Capa do livro: HISTÓRIA ENSINADA:  <br>uma Prosopografia do Ensino de História, no Brasil

HISTÓRIA ENSINADA:
uma Prosopografia do Ensino de História, no Brasil

Autores: Paulo Augusto Tamanini (Org.)

livro impresso
de R$ 52,00 por
livro digital
de R$ 52,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Πρόσωπο (Prôsopo) no idioma grego significa rosto, semblante, face.
Temas variados, perspectivas múltiplas, objetos novos, fontes inéditas fazem da História Ensinada um rosto que se olha, buscando aperfeiçoar o que vê, no vasto reflexo da didática e do conhecimento interdisciplinar.  
Na tentativa de descrever esse rosto tão conhecido, ao mesmo tempo tão púbere, a História aqui refletida quer ser aquela que passeia nas salas de aula, procurando um lugar junto aos alunos, tão jovens e curiosos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3604-2
DOI: 10.24824/978854443604.2
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

HISTÓRIA ENSINADA:  <br>uma Prosopografia do Ensino de História, no Brasil

Autores

ANA MEYRE DE MORAIS
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Graduada em Pedagogia pela UERN. Membro do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq).

ANNA RAFAELLA DE PAIVA DANTAS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFRN). Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em História do Brasil pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá.

CLÉIA MARIA ALVES
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do (PROFEPT) IFRN. Possui graduação em História (licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2003). Possui Especialização em Metodologia do Ensino no Instituto Superior de Educação de Cajazeiras Paraíba (2005-2006). Professora de História na rede Estadual de ensino do Rio Grande do Norte.

DANIEL SYLLAS PEREIRA SOUSA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Graduado em Pedagogia pela UERN.

ENOCK DOUGLAS ROBERTO DA SILVA
Mestre em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em História pela Universidade Potiguar (UNP). Membro do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq). Professor do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação do Ceará.

FRANCINALDO RITA DA SILVA
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, associação ampla UERN, UFERSA, IFRN. Graduado em Letras Português – Inglês pelo Centro Universitário Don Domênico (UNIDON) SP.

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
Professor titular do IFRN, Campus de Mossoró. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). Possui graduação em História (UFPB) e Doutorado em Educação (UFRN). Líder do Grupo de Estudos em Ensino e Práticas Educativas (GENPE/IFRN).

GISLÂNIA DIAS SOARES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora da rede municipal de ensino de Mossoró – RN. Membro do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq).

GUILHERME PAIVA DE CARVALHO
Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN).

JANAINA VALÉRIA PINTO CAMILO
Graduada em História pela Universidade Federal do Pará (– UFPA). Mestrado e Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também realizou Estágio Pós-doutoral no Departamento de História. Professora Substituta de História do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Mossoró.

JONATHAN DIÓGENES COSTA
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq/UFERSA).

YOMARA FEITOSA CAETANO DE OLIVEIRA FAGIONATO
Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq – Nível 1A. Doutora em História do Tempo Presente (UDESC); Membro do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina (OEMESC); Integrante do Grupo de pesquisa: Cultura Escolar, História e Tempo Presente (UDESC); Integrante do Laboratório de Didática e Ensino de História, da Universidade Regional de Blumenau – LADIH/FURB.

MARCELO BEZERRA DE MORAIS
Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSNSINO – UERN/UFERSA/IFRN); membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM).

MARIA APARECIDA DIAS LIMA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora da rede municipal de ensino de Mossoró – RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)Biográficas em Educação – GEPNAE.

MARIA DO SOCORRO SOUZA
Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UERN/UFERSA/IFRN). Professora da rede estadual e municipal de ensino de Mossoró – RN. Atua no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) e no Núcleo de Tecnologia Educacional Jerônimo Rosado (NTE). Membro do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq).

OCIMARA FERNANDES NEGREIROS OLIVEIRA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN), Professora de curso técnico na Universidade Potiguar. Graduada em Administração de Empresas, Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, 2010. Membro do Grupo de Pesquisas Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq).

PAULO AUGUSTO TAMANINI
Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq). Membro do Athens Institute for Education and Research (ATINER) e do Athens Center for Classical & Byzantine Studies (Atenas, Grécia). Doutor em História (UFSC), com Estágio Pós-Doutoral em História (PNPD/CAPES/UFPR).

RISALVA FERREIRA NUNES DE MEDEIROS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), associação ampla UERN, UFERSA, IFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq). Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte.

ROGÉRIO LUIZ DE SOUZA
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Professor titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina e professor colaborador do Doutorado em Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa. É pesquisador internacional do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa e pesquisador do CNPq.

SILENE FERREIRA CLARO
Professora no Programa Pós-Graduação de História da Faculdade Campos Salles – SP. Pós-Doutora em História pela FFLCH-USP (2016). Doutora em História Social pela FFLCH-USP (2008). Bacharel e Licenciada em História pela FFLCH-USP (1998-9).

SIMONE MARIA DA ROCHA
Doutora em Educação. Docente do departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino-POSENSINO UFERSA/UERN/IFRN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação (GPENAE/UFERSA/CNPq). Pesquisadora e Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, (Auto)Biografia e Representações (GRIFAR-UFRN-CNPq). Membro-fundadora da Associação Norte-Nordeste de História de Vida e Formação (ANNHIVIF – 2007).

VANUSA MARIA GOMES NORONHA
Membro do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq/UFERSA). Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN); Especialista em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia-UERN. Professora do Ensino Básico da Rede Pública da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Norte.