Capa do livro: EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESTADOS BRASILEIROS: <br> trajetória e política

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESTADOS BRASILEIROS:
trajetória e política

Autores: Debora Cristina Jeffrey - Josias Ferreira da Silva (Orgs.)

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Sinopse

O livro "Educação Integral em estados brasileiros: trajetória e política" apresenta uma coletânea de artigos que analisam a medida em estados brasileiros, entre os anos de 2010 e 2017. Compreende que a iniciativa, apesar das inúmeras interpretações e formas de organização, pautou-se na cooperação federativa vertical estabelecida entre os entes federados e na cooperação horizontal, constituída junto à sociedade civil. Esse tipo de cooperação e seus desdobramentos são destacados na obra, com ênfase: na trajetória das matrículas nesse tipo de organização, no uso e na divulgação dos dados educacionais oficiais, no processo de implementação, no discurso que permeou a política, nos efeitos desta na gestão escolar, no processo de governança filantrópica, bem como na participação da sociedade civil organizada na efetividade da medida. A obra é destinada aos profissionais da educação, aos pesquisadores(as) e aos(as) estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação interessados na temática.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3771-1
DOI: 10.24824/978854443771.1
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESTADOS BRASILEIROS: <br> trajetória e política

Autores

DRA. DEBORA CRISTINA JEFFREY
Professora Livre Docente (MS5.1) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Vice-Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, análise de políticas e programas educacionais, avaliação de sistemas educativos, gestão educacional e educação de jovens e adultos.

DR. JOSIAS FERREIRA DA SILVA
Doutor: FEF/UNICAMP (2010); Pós-doutorando: FE/UNICAMP – 2018/2019, com Estágio Pós-dou- toral na UNC/Universidad Nacional de Córdoba (2019); na UBA/Uni- versidad de Buenos Aires (2019); na UNM/Universidad Nacional de Moreno (2019); Mestre em Educação: PUC/Campinas/SP (2000); Psicopedagogo: FPA/SP (1998); Graduado em Pedagogia: FAR/SP (1994); Licenciado em Letras: FAR/SP (1992) e Docente UERR/RR, membro do Grupo de Pesquisa GEPALE/FE/UNICAMP.

ADRIANA PERSIANI
Doutora em Educação – FE/Unicamp. Mestre em Geografia pela FFLCH/USP. Graduada e licenciada em Geografia pela FFLCH/USP. Diretora Educacional na rede municipal de Campinas/SP.

LÍVIA MOURA DELFINO DA COSTA
Mestra em Educação na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas (UFS, 2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos estudos de políticas públicas de educação relacionados ao financiamento e programas federais. Ocupa o cargo de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, desde 2008.

ADOLFO RAMOS LAMAR
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Blumenau (FURB).

CÉLIA REGINA APPIO
Mestre em Educação pela Universidade de Blumenau (FURB).

DANILO SIMONI
Mestrando em Educação na Universidade de Blumenau (FURB), na linha de Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais.

GÉLCI ROSTIROLLA
Mestre em Ciência da Informação (UFSC).

TAIANI VICENTINI
Mestranda em Educação na Universidade de Blumenau (FURB), integrante do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação – Educogitans. Bolsista FAPESC.

TAÍS ALINE EBLE
Mestre em Educação na Universidade de Blumenau (FURB), na linha de Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais.

FABIO PERBONI
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFGD).

ÉBERSON TEIXEIRA ROSA
Discente do Programa de Pós–Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFGD).

JAQUELINE DA CONCEIÇÃO CAMARGO
Mestranda em Política Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – (FE/Unicamp). Graduada em Pedagogia pela FE/Unicamp. Professora de História pela Secretaria Estadual de Educação – SEE/SP e pela Prefeitura Municipal de Monte Mor. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional – GEPALE/FE- Unicamp e do Coletivo Negro com Práticas Pedagógicas em Africanidades – CONEPPA.

MARIANE EDUARDA BERNARDES
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional – GEPALE/ Faculdade de Educação – Unicamp. Graduanda em Pedagogia pela FE/Unicamp.

CAROLINA MACHADO D´AVILA
Doutoranda e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional – Gepale, da Faculdade de Educação da Unicamp e docente do ensino básico, técnico e tecnológico no IFSP-Câmpus Boituva.

ADRIÂNGELA SILVA DE CASTRO
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA (2017). Possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2019), graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2011) e graduação em Gestão em Jornalismo – Faculdades Integradas do Tapajós (2007). Atualmente é secretária executiva da Universidade Federal do Oeste do Pará.

MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2005). Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina – Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES – (2013). É Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA.

ROBSON BONFIM SAMPAIO
Mestrando em Educação na Pós-Graduação da Faculdade de Educação – Unicamp, Pesquisador do GEPALE e foi monitor do PIBIC-EM 2017/2018.

VANESSA DIAS ALVES
Pedagoga e foi monitora do PIBIC-EM 2017/2018.

SABRINA S. VALADÃO
Estudante participante do PIBIC-EM 2017/2018.

LETÍCIA D. CORTESIA
Estudante participante do PIBIC-EM 2017/2018.

ISABELA R. LEITE
Estudante participante do PIBIC-EM 2017/2018.