Capa do livro: EPISTEMOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: <br> fundamentos e aplicações

EPISTEMOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL:
fundamentos e aplicações

Autores: Marcos Antônio Martins Lima - Ana Cléa Gomes de Sousa (Orgs.)

livro impresso
de R$ 45,90 por
livro digital
de R$ 45,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro “Epistemologias para a avaliação educacional: fundamentos e aplicações” apresenta referenciais epistemológicos que são basilares para compreender a avaliação educacional na atualidade, sobretudo os sistemas de avaliação instituídos na Educação Básica e Superior.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3536-6
DOI: 10.24824/978854443536.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EPISTEMOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: <br> fundamentos e aplicações

Autores

ALESSA MENEZES SAMPAIO BARBOSA
Graduada em Psicologia (UNIFOR); Especialista em Terapia Cognitivo- -Comportamental (COGNITIVO); Integrou o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/UFC).

ALINE MOTA ALBUQUERQUE
Doutoranda em Sociologia pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Administração de Empresas e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração de Empresas.

ANA CLÉA GOMES DE SOUSA
Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior/Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutoranda em Educação Brasileira na Linha de Avaliação Educacional/UFC. Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Coordenadora Técnico-Pedagógica no IFCE campus de Sobral.

ANA PAULA DE SOUSA LIMA
Graduada em Pedagogia. Mestranda em Educação Brasileira na linha de Avaliação Educacional na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE) FACED/ UFC.

ANA PAULA DE VASCONCELOS OLIVEIRA TAHIM
Professora da Faculdade Cearense – FaC (2014 – atual). Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Cearense (2017 – atual). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE) – UFC/CNPQ (2009 – atual). Doutora em Educação Brasileira na linha de Avaliação – FA- CED/UFC. Mestre em Educação Brasileira na linha de Avaliação – FACED/ UFC. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Sete de Setembro – Fa7 (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

ANA PAULA MARTINS ALBUQUERQUE
Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Direito – Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Direito e Processos Tributários – Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e, também, em Contabilidade e Planejamento Tributário – Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Bacharelado em Direito – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordenadora Geral Adjunta do e professora do Curso de Direito – Centro Universitário Christus. Membro da Associação Brasileira do Ensino do Direito.

CARLA NAYANE FIDELES DE LIMA LOPES
Graduada em pedagogia pela UFC. Graduada em Administração /ATENEU. Bolsista PIBIC. Membro e colaboradora do grupo de pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/UFC). Professora no Ensino Fundamental na rede privada de Fortaleza.

CLAUDIA TEIXEIRA GADELHA
Psicóloga Clínica. Mestre em análise experimental do comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em psicologia pela UFC, com especialização em Saúde Mental pela UECE.

DALMÁRIO HEITOR MIRANDA ABREU
Doutorando em Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2018), Especialização em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2006), Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará.

DENIZE DE MELO SILVA
Doutoranda em Educação Brasileira (UFC); Mestra em Educação Brasileira (UFC); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE); Graduada em Pedagogia (UFC). Membro e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

FRANCISCO HELION PEREIRA OLIVEIRA
Professor da rede Municipal de São Gonçalo do Amarante – CE. Graduado em Gestão da Qualidade (UFC). Licenciado em Pedagogia (UVA/CE). Licenciado em Letras Português (UFC). Especialista em Psicopedagogia Institucional (UVS). Especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE).

ILANA MARIA DE OLIVEIRA MACIEL
Doutoranda em Educação Brasileira na Linha de Avaliação Educacional/Eixo Avaliação Institucional/UFC. Mestra em Administração e Controladoria pela UFC. Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial /UFC. Graduada em Pedagogia pela UFC. Bolsista CAPES. Professora universitária em gra- duações em Educação e Administração e em Programas de Pós-Graduação.

IZANDRA FALCÃO GOMES
Pedagoga, especialista em Psicologia Educacional e Mestra em Educação pela UFPB; MBA em Gestão de Instituições Educacionais pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE),

JAQUELINE RAMOS MACEDO ANTUNES DE SOUZA
Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga do ICA da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (1998), Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/UFJF (2010); Mestre em Educação pelo PPGE/UFC (2016) e Doutorando em Educação pelo PPGE/UFC (2017). Bolsista FUNCAP.

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
PhD em Gestão e Avaliação (UFRN). Doutor em Educação Brasileira (UFC). Mestrado em Economia (UECE). Professor associado da Universidade Federal do Ceará (PPGE/FACED/UFC).

MARIA AURILENE DE DEUS MOREIRA VASCONCELOS
Graduação em Pedagogia pela (UECE), Especialização em Orientação Edu- cacional (UECE), Especialização em Formação do Gestor Escolar (Uni7), Mestrado em Educação (UFC). Doutoranda em Educação (UFC) na Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Douto- rado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil, Mestrado em Educação Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

MARIA LUCIJANE GOMES DE OLIVEIRA
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE). Graduada em Pedagogia pela UFC. Design Didático Pedagógico no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC).

MARIANA CRISTINA ALVES DE ABREU
Especialista em Gestão e Coordenação Escolar/Faculdade Padre Dourado – FACPED. Mestranda em Educação Brasileira na Linha de Avaliação Edu- cacional/UFC. Professora da Rede Municipal de Fortaleza – CE.

NAGILA RABELO DE LIMA
Doutoranda em Educação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (linha de pesquisa Avaliação Educacional), Mestre em Educação (2018- UFC) e graduada em Pedagogia (2014 – UFC). Pesquisadora da área de alfabetização e avaliação do ensino e aprendizagem.

RAFAEL BRITTO
Professor assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Educação pela UFC, mestre em Filosofia pela UECE e em Psicologia pela UFC, graduado em Psicologia pela UNIFOR e em Pedagogia pela UFC.

SUMARA FROTA DO NASCIMENTO
Mestranda em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE). Especialista em Políticas Públicas e Seguridade social (FaC). Graduada em Serviço Social (FaC). Pesquisadora/Bolsista (CAPES/ PPGE/UFC).

SUZANA DE ANDRADE GONÇALVES OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia. Mestranda em Educação Brasileira na Linha de Avaliação Educacional na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da FUNCAP e membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE) da FACED/UFC.

VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL
Professor assistente da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Mestrado acadêmico em Filosofia da UECE. Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).