Capa do livro: OS REFUGIADOS DA TERRA:  <br>uma problemática ético-política inspirada nas abordagens freireanas

OS REFUGIADOS DA TERRA:
uma problemática ético-política inspirada nas abordagens freireanas

Autores: Evelyn de Almeida Orlando - Peri Mesquida - Valdir Borges (Orgs.)

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Sinopse

Impulsionados pelas celebrações do jubileu de ouro de Pedagogia do Oprimido, em 2018, obra-prima do insigne e renomado brasileiro Paulo Freire e, na antevéspera do centenário do nascimento, em 2021, desse andarilho da esperança e arauto da libertação integral do ser humano pela via da educação, oferecemos aos leitores esta recente reflexão. Detivemo-nos na vigência e na atualidade das abordagens freireanas visando denunciar a mais grave e hodierna crise migratória mundial, que é uma crise humanitária, a dos refugiados da terra, a qual, a nosso modo de ver, é fruto da indiferença da humanidade,  por isto, tratada como uma problemática ética e política.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3560-1
DOI: 10.24824/978854443560.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

OS REFUGIADOS DA TERRA:  <br>uma problemática ético-política inspirada nas abordagens freireanas

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES
EVELYN DE ALMEIDA ORLANDO

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Escola de Educação e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro: histórias e políticas (PUCPR) e Membro do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação no Brasil (UFRB). Coordenou o projeto Igreja Católica e circulação de saberes pedagógicos: intelectuais, impressos e práticas educativas (CNPq/Edital Ciências Humanas e Sociais) e coordena atualmente os projetos Educação, Gênero e Cristianismo: circulação, representação, formação e práticas femininas em cenário religioso e educativo (CNPq/Edital Universal) e Intelectuais católicas na cena pública paranaense: caminhos de legitimação e modos de fazer da condição feminina (Fundação Araucária/Produtividade em Pesquisa). Apresenta trabalhos regularmente na área de História da Educação, em âmbito nacional e internacional. É coorganizadora do livro Mulheres em Trânsito: intercâmbios, formação docente, circulação de saberes e práticas pedagógicas e organizadora do livro Histórias da Educação Católica no Brasil e em Portugal.

PERI MESQUIDA
PHD em Ciências da Educação pela Université de Genève, Suíça. É, também pós-doutor em educação pelas Universidades de Genève e Fribourg. Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e professor visitante (invité) das Universidades de Genève e Fribourg, na Suíça. É autor de obras, como Hegemonia Norte-americana e Educação Protestante no  Brasil; As Matilhas de Hobbes: as armadilhas da pedagogia por competência; Piaget e Vygotski, um diálogo inacabado, assim como de artigos e capítulos de livros na área da filosofia e da história da educação.  Coordena o projeto de pesquisa “Fundamentos Históricos, filosóficos e políticos da teoria e da prática pedagógica em Paulo Freire: o educador como intelectual”.

VALDIR BORGES
Nascido em Criciúma, Estado de Santa Catarina, em 1964. Graduado em Filosofia (1985) e Matemática (1990), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR. Em 1998 graduou-se em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, na cidade de Santiago, destacando-se com o prêmio Matrícula de Honor, por ser o melhor aluno do curso de Teologia no ano de 1996. Em 2006 obteve o título de Mestre em Filosofia e, em 2010, o grau de Doutor em Educação, ambos pela PUCPR, onde se desempenha como Professor do Curso de Filosofia da Escola de Educação e Humanidades desde 2008. É autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia, Educação, Ética, Teologia e Direitos Humanos. Participa efetivamente, desde 2017, do grupo de pesquisa sobre a Formação continuada dos gestores das instituições de educação do Estado do Paraná. O referido grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: mestrado e doutorado da PUCPR. O Professor Valdir Borges conjuga harmonicamente, o magistério didático-pedagógico com o ministério pastoral, um amplia e ressignifica o outro. Seus trabalhos estão nucleados pela Ética, a partir de um dos maiores filósofos do século XX, o vienense Ludwig Wittgenstein e, pelo insigne educador brasileiro de renome mundial, Paulo Freire, as mútuas implicações entre Ética e Educação. Seu último livro: A reconstrução de uma ética pedagógica libertadora à luz de Paulo Freire, editado em 2013 pela editora CRV de Curitiba foi um sucesso de vendas e divulgação no Brasil.
 
SOBRE OS AUTORES
ABDELJALIL AKKARI

Doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra da qual é professor e diretor de um grupo de pesquisa sobre educação internacional. Ele também é consultor regular da UNESCO e de outras organizações internacionais. Foi professor assistente na Universidade de Maryland Baltimore County (Baltimore, Estados Unidos). Suas pesquisas estão voltadas para estudos sobre cooperação internacional, planejamento educacional e educação multicultural, temas de livros dos quais é autor.

AGNALDO BARBOSA DUARTE
Possui graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2011) e graduação em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2006). Mestrando em Teologia pela PUCPR, com pesquisa sobre Educação Jesuíta. Colabora no Colégio Nossa Senhora Medianeira dos Jesuítas e no Programa MAGIS Brasil, a ação apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil junto aos jovens.

ALEX VICENTIM VILLAS BOAS
Investigador Principal, membro da Diretoria e responsável pela coordenação científica do CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e Professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa (2019-2024). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), dos anos de 2017-2019. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Professor Livre Docente na área de Teologia do Programa de Pós-Graduação em Teologia (PPGT) e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) na PUC PR. Editor da Teoliterária - Revista Brasileira de Literaturas e Teologias.

ANDRÉ LUIZ BOCCATO DE ALMEIDA
É Pós-Doutor em teologia pela PUC-PR (2019). Doutor em teologia moral e bioética (Pontifícia Universidade Lateranense - Academia Afonsiana - Roma em 2016)). Mestre em Teologia (PUC-SP em 2009). Especialização (Lato Senso) em Educação Sexual (UNISAL-SP em 2009). Bacharel em Teologia (Escola Dominicana de Teologia - afiliada à Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino em 2008). Licenciado em Ciências Sociais (FAFICA-PE em 2004). Curso de Filosofia. Psicanalista de formação freudiana clássica (IBCP). Atualmente se interessa pelo problema da ética nas suas relações com os problemas bioéticos emergentes, a psicanálise (subjetividade e objetividade da afetividade humana nas decisões morais); fundamentos de uma ética da psicanálise e a formação da consciência moral do sujeito pós-moderno; a relação entre a ética das virtudes e os paradigmas éticos contemporâneos; a relação entre corpo e ética na contemporaneidade. É membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM). É membro do grupo de pesquisa Teopatodiceia (PUC-PR). É líder do grupo de estudos (grupo de pesquisas em breve) chamado PHAES (Pessoa Humana, Antropologia, Ética e Sexualidade), na PUC-SP. Endereço do ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0547-5879. Conclui o estágio de pós doutorado (PUC-PR) em 2019 com uma pesquisa intitulada “Ética e teologia no horizonte da consciência crítica: uma proposta de formação da subjetividade segundo o paradigma teológico de Santo Tomás de Aquino e pedagógico de Paulo Freire”.

ELISIANI VITÓRIA TIEPOLO
Formada em Letras e Mestre em Literatura Brasileira pela UFPR. Doutora em Educação, pela PUCPR. Professora da Licenciatura em Linguagem e Comunicação, na UFPR, Setor Litoral.

JULIANO PEROZA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (2001), mestrado (2009) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Atualmente é professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, pensamento utópico, neoliberalismo e formação de professores.

LUIZ ALBERTO DE ALCÂNTARA
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na linha de pesquisa;”História e Políticas da Educação”, com o tema: “Estratégias para efetivação da gestão democrática escolar”. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na linha de pesquisa “História e Políticas da Educação”, com o tema: “Gestão administrativa escolar e a formação dos gestores administradores escolares”. Coordenador Pedagógico do Ensino Média no Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração. Membro do Projeto de Pesquisa Formação dos Gestores escolares das Instituições de Educação no Paraná. PUCPR.

MYRIAM RADHOUANE
Doutora em Educação. Trabalha como Professora Assistente e pesquisadora na Universidade de Genebra, Suíça. As suas pesquisas estão nucleadas pela educação intercultural, diversidade cultural na educação do Professor e na diversidade linguística. Ela se interessa pelas relações entre educação intercultural e justiça social.

ROBERTO LUIS RENNER

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Possui graduação em Pedagogia pela PUCPR (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Bacharel em Teologia pelo Instituto e Seminário Bíblico Irmãos Menonitas 1995 (Convalidação em Teologia pela Faculdade FIDELIS, 2015). Atualmente é professor da FAEL- Faculdade Educacional da Lapa nas disciplinas de Avaliação, Gestão Escolar, Educação no Espaço não Escolar. Professor de Teologia do Centro Universitário Internacional, UNINTER, nas disciplinas de Cristologia, História da Educação e Livros Proféticos. Professor de filosofia do Grupo Eureka.