Capa do livro: HAUS FRÜHER HILFEN UNIRV: <br> casa de intervenção precoce para crianças em necessidades especiais e seus familiares – Instituto de Educação Superior de Pesquisa e Formação Multiprofissional para o Desenvolvimento Humano

HAUS FRÜHER HILFEN UNIRV:
casa de intervenção precoce para crianças em necessidades especiais e seus familiares – Instituto de Educação Superior de Pesquisa e Formação Multiprofissional para o Desenvolvimento Humano

Autores: Alexandre Avelino Giffoni Junior (Org.)

livro impresso
de R$ 61,00 por
livro digital
de R$ 61,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O Dr. Giffoni Junior (Org.) apresenta os resultados da pesquisa Intervenção Pedagógico-Didática e Bibliográfica do seu Pós-Doutorado na UniSiegen e na Haus Früher Hilfen (Alemanha). O Projeto visa a construção de um instituto superior de pesquisa e formação profissional para a intervenção precoce a crianças em necessidades especiais e aos seus familiares, pela UniRV (Brasil).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3800-8
DOI: 10.24824/978854443800.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

HAUS FRÜHER HILFEN UNIRV: <br> casa de intervenção precoce para crianças em necessidades especiais e seus familiares – Instituto de Educação Superior de Pesquisa e Formação Multiprofissional para o Desenvolvimento Humano

Autores

ADRIANO JOSÉ HERTZOG VIEIRA
Doutor em Educação: Aprendizagem, Currículo e Formação Docente (2014/UCB); Mestre em Educação: Currículo, Cultura e Sociedade (2003/UNISINOS); Bacharel e Licenciado em Filosofia (1998/UNILASALLE); Licenciado em Pastoral Catequética (1992/UNILASALLE); Curso Técnico em Magistério (1990/CEL); Formação em Psicanálise Clínica (2007/ANPC); Formação em Acompanhamento e Discernimento Vocacional (1998/UNILASALLE). Atualmente é Diretor do Instituto Transdisciplinar de Formação Saber Cuidar. Assessor Pedagógico da Editora Edebê Brasil (desde 2014). Assessor Pedagógico da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Passo Fundo/RS (desde 2014). Consultor Para a Formação Docente na Rede Salesiana de Escolas do Brasil (desde 2014); Atuou como Docente no Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília (UCB) de 2003 a 2015. Nesta instituição, foi Diretor de Programas de Pastoral (2007 a 2009), Diretor do Curso de Pedagogia (2009 a 2012), Diretor de Programas Comunitários e de Extensão (2012 a 2014). Na UCB, também participou do Comitê Assessor de Extensão (2003 a 2006), Comissão Própria de Avaliação (2004 a 2009), Conselho Consultivo da Reitoria (2007 a 2011) e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (2009 a 2011). Coordenou o Projeto Sonho Possível, que criou a Escola Fundamental La Salle de Sapucaia do Sul/RS (1997 a 2002). Foi professor de Ensino Fundamental 1 em 1990/91, de Ensino Fundamental 2 de 1994 a 1998 e Ensino Médio de 2002 a 2003. É membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Ecologia dos Saberes, Docência e Transdisciplinaridade. Autor do livro Eixos Significantes: Ensaio de Um Currículo da Esperança na Escola Contemporânea? (Brasília: Universa, 2008), Organizador com Maria Cândida Moraes e Juan Miguel Batalloso do livro A Esperança da Pedagogia: Paulo Freire: Consciência e Compromisso? (Brasília: Liberlivro, 2012). Autor de inúmeros artigos científicos. Palestrante e conferencista em nível Nacional e Internacional. Temas que aborda: Pensamento Complexo e Transdisciplinaridade; Formação Docente; Aprendizagem; Extensão Universitária; Currículo; Pedagogias Inovadoras. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão, da UniRV/CNPq.

ALBERTO BARELLA NETTO
Doutorando em Administração pela UNISINOS/RS; Mestre em Administração pela UNI-FACEF – Centro Universitário de Franca, tendo título de Mestre em Gestão Empresarial, linha de pesquisa em Desenvolvimento Regional; atualmente é Pró-Reitor de Administração e Planejamento da UniRV – Universidade de Rio Verde. Atua na área de Gestão com ênfase em Finanças, Custos e Gestão do Ensino Superior. Possui diversos trabalhos apresentados e publicados em eventos científicos, além de ministrar aulas em programas de Pós-Graduação Lato Sensu.

ALEXANDRE AVELINO GIFFONI JUNIOR
Pós-Doutor em Educação-Universidade de Siegen, Alemanha (2018-2019); Doutor em Educação-PUC GO (2014) e Mestre em Educação Brasileira-UFU (1994). Graduação: Letras Português/Inglês-UFU (1982). Líder do G. P. Educação Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão-Universidade de Rio Verde-UniRV/CNPq; integra o G. P. Teorias da Educação e Práticas Pedagógicas-PUC GO/CNPq. Especialização: Letras-PUCMG (1986), Cooperativismo-UNISINOS (1987); Gestão Coop. de Saúde-PUCGO (2000). Professor/Pesquisador da UniRV (desde 1992).

ANA CRISTINA PAES LEME GIFFONI CILIÃO TORRES
Psicóloga e Pedagoga pela UFU – Uberlândia. Mestre em Educação pela UEM – Maringá. Doutorado em Educação pela USP – São Paulo. Pós-Doutorado em Psicologia pela UNESP- Assis. Docente e Pesquisadora do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UEL – Londrina. Áreas de atuação: Psicologia Escolar e Educacional; Saúde e Educação.

ANDRIÉLI DE CÁSSIA FERREIRA DOS SANTOS TREICHEL
Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÒ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), especialista em Educação ênfase em Educação Especial pela Faculdades de Itapiranga (FAI-Faculdades). Participa do Grupo de Pesquisa denominado “Desenvolvimento Regional, Política Pública e Governança” vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da UNOCHAPECÓ.Participa do Grupo de Pesquisa “Educação Superior: ensino, pesquisa e extensão” vinculado a Universidade de Rio Verde – UNIRV. Atua como docente do curso de graduação em Pedagogia do Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues – ISEAR.

BERND FICHTNER
Formação de professor para as disciplinas em Letras e Filosofia.  Doutorada em Pedagogia. Prof. Titular da Universidade de Siegen, Criador do programa internacional de doutorado em Pedagogia na Universidade de Siegen. Professor visitante em diversas Universidades no Brasil e na Europa.

DIVA JÚLIA SOUSA DA CUNHA SAFE COELHO
Professora adjunta DE da Universidade Federal de Goiás, Regional Cidade de Goiás. Pós-Doutorado na área de Direito Constitucional Comparado, pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (Bolsista PNPD/CAPES). Doutora em Ciudadania y Derechos Humanos pela Universidad de Barcelona – UB, mestre em Filosofia Politica pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Se graduou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MINAS. Advogada OAB/GO: 31.202. Membro permanente do Grupo Internacional de Pesquisa em Cultura, História e Estado (GIRCHE) da Universitat de Barcelona- UB. Membro do Grupo de Estudos de Sociologia Fiscal – GESF/UFG. Membro dos Grupos de Pesquisa: 1- Processo Fraterno e Direito do Agronegócio; 2: Educação Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão, da UniRV/CNPq. Membro permanente do Laboratório Americano de Estudos Constitucionais Comparados (LAECC), junto ao CNPq.

ERIKA PEREIRA MACHADO
Pós-doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás – UFG/GO. Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO (2014). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UnB/DF (2006). Especializações em Psicomotricidade pelas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul (2002) e Metodologia e Didática na Educação Superior pela Faculdade Almeida Rodrigues (2004). Graduação em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul (2000). Professora Titular na UniRV-Universidade de Rio Verde, Diretora da Faculdade de Fisioterapia/UniRV (segundo mandato) – Portaria Reitoria n. 12-R/2019, Membro e Vice-Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA.

KARINA VOLPI FURTINI BOLDRIN
Engenheira Agronôma, formada pela Universidade Federal de Lavras, Doutora em Fitotecnia, com ênfase em Floricultura e Paisagismo, pela mesma Instituição e programa sanduiche em Cornell University, EUA. Possui pós-doutorado na mesma área, e atualmente é professora da Faculdade de Design de Interiores da Universidade de Rio Verde.

MARCELO AUGUSTO ROZAN DOS SANTOS
Doutorando e Mestre pela Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho” – UNESP na linha de pesquisa Materiais e Processos de Fabricação. Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Dom Pedro II, atualmente é Professor Adjunto I pela Universidade de Rio Verde – UniRV pelas Faculdades de Design, com ênfase em Projetos Arquitetônicos, Eco design, Sustentabilidade, Bioengenharia, Biomateriais, Engenharia Reversa e Manufatura Aditiva.

MARTIN GROEGER
Coordenador do Grupo de Pesquisa de Química da Universidade de Siegen. Coordenador do Laboratório FLEX – Laboratório ao Ar Livre de Ciências Naturais e Química da UniSiegen. Professor de Didática da Química da UniSiegen. Coordenador de diversos Simpósios e autor de vários trabalhos científicos na área da Química.

SEBASTIÃO LÁZARO PEREIRA
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1987), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é REITOR da Universidade de Rio Verde. Tem experiência na área de Ciência Política. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciencias Sociais: Política, reforma do Estado, globalização, neoliberalismo, regionalismo, Política Econômica e Administração Pública em Geral.

SUELI PEREIRA CAIXETA
É formada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), em Teologia Pastoral pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (1994), com Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2011) e Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2016). Atualmente, é professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde e Diretora-gerente do Instituto de Treinamento Transdisciplinar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Psicanálise, Angústia Psicológica, Desenvolvimento Humano, Adolescência, Teorias da Aprendizagem, Universidade e Transdisciplinaridade. Membro do Grupo de Pesquisa: Ensino Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão, UniRV / CNPq.

ULRICH EXNER
Desde o inverno de 2002: Professor IV para Design e Design de Interiores na Universidade de Siegen. Arquiteto AKH e BDA. 1978-1979: Design Gráfico / Münster.1979-1985: Design de Interiores na Universidade de Ciências Aplicadas Lippe em Detmold.1989: estudou Arquitetura na Städelschule / FfM, estudante de mestrado do Prof. Peter Cook.1985-1989: associado freelancer para vários escritórios de arquitetura.1990: Fundação do escritório de arquitetura INDEX Architekten em Frankfurt / M. 1992: Professor Adjunto de “Fundamentos do Design” na FH Detmold.1995-1998: Professor FH Wiesbaden. Desde 1996: membro do BDA. 2004: nomeação como professor titular da UniSiegen. 2008: Nomeado Reitor da Universidade de Siegen. Tem liderado diversas mostras e instalações em bienais com o Departamento de Música e o Departamento de Arquitetura da UniSiegen, na Alemanha e outros países. É vencedor de diversos prêmios e concursos na Alemanha e diversos outros países. Desde 2005: docente na Universidade de Yildis, Istambul, Turquia. Desde 2006: Presidente do Conselho da Städelschule Städelschule, Frankfurt. Desde 2007: líder do projeto Designlabor Bremerhaven. http://www.index-architekten.de/uliexner.0.html

VALÉRIA QUEIROZ FURTADO
Pós-Doutorado em Educação Física pela UNICAMP, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP, especialista em Neuropsicologia pela USP, Graduada em Psicologia pela Unesp -Bauru, Docente e Pesquisadora do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UEL- Londrina, Área de Atuação: Psicologia escolar e educacional.

WOLFGANG WOERSTER
Desde 1990, Wolfgang Wörster projeta e gerencia o centro interdisciplinar de intervenção precoce e aconselhamento familiar “Haus Früher Hilfen” em Wiehl (perto de Colônia) e a equipe multiprofissional se concentra em crianças com problemas de desenvolvimento específicos e circunscritos. O espectro etário inclui crianças desde o nascimento até a escolaridade e seus cuidadores primários e secundários.Depois de treinar como educador, estudou Pedagogia Social e Ciências da Educação nas Universidades de Siegen e Marburg, de 1978 a 1985. Em 1989, obteve seu Doutorado em paralelo à administração de um trabalho integrador e projeto de treinamento para jovens desfavorecidos na Universidade de Siegen sobre o tema do Desenvolvimento de Atividades de Aprendizagem. A publicação trata de questões sobre aspectos do desenvolvimento na primeira infância. Nesse contexto, a perspectiva da criança sobre seu próprio desenvolvimento no contexto do paradigma histórico-cultural está no centro das atenções. Conceitualmente, ele trabalha em questões das condições e efeitos da alienação no desenvolvimento do vínculo, na auto eficácia e no desenvolvimento de novas formas de cooperação profissional.