Capa do livro: AÇÕES MOBILIZADORAS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

AÇÕES MOBILIZADORAS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Autores: Aline Silva De Bona (Org.)

livro impresso
de R$ 38,90 por
livro digital
de R$ 38,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro está organizado em onze capítulos que provocam importantes reflexões em suas diversas abordagens educacionais. Algumas discussões tratam de metodologias e conceitos de ensino e aprendizagem, tais como o projeto integrador na educação profissional; a estratégia interdisciplinar aliando matemática e literatura; a aprendizagem colaborativa e a investigação na qualificação do ensino da matemática e a aplicação de kit didático auxiliador nas práticas da disciplina de Ciência dos Materiais. Outras abordagens salientam o uso das tecnologias na educação, tais como o ChatBoT, uma máquina que responde de forma inteligente; o MAZK, que é uma ferramenta projetada para auxiliar no processo tanto de ensino como de aprendizagem, e a aplicação de um jogo educativo virtual que facilita o aprendizado de estudantes de Engenharia da Computação. Além desses, o livro apresenta um texto que mostra a perspectiva dos estudantes sobre os números racionais e outro sobre a visão dos frequentadores de uma biblioteca pública municipal como um espaço não escolar, mas de incentivo à leitura. Também fala da experiência de um projeto social esportivo como incentivador da autonomia e cidadania e uma abordagem mais administrativa, falando sobre o projeto pedagógico de um curso superior de tecnologia. Estes estudos se entrelaçam com a educação numa tentativa de mobilizar as práticas dos diversos atores (professores, técnicos e estudantes) envolvidos neste amplo contexto.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3744-5
DOI: 10.24824/978854443744.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AÇÕES MOBILIZADORAS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Autores

ALINE SILVA DE BONA
Professora de Matemática do IFRS – Campus Osório.
Mestre em Ensino de Matemática e Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Pós Doutora em Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade pela USP.

CLAUDIA SIMONE CORDEIRO PELISSOLI
Mestranda na UERGS: Mestrado Profissional em Educação. Especialista em Educação Básica Profissional pelo IFRS Campus Osório. Possui graduação em Tecnologia Processos Gerenciais pelo IFRS Campus Osório. Atualmente é servidora no cargo de Tecnóloga em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

ELIANE POZZEBON
Professora de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC-UFSC). Fez o Doutorado na Engenharia Elétrica com ênfase em Automação e Sistemas na UFSC (2008). Possui mestrado em Ciências da Computação pela UFSC (2003), especialização em Engenharia de Software (1999) e graduação em Processamento de Dados (1998). Pesquisadora na área de inteligência artificial, tutores inteligentes, reconhecimento de expressões faciais, jogos digitais, realidade aumentada e mulheres na tecnologia.

FABRÍCIA DAMANDO SANTOS
Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no curso de Engenharia de Computação e no Mestrado Profissional em formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática – PPGSTEM. É doutora em Informática na Educação – PPGIE/UFRGS, mestre em Engenharia Elétrica e de Computação – UFG, especialista em Mídias na Educação – CINTED/UFRGS, graduada em Ciências da Computação – UCG. Coordena os Projeto de Desenvolvimento do Pensamento Educacional para ensino fundamental e Projeto #include. Atua principalmente nos seguintes temas:ensino de engenharia, mineração de dados educacionais, banco de dados, computação afetiva, engenharia de software além de atuar na área de informática educativa com o desenvolvimento de tecnologias para apoio no processo de ensino e aprendizagem nos diversos níveis e áreas do conhecimento.

FELIPE FERREIRA
Professor de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental e na educação infantil. Nos municípios de Palmares do Sul e Cidreira – RS e instrutor voluntário de surfe no Projeto Social Surf Salva. Licenciado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Atualmente cursa Especialização em Educação Básica e Profissional no IFRS – Campus Osório.

FRANCIELLI FREITAS MORO
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) também pela UFSC. Trabalhou em projetos de pesquisa e extensão do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTEC), tanto no desenvolvimento de ferramentas inteligentes para ensino e aprendizagem quanto na capacitação dos professores em utilizá-las. É voluntária nos projetos CodeClub e Meninas Digitais para ensino de programação a alunos do ensino médio.

GABRIELA FERNANDA CÉ LUFT
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e licenciada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre.

GABRIELA VIDAL FEIJÓ
Engenheira de Produção graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação em Engenharia e Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atualmente é mestranda na UFRGS no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. Técnica em Contabilidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Possui experiência profissional em planejamento de serviços, materiais e gestão de projetos.

ILDA RENATA DA SILVA AGLIARDI
Pedagoga pela UNICNEC. Especialista em Educação Básica e Profissional pelo IFRS/Osório. Mestranda em Educação pela UERGS.

KATHLEN LUANA DE OLIVEIRA
É pesquisadora associada à Universidade Estadual de Londrina/PR (UEL), onde realiza seus estudos de pós-doutoramento na área da filosofia política com o tema Cartografias do ódio: uma análise das distinções entre ódio, violência e banalidade do mal no pensamento de Hannah Arendt, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina Müller. É professora de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus de Osório/RS. Graduada em Filosofia (UNILASALLE, Canoas/RS) e Teologia (EST, São Leopoldo/RS), é Doutora (2013), pela Faculdade EST, São Leopoldo, RS, Brasil. Mestra em Teologia pela mesma instituição. Especialista em História Contemporânea (PUCRS, Porto Alegre/RS) e em Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica (FURB, Blumenau/SC). Em 2014, recebeu o Prêmio Capes de Tese na Área de Filosofia/Teologia, subcomissão Teologia, por sua tese sobre Direitos Humanos. É autora de: Por uma política da convivência: teologia, direitos humanos, Hannah Arendt (Passo Fundo: IFIBE, 2011). É coorganizadora de diversos livros, além de autora de muitos capítulos e artigos que versam sobre os seguintes temas: Hannah Arendt, Direitos Humanos, Violência, Estudos de Gênero, Teologia Feminista, Ética, Epistemologia.

LUCIANO ANDREATTA CARVALHO DA COSTA
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Professor Fundação Liberato e FTEC. Coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática – PPGSTEM/UERGS. Professor permanente no PPGED/UERGS e colaborador no PPGEC/UFRGS. Doutor em Engenharia pela UFRGS.

LUIZ FELIPE VELHO
Professor da Área Acadêmica de Ciências Ambientais do IFRS – Campus Porto Alegre.
Engenheiro Cartógrafo (UFRGS), Mestre e Doutor em Sensoriamento Remoto (IFRS), Especialista em Educação Básica e Profissional (IFRS). Atualmente está realizando Pós-Doutorado no Centro Polar e Climático da UFRGS.

SIMONE CATERINA KAPUSTA
Professora da Área Acadêmica Ciências Ambientais do IFRS – Campus Porto Alegre. Graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Aperfeiçoamento em Zoologia, Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Doutorado em Ciências, ênfase Ecologia pela UFRGS. Pós-doutorado no Laboratório de Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Civil, Université de Sherbrooke, Canadá.

TIAGO BELLOLI AGLIARDI
Possui graduação em Matemática pela UNICNEC. Atualmente cursa Especialização em Educação Básica e Profissional no IFRS/Osório.

VANESSA MOURA DE SOUZA
Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação em Engenharia e Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Engenheira Mecânica graduada pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Técnica em Mecânica pelo Centro de Tecnologia da Mecânica de Precisão (CETEMP/Senai). Possui experiência profissional em processos de conformação mecânica, linha de montagem, gestão de produção e compras técnicas. Atualmente é doutoranda no curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando na pesquisa de novos materiais obtidos a partir de resíduos.

VIVIANE IZABEL DA SILVA
Professora de Língua Inglesa no município de Cidreira/RS.
Revisora linguística no UNICNEC Osório/RS. Licenciada em Letras – Português/Inglês e em Pedagogia pela CNEC Osório. Especialista em Revisão de Textos pela AVM Faculdade Integrada. Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFSC.