Capa do livro: EDUCAÇÃO BÁSICA:  <br>ensino – pesquisa – políticas públicas

EDUCAÇÃO BÁSICA:
ensino – pesquisa – políticas públicas

Autores: André Luis Bertelli Duarte - Clarice Carolina Ortiz de Camargo (Orgs.)

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Sinopse

Os textos que compõem esta coletânea foram escritos por pesquisadores e profissionais estreitamente vinculados com a sua proposta temática, a Educação Básica. Todos os autores atuam, ou atuaram, diariamente nas diferentes modalidades deste nível de ensino, numa perspectiva de constante reflexão crítica sobre as suas vivências e práticas de trabalho docente. Os leitores que entrarem em contato com estes textos encontrarão uma grande diversidade de temas, que permeiam os processos de escolarização atualmente, tais como: relações entre ensino e pesquisa; iniciação científica; as diferentes linguagens da educação infantil; relações étnico-raciais; educação inclusiva; processos de leitura e escrita; relações entre ensino, estética e cultura; avaliação; ensino de línguas estrangeiras; ensino de filosofia para crianças; as tecnologias digitais de informação e comunicação e as mídias; e o uso de jogos pedagógicos. A reunião destes textos vai ao encontro do desejo de seus autores em promover experiências, leituras e reflexões que contribuam efetivamente para o avanço dos processos pedagógicos, realizados por professoras e professores da Educação Básica, diante dos desafios colocados pela escola do século 21.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3452-9
DOI: 10.24824/978854443452.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO BÁSICA:  <br>ensino – pesquisa – políticas públicas

Autores

ALÉXIA PÁDUA FRANCO
Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Centro de Educação à Distância da Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil. Docente nos cursos de Pedagogia modalidade presencial e à distância e de Jornalismo. Professora Permanente do PPGED/UFU (Programa de Pós-Graduação em Educação) e orientadora de Mestrado na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Professora do PPGCE/UFU (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação e orientadora de pesquisas na linha Mídias, Educação e Comunicação. É membro do GEPEGH (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Geografia) e do GTECOM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias, Comunicação e Educação). É coordenadora do GT de Comunicação e Educação da ANPED Regional CO (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e Coordenadora Geral Adjunta da UFU junto a UAB. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atuou 20 anos como professora de História da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e Educação à Distância, desenvolvendo pesquisas sobre ensino de História, novas tecnologias de comunicação e informação, mídias, diversidade cultural, direitos humanos, livro didático, artefatos culturais, em suas interfaces.

ANDRÉ LUIS BERTELLI DUARTE
Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia – Linha de Pesquisa: Linguagens, Estética e Hermenêutica. Professor de História do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Pesquisador do Núcleo de Estudos em História da Arte e da Cultura (NEHAC) da Universidade Federal de Uberlândia.

BELONI CACIQUE BRAGA
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1998) licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Arte, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do GEAI Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial – Eseba-UFU. Professora efetiva da Escola de Educação Básica da UFU na área de Alfabetização Inicial do Cap ESEBA-UFU. Tem experiência nas áreas de Alfabetização e Artes Visuais, docência nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. Tem formação como tutora em EaD pela Uniminas (2005) e Universidade Federal de Uberlândia (2006). Membro da coordenação de tutoria e produção de material do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Uberlândia (2009-2010). Atua principalmente com: alfabetização, formação docente, Arte e ensino e literatura infantil.

CAROLINA NASCIMENTO DIAS
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Université de Franche-Comté – Besançon, França (2015). É mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2017) e doutoranda em Psicologia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Professora Substituta na área de Psicologia Escolar na Escola de Educação Básica – ESEBA, da Universidade Federal de Uberlândia UFU – MG (2016 a 2018). Seus temas de interesse são: Psicologia Escolar, Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social e Comunitária.

CLARICE CAROLINA ORTIZ DE CAMARGO
Mestre em Educação, Especialista em Arte-educação e Pedagoga com habilitação em Gestão Escolar do Ensino Fundamental e Médio. Atuou em escolas pública, privada e conveniada como professora de Educação Infantil e Fundamental, Professora de Apoio Pedagógico, Assistente de Coordenação, Coordenação e Vice-direção. Desde 2010 é Professora da Alfabetização Inicial da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia/ ESEBA, CAp-UFU.

CLÁUDIA SILVA DE SOUZA
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia no eixo Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano. Possui graduação em Psicologia (bacharelado, licenciatura e formação de psicólogo) pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Especializou-se em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e em Arte-educação: as diferentes linguagens pela Faculdade Católica de Uberlândia. Docente da área de Psicologia Escolar / Psicopedagogia e Educação Especial da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, com experiência nas áreas de Psicologia e Educação.

CHRISTIAN ALVES MARTINS
Possui graduação (2003), mestrado (2007) e doutorado em História (2014) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp-UFU). Tem experiência na área de História, com ênfase no ensino de História e Avaliação. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Avaliação Educacional (GEPAE) e Grupo de Estudo em Processos de Significação de Sujeitos e Espaços Escolares (GPPS). Coordena pesquisas sobre a Avaliação Formativa e a Participação da Comunidade no processo de ensino-aprendizagem, além de participar da parceria interinstitucional/internacional entre o CAp-UFU e a Universidade de Tampere-Finlândia.

DANIEL SANTOS COSTA
Professor da Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde 05/2016. Professor permanente no ProfArtes, Mestrado Profissional em Artes/UFU. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP (2014). Sou Bacharel em Dança (2006-2010) e Licenciado em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (2006-2010). Atuei como Professor no curso de Artes/Teatro na Subárea Corpo e Movimento, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no ano de 2015/2016, como Professor de Arte e Vivências Artísticas no Centro Educacional 437 – Rede SESI/SP, entre 2011 e 2015 (no Ensino Fundamental e Médio) e na Rede Pública do Estado de São Paulo, entre 2014 e 2015 (no Ensino Fundamental, Médio e EJA). Atuo como artista e produtor cultural em processos de criação autoral e em colaboração com outros artistas.

ELIANA APARECIDA CARLETO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), Especialização em Didática da Educação pela Universidade de Franca (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atuou como docente da Área de Alfabetização Inicial da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) de fevereiro/1980 a março/2018, aposentada em abril de 2018 como Professora Titular. Nessa Instituição foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental, coordenadora da Área de Alfabetização Inicial da Eseba/UFU (2008 a 2011), atuou como Assessora Pedagógica da ESEBA (2015). Consultora ad hoc de projetos de iniciação científica da UFU. Membro do grupo de pareceristas da Revista Olhares e Trilhas da ESEBA. Possui experiência na área de educação, com ênfase em alfabetização e letramento, lúdico, formação de professores, formação leitora e literatura infantil.

GETÚLIO GÓIS DE ARAÚJO
Doutor em Artes Cênicas UNIRIO/UFU 2017. Linha de pesquisa: Processos Formativos e Educacionais. Ator, pesquisador e Mestre em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2012). Especialista em Literatura Brasileira pela PUC/MG (2001). Possui graduação em Educação Artística com Habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e graduação em Letras pela Fundação Educacional de Ituiutaba – UEMG (1998). Atualmente, é professor estatutário de Teatro da Eseba – Escola de Educação Básica da UFU. Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Pedagogia do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de criação, improvisação, pedagogia teatral e teatro infanto-juvenil. Membro do Grupo Teatral Trupe de Truões/Uberlândia-MG.

GERCINA SANTANA NOVAIS
Possui graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituiutaba (1976), especialização em Filosofia e Pesquisa em Educação, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Diretora da extensão da UFU, no período de 2001 a 2008. Professora da Educação Básica – 1987 a 2009, Professora de cursos de graduação 2011 a 2017. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE, membro do Grupo de Pesquisa sobre representações e Secretária de Educação do Município de Uberlândia (2013-2016). Tem experiência nas áreas de Educação, Psicologia e Políticas públicas, com ênfase em Psicologia e educação escolar, educação e inclusão social, Gestão e produção de resultados educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e educação; Formação docente e Práticas pedagógicas; Metodologias participativas de trabalho pedagógico, Dificuldades de Aprendizagem; Resultados educacionais, qualidade social da educação e inclusão escolar e social; Educação Popular; gênero e educação; gênero e violência intrafamiliar.

JANINE CECÍLIA GONÇALVES PEIXOTO
Possui Licenciatura plena em Pedagogia pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI (2006). Especialização em Docência na Diversidade para Educação Básica (2011), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado-AEE (UNIANDRADE, 2013). Atualmente é professora da Escola de Educação Básica/ ESEBA – UFU, na área de Educação Especial. Experiências com coordenação pedagógica da Assessoria Pedagógica do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Uberlândia/PMU, como regente nas séries iniciais, especialmente 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e como professora do Atendimento Educacional Especializado, na rede pública municipal de Uberlândia. Desenvolve trabalhos de tutoria em EAD, no curso AEE para Alunos Surdos (CEPAE-UFU) e como Orientadora de estudos do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (UFU). Os estudos e pesquisas perpassam pelos seguintes temas: plano de aula, professor(a), projetos, cenários educativos, aprendizagem, educadores, professor, atividades de registro, enunciado e alfabetização, diagnósticos e questões relacionadas à inclusão escolar, Educação Especial e AEE (Atendimento Educacional Especializado).

JOICE RIBEIRO MACHADO DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atua no ciclo de alfabetização na Escola de Educação Básica (ESEBA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura; estratégia de leitura; literatura infantil; formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

JULIENE MADUREIRA FERREIRA
Pesquisadora na Faculdade de Educação e Cultural da Universidade de Tampere, Finlândia. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação e Cultura da Universidade de Tampere. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa desenvolvimento humano e aprendizagem. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa na área de Psicologia Educacional com foco na análise dos processos de regulação da aprendizagem em situações de aprendizagem colaborativa.

KÁSSIA GONÇALVES ARANTES

Professora de língua inglesa da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras pela Universidade de Uberaba, especialista em ensino de língua inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem vasta experiência no ensino de língua inglesa, atuando na área desde 1991. Seus interesses de pesquisa abrangem estudos sobre tecnologias educacionais, aprendizagem colaborativa e psicologia da aprendizagem de língua estrangeira.

KLÊNIO ANTÔNIO SOUSA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2003). É especialista em Políticas Públicas para a Juventude pela PUC Minas – BH (2007) e especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Faculdade Católica de Uberlândia (2010). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem (2011) e Pós-Graduado em Educação para as relações étnico-raciais e História e cultura Africana e afrobrasileira (2011) pela Universidade Federal de Uberlândia. É Psicólogo Escolar da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – Eseba/UFU. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, Social Comunitária e Segurança Pública – Prevenção à Criminalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, desenvolvimento e aprendizagem, integração social, relacionamento pais e filhos, comunidade, redes e mobilização social, diversidade.

LAVINE ROCHA CARDOSO FERREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Especialista em Inspeção Escolar (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). É docente da Área da Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado na Escola de Educação Básica/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores; Apoio Pedagógico (Adaptação de recursos, Tecnologia assistiva, dentre outros) e Estimulação visual para o aluno com deficiência visual e Atendimento Educacional Especializado.

LÉA AURELIANO DE SOUZA MACHADO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é professora regente da Escola de Educação básica da UFU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

LILIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) e mestrado em Psicologia Aplicada pela mesma Universidade (2005). Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo (2016). Atua como Psicóloga Escolar, na área de Psicologia Escolar e Educação Especial da Escola de Educação Básica- Eseba, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU-MG. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Escolar, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, dificuldades na escolarização nas séries iniciais, formação docente, saberes e práticas do psicólogo escolar, educação inclusiva. De 2009 a 2015 atuou como professora colaboradora do Portal do Professor – MEC, elaborando e publicando aulas nos conteúdos curriculares: ética e pluralidade cultural, divulgando práticas com alunos da educação infantil e ensino fundamental inicial.

LUCIANA XAVIER DE CASTRO
Possui graduação em Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professor titular da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia com crianças, educação infantil, educação, religião natural e teísmo.

LUCIANA SOARES MUNIZ
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (2015), desenvolvendo pesquisa com o tema. A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Desde 2005 é Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Área de Alfabetização Inicial. Suas principais pesquisas e publicações se referem às áreas da aprendizagem, criatividade, subjetividade, cotidiano escolar, leitura e escrita. Suas áreas de interesse são: a) estudos da criatividade numa perspectiva histórico-cultural, b) desenvolvimento da subjetividade, c) aprendizagem da leitura e da escrita.

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP/SP (2015). Atua como psicóloga escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (Escola de Educação Básica da UFU). Tem experiência nas áreas clínica e educacional. Temas de interesse: Psicologia escolar, atuação do psicólogo escolar, processos de escolarização, relações família-escola, aprendizagem e desenvolvimento humanos, inclusão escolar, formação de professores e cotidiano escolar.

MAÍSA GONÇALVES DA SILVA
Possui Mestrado em Educação (2015) pela Universidade de Uberaba/ UNIUBE, especialização em Ensino de Ciências e Matemática (2010), especialista em Metodologia de Matemática e Física (2017) e graduação em Matemática (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora efetiva da Escola de Educação Básica /UFU, coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovações Tecnológicas (GEPIT); Membro da comissão Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) da Escola de Educação Básica /UFU, supervisora de estágio na Escola de Educação Básica / UFU, colaboradora da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação.

MARA RÚBIA DE ALMEIDA COLLI
Possui mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Linha de pesquisa: Práticas e Processos em Artes. Tema: Dinâmica do Processo de Criação em Artes Visuais (2015). Especialização em Artes Visuais: criação e cultura pela Faculdade SENAC Minas/ BH (2009) e graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais (2007). Realizou projetos em poética visual, explorando diferentes operações e distintos gêneros artísticos. Atualmente é professora efetiva da área de Arte em regime de dedicação exclusiva na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, editora da Revista Olhares &Trilhas Eseba/UFU e faz parte do Coletivo Professor-artista – PA.

MÁRCIA MARTINS DE OLIVEIRA ABREU
Possui graduação em Pedagogia (1998), especialização em Inspeção Escolar (2006) e Mestrado em Educação (2009) todos pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento Pedagógico das Unidades de Educação Infantil Conveniadas de Uberlândia pela Secretaria Municipal de Educação e formadora local pelo convênio da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Avisa Lá e atualmente é professora efetiva das séries iniciais na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGED/UFU) da Universidade Federal de Uberlândia, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento e literatura infantil.

MARIZA BARBOSA DE OLIVEIRA
Possui Graduação em Artes Plásticas – Licenciatura e Bacharelado (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma instituição (2012). Linha de pesquisa: Práticas e Processos em Artes. Tema: Poéticas urbanas contemporâneas. Atualmente é professora efetiva de Arte em regime de Dedicação Exclusiva na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA – UFU). Faz parte do Grupo de Pesquisa Poéticas da Imagem (UFU/CNPq), tendo interesse de pesquisa artística nos processos de criação em contexto urbano, arte participativa e dispositivos de registros na Arte Contemporânea.

MAURO SÉRGIO SANTOS DA SILVA
Doutorando em Educação (UFU) Mestre em Filosofia Ética e Política (UFU) Especialista em Educação Empreendedora e Gestão de Projetos Educacionais (UFSJ) Especialista em Gestão e Supervisão Educacional (Instituto Passo 1) Autor do Livro Camaleão: metapoesia; e do livro Hannah Arendt e o Sentido da Política; Educador, escritor e gestor de projetos educacionais. Membro da União Brasileira de Escritores (UBE). Membro da Academia de Letras e Artes de Araguari – MG (Ocupante da Cadeira nº 35). Colaborador de jornais, boletins e periódicos. Escritor premiado em diversos concursos e eventos literários. Professor em cursos de formação continuada para educadores. Coordenador de projetos educacionais e culturais. Assessor Pedagógico.

PAULA AMARAL FARIA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIMINAS (2006), Mestrado em Educação pelo PPGED / UFU (2014) e Doutoranda pelo PPGED (UFU). Atua como docente na Educação Infantil no Colégio Escola de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

PRISCILA MOREIRA CORRÊA TELLES
Professora do Instituto federal de São Paulo – campus de Itaquaquecetuba. Doutora em Educação pela linha da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação (UNESP – Marília). Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP – Marília). Participa de projetos vinculado à área da Educação Especial e publicou artigos em revista científica, livro, capítulos de livro, trabalhos completos e resumos em anais de eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial (Atendimento Educacional Especializado), atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, acessibilidade, estratégias de ensino, ensino do deficiente e metodologia de pesquisa.

ROBERTA PAULA GOMES SILVA
Possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal de Uberlândia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, história do Brasil, teatro, imagem, moda, imprensa ilustrada e cultura popular. É professora de História na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia / ESEBA.

RONES AURELIANO DE SOUSA
Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) no curso de Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), UFU, Brasil, e Mestre em Filosofia (2015) pela mesma instituição. Atualmente é professor efetivo da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA/UFU.

VANEIDE CORRÊA DORNELLAS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Atuou no Ensino Superior de 2001 a 2013 em universidades públicas e privadas. Tem experiência como coordenadora do Curso de Pedagogia e de Pós-Graduação em Gestão Escolar. Atuou como professora em Cursos de Pós-Graduação na Faculdade Católica de Uberlândia – MG, Universidade Estácio de Sá, unidade Uberlândia-MG, Universidade Estadual de Goiás, unidades Caldas Novas e Pontalina – GO, Faculdade de Caldas Novas (UNICALDAS), entre outras. Trabalhou com a disciplina de Metodologia Científica e Didática em vários Cursos de Licenciatura como Educação Física, Matemática, Biologia, Letras e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação como Docente e Coordenadora em todos os níveis de ensino da Educação Infantil a Cursos de Pós-Graduação passando pelo Ensino Fundamental, Médio e Cursos Técnicos. Sua área de atuação tem se firmado na Educação Inclusiva, Alfabetização e Metodologia Científica, tendo concluído mais de 30 orientações de monografias em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Foi responsável pelo reconhecimento do Curso de Pedagogia da Faculdade de Caldas Novas (UNICALDAS) pelo MEC atuando como coordenadora do curso.