Capa do livro: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: <br> espaço de integração de diferentes saberes

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:
espaço de integração de diferentes saberes

Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Rita de Cássia Silva Gabriel - Lucimar da Silva - Rozimeire de Paiva Leite de Lima (Orgs.)

livro impresso
de R$ 46,66 por
livro digital
de R$ 46,66 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Os três primeiros capítulos tratam do Ensino Superior, os desafios e oportunidades para a formação crítica, o acesso do indígena nas universidades públicas e a formação continuada do professor; são discussões que levam o leitor a querer passar de um capítulo para o outro numa rica caminhada entre a teoria e a vivenvia dos autores. Do quarto ao vigésimo quinto capítulo é destacado a saga do movimento docente no universo da Educação. As novas tecnologias da informação e comunicação e o discurso da prática pedagógica é debatido com afinco. Desafios em áreas específicas como a Geografia, a Matemática e a Gestão Escolar também são destacados. Encontra-se, nesta obra, temas como a violência escolar, o envolvimento da família na formação e aprendizagem da criança. Outro assunto que chama atenção é a busca da formação como ferramenta de conhecimento e inserção no mercado de trabalho, assim como o capítulo que trata das obras de destaque como “Do espírito das leis”, de Montesquieu, e “O diálogo entre o ensino e a aprendizagem” de Weisz. A relevância da afetividade como método para a real inclusão escolar e a orientação vocacional e profissional contemplam as lacunas que há nas escolas enquanto das relações interpessoais, o que pode também ser encontrada no capítulo sobre os jogos como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem, seja para a alfabetização, seja para as disciplinas das ciências aplicadas. Porventura, se perderem a “esperança”, procure-a nas linhas desta obra; te convidamos também a conhecer os autores e, se os minicurrículos não forem o suficiente, faça uma viagem pelos currículos lattes, localizados na plataforma do CNPq. Boa leitura! Boa viagem!

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3470-3
DOI: 10.24824/978854443470.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: <br> espaço de integração de diferentes saberes

Autores

ADRIANA BATISTA MACHADO
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação (2016) pela Faculdade de Pinheiros (FAP) Licenciatura em Pedagogia (2015) pela Faculdade de Informática de Ouro Preto D’Oeste.

ADRIANA CORREIA DE OLIVEIRA
Mestre, Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação. Professora de Geografia da Prefeitura Municipal de Nova Mamoré/RO. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GEIPAm. Membro do GEPGÊNERO/UNIR e da APECs-Brasil. Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR.

ALEXANDRA APARECIDA RECH
Mestranda Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – Unades – Paraguay. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (2008).

ALTINO TEIXEIRA PACHECO
Mestre e Doutorando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – Unades – Paraguai (2018). Formação Normal Superior UEA, pós-graduação Meio Ambiente UFAM, gestão Ambiental FASE. Atualmente é Professor na rede pública do município de Presidente Figueiredo – AM.

ANA PAULA ALVES PEREIRA CAPPEL
Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (1996). Licenciatura em Matemática, pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (1997). Especialização em: 1) Educação Matemática – conclusão em 29/08/2003, pela Faculdade de Pimenta Bueno; 2) Gestão Escolar – conclusão em 2005, pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL; 3) Ciências da Educação, pela Faculdade de Pinheiros –FAP (2016); 4) Ciências da Educação – Universidade Del Sol – Paraguay.

BEATRIZ WOLFGRANN MESQUITA MENESES
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – Unades – Paraguai (2018). Especialista em Psicopedagogia Institucional – FAP – Faculdade de Pimenta Bueno (2009). Especialização em Ciências da Educação (2017) FAP – Faculdade de Pinheiros. Licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR (2008).

BENEDITO DE MATOS SOUZA JUNIOR
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP/2018). Especialização Lato Sensu em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial (2019/FAP). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro fundador do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

CLARICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES Paraguai (2016-). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Cursando Geografia (2016-) (UNOPAR); Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

CLAUDIA CLEOMAR ARAUJO XIMENES CERQUEIRA (ORGANIZADORA)
Doutoranda (2018-2021) e Mestra (2014-2016) em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharela em Ciências Contábeis pela UNIR (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Polos no Brasil (APECS-Brasil). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED.

CLAUDINEI DA ROSA
Mestre em Ciência da Educação pela FIG – Faculdade Integradas de Goiás (2019). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Especialista em Gestão de Recursos Humanos. Bacharel em Administração – Faculdades Integradas de Cacoal (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Membro Fundador – APECS-Brasil (Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm. Professor Universitário. Atualmente professor do PRONATEC no SENAC/RO.

CLAUDIONOR SANTOS DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Pedagogia pela Universidade do Tocantins – 2008; Especialização em: Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil (2011); Gestão da Educação: Habilitação em Administração, Supervisão, Inspeção Escolar, Coordenação Escolar e Orientação Educacional – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil (2015); e Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia – FATEC (2018). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

CLEONICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas de Cacoal (2005) Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC. Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES (ORGANIZADORA)
Mestrado em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009); Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Membro do GEPGÊNERO/UNIR. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

EDSON THOMAZIN
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros (FAP), 2016. Bacharel em Tecnologia da Informação pela UNESC/Cacoal (2003). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2007).

ELEONICE APARECIDA ALVES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai), Bacharel em Direito pela Faculdades Integradas de Cacoal (2010). Atualmente é advogada – Alves Advocacia e Consultoria Jurídica. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

ELIAS DE ARAUJO LOPES
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2010). Pós em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL) (2011), em ciências da educação pela Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE (2015).

ELISANGELA CREPALDI DE SOUZA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

ENRIQUE LÓPEZ
Bachiller en Ciencias y Letras. Colegio Nacional “Presidente Strossner” de Lima. Año. 1978-1983; Profesor de Educación Primaria. Instituto de Formación Docente de San Pedro del Ycua Mandyyu. Año 1986-1987; Profesor Guía (Orientación Educacional y Vocacional): Instituto Superior de Educación. Asunción. Año: 1996; Evaluador Educacional. Instituto Superior de Educación. Asunción. Año: 1997-1998; Licenciado en Ciencias de la Educación. Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). San Lorenzo. Año 2000-2002; Profesor de Lengua Guaraní. Ateneo de Lengua y Cultura Guaraní. Año 2001 – 2003; Curso de Post Grado en Didáctica Universitaria. Universidad Tecnológica Intercontinental. Año 2004; Máster en Ciencias de la Educación, Universidad Tecnológica Intercontinental. Año: 2004 – 2006; Doctor en Ciencias de la Educación, Universidad San Carlos. Año: 2007 – 2010; Evaluador de los aprendizajes (Evaluación Educativa) organizados por la OEI, desde su Centro de Altos Estudios Universitarios (CAEU) y el Ministerios de Educación y Cultura. 2011 (Curso de postgrado en línea); Especialista en Tecnologías Aplicadas a la Educación TIC, año 2017.

FRANCIÉLI DA SILVA TOLEDO
Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Del Sol – San Lourenzo – (2019). Paraguai; Especialista em Libras pela Faculdade de Manuque – FANAM (2014); em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017), Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Braz; Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2014). Funcionária Pública no município de Santa Luzia do Oeste.

GLAUCILENE TORRES ARRUDA BARRETO
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Licenciatura em Pedagogia (2003). Especialização em: 1) Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006); 2) Coordenação-Pedagogica pela Universidade de Brasília – UnB (2014).

GLÉCIA SANTOS DE OLIVEIRA
Mestranda Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – Unades – Paraguay.

GRACIELA CARVALHO DRUMOND
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso UFMT (2010)/ Especialista em Ciencias da Educação – Educação e Alfabetização pela Faculdades Integradas de Varzea Grande – FiVE (2011).

IARA COUTO FERRAZ
Mestre em Ciência da Educação pela FIG – Faculdade Integradas de Goiás (2019). Pedagoga.

INÊS APARECIDA BATISTA MACHADO
Mestrado em andamento em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em: Ciências da Educação (FAP – Faculdade de Pinheiros); Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade Santo André; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Santo Amaro.  

IZIDORIA SILVA DOS SANTOS AMORIM
Mestre em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2014-2016). Licenciatura em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2008-2012); Licenciatura em Letras Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação – FLATED (2011-2014); Especialização em Ciências da Educação pela Academia de Educação de Montenegro – AEM (2013-2015).

KAREM FRANCIELY DUTRA
Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT. Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED. Engenheira Ambiental pela Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC.

LOURDES KALCK MARQUES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional com ênfase em atendimento educacional; espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional, ambas pela Faculdade Santo André (2016); Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Ji-Paraná (2015).

LUCIMAR DA SILVA (ORGANIZADORA)
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental pela Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia – FATEC (2018). Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros (FAP) – 2016; em Matemática – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil. 2015; em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2013; em Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil. 2011. Licenciatura em Matemática pela Fudanção Universidade do Tocantins – UNITINS (2010).

MANOEL CARLOS BARRETO TEIXEIRA
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade da Região dos Lagos – FERLAGOS (2006); Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente – FACLEPP (2003).

MÁRCIA DIAS DOS SANTOS
Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia. Docente do Curso de graduação em Letras da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisadora na área de Educação Escolar Indígena e Literatura e educação.

MARIA DAS GRAÇAS SILVA NASCIMENTO SILVA
Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG-PR. Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo, da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero – GEPGENERO, é também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero – RLAGG, Rede Espaço e Diferença RED e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino-Americana – REGGILA.
 
MARIA ISABEL ELPATINO
Doutora professora da Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

MÔNICA BATISTA PINHEIRO
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Jesus Maria José – FAJESU (2006). Especialização em: 1) Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ; 2) Gestão Escolar pela Universidade de Brasília – UnB-DF.

NEIY SOLANGE ARAUJO
Especialização em Gestão Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2002) e especialização em Psicopedagogia pela Sociedade Regional de Educação e Cultura Ltda – FEC (1997); graduação em Pedagogia Plena pela Faculdade de Educação de Cacoal (1993). Atualmente (2017-2018) é Coordenadora Regional de Educação – Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

NORA NEY DE LIMA DOS SANTOS
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2019); Especialista em Educação Matemática pela ESBAM (2006); Licenciatura em Matematica pela UFAM (2005) e Pedagogia pela FLATED em (2014); Funcionária estadual (professora efetiva de matemática).

ODÁLIA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP); Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC).

OLINDA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC). Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP); Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros).

RITA DE CÁSSIA SILVA GABRIEL
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Especialização em Coordenação Pedagógica e Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

ROSANA DE OLIVEIRA NUNES NETO
Mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá/MT, e Gestão Escolar pelo IVE – Instituto Varzeagrandense. – Várzea Grande/MT. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1995). Coordenadora Pedagógica dos cursos da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED).

ROZIMEIRE DE PAIVA LEITE DE LIMA (ORGANIZADORA)
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade ISEIB de Betim (2017), graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2004), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2011), especialização em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Candido Mendes (2014) e especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2005).

RUAN DA CUNHA CARVALHO
Mestrando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES: Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED (2015); Pós-Graduação em Ciência da Educação (2017).

SANDRA REGINA DOS SANTOS SILVA
Possui graduação em Direito – Faculdades Integradas de Cacoal/RO (2010) e graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Cacoal/RO (1998), Cursando Formação pedagógica em Sociologia – UNOPAR. Atualmente é professora na área especificas pós-graduação – Institutos Avançados de Pesquisas Educacional e professora de sociologia e filosofia da Escola Daniel Berg. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e Filosofia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior, Ciências da Educação.

SILVANI FARIAS PEREIRA
Mestrando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES, 2018: Graduada em pedagogia pela universidade Federal de Rondônia – Unir, 2007. Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Psicologia, pela universidade Farol – Rolim de Moura Rondônia, 2008, Especialista em LIBRAS pela Universidade Facimed – Cacoal Rondônia, 2013, Mestranda em Ciências da Educação pela pós-graduação Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros (FAP)-ES, 29 de maio de 2017.

SÔNIA MARIA TEIXEIRA MACHADO
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professora do ensino básico, téc. Tecn. Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

VALCI MARIA ANTUNES FIENI
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE. Graduação em Pedagogia (2006) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP); Especialização em Gestão e Orientação Educacional (2006/FAP); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2006/FAP); MBA em Gestão Empresarial (2014) pela Fundação Getúlio Vargas.

VANDERLI ALVES DA SILVA FERREIRA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai.

VANUBIA SAMPAIO DOS SANTOS
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-UEM/PR. Mestra em Educação pela UFMT. Docente do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, UNIR/Campus Ji-Paraná. Pesquisadora do GPEA, tem experiência na formação de docentes indígenas, pesquisa e orienta estudos relacionados a temática Educação Escolar Indígena na Amazônia; Estudos da Infância indígena, currículo, concepção e prática pedagógica; Alfabetização, Cultura escrita e Interculturalidade.

VANUSA MENDONÇA GOMES
Mestrando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES. Licenciada em Pedagogia. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (1999). Campina Grande. Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pela Faculdades Integradas Matogrossenses de Ciências e Humanas (2007).

WANDERLEI APARECIDO GABRIEL
Mestrando em Ciências da Educação pela IAPE/UNADES, PY. Graduado em Pedagogia pela UNIR/RO – 2004, Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno-RO, 2006; Tecnologias e Mídias na Educação pela UNIR/RO, 2008; Metodologia e Didática do Ensino Superior pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno, 2009; em Gestão Escolar pela UNIR/RO, 2015.

WILLIMIS ALVES PEREIRA
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2014). Possui Pós-Graduação em Piscicultura na Amazônia Brasileira (2015). Pós-Graduação em Educação, Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental (2017), ambas pela Faculdade Santo André (FASA). Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018). Pós-Graduação em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade Federal de Brasília (2018). Pesquisador dos Grupos de Estudos Geografia Socioambiental (Unir). Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia (Unir) ambos ligados as grandes áreas da Geografia.