Autores: Jussara Martins Albernaz
Temas instigantes são abordados neste livro. Os artigos foram escritos por educadores e pesquisadores que procuram entender o processo de ensinar a aprender, tecido com o apoio de ambientes virtuais de aprendizagem, presentes em escolas e instituições acadêmicas. Eles representam parte dos estudos do grupo NIEPACIS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social), coordenados pela professora Doutora Jussara Martins Albernaz, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Foram selecionados os que tangenciam a informática educativa e a tecnologia computacional, mantendo a linha de interesse geral do grupo pelos processos de ensino-aprendizagem. Alguns examinam atividades que envolvem mais diretamente alunos e professores do ensino fundamental, inclusive alunos especiais, avaliando diferentes recursos utilizados, sobretudo lúdicos, construções e estratégias elaboradas, com o apoio de softwares educativos livres ou proprietários; outros se debruçam sobre políticas de uso computacional em escolas e a implantação de sistemas computacionais livres, analisando entraves, dificuldades e possibilidades, que impactam as atividades em sala de aula. Também são examinados e avaliados aspectos variados do ensino a distância em cursos de especialização oferecidos a professores. Há estudos sobre a produção de alunos do ensino básico com recursos tecnológicos e da Internet, mediados por contato presencial ou à distância, inclusão digital de idosos e uso da tecnologia computacional, inclusive por alunos de altas habilidades/superdotação do ensino fundamental.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-270-2
DOI: 10.24824/978858042270.2
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 326
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Jussara Martins Albernaz
Doutora em Psicologia, com pós-doutorado em Educação, ambos pela USP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela EHESS de Paris, com Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia (Université de Paris V – Renée Descartes), e especialização
Danielli Veiga Carneiro Sondermann
Doutoranda em Educação e Mestre em Informática pela UFES. Técnologa em Processamento de Dados, e Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Serra, onde leciona para os cursos superiores de Informática. Atua no Centro de Educação a Distância (CEAD) do Ifes como designer instrucional, já foi coordenadora da produção de material e coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Doriedson Alves de Almeida
Doutorando em educação no GEC do PPGE-FACED-UFBA e Mestre em educação pela UFES. Professor no Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Investiga as implicações das redes digitais de comunicação para os processos de ensino e aprendizagem, políticas para uso das TIC em escolas públicas e movimentos culturais populares
Eliana Maria da S. Madeira Lourenço
Mestre em Educação pela UFES e graduação em Pedagogia pela FAFIC – Colatina. Especialista
Juares Dutra da Silva:
Mestrando em Educação pela UFES. Licenciado em Física pela UFMG.
Professor do ensino médio na rede particular e pública de ensino.
Isaura Alcina Martins Nobre
Doutoranda em Educação e Mestre em Informática pela UFES. Professora do Ifes- Campus Serra, onde foi coordenadora dos cursos superiores em Tecnologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, na modalidade presencial (2004/08) e em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a Distância (Ifes/UAB, 2006 /09). Hoje coordena o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação a distância do Ifes/Serra.
Maria da Graça von Kruger Pimentel
Mestre em Educação pela UFES. Pedagoga e Psicopedagoga, com atuação clínica e institucional. Professora de Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu. Consultora na área de Educação. Coordenadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Núcleo Espírito Santo.
Monica Costa Arrevabeni
Mestranda em Educação pela UFES, Tecnóloga em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Especialista
Samuel Paganoto Duarte
Mestre em Educação pela UFES. Atua em diversas instituições de ensino públicas e privadas, produzindo, coordenando e assessorando o desenvolvimento de projetos pedagógicos que utilizam a tecnologia como meio de produção e interação. Na educação a distância, trabalha como tutor, professor e administrador de ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de pós graduação.
Sandra Maria de Aguiar Rocha
Mestre em Educação pela UFES. Assistente Social, graduada pela UFES. Professora de Cursos de Graduação e Pós- Graduação Lato Sensu. Professora responsável pelo projeto de extensão da Faculdade Aberta para Terceira Idade. Investigo interações e mediações em ambiente virtual de aprendizagem.
Rosemary C. F. da Costa Mancuso
Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela UFES. Atuou com pedagoga pela Prefeitura Municipal de Vitória. Atualmente é Coordenadora de turno de uma escola de ensino fundamental desse mesmo município.
Sebastião Luiz Batista
Mestrando em Educação - UFES, Especialista em Engenharia da Informação - UFES, Graduado em Administração - FAESA. Coordenador da Gestão Educacional de Educação Básica do Centro Educacional Primeiro Mundo.
Vanessa Battestin Nunes:
Doutoranda em Educação, Mestre em Informática e Bacharel em Ciência da Computação, todos pela UFES. Professora do Ifes - Campus Serra, leciona para os cursos superiores de Informática e já foi coordenadora dos mesmos. Atua no CEAD/Ifes (Centro de Educação a Distância), onde já exerceu diversos papéis e hoje é coordenadora de Tutoria da Pós-graduação em Informática na Educação, na modalidade a distância.