Capa do livro: PIBID UFOP EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA:  <br>percursos para a formação de professores

PIBID UFOP EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA:
percursos para a formação de professores

Autores: Gilmar Pereira de Souza - Luiz Prazeres - Marlice de Oliveira e Nogueira - Vanderlice dos Santos Andrade Sól (Orgs.)

livro digital
de R$ 0,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Considerando exitoso o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Ouro Preto, PIBID UFOP, este livro reúne sete textos de doze autores, professores universitários e da educação básica, e estudantes das licenciaturas que vêm contribuindo para a qualificação do programa na universidade, e em sua atuação nas escolas de educação básica, tratando de diversos temas que interpelam os processos de formação docente no Brasil: a inserção dos licenciandos nas escolas de educação básica, o diálogo entre universidade e escolas básicas, a formação de professores para a educação de jovens e adultos, trocas formativas entre professores da educação básica e estudantes das licenciaturas, a formação docente em diálogo com os estudantes das escolas básicas, a relação arte/aprendizagem na formação de professores, e a pesquisa como princípio formativo na docência. A aposta com esta publicação é colaborar para a divulgação dos trabalhos do PIBID UFOP e fortalecer os laços do programa com a Educação Básica Pública, destacando a sua relevância e potência para a formação de professores no Brasil.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3428-4
DOI: 10.24824/978854443428.4
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

PIBID UFOP EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA:  <br>percursos para a formação de professores

Autores

ANA DANIELA DAMACENA
Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, graduanda em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Professora das redes Municipais das cidades de Ouro Branco – MG e Ouro Preto – MG. Possui publicações e participou de eventos na área da licenciatura.

DAIANE APARECIDA MARCOS DE CARVALHO
Pedagoga pela UFOP-MG, Especialização em Língua Portuguesa na Educação Básica (em andamento) pelo IFMG / Campus Ouro Preto. Professora da Educação Básica na rede privada da cidade de Ouro Preto – MG.

EMERSON CRUZ DE OLIVEIRA
Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto de Educação Física, graduando em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou nas redes Municipais de Ouro Preto – MG e Ponte Nova – MG e na rede Estadual de Minas Gerais. Possui publicações e participou de eventos na área da licenciatura. Professor Associado da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto na qual já atuou como coordenado dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, atualmente preside no Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Educação Física.

EVANDRO SOUZA
Possui Graduação em Letras – Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP – 2017) e Graduação no curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa na mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Mestrando na área de Estudos da Linguagem na UFOP. Ele pesquisa sobre educação, ensino de línguas e ensino de gramática, atuando também como professor de línguas.

FERNANDA RODRIGUES SILVA
Doutorado (2013) e Mestrado (2008) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagoga (1995). É Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordena conjuntamente o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJAI) e é vice-líder do Núcleo de Estudos Sociedade Família e Escola (NESFE).

GILMAR PEREIRA DE SOUZA
Licenciado em Química, mestre e doutor em Ciências: Química Inorgânica pela UFMG, é professor da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (coordenador – 2018 a 2020), na linha de pesquisa “Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem de Química”. Participou como coordenador do subprojeto de Química (2010 a 2013) e coordenador Institucional no PIBID UFOP (2013 a 2019).

JÉSSICA ARRUDA PIMENTA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNINTER-EAD. Já atuou como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas à Docência), no período de setembro de 2014 a setembro de 2016, trabalhando com público da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente, atua como professora da educação básica, ensino fundamental I.

LUCIANO MAGELA ROZA
Professor Adjunto do DEHIS/UFOP. Licenciado em História pela UFMG e Doutor em Educação pela mesma universidade. Atua nos cursos de licenciatura em História e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em História da UFOP. Possui pesquisas em áreas/temas como Ensino de História, Música no Ensino de História, Livros Didáticos e História e Cultura africana e afro-brasileira.

LUIZ PRAZERES
Graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto; Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais; e Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor do curso de letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente participa de 03 trabalhos de pesquisa, 02 de extensão universitária, é coordenador do PIBID Língua Portuguesa; atua no ensino de língua materna no nível superior e na formação de professores, com ênfase em leitura e avaliação. Atua nas seguintes áreas: educação, avaliação sistêmica nos níveis fundamental, médio, superior, concurso público, ensino de língua portuguesa, língua portuguesa para estrangeiros, vestibular, edição, preparação e revisão de textos, coordenação de projetos de pesquisa em linguística aplicada.

MARCELA CRISTINA FIDELES GONZAGA
Graduanda em Letras – Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A autora foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2017. Além disso, tem experiência como bolsista do Projeto de Extensão Movie Time: o cinema como forma de letramento crítico em Língua Inglesa. Através do projeto Curso de Inglês para Adultos e Adolescentes, também ofertado pela Universidade, Marcela atuou como professora em formação. Atualmente, ela se dedica à Pesquisa de Iniciação Científica, investigando como acontece a construção identitária de professores de Língua Inglesa em formação inicial.

MARCELO ABREU
Professor associado do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como professor nas áreas de ensino de história, teoria da história e história dos museus. Seus interesses de pesquisa incluem a história das comemorações, a história do regionalismo e do nacionalismo, a popularização do passado, o ensino de história e os museus e o patrimônio. Foi coordenador do PIBID História e atualmente dirige o Laboratório de Ensino de História e o grupo de estudos Historicidades Democráticas e Popularização do Passado do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade. Sua pesquisa atual é um estudo comparativo intitulado Escravidão, Histórias Nacionais e Museus: Memórias Entrelaçadas no Museu Afro Brasil e no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana (2003-2017).

MARIA TERESA PENA E SILVA LEITE NACIFE
Graduada em Pedagogia pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento pela UNINTER-EAD. Já atuou como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no período de 2014 a 2016, trabalhando com público da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente, é professora de Educação Infantil no Centro Educacional Siricutico, Conselheiro Lafaiete.

MARIA TEREZA MENDES DE CASTRO
Professora do Departamento de Música da UFOP, graduada em Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música. Mestre, doutora e pos-doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Publicou dois livros de jogos musicalizadores: Cada Dedo Cada Som com os Toquinhos Musicais (2004) e Cada Som Cada Música com os Baralhos Coloridos (2007). Coordenou o PIBID UFOP Música de julho de 2012 a julho de 2017. Desenvolve pesquisas na área da educação musical com foco no uso de jogos e brincadeiras, desde os anos de 1980. Como instrumentista, atua no quarteto de flautas doces, Feito Vento, com os flautistas – Eric Lana, Filipe Nolasco e Paulo Silveira.

MARLICE DE OLIVEIRA E NOGUEIRA
Doutora em Educação, é professora da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas. Participou como coordenadora de área de gestão de processos educacionais no PIBID UFOP no período de 2014 a 2018.

MISAELE CAROLINA DE ALMEIDA
Graduada em Pedagogia – Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no âmbito da UFOP (PIBID UFOP), como bolsista de iniciação à docência do subprojeto de Pedagogia (PIBID-EJA).

NARA RÚBIA DE CARVALHO CUNHA
Professora de História junto à SEE-MG, doutora em Educação pela Unicamp, pesquisadora dos grupos de pesquisa GEPEC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, ligado à Faculdade de Educação da Unicamp, do Kairós: educação das sensibilidades, história e memória, ligado ao Centro de Memória da mesma instituição, e do Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais, vinculado à Escola de Ciência da Informação da UFMG. Dedica-se ao ensino e à pesquisa em prática de ensino de História, memória, cidade, patrimônio, museus e formação de professores. Atualmente é supervisora do PIBID UFOP História, na Escola Estadual D. Pedro II, em Ouro Preto.

REGINA MAGNA BONIFÁCIO DE ARAÚJO
Pedagoga pela PUC-MG, Mestrado em Educação pela UFJF, Doutorado em Educação pela Unicamp, pós-doutoramento em Ciência da Educação pelo Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. Professora Associada I do Departamento de Educação, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFOP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos – GEPEJAI, integrante do FOPROFI – Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente.

SHIRLENE BEMFICA DE OLIVEIRA
Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em estudos Linguísticos da UFMG, docente do Ensino Médio Técnico do IFMG Campus Ouro Preto, credenciada no Programa de Mestrado em Educação Profissional na linha de pesquisa de Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. Editora da seção de Educação da Revista Forscience do IFMG e atuante no NEAB Ouro Preto. Desenvolve pesquisas atreladas a extensão com foco nas áreas de Educação e Linguística Aplicada e aborda temáticas de sala de aula: processos de ensino e aprendizagem, produção escrita colaborativa, corpora de aprendizes, EBTT, Tecnologia na sala de aula, Modelos Mentais e emoções de alunos, relações étnico raciais, Direitos Humanos e Metas de Desenvolvimento Sustentáveis.

VANDERLICE DOS SANTOS ANDRADE SÓL
Possui doutorado e mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG, graduação em Letras Licenciatura em Língua Inglesa pela UFOP. Atua como docente no Departamento de Letras da UFOP (graduação e Pós-Graduação em Letras). É coordenadora do PIBID Subprojeto Inglês desde 2016. Tem experiência docente no Ensino Fundamental, Médio e no IFMG Ouro Preto (2006-2016). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Estrangeira. É autora do livro “Educação continuada e ensino de inglês: trajetórias de professores e (des)construção identitária” e organizadora do e-book “Multiletramentos no ensino de inglês: experiências da escola regular contemporânea”.