Capa do livro: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA GESTÃO ESCOLAR:  <br>integração de diferentes conhecimentos educacionais

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA GESTÃO ESCOLAR:
integração de diferentes conhecimentos educacionais

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Claudionor Santos da Silva - Edson Thomazin - Wanderlei Aparecido Gabriel (Orgs.)

livro impresso
de R$ 46,66 por
livro digital
de R$ 46,66 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A problemática da gestão financeira, a democratização da gestão escolar, a alimentação e o transporte escolar são discutidos logo nos primeiros capítulos da obra. Em fase de transição, porém, carregado de denúncias de corrupção a serem apuradas. Os fenômenos que ocorrem no país como a Educação a Distância e a questão da alfabetização e letramento têm lugar numa linguagem simples e clara de se entender. Os autores buscam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino numa perspectiva construtivista. A história do Ensino Superior no Brasil com seus tropeços e vitórias é contada assim como a questão da inclusão nesta fase do Ensino e entre os desafios encontra-se a gestão financeira das IES. No sétimo capítulo, os autores discorrem sobre o currículo na Educação de Jovens e Adultos – EJA, sua importância e sua forma de ser conduzida demonstram o respeito que os autores atribuem à Educação e o convite a um olhar mais aguçado a esta população. Também se traz o convite para a inclusão no currículo escolar, as noções basilares do direito material. A origem da avaliação escolar, seus significados e suas evidências em diferentes tempos históricos se fazem presente. As Experiências e Práticas Pedagógicas com Crianças também são discutidas e logo se fala sobre os desafios dos docentes no mundo globalizado. A biblioteca é discorrida sobre o olhar espacial de desenvolvimento da criatividade e do espírito crítico. As práticas de leitura são apresentadas, logo no capítulo seguinte é discutido a questão da cidadania e responsabilidade socioambiental. Com base na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, no vigésimo segundo e último capítulo, é realizada uma reflexão na formação crítica e contínua do professor.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3469-7
DOI: 10.24824/978854443469.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA GESTÃO ESCOLAR:  <br>integração de diferentes conhecimentos educacionais

Autores

ADRIANA BATISTA MACHADO
Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação (2016) pela Faculdade de Pinheiros (FAP) Licenciatura em Pedagogia (2015) pela Faculdade de Informática de Ouro Preto D’Oeste.

ADRIANA CAZANOVA DE ALVARENGA
Graduada Em Pedagogia Pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2012); Especialização em: Gestão Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL (2018); Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia – FATEC (2019); Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia – FATEC (2019); Novas Tecnologias Aplicadas a Educação pela FAVENI (2019).

ADRIANA CORREIA DE OLIVEIRA
Mestra, Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação. Professora de Geografia da Prefeitura Municipal de Nova Mamoré/RO. Docente do Ensino Superior. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GEIPAm. Membro do GEPGÊNERO/UNIR e da APECs-Brasil. Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

ANDREICE CARDOSO DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação (Universidade Del Sol – Unades – Paraguai, 2018).

BEATRIZ WOLFGRANN MESQUITA MENESES
Mestranda em Ciências da Educação (Universidade Del Sol – Unades – Paraguai, 2018). Especialista em Psicopedagogia Institucional – FAP – Faculdade de Pimenta Bueno (2009). Especialização em Ciências da Educação (2017) FAP – Faculdade de Pinheiros. Licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR (2008).

BENEDITO DE MATOS SOUZA JUNIOR
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP/2018). Especialização Lato Sensu em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial (2019/FAP). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro fundador do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

CHARLOT JN CHARLES
Mestrando em Geografia Universidade Federal de Rondônia – UNIR turma 2018. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (2015). Ministrou aulas de filosofia durante o ano de 2015. Atualmente ministra aulas particulares de francês e espanhol e tem interesse na pesquisa científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR. Tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais. Professor voluntário da Língua Portuguesa para um grupo de imigrantes haitianos na Cidade de Porto Velho-RO, desde novembro de 2017.

CHEILA CRISTINA DA SILVA
Orientadora Educacional. Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Escolar e Educação Infantil e Direito, ULBRA. Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior. EMERON. Especialização em Direito. EMERON. Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar. ICE.

CLAUDIA CLEOMAR ARAUJO XIMENES CERQUEIRA (ORGANIZADORA)
Doutoranda (2018-2021) e Mestra (2014-2016) em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharela em Ciências Contábeis pela UNIR (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Pólos no Brasil (APECS-Brasil). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED.

CLAUDINEI DA ROSA
Mestre em Ciencia da Educação pela FIG-Faculdade Integradas de Goiás (2019). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Especialista em Gestão de Recursos Humanos. Bacharel em Administração – Faculdades Integradas de Cacoal (2009. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Membro Fundador – APECS-Brasil (Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Professor Universitário. Atualmente professor do PRONATEC no SENAC/RO.

CLAUDIONOR SANTOS DA SILVA (ORGANIZADOR)

Mestrando em Ciências da Educação (Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai). Pedagogia pela Universidade do Tocantins – 2008; Especialização em: Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil (2011); Gestão da Educação: Habilitação em Administração, Supervisão, Inspeção Escolar, Coordenação Escolar e Orientação Educacional – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil (2015); e Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia – FATEC (2018). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

CLEBER CARLOS VIEIRA
Graduação em Normal Superior pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS 2009. Pós-Graduação em Gestão, Orientação e Supervisão com ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade de Rolim de Moura – Farol 2010.

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES (ORGANIZADORA)

Mestrado em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009); Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Membro do GEPGÊNERO/UNIR. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

EDILBERTO AMARANTE DA SILVA COSTA
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

EDSON PAIVA LEITE
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação, pela Faculdade de Pinheiros (2016), especialização em Tutoria Em Educação a Distância, pela Universidade Candido Mendes (2013), especialização em Gestão, Supervisão e Orientação escolar pela Faculdade Pimentense de Educação e Cultura(2008), especialização em Gestão e Docência em EaD pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e especialização em Língua Inglesa e Novos Conceitos em Educação: Teor pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena(2007). Possui graduação em Pedagogia. pela Faculdades dos Vales Euvira Dayrell (2017), graduação em Letras pela Faculdade de Educação de Colorado do Oeste(2006).

EDSON THOMAZIN (ORGANIZADOR)
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros (FAP, 2016). Bacharel em Tecnologia da Informação pela UNESC/Cacoal (2003). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2007).

ELIAS DE ARAUJO LOPES
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2010). Pós em metodologia e didática do ensino superior pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL) (2011), em Ciências da Educação pela Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE (2015).

ELIAS FERREIRA DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (2004).

ELIZETH SOUZA DA CRUZ DE MELO
Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Cândido Mendes, Conclusão – 2004. Licenciatura em Letras Língua Inglesa, conclusão – 2012. Licenciatura em Geografia, conclusão – 2005, ambas as licenciaturas pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Trabalha com Ensino Médio na Escola Pública há 25 pela SEDUC.

ÉRICA DE LIMA NASCIMENTO
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Jesus Maria José (FAJESU, 2006); Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2008).

FRANCIÉLI DA SILVA TOLEDO
Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – San Lourenzo – (2019). Paraguai; Especialista em Libras pela Faculdade de Manuque – FANAM (2014); em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017), Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Braz; Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2014). Funcionária Pública no município de Santa Luzia do Oeste.

FRANCISCA ELIZANDRA PALHETA GOMES
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Formada em Normal Superior pela Fametro-Faculdade Metropolitana de Manaus (2009).

HILDA ESTELA DE ARAÚJO
Gestão da Educação: Habilitação em Administração, Supervisão, Inspeção Escolar, Coordenação Escolar e Orientação Educacional – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil (2015). Educação com ênfase em Tradução e Intérprete de Libras na Faculdade de Pimenta Bueno (FAP, 2013).

IARA COUTO FERRAZ
Mestre em Ciência da Educação pela FIG-Faculdade Integradas de Goiás (2019). Pedagoga.

INÊS APARECIDA BATISTA MACHADO
Mestrado em andamento em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em: Ciências da Educação (FAP – Faculdade de Pinheiros); Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade Santo André; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Santo Amaro.

IZABEL LIANDRA PEREIRA MEIRELES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Graduação em Geografia/Universidades Estadual Estadual de Goiás (2002); Pós-Graduação em Orientação Educacional/Universidade Cândidos Mendes (2007).

JOSÉ SÉRGIO DOS SANTOS CARDOSO
Mestrando em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialista em Auditoria e Perícia Fiscal Contábil pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP (2013). Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Tocantins (2008).

LIELSON PINHEIRO TORRES
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2009). Atualmente é analista em pedagogia do Ministério Público do Estado de Rondônia, professor do ensino fundamental – Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Guaporé /Ro e professor/psicopedagogo. Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016.

LOURDES KALCK MARQUES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional com ênfase em atendimento educacional; espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional, ambas pela Faculdade Santo André (2016); Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Ji-Paraná (2015).

LUCIMAR DA SILVA
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS (2010) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – SESPA (2016). Especialização em: 1) Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental pela Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia – FATEC (2018). 2) Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros (FAP) – 2016; 3) Matemática – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil. 2015; 4) Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2013; 4) Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2011. 5) Ensino de Física – FUTURA (2018).

LUCIVÂNIA PISSOLATTO
Orientadora Educacional. Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Escolar e Educação Infantil e Direito, ULBRA. Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar. ICE.

MANUELINA RAMALHO FERREIRA
Mestrado em Gestão Ambiental – 2007/2010 pela Universidade Tecnológica Intercontinental – UTIC – PY Ley N. 822/96 La Universidad in Fronteras. Direção Internacional de Pós Graduação (2007-2010).

MARCOS LINO MONTALVÃO
Licenciado em Geografia (2010); Pós-Graduação em Metodologia e Didática no Ensino Superior, concluído em 2011.

MARIA DAS GRAÇAS SILVA NASCIMENTO SILVA
Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG -PR. Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo , da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero – GEPGENERO, É também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero – RLAGG, Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino-Americana – REGGILA.

MARIZA DE LIMA NASCIMENTO
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) (2003); especialista em Orientação Educacional pela Universidade Candido Mendes (UCAM) (2008); Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013).

NOELMA GUALITOLINI GONÇALVES
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em: Mídias na Educação pelo Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2012); Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Nanuque (2014); Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela Faculdade de Pimenta Bueno FAP/RO (2011), especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2016); Gestão da Educação: habilidade em Adm, Supervisão, Inspeção Escolar pela Faculdade de Nanuque (2015); e Metodologia da Língua Portuguesa e Educação Matemática nas Séries Iniciais pela Faculdade de Pimenta Bueno(2011). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP; Tecnóloga em Gestão Ambiental pela UNOPAR. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

NORA NEY DE LIMA DOS SANTOS
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2019); Especialista em educação matemática pela ESBAM (2006 ); Licenciatura em Matematica pela UFAM (2005) e Pegagogia pela FLATED em (2014); funcionária estadual (professora efetiva de matemática).

OTILIA DE OLIVEIRA DE GÓIS
Mestranda em Ciências da Educação pela Univerisdade Del Sol – Paraguai. Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Instituto de Ensino Superior da Amazônia – IESA (2006). Licenciatura em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2004).

RITA DE CÁSSIA SILVA GABRIEL
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Pó; Especialização em Coordenação Pedagógica e Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

ROZIMEIRE DE PAIVA LEITE DE LIMA
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade ISEIB de Betim (2017), graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2004), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2011), especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Candido Mendes (2014) e especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2005).

SANDRA REGINA DOS SANTOS SILVA
Possui graduação em Direito – Faculdades Integradas de Cacoal/RO (2010) e graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Cacoal/RO (1998), Cursando Formação pedagógica em Sociologia – UNOPAR. Atualmente é professora na área especificas pós graduação – Institutos Avançados de Pesquisas Educacional e professora de sociologia e filosofia da Escola Daniel Berg. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e Filosofia. Especialista graduada em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior, Ciências da Educação.

SILVANI FARIAS PEREIRA
Mestranda em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES, 2018. Graduada em pedagogia pela universidade Federal de Rondônia – Unir, 2007. Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Psicologia, pela universidade Farol – Rolim de Moura Rondônia, 2008, Especialista em LIBRAS pela Universidade Facimed – Cacoal Rondônia, 2013.

SÔNIA MARIA TEIXEIRA MACHADO
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professora do ensino básico, téc. Tecn. Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

VALCI MARIA ANTUNES FIENI

Mestranda em Ciências da Educação- Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE. Graduação em Pedagogia (2006) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP); Especialização em Gestão e Orientação Educacional (2006/FAP); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2006/FAP); MBA em Gestão Empresarial (2014) pela Fundação Getúlio Vargas.

VANDERLI ALVES DA SILVA FERREIRA

Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

WANDERLEI APARECIDO GABRIEL (ORGANIZADOR)

Mestrando em Ciências da Educação pela IAPE/UNADES, PY. Graduado em Pedagogia pela UNIR/RO – 2004, Especialização em Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016. Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno-RO, 2006; Tecnologias e Mídias na Educação pela UNIR/RO, 2008; Metodologia e Didática do Ensino Superior pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno, 2009; em Gestão Escolar pela UNIR/RO, 2015.