabalha com Boas Práticas de Fabricação em uma empresa de embalagens para Produtos Alimentícios. Possui curso de formação para Multiplicadores de Treinamento e tem vivência em ministrar treinamentos nas áreas de Estatística, Gestão de Mudanças, FMEA, Qualidade e procedimentos internos. Leciona no curso de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG).

LÍVIA DA SILVA CIACCI
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Bioengenharia da Universidade Federal de São João Del rei, especialista em análises clínicas pela Universidade Federal de Alfenas e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João Del Rey. Tem experiência em educação empreendedora e Engenharia Biomédica, com ênfase em Processamento de Sinais Biológicos, experimentação animal e neurofisiologia. Professora nos cursos de graduação da área da saúde e atua no Centro de empreendedorismo, pesquisa e inovação (CEPI) do Grupo Educacional Unis.

LUCAS ROSA PAIVA
Graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior. Especialização em MBA em Controladoria, Finanças e Bancos. Professor nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos do Grupo Educacional UNIS.

LUCIANE MADEIRA MOTTA TAVARES
Mestre em Educação pela Unincor/Universidade Vale do Rio Verde. Especialista em Língua Portuguesa, Psicopedagogia, Metodologias de Ensino de 1º e 2º graus e Docência do Ensino Superior. Graduada em Pedagogia e Letras pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Professora titular do Grupo Educacional UNIS atuando nas áreas de Metodologia e Prática de Língua Portuguesa, Literatura Infantil, Fundamentos Linguísticos para a Alfabetização e Filosofia para crianças.

OSWALDO HENRIQUE BAROLLI REIS
Graduação em Engenharia Química com Habilitação Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundação Educacional de Machado-MG. MBA em Administração e Qualidade pelo Centro Universitário UNINTER. Mestrado em Ciência Animal pela Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS. Docente do Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente coordena o Depositário do Acervo Acadêmico (D.A.A.) do Grupo Educacional UNIS-MG.

RAFAEL SILVA
Graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto em História, licenciatura e bacharelado. Pós-Graduado em Metodologias Ativas pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Atua como professor de ensino básico e de curso preparatório para vestibulares em Varginha e Região.

RODRIGO BRAGA FARIA
Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Comércio Exterior (Importação e Exportação), trabalhando na área de 2011 a 2018. Pós-Graduado em MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, professor titular no Centro Universitário do Sul de Minas e Coordenador Administrativo na mesma instituição.

RODRIGO MASSA TROMBINI
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Assessor Acadêmico no Centro Universitário do Sul de Minas atuando na Procuradoria Institucional. Tem experiência na área jurídica, com ênfase em Direito Tributário, Previdenciário, Penal e Cível.

ROGER ANTÔNIO RODRIGUES
Mestre em Engenharia de Produção (2017) pela Universidade de Araraquara. Pós-Graduado em MBA em Lean Manufacturing e Qualidade e Produtividade pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Formiga. Possui experiência em indústria na área de PCP e Logística. Possui experiência em docência no curso de Engenharia de Produção presencial e a distância.

SCHEILLA GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí. Pós-Graduação em Psicopedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Pós-Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras. Pós-graduação em Teorias Psicanalíticas pela Universidade José do Rosário Vellano. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas. É professora do UNIS/MG no Curso de Graduação em Pedagogia. Atua como Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais no Colégio dos Santos Anjos em Varginha/MG.

SHELDON WILLIAM SILVA
Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão Empresarial e graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor Efetivo da área de Administração no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Docente desde 2007 em cursos de graduação e Pós-Graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Tem interesse nos temas: educação corporativa, metodologias inovadoras de ensino, gestão de organizações, empreendedorismo, comércio exterior e relações internacionais.

TEREZINHA RICHARTZ
Possui graduação em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora titular do Grupo Educacional UNIS desde 1999. Tem experiência na área de pesquisa, com publicações nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, metodologias ativas, relações de gênero, raça/etnia, deficiência, educação.

TUANE FERREIRA MELO
Mestranda na área de Imunologia Veterinária pela Universidade Federal de Lavras. Pós-graduada em Administração Hospitalar pelo Grupo Educacional Unis de Varginha. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras. Atuou como pesquisadora na área de Imunologia em projetos financiados pelo CNPq. Desenvolveu a função de Coordenadora de Comunicação do NEIV (Núcleo de Estudos em Inspeção Veterinária de 2015 a 2017) e desde de 2018 atua como Coordenadora de Eventos do NEIMBIO (Núcleo de Estudos em Imunologia).

VÂNIA DE FÁTIMA FLORES
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Pós-Graduada em Educação Empreendedora e Metodologias Ativas. Graduada em Pedagogia. É funcionária pública efetiva da Prefeitura de Varginha-MG, atuando no Centro Tecnológico/Secretaria Municipal de Educação, na Coordenação de Empreendedorismo e Inovação Educacional. Docente do curso de Pedagogia no Centro Universitário do Sul de Minas UNIS/MG.