Capa do livro: EDUCAÇÃO, PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

EDUCAÇÃO, PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores: Nívia Bomfim Queiroz Rodrigues - Ana Flávia Ferreira de Brito Oliveira - André de Oliveira Silva Ferreira (Orgs.)

livro impresso
de R$ 31,90 por
livro digital
de R$ 31,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O campo da educação se apresenta como espaço em que emergem ideias. Falar de Educação, Processos Formativos e Práticas Pedagógicas é compreender antes de qualquer coisa que o ato educativo extrapola os muros (físicos ou imaginados) da escola. A educação é para a prática cotidiana, para o exercício da cidadania, para a convivência social, a compreensão de que o mundo é maior do que as nossas experiências e do que tomamos como verdades.

É nessa perspectiva que se constituíram os escritos dessa coletânea; buscou--se com tais escrituras o diálogo entre os fazeres, saberes e experiencias na educação. A visão ampla de educação defendida nessa obra centra-se na perspectiva de que é indispensável a qualquer processo educacional a compreensão de que as conexões intra e extra escolar devem servir exclusivamente ao fim do exercício da cidadania, valorizando assim as experiências dos sujeitos e os usos daquilo que se aprende nas escolas para finalmente construir uma sociedade que inclui e que acredita na mudança dos sujeitos pelo caminho da educação.

Assim, a coletânea “Educação, Processos Formativos e Práticas Pedagógicas” apresenta um amplo debate na área de educação e convida-os a caminhar, compartilhadamente, com ideias, saberes e vivências que representam uma ação pedagógica sobre a experiência do saber.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3367-6
DOI: 10.24824/978854443367.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO, PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

ADILSON MACIEL DOS SANTOS
Pós-graduado em Neuropsicopedagogia pela faculdade Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Neuroeducação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduado em Ciências Biológicas pela faculdade Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Pesquisador nas áreas de práticas pedagógicas; aprendizagens significativas; Direito Educacional.

ALCIDES ALVES DE SOUZA FILHO
Mestrando pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia. Graduado em Filosofia. Pós-graduado em Gestão Escolar. Grupo de Pesquisa: Gestão, organização, tecnologia e políticas públicas em Educação (GEPE).

ANA FLÁVIA FERREIRA DE BRITO OLIVEIRA
Doutoranda pelo Programa em de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2018). Especialista em Educação Infantil com Mídias Interativas pela Universidade do Estado da Bahia e Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduada em Letras com Espanhol pela Universidade Federal da Bahia e Pedagogia. Coordenadora Pedagógica do Colégio da Polícia Militar – CPM Ribeira. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Escolar: aspectos socioculturais e contemporaneidade e Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais. Pesquisadora na área de Formação de Professores, Processos Formativos e Colégio da Polícia Militar e Proerd.

ANDRÉ DE OLIVEIRA SILVA FERREIRA
Mestrando em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA e Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor de História da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal e estadual da Bahia. Coordenador Geral da Educação de Jovens e Adultos, no município de Vera Cruz – Bahia. Tem experiência na área Educação e leciona no Ensino Fundamental e Médio e EJA. Atua principalmente com os seguintes temas: Ensino de História, Educação de Jovens e Adultos e Formação de professores.

CÉLIA TANAJURA MACHADO

Pós-Doutora em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Mestra em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/BA). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora nas áreas de Educação Profissional, Formação de Professores, Política Educacional, Legislação Educacional Brasileira, Gestão Escolar.

CRISTIANA DAS CHAGAS MARTINS

Graduada em Normal Superior das Séries Iniciais pela Faculdade Jorge Amado – FJA. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Segmentum de Educação.

GILNAR COUTO DE OLIVEIRA
Graduada em Direito pela Faculdade da Cidade de Salvador e em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora Pedagógica dos Colégios da Polícia Militar da Bahia.

LEANDRO DOS SANTOS DANIEL
Especialista em Produção de Mídias Para Educação Online pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Jornalismo Esportivo pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Radialismo (Rádio e TV) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Formação Pedagógica em Artes Visuais (2ª graduação/Parfor) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Licenciando em Ciências da Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano).

LESLEY SOUZA CARNEIRO
Graduada em Pedagoga, Especialista em Gestão e Políticas em Segurança Pública, Psicopedagoga, instrutura PROERD e Professora da Rede Municipal de Ensino de Salvador.

LUCIANA BISPO BRASILEIRO LIMA
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pelo Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA). Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (UNEB/BA). Especialista em Gestão Educacional (UNIFACS/BA). Especialista em Alfabetização e Letramento (ISEAC/ES). Graduada em Pedagogia (UNEB/BA). Professora, atuando na Rede Municipal de Ensino de Salvador. Pesquisadora nas áreas de Tecnologias na Educação, Gestão Educacional, Inclusão Educacional, Relações escola e família, Representações Sociais.

LUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA CRUZ
Professora de DCHT – Campus XX – Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Doutoranda do Programa em Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC – UNEB. Coordenadora do curso de Sociologia PARFOR/UNEB – Brumado – BA.

MÔNICA DO PRADO DE SOUZA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia e Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade
Olga Mettig. Coordenadora pedagógica do Colégio da Polícia Militar – CPM Lobato.

NATANAEL REIS BOMFIM
Pós-Doutor em Educação Geográfica pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, (UP1, FRANÇA). Doutor em Educação pela Universidade do Quebec (UQAM/CANADÁ). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Especialista em Geografia Física pela Universidade do Oeste do Paraná (UNICENTRO/PR). Graduado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL/BA). Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA), Departamento de Educação, atuando como Secretário de Relações Internacionais, Professor do Curso de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, (PPGEDUC), Professor do Curso de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES).

NÍVIA BOMFIM QUEIROZ RODRIGUES
Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Psicopedagoga, graduada em História e Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora do GPEDD (Grupo de Pesquisa Estado Democrático e Direitos) e do GIPRES (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade). Pesquisadora na área das Representações Sociais. Estado Democrático e Proerd.

SILVIA LETÍCIA COSTA PEREIRA CORREIA
Doutoranda, no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB). Especialista em Psicopedagogia (UCSAL). Graduada em Pedagogia (UFBA).

SUELI RIBEIRO MOTA SOUSA
Professora do DEDC- Campus I- Uneb e do Programa em Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEduC-UNEB. Coordenadora Geral dos cursos de Sociologia PARFOR da Universidade do Estado da Bahia- Uneb.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural (UNEB). Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/UNEB). Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Informação e da Comunicação,
Inovação, Geotecnologia, História e Memória.

TIAGO DE OLIVEIRA JANUARIO
Professor Orientador do Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia.

WILSON CARLOS MENDES MURICY
Especialista em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA), em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF) e em Metodologia do Ensino de Matemática (IBPEX). Licenciado em Matemática (UNEB) e em Ciências da Computação (IFbaiano). Professor da rede pública municipal de Senhor do Bonfim-Bahia.