Capa do livro: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: <br>experiências formativas do PIBID UFOP

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
experiências formativas do PIBID UFOP

Autores: Gilmar Pereira de Souza - Luiz Prazeres - Marlice de Oliveira e Nogueira -Vanderlice dos Santos Andrade Sól (Orgs.)

livro digital
de R$ 0,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, política pública coordenada pela Capes, na Universidade Federal de Ouro Preto, vem atuando, desde 2009, no desenvolvimento de ações de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de professores nas diversas áreas do conhecimento e ampliando os horizontes formativos no campo da educação. Neste livro de relatos de experiências e reflexões sobre o fazer didático, há compartilhamento de parcela do que foi o PIBID UFOP para a formação de professores nas áreas de Artes, Biologia e Ciências, Educação Física, Filosofia e Língua Portuguesa. Para além dessas licenciaturas, ainda revelam o grande potencial formativo no campo da educação, tanto no âmbito da formação inicial quanto no desenvolvimento profissional dos docentes da educação básica envolvidos nas ações e projetos do programa. Por serem construídas em um permanente diálogo com as escolas de educação básica, os textos deste livro permitem ao leitor conhecer parte do intenso trabalho de professores e estudantes de uma universidade pública brasileira, na construção da educação básica que sonhamos e almejamos para nosso país.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3451-2
DOI: 10.24824/978854443451.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: <br>experiências formativas do PIBID UFOP

Autores

ADRIELLY FERNANDA DE SOUZA COELHO
Aluna do Curso de Licenciatura Letras Língua Portuguesa – ICHS – UFOP e ex-bolsista do PIBID/UFOP.

BÁRBARA AZEVEDO FERREIRA
Aluna do Curso de Licenciatura Letras Língua Portuguesa – ICHS – UFOP e ex-bolsista do PIBID/UFOP.

BÁRBARA RAMOS SOUZA
Aluna do Curso de Licenciatura Letras Língua Portuguesa – ICHS – UFOP e ex-bolsista do PIBID/UFOP.

DANÚSIA NATÁLIA MONTEIRO GOMES
Aluna do Curso de Licenciatura Letras Língua Portuguesa – ICHS – UFOP e ex-bolsista do PIBID/UFOP.

DOUGLAS GARCIA ALVES JÚNIOR
Professor associado do departamento de filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em filosofia pela UFMG, com a dissertação publicada em livro como “Depois de Auschwitz: a questão do anti-semitismo em Theodor W. Adorno” (Annablume). Doutor em filosofia pela UFMG com a tese publicada em livro como “Dialética da vertigem: Adorno e a filosofia moral” (Escuta). Realizou estágio pós-doutoral na UERJ (2011). Organizador dos livros “Os destinos do trágico: arte, vida e pensamento” (Autêntica) e “Artefilosofia: coletânea de textos estéticos” (Civilização Brasileira). É autor de diversos artigos publicados em periódicos especializados, bem como de capítulos de livros. Suas pesquisas atuais versam sobre o estatuto da filosofia moral na Teoria Crítica e sobre questões éticas e estéticas no cinema documentário.

EMERSON CRUZ DE OLIVEIRA
Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto de Educação Física, graduando em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou nas redes Municipais de Ouro Preto – MG e Ponte Nova – MG e na rede Estadual de Minas Gerais. Possui publicações e participou de eventos na área da licenciatura. Professor Associado da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto na qual já atuou como coordenado dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, atualmente preside no Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Educação Física.

GEORDANE CREPALDE PEREIRA
Aluna do Curso de Licenciatura Letras Língua Portuguesa – ICHS – UFOP e ex-bolsista do PIBID/UFOP.

GILMAR PEREIRA DOS SANTOS
Licenciado em Química e doutor em Ciências: Química Inorgânica, é professor da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (coordenador – 2018 a 2020), na linha de pesquisa “Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem de Química”. Participou como coordenador do subprojeto de Química (2010 a 2013) e coordenador Institucional no PIBID UFOP (2013 a 2019).

JANE APARECIDA DE OLIVEIRA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação. Foi supervisora do PIBID em 2011 e 2012.

JAQUELINE APARECIDA DE SOUZA
Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, graduanda em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestranda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou na rede privada de Mariana – MG. Possui publicações e participou de eventos na área da licenciatura.

LAURA FARAGE DE FREITAS GUMIERO
Aluna da Graduação, Curso de Licenciatura Letras-Língua Portuguesa – DELET/UFOP.

LEIDIANE NEIVA
Aluna do Curso de Licenciatura Letras Língua Portuguesa – ICHS – UFOP e ex-bolsista do PIBID/UFOP.

LETÍCIA SÁ OLIVEIRA REIS SILVA
Aluna do Curso de Licenciatura Letras Língua Portuguesa – ICHS – UFOP e ex-bolsista do PIBID/UFOP.

LUANA VELOSO TOLENTINO ALVIM
Aluna do Curso de Licenciatura Letras Língua Portuguesa – ICHS – UFOP e ex-bolsista do PIBID/UFOP.

LUIZ PRAZERES
Graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto; Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais; e Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor do curso de letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente participa de 03 trabalhos de pesquisa, 02 de extensão universitária, é coordenador do PIBID Língua Portuguesa; atua no ensino de língua materna no nível superior e na formação de professores, com ênfase em leitura e avaliação. Atua nas seguintes áreas: educação, avaliação sistêmica nos níveis fundamental, médio, superior, concurso público, ensino de língua portuguesa, língua portuguesa para estrangeiros, vestibular, edição, preparação e revisão de textos, coordenação de projetos de pesquisa em linguística aplicada.

MARCELO ROCCO
Professor Adjunto II da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Áreas de Licenciatura e de Bacharelado em Teatro, fixado no Departamento de Artes Cênicas (DEART). É coordenador do subprojeto PIBID-Artes (UFOP). É professor e orientador no PPGAC (UFOP) e do PPGAC (UFSJ). Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2008. Especialista em Pós-Graduação/ Latu Sensu em Pesquisa em Arte e Cultura, na Universidade Estadual de Minas Gerais UEMG – Escola Guignard em 2008. Graduado em Direção Teatral e em Artes Cênicas Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006.

MARIANA DE NASCIMENTO
Graduada em Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto.

MARLICE DE OLIVEIRA E NOGUEIRA
Doutora em Educação, é professora da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Desigualdades, diversidades, diferenças e práticas educativas inclusivas. Participou como coordenadora de área de gestão de processos educacionais no PIBID UFOP no período de 2014 a 2018.

NAYARA ROMAGNOLI SILVEIRA
Graduada em Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto.

ROSÁLIA PRICILA GUIMARÃES
Aluna da Graduação, Curso de Licenciatura Letras-Língua Portuguesa – DELET/UFOP.

SHEILA ALVES DE ALMEIDA
Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Orienta pesquisas no Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação no ICHS. Atuou como Professora do Ensino Fundamental por 15 anos em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. É membro do Conselho acadêmico e administrativo do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Até 2011 coordenou as atividades do PIBID Biologia na UFOP.

SOÉLIS TEIXEIRA DO PRADO MENDES
Doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG e licenciada em Letras, habilitação língua portuguesa e suas literaturas, pela mesma Universidade. Possui interesse pelas seguintes áreas de pesquisa: história da língua portuguesa em Minas Gerais: variação e mudança; sintaxe histórica; filologia românica; crítica textual; sociolinguística; ensino de língua portuguesa na educação básica, oralidade e escrita, estudo do léxico. Professora Adjunta do DELET/ICHS/UFOP: curso de graduação em Letras e da Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

VANDERLICE DOS SANTOS ANDRADE SÓL
Possui doutorado e mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG, graduação em Letras Licenciatura em Língua Inglesa pela UFOP. Atua como docente no Departamento de Letras da UFOP (Graduação e Pós-Graduação em Letras). É coordenadora do PIBID Subprojeto Inglês desde 2016. Tem experiência docente no Ensino Fundamental, Médio e no IFMG Ouro Preto (2006-2016). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Estrangeira. É autora do livro “Educação continuada e ensino de inglês: trajetórias de professores e (des)construção identitária” e organizadora do e-book “Multiletramentos no ensino de inglês: experiências da escola regular contemporânea”.

VÂNIA NEPOMUCENO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) – UFSJ. Professora Efetiva de Arte na Escola Estadual João dos Santos e Preceptora do Programa Residência Pedagógica – Artes (UFSJ). Atuou como professora de oficinas na Educação Integral e como professora de Geografia e Sociologia na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais desde 2006. Foi Professora Supervisora do PIBID – Teatro da UFSJ (2013-2018). Possui graduação em Teatro – Licenciatura pela UFSJ (2014), em Geografia – Licenciatura pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (2007) e MBA – Gestão Ambiental pela UFSJ (2009).

VITÓRIA MARIA COELHO VIANA
Aluna da Graduação, Curso de Licenciatura Letras-Língua Portuguesa – DELET/UFOP.