Autores: Janina Sanches - Marcos Ferreira-Santos - Rogerio Almeida (orgs.)
Este é um livro que trata o museu como espaço de conhecimento e cultura. Expandindo as possibilidades museológicas, os autores sustentam que o museu é também local de sensibilidades, diversidades, fluxos de comunicações e posições políticas. Frente aos desafios propostos pelas mudanças na contemporaneidade para a educação, a museologia e a estética, esta é uma leitura fundamental para professores, mediadores, artistas, educadores, arquitetos, sociólogos, antropólogos, curadores, produtores culturais, comunicadores, profissionais cuja motivação para o trabalho sejam as artes de ensinar e aprender.
Alguns textos têm caráter mais crítico e formal, outros tratam de desvelar o que se apresenta como futuro possível das complexidades
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-297-9
DOI: 10.24824/978858042297.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Andrea Cavinato é doutora em Educação pela FEUSP com a tese “Processos de Criação: Teatro e Imaginário”. Atriz e contadora de histórias atua com o grupo Caixa de Fuxico desde 1999. Mestre e Especialista
Cesar Zamberlan é mestre
Cristina Carvalho é doutora em Educação pela PUC-Rio, Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio, onde também coordena o Curso de Especialização
Daniel Dobrigkeit Chinellato possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e mestrado em Filosofia pela University College London (2009). Atualmente é doutorando em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas na área de Fundamentos Teóricos e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência estética, fenomenologia da percepção, filosofia analítica (estética), educação do sensível, fundamentos filosóficos da Arte-Educação.
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira possui graduação
Louis José Pacheco de Oliveira é doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, pela qual é mestre (1999). É professor adjunto-II da Universidade de Santo Amaro e pesquisador do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) da FEUSP. Atua nas áreas de Educação e Filosofia, com pesquisas sobre Pós-Modernidade, Teoria do Sujeito, Filosofia Trágica, Itinerários de Formação e Pedagogia da Escolha. É autor de Simplicitate, Dos Homens, Blefe: o gozo pós-moderno e Coisas.
Janina Sanches é Pós-Doutora em Filosofia da Educação intercultural, pela FE-USP (2010); possui Doutorado em Educação: currículo, pela PUC-SP (2006), Mestrado em Educação: formação de professores, pela Faculdade de Educação – FE/USP (2003), Especialização no ensino da arte e da cultura pela ECA-USP (1998) e graduação
Maria Christina de Souza Lima Rizzi possui graduação
Marcos Ferreira-Santos é Livre-docente em Cultura & Educação – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Professor de Mitologia Comparada e Professor visitante de Mitohermenéutica nas Universidad Complutense de Madrid, Autónoma de Madrid, Universität Ramón Llull (Barcelona), Universidad San Buenaventura-Cali (Colombia), Universidad Metropolitana de Ciencias de
Rogério de Almeida é professor na Faculdade de Educação da USP. Lidera o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) e participa como pesquisador do Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura) e do CICE (Centro de Estudos sobre Imaginário, Cultura e Educação). Graduado em Letras (1997) e doutor em Educação (2005), ambos os títulos pela Universidade de São Paulo. Trabalha com temas ligados à Antropologia do Imaginário, à Pedagogia da Escolha, à Literatura como processo de formação e à Filosofia Trágica.
Sirlene Giannotti é Mestre pela Faculdade de Educação da USP (2008), autora da dissertação: “Dar forma é formar-se”; é antropóloga (PUC-SP); pesquisadora sobre os processos criativos da arte. Atua em cursos de capacitação na área de arte-educação e na monitoria de exposições em Museus
Sonia Kramer é professora do Departamento de Educação da PUC-Rio, onde coordena o Curso de Especialização