Capa do livro: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores: Ana Paula Brito - Cassio Vale - Leila Sousa (Orgs.)

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Sinopse

A obra contribui para o diálogo das relações entre o público e o privado na educação que foi acelerada no país a partir da reforma do aparelho do Estado. O Estado, então, deixa de ser promotor para ser regulador e avaliador das ações da área social em que as entidades e os sujeitos do Terceiro Setor passam a promovê-las a partir de parcerias público-privadas. Estes sujeitos seriam, em tese, pontes entre o Estado e o mercado na condução de políticas para melhorar a vida da população. Entretanto, com o passar dos anos os problemas da educação brasileira continuam os mesmos, como baixos índices educacionais, infraestrutura inadequada das escolas públicas, baixa remuneração dos docentes enquanto que os sujeitos ditos sem interesses financeiros ampliam sua participação na definição da educação via Organizações Não Governamentais (ONG’s), criam pacotes prontos e manuais a serem comprados pelo setor público como sendo soluções mágicas, definem o que deve ser ensinado por meio do currículo e tentam fazer com que a educação pública conduza suas ações na mesma perspectiva das empresas que trabalham com mercadoria.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3493-2
DOI: 10.24824/978854443493.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2016). Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2010). Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2003). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe) e vem se dedicando a produções com os seguintes temas: Estado e educação, Qualidade da educação e Educação em Direitos Humanos.

ADRIELY CORDEIRO LIMA VIANA
Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), na linha de Políticas Públicas Educacionais do Instituto de Ciências da Educação (ICED). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Licenciada em Pedagogia pela UFPA. É associada da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É colaboradora voluntária nas pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPOGE) e do Grupo de Estudos em Gestão e Financiamento da Educação (GEFIN), grupos vinculados ao PPGED/ICED/UFPA. É professora pela Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED).

ANA PAULA BATISTA DA SILVA BRITO
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2019), atuante na linha de pesquisa de Políticas Públicas Educacionais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Integra a rede de pesquisa Universitas / BR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES / UFPA.

ANTONIO SOUSA ALVES
Doutor em Educação na Linha de Pesquisa de Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2015). Mestre em Educação também pela UFPA (2011). Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade Integrada de Amparo (2005). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2004) e Graduado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão - IFMA (2004). Tem experiência na área de Educação. Atualmente, é professor Adjunto II da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL atuando em cursos de Graduação e pós-graduação. Atua, ainda, como Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Líder do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEPED) e Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe/ UEMA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Estado; Educação, Direito e Democracia; Política Educacional; Administração e Gestão de Sistemas Educacionais; Gestão Escolar; Financiamento da Educação; Economia e Educação.

CASSIO VALE
Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), na linha de políticas públicas educacionais. Licenciado em Pedagogia pela mesma instituição e foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq por quatro anos. É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca). Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQE/UEMA) e professor externo da UFPA.

DALVA VALENTE GUIMARÃES GUTIERRES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora Associada da graduação e da pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Pará e foi Diretora adjunta do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará de 2014 a 2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas e unidades Educacionais, atuando como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: democratização da educação, gestão de sistemas e unidades educacionais, Financiamento da Educação e controle social de recursos da educação, carreira e remuneração do magistério.

FABÍOLA BOUTH GRELLO KATO
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFPA) atuante na linha de pesquisa de Política Públicas Educacionais. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013) atuante na linha de pesquisa Estado, Políticas públicas da educação e Formação Humana; Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) atuando na área de concentração em Fundamentos da Educação dentro da temática de políticas para educação superior. Especialista em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação pela Universidade Federal do Pará (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005).

FRANCISCO WILLAMS CAMPOS LIMA
Pedagogo pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Especialista em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG; Mestre e Doutor em educação na linha de Políticas Educacionais pela UFPA. Presidiu o Conselho Municipal de Educação de Ananindeua - PA, no período de 2008 a 2013, tendo coordenado a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME, no Estado do Pará, de 2009 a 2012. Atualmente, é professor da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e vice-líder do Grupo de Estudos e pesquisas em Ensino Religioso na Amazônia- GEPERA, além de ser pesquisador Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe / UEMA). Coordena o Fórum Estadual de Educação - FEE/PA e a Comissão de Avaliação e Monitoramento do Plano Estadual de Educação. Nos últimos anos vem realizando pesquisas na área das políticas educacionais e da formação docente.

FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano Y Caribeño - Havana Cuba (1999), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília (2011). Atualmente, é professor Adjunto III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus de Imperatriz. Tem experiência na área de Didática, Fundamentos Educacionais e Pesquisa Educacional.

GENILDA TEIXEIRA PEREIRA AMARAL
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), na linha de políticas públicas educacionais. Possui especialização em Gestão Universitária pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) e graduação em Pedagogia pela UFPA.  Atualmente é servidora técnica da Universidade Federal do Pará.

LEILA MARIA SOUSA COSTA
Mestrado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) na linha de políticas públicas educacionais; graduação em Licenciatura em Pedagogia- UFPA. Possui experiência como Assistente Administrativo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará- SEDUC-PA (2011-2013). Foi Bolsista de Iniciação Científica OBEDUC/ CAPES E é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES -UFPA).

LENNON MARTINS PEREIRA
Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação para as Relações Etnicorraciais. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação - UFPA. Professor da rede Municipal de Educação de Belém, no ensino Geral e Informática Educativa. Atuou como Conselheiro Escolar, no planejamento e Gestão da Escola, sindicalizado pelo Sindicato dos Educadores do Estado do Pará e integrante Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA).

LUCIANO VAGNER DA SILVA MACIEL
Discente do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). Atualmente é monitor da disciplina “História da Educação” e é bolsista de iniciação científica da FAM em uma parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe/UEMA).

MARIA DO SOCORRO VASCONCELOS PEREIRA
Doutoranda Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Políticas Públicas Educacionais da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela UFPA (2010). Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA (2005) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Atua como membro do Fórum Municipal de Educação de Abaetetuba/PA, Integrante da Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação e pesquisadora Grupo de Pesquisa GEPESEED. Professora efetiva da educação básica no município de Abaetetuba/PA e na docência do Ensino Superior atua com temas como Legislação Educacional, Planejamento, Avaliação, Política, Gestão e Financiamento da Educação.

MARIA SIMONE RIBEIRO DA SILVA CRUZ
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de políticas públicas educacionais. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003) e atualmente é servidora efetiva como Especialista em Educação do quadro da SEDUC/PA.

WILLON COSTA RODRIGUES
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM) onde também exerceu atividades administrativas. Tem interesses na área de políticas públicas educacionais na educação básica.