Capa do livro: TEORIAS E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

TEORIAS E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita - Lucas Henrique Viana (Orgs.)

livro impresso
de R$ 44,90 por
livro digital
de R$ 44,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Eis o resultado de uma viagem desenvolvida por uma professora, alunos e ex-alunos do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB), educadores que relatam as suas experiências em diferentes contextos educacionais.
Em um trajeto composto por 11 paragens, os leitores são convidados a imergir nas reflexões sobre algumas teorias da aprendizagem, sejam elas em determinados momentos clássicas e em outros contemporâneas, que embasaram os olhares e o fazer dos autores ao articularem teorias e práticas.
Além das teorias, a viagem também é um convite a mergulhar em diferentes cenários escolares e suas respectivas realidades, que fazem parte das mais variadas regiões do Estado da Paraíba, dando, dessa forma, visibilidade ao trabalho desenvolvido e experienciado.
Os relatos dos viajantes que compõem esta obra trazem à luz pesquisas e evidências, que podem subsidiar novos itinerários e motivar pesquisadores, educadores, estudantes e pais, seja no Ensino de Ciências, de Matemática, ou de outras áreas do conhecimento, fazendo o uso de recursos analógicos e/ou digitais nos mais diferentes cenários educacionais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3518-2
DOI: 10.24824/978854443518.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

TEORIAS E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

ANA CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS
Licenciada em Química e graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e mestra em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua como professora de Química no ensino médio.

ANA LÚCIA DA SILVA
Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPB). Especialista em Educação Matemática para professores do Ensino Médio (UEPB). Graduada em Licenciatura em Matemática (UEPB). Professora da rede estadual de ensino da Paraíba e da rede municipal de Barra de Santana/PB.

DIOGO CABRAL DE SOUSA
Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a convivência com o Semiárido – UFCG; e Licenciado em Matemática – UEPB.

FILOMENA MARIA GONÇALVES DA SILVA CORDEIRO MOITA
Doutora em Educação, na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura (UFPB), foi bolsista CAPES e fez doutorado sandwish na Universidade de Lisboa. Atua como Professora Dra. Associada D, com agregação na Universidade Estadual da Paraíba e pertence ao corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática PPGECEM/UEPB. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Digital e Aquisição do Conhecimento – TDAC. Desenvolve pesquisas com ênfase em tecnologias digitais e formação docente, tecnologias assistivas, ensino de Ciências e em Educação Matemática, com interface com outras ciências numa perspectiva translacional, inter e transdisciplinar.

GILMAR BEZERRA DE LIMA
Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB). Especialização Lato Sensu no Ensino da Matemática pela Fundação Universitária de Jaboatão dos Guararapes (FUNIJ). Licenciado em Ciências, com Habilitação em Matemática pela Faculdade Formação de Professores do Belo Jardim – PE (FABEJA).

IZAMARA RAFAELA RAMOS
Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB. Membro do grupo de pesquisa em Tecnologia Digital e Aquisição de Conhecimento – TDAC. Coordenadora dos Anos Finais na Escola Municipal Mundo Novo – EMMN.

JAIR DIAS DE ABREU
Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM – UEPB). Especialista em Educação Matemática (FIP). Graduado em Licenciatura em Ciências com Hab. Em Matemática (UFCG). Professor da rede estadual de ensino da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM/PB.

JUSCELINO DE ARAÚJO SILVA
Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba e licenciado em Matemática pela mesma Universidade. Também tem experiência de ensino na rede pública de ensino, sendo professor efetivo da rede estadual da Paraíba e da rede Municipal da cidade de Mari-PB.

LEANDRO MÁRIO LUCAS
Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2018), Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (2014), graduado no curso de Licenciatura Plena em Matemática (2009) – ambas as formações realizadas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é professor efetivo de educação básica do Governo do Estado da Paraíba.

LUCAS HENRIQUE VIANA
Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com bolsa financiada pela CAPES. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela UEPB. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, cotas 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017. Participa como membro do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento – TDAC, no qual vem realizando estudos e publicações a nível nacional e internacional.

MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE
Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPB). Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (FIP). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (UFCG). Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação do Município de São João do Rio do Peixe – PB. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM/PB.

MATHEUS MARQUES DE ARAÚJO
Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo programa PPGECEM/UEPB. Membro do grupo de pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática – GPRPEM/UEPB. Atualmente atua como docente na UFCG – Campus de Cajazeiras.

WELLSON DE AZEVEDO ARAÚJO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB). Graduado em: Licenciatura em Matemática pela Universidade F. do Rio Grande do Norte (UFRN); Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Univ. Claretiano (CEUCLAR), Especialista em: Ensino de Matemática pela Univ. Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e em Gestão Escolar pela Univ. Federal da Paraíba (UFPB).