Capa do livro: DO DIÁLOGO ENTRE POLÍTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ÀS PRÁTICAS <br> Coleção Formação do professor e políticas educacionais <br> Volume 3

DO DIÁLOGO ENTRE POLÍTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ÀS PRÁTICAS
Coleção Formação do professor e políticas educacionais
Volume 3

Autores: Romilda Teodora Ens - Cassiano R. Nascimento Ogliari - Roberto Luis Renner (Orgs.)

O Grupo de Pesquisa: Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em conjunto com uma rede de pesquisadores parceiros de Programas de Pós-Graduação de instituições nacionais e internacionais, de professores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos, estudantes de iniciação científi¬ca e graduandos integrantes do grupo de pesquisa POFORS/PUCPR, o qual integra a Cátedra da UNESCO sobre Profi¬ssionalização Docente e a Cátedra Serge Moscovici, coordenada pelo CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação da Fundação Carlos Chagas/São Paulo) articulou as discussões e pesquisas que formam este livro. A rede aqui formada buscou promover uma reflexão que traduz a interface entre Políticas Educacionais e Representações Sociais, com posicionamento crítico e rigor acadêmico dos autores em torno das limitações, contradições presentes nos textos, que repensam a formação continuada, a leitura na escola, a avaliação em EAD e a música na escola que exigem a mediação de formadores, ancorada em ações voltadas à formação de homens e mulheres cientes das transformações sociais e econômicas da sociedade.

Impresso
de R$ 78,78 por
R$ 60,60
Digital
de R$ 78,78 por
R$ 55,15

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3718-6
DOI: 10.24824/978854443718.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DO DIÁLOGO ENTRE POLÍTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ÀS PRÁTICAS <br> Coleção Formação do professor e políticas educacionais <br> Volume 3
ANA PAULA DE MORAES DE SIQUEIRA
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR na linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela PUCPR. Membro do grupo de pesquisa Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS). Participa do Projeto de Pesquisa: Políticas de Formação de Professores, Representações Sociais sobre inserção, Trabalho Docente e Profissionalização no Espaço Escolar na PUCPR, que integra o projeto sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação da Fundação Carlos Chagas), além de desenvolver pesquisas em formação de professores, políticas educacionais e representações sociais. Atua como professora na Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Medianeira de Curitiba e na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Está realizando curso de especialização em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER.

CASSIANO R. NASCIMENTO OGLIARI
Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Pós-doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Licenciado em Pedagogia e em Matemática com especialização em Metodologia do Ensino de Matemática. Pesquisa atualmente no campo da formação de professores, em especial, o impacto da formação de professores sobre as práticas docentes considerando as relações de poder que ocorrem nas instituições escolares, passando pelo conceito de habitus, bem como pelo conceito de recontextualização proposto por Bernstein e de Representações Sociais por Moscovici. Possui trabalhos que discutem a formação de professores desde políticas de formação até relações mais específicas que envolvem a sala de aula e seu cotidiano. Participa do Grupo de Pesquisa: Políticas, Formação de Professores e Representações Sociais (POFORS) na PUC/PR.

CÉLIA SOUZA DA COSTA
Doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Participa dos Grupos de Pesquisa: Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais; Fundamentos Epistemológicos das Políticas Educacionais e a Problemática da Escola na Contemporaneidade; do Grupo Pensamento Educacional Brasileiro: História e Políticas e do grupo Bioética e Educação na linha de pesquisa Bioética, ciência e sociedade. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAPP) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É especialista em Docência do Ensino Superior e especialista em Educação Especial e Inclusiva. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia; graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo; Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na docência e elaboração de projetos, trabalha com educação especial e inclusiva, patrimônio cultural, educação profissional e mídia (Tv, rádio, impresso e rede sociais). Bolsista CAPES.

CÉSAR GERÔNIMO TELLO
Profesor en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata). Diplomado Superior en Gestión Educativa (FLACSO-Argentina). Magíster en Políticas y Administración de la Educación (Universidad Nacional de Tres de Febrero). Doctor en Ciencias de la Educación (UNLP). Director de la Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Director Editorial de la Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, RETEPE. Miembro del Núcleo de Investigación sobre Conocimiento y Política Educativa (NICPE), del Centro de Estudios Interdisciplinarios en Educación, Cultura y Sociedad (CEIECS-UNSAM), del International Group on Comparative Monitoring of the Implementation Policies of the Right to Education, del Grupo de Pesquisa em Sociología da Educação de la Pontificia Universidade Católica Paraná, Brasil, del grupo de pesquisa Políticas Educacionais e Práticas Educativas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, del Equipo de Investigación “Internacionalización de la Educación” del Departamento de Teoría e Historia de la Educación y pedagogía social de la Universidad de Sevilla. Profesor de las universidades nacionales de La Plata, Tres de Febrero y San Martín. Y Director de Investigación y Desarrollo de la Universidad Nacional de Tres de Febrero.

EDINA DAYANE DE LARA BUENO
Doutoranda em Educação pela (PUCPR), na linha de pesquisa de história e política de educação. Participa do grupo de pesquisa Políticas, Formação de professor e Representações Sociais (POFORS), coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens, vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Socais, Subjetividade e Educação (SIERSEd) da Fundação Carlos Chaga/FCC e a Cátedra da UNESCO sobre Profissionalização Docente. Participa do grupo de pesquisa Bioética e educação, na linha de pesquisa Bioética ciência e sociedade. Graduada em Pedagogia na PUC/PR em 2015, ao longo dos 4 anos de graduação realizou pesquisas de iniciação científica como bolsista do CNPQ em 2013 e 2014. Mestre em Educação pela (PUCPR) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Medicina escolar, Ensino e aprendizagem, Gestão escolar, Representações Sociais, Políticas Educacionais, História da educação matemática e tecnologia. Bolsista CAPES.

ELSA MARIA MENDES PESSOA PULLIN
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Londrina, com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora aposentada na Universidade Estadual de Londrina (PR). Atuou em cursos de licenciatura e no mes­trado em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR). Conta com vasta experiência acadêmica e admi­nistrativa junto a cursos de graduação e pós nas áreas de Psicologia e Educação. Temáticas de pesquisa: linguagem e educação; representa­ções sociais e educação; leitura: estratégias e práticas de leitura.

FLÁVIA BRITO DIAS
Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, na linha de pesquisa História e Políticas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Licenciatura plena em Letras – Português/Francês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (1994). Especialista em Metodologia de Ensino Superior (IBEPEX) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNICURITIBA). Atualmente é Coordenadora do curso de Letras Português-Espanhol, Segunda Licenciatura e Formação Docente em letras da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL, professora nos cursos de Letras e Pedagogia das Faculdades Integradas Santa Cruz. Membro do grupo de pesquisa: o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cátedra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.

JAQUELINE LESINHOVSKI TALAMINI
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, na Linha Cultura, Escola e Ensino (2009). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2004). Especialização em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). É professora da rede pública de ensino do município de Araucária e professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ensino Superior – FANEESP.

JAQUELINE SALANEK DE OLIVEIRA NAGEL
Doutoranda e Mestre em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialista em Educação infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e em Gestão e Educação Ambiental pela SPEI (2012). Atualmente é Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, atuando no Departamento de Ensino Fundamental, DEF, na gerência de Gestão Escolar.

JOCIANE EMÍDIA SILVA GERONASSO
Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2012), na linha de pesquisa História e Políticas Educacionais e Graduada em Letras Português/Inglês (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Licenciada em Pedagogia pela UNINTER (2018). Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pelo IBPEX (2004) e MBA em Gestão de Organizações Educacionais pela Faculdade OPET (2006). Atualmente pós-doutoranda pela PUCPR e professora dos anos iniciais e finais da Prefeitura Municipal de Araucária, atuando como Diretora do Departamento de Articulação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas, Formação de Professores e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra o projeto sobre Profissionalização Docente e coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores e representações sociais.

JUCIMARA BENGERT LIMA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha Políticas e Gestão da Educação, tendo como objeto de pesquisa a Formação de Professores. Pós-graduada em Artes Visuais: Cultura e Criação (SENAC). Possui graduação em Artes Visuais/Computação Gráfica pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e graduação em Educação Artística pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG). É professora de Arte na Rede Municipal de Educação – Araucária/PR, ocupou a função de Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (SMED) de 2005 a 2008, de 2009 a 2011, de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Arte e Formação de Professores. Atualmente é coordenadora pedagógica na Rede Municipal – SMED/Araucária.

LEILA CLEURI PRYJMA
Doutora em Educação pela UNESP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, graduada em Letras, com especialização em Gestão Escolar, Psicopedagogia Escolar, Clínica e Institucional. Professora de Português e Inglês de Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação. Professora de Especialização dos cursos de Neuropedagogia, Psicopedagogia, Gestão Escolar, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia e Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica. Ampla experiência na área da Educação, com ênfase em Leitura, Produção de Texto e Metodologia da Ação Docente. Atuando principalmente nos seguintes temas: processo de ensino aprendizagem, elaboração de questões para vestibulares e concursos, formação e formação continuada de docentes, correção de redação de vestibular, e identidade do professor do século XXI. Atualmente, trabalha como docente do Instituto Federal do Paraná – Campus Pitanga. Membro do grupo de pesquisa: Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR.

MARIA DE FÁTIMA BARBOSA ABDALLA
Licenciada em Letras (USP), Música (UFRJ) e Pedagogia. Especialização em Comunicação/New York University. Mestre e Doutora em Educação (USP) e Pós-Doutora em Psicologia da Educação (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISANTOS e líder do Grupo de Pesquisa/CNPq “Instituições de Ensino, Políticas e Práticas Pedagógicas”. Membro da ANFOPE, ANPAE, ANPEd, da Latin American Studies Association (LASA), da Red Educativa Mundial (REDEM) e da Rede Internacional de Investigação sobre Formação de Professores (RIIFOPE). Pesquisadora do Centro Internacional de Estudos sobre Representações Sociais e Subjetividade-Educação/CIERS-ed/FCC, Cátedra UNESCO – Profissionalização Docente.

ROBERTO LUIS RENNER
Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Possui graduação em Pedagogia pela PUCPR (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Bacharel em Teologia pelo Instituto e Seminário Bíblico Irmãos Menonitas 1995 (Convalidação em Teologia pela Faculdade FIDELIS, 2015). Atualmente é professor da FAEL- Faculdade Educacional da Lapa nas disciplinas de Avaliação, Gestão Escolar, Educação no Espaço não Escolar. Professor de Teologia do Centro Universitário Internacional, UNINTER, nas disciplinas de Cristologia, História da Educação e Livros Proféticos. Professor de filosofia do Grupo Eureka. Membro do grupo de pesquisa: Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cátedra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.

ROMILDA TEODORA ENS
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia e Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária – Paraná. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, na linha História e Políticas da Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, participando do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade – Educação (CIERS-ed). Membro do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS) – PUC-SP. Integrante da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.

SABRINA PLÁ SANDINI
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG e Doutoranda em Ciências de La Educación pela Universidade Nacional e La Plata – UNLP/Argentina. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Santa Amélia – SECAL. Especialista em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Tem experiência em diferentes níveis de ensino e, atualmente é professora colaboradora do curso de pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná.

THALITA VIANNA DE LIMA
Graduanda de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atuou na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental I. Atualmente, desenvolve atividades pedagógicas com o segundo ano do Ensino Fundamental I e faz parte do PIBIC com o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “Dissertações e teses do PPGE/PUCPR-2017 em interface com a formação de professores”. Membro do grupo de pesquisa: Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cátedra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.

TIAGO MADALOZZO
Professor do curso de Licenciatura em Música da Unespar – campus de Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná). Doutor em Música pelo programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (2019) e Mestre em Comunicação e Linguagens pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (2009). Possui graduação em Música – Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atua na capacitação de professores e como pesquisador na área de educação musical, com interesse nas áreas de educação musical infantil, educação musical na escola e formação de docentes em música.

VIVIAN DELL’ AGNOLO BARBOSA MADALOZZO
Professora do curso de Licenciatura em Música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e diretora da Alecrim Dourado Formação Musical. Doutoranda em Estudos da Criança – Educação Musical pela Universidade do Minho em Braga, Portugal. Mestre em Música (2013) e graduada em Música – Educação Musical (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical Infantil, atuando principalmente na área de educação musical, formação de professores, musicalização infantil e relação família-escola. Membro do grupo de pesquisa: Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cátedra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.