Capa do livro: DIRETOR DE TURMA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E GESTÃO PEDAGÓGICA:  <br>confluências no Sertão dos Inhamuns cearense

DIRETOR DE TURMA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E GESTÃO PEDAGÓGICA:
confluências no Sertão dos Inhamuns cearense

Autores: Gilmar Pereira Costa

livro impresso
de R$ 38,00 por
livro digital
de R$ 38,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) compõe a política educacional cearense desde o ano de 2008, com a premissa de contribuir para a desmassificação do ensino, atuando na redução do abandono, diminuição da infrequência e garantia do sucesso escolar. Constitui a organização e funcionamento das escolas estaduais de educação profissional (EEEPs) desde a sua implantação no Ceará, datada do mesmo ano. A pesquisa que dá origem a este livro nasce do seguinte problema: como o PPDT pode contribuir para a melhoria da gestão pedagógica da escola? Tendo como objetivo compreender como o “Diretor de Turma” interfere na gestão pedagógica das escolas profissionais do Sertão dos Inhamuns, dialogamos com autores e autoras como: Arendt (1998, 2017), Ceará (2010, 2014), Leite (2015), Lima (2017), Lück (2006), Mainardes (2006), Roldão (2007), Rua (2012), Sá (1997), Secchi (2016) e Vieira (2007). A metodologia foi delineada sob a égide do paradigma fenomenológico, com abordagem qualitativa e definida como estudo de caso múltiplo, tendo como loci as escolas profissionais situadas no Sertão dos Inhamuns cearense. Os sujeitos respondentes foram professoras diretoras de turma com experiência no exercício da função. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e observação sistemática de aulas e reuniões de Conselho de Turma, as quais favoreceram a comprovação de que o projeto contribui positivamente para a gestão pedagógica das escolas profissionais dos Inhamuns, mesmo apresentando aspectos a serem ressignificados em variados âmbitos (escolas, CREDE e SEDUC). Este livro consiste em uma contribuição que nasce da práxis de um professor-gestor/gestor-professor preocupado com a escola e a gestão pedagógica que a reveste.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3487-1
DOI: 10.24824/978854443487.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

DIRETOR DE TURMA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E GESTÃO PEDAGÓGICA:  <br>confluências no Sertão dos Inhamuns cearense

Autores

GILMAR PEREIRA COSTA
Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Língua Portuguesa e Arte e Educação, pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduado em Pedagogia, pela UECE, e em Artes Visuais, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Professor de Arte da Rede Estadual de Ensino do Ceará, ocupando o cargo de Coordenador Regional do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 15), com sede em Tauá (CE).