Capa do livro: AS CRIANÇAS: <br>infância, pobreza e qualidade de vida

AS CRIANÇAS:
infância, pobreza e qualidade de vida

Autores: Carla Luciane Blum Vestena - Marlene Schüssler D’Aroz - Cristina Costa-Lobo (Orgs.)

livro impresso
de R$ 60,90 por
livro digital
de R$ 60,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro, obra da coleção da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, abrange contribuições ao estudo da infância socioeconomicamente desfavorecida. Esta obra é constituída por pesquisas e reflexões de diferentes atores, em instituições e práticas nacionais e internacionais pelas quais se pode entender a fragilidade com que é conduzida a infância, representada pela criança e pelo adolescente em diversos contextos.
Análises precisas dos contextos das interações permitem sistematizar experiências de vida com défice ou ausência de qualidade de vida e de bem estar, estabelecendo relações com a Psicologia do Desenvolvimento. A intenção, alcançada pela totalidade dos autores, garantindo os direitos da criança e do adolescente. Nesta obra, são discutidas as práticas de parentalidade positiva e a função societal das famílias.
Esta obra constitui referencial importante na discussão da infância, a sua relação com a pobreza e a qualidade de vida, revelando-se pertinente para educadores, agentes políticos, psicólogos, famílias e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3635-6
DOI: 10.24824/978854443635.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

AS CRIANÇAS: <br>infância, pobreza e qualidade de vida

Autores

SOBRE AS ORGANIZADORAS
CARLA LUCIANE BLUM VESTENA

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Psicologia pelas Faculdades integradas Guairacá (Guarapuava). Doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP-Marília-SP). Mestre em Geografia pela UFPR. Pós doutorada em Educação pela [School of Education], Durham University-UK (2016-2017). É docente nos cursos de Licenciaturas e Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Integrante do Núcleo de Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC) e Asociación de Escuelas Creativas (ADEC) de iniciativa da Universidade de Barcelona, Barcelona-Espanha. É instauradora e vice-coordenadora (2019) do Núcleo RIEC/IESF no Estado do Paraná, sediado na UNICENTRO.

MARLENE SCHÜSSLER D’AROZ
É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre e Doutora em Educação pela mesma universidade. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2019-UNICENTRO). Realizou Estágio Científico Avançado na UMINHO, Braga-Portugal. É docente colaboradora no Mestrado Profissional em Educação da UFPR. Pedagoga na Associação Iniciativa Cultural Passos da Criança atuando com a infância em risco e pesquisadora da infância. Docente na Universidade Positivo (UPR).

CRISTINA COSTA-LOBO
Licenciada, mestre e doutorada em Psicologia. Pós doutorada em Educação. Membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Diretora de Inovação Educacional e Professora coordenadora no Instituto de Estudos Superiores de Fafe. Professora auxiliar e investigadora na Universidade Portucalense Infante D Henrique. Membro do Conselho Científico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Principal produção científica disponível em: https://publons.com/researcher/2255993/cristina-costa-lobo/publications.

SOBRE OS AUTORES
ADRIANA MARCONDES MACHADO

É professora doutora do curso de graduação e pós graduação no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP. Membro (atual coordenadora) do GT Subjetividade Contemporânea da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.

ALESSANDRA BIANCHI
É graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e doutora em Psicologia pela Universitad de Barcelona (Espanha). É professora da área de educação no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná e professora do Programa de Mestrado em Psicologia da mesma universidade.

ALEX SANDRO GOMES PESSOA
Psicólogo (UNOESTE), Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou estágio de doutorado sandwich na Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney (Austrália) e Pós-Doutorado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ALINE GARCIA AVEIRO
É psicóloga e mestra pelo Instituto de Psicologia da USP. Sócio fundadora do Núcleo Versos, trabalha com supervisão e formação de profissionais dos serviços do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, e desenvolve pesquisa sobre políticas públicas, infância, adolescência e saúde mental.

ANABELA SALGUEIRO
Licenciada em Sociologia (ISCTE), colaboradora da Fundação Calouste Gulbenkian desde 1985, integrou a linha de intervenção da fundação ligada às expressões artísticas e ao ensino não formal de crianças e adultos, da pedagogia das artes e das expressões lúdico-expressivas. Atualmente faz parte do Programa Gulbenkian Coesão e Integração Social, que promove projetos-piloto e novas práticas na resolução de problemas sociais.

ARACI ASINELLI-LUZ
Licenciada em História Natural pela Universidade Católica do Paraná; especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pelo Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Sênior voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional, Setor de Educação da UFPR.

DULCE NORONHA-SOUSA
Licenciatura em Educação. Supervisão e Orientação. Mestrado em Educação. Tecnologia Educativa. Doutoramento em Educação. Doutoramento Europeu Tecnologia Educativa. Doutoramento Honoris-Causa, Universidade UDABOL da Bolívia. Professora Coordenadora– docência (1986-2019). Diretora da Escola Superior de Educação e de Tecnologia de Fafe. Presidente do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (1994-2018). Sócia Gerente do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (1988-atualidade). CEO Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda. desde 2018 – atualidade. Investigadora do CEPESE.

ELIZABETE APARECIDA BRAGATTO ABATE
Graduada em Psicologia pela UMESP e em Pedagogia pela UFPR. Pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIP e em Psicologia Analítica pela PUC-PR, especialista em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae/SP. Mestranda em Educação pela UFPR. Atua na área clínica desde 1993.

FILOMENA ERMIDA DA PONTE
Licenciada em Ciências da Educação (Universidade do Minho); Mestre em Ciências da Educação/ Formação Psicológica de Professores (Universidade do Minho); Doutorada em Psicologia Evolutiva e da Educação (Universidade de Santiago de Compostela) Investigadora. Professora Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa | Braga/UCP. Coordenadora dos Cursos de Mestrado em Educação/ Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa | Braga/UCP. Sócia fundadora e membro da direção da ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação). Sócia fundadora e membro da ADIPSIEDUC (Associação para o Desenvolvimento e Investigação em Educação).

JAQUELINE KNUPP MEDEIROS
Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e bolsista CAPES. Esteve vinculada ao Grupo de Pesquisa com Populações em Situação de Vulnerabilidade Social (GPPVS) entre os anos de 2015 a 2017, realizando estudos sobre Resiliência, Fatores de Risco e Proteção.

JAQUELINE PUQUEVIS DE SOUZA
Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Educação (UNICENTRO). MBA em Gestão do Ensino Superior. Especialista em Pedagogia nas Organizações e Magistério Superior (FACINTER). Especialista em Psicologia do Trânsito. Professora orientadora da UNICENTRO no projeto de extensão PATRONATO/UNICENTRO, professora do colegiado de Psicologia e Educação Física da Faculdade Guairacá.

JESSICA CABRERA CUEVAS
Pedagoga. Doctora en Creatividad Aplicada. Profesora del Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación, UAM. Coordinadora de la Línea de investigación en Creatividad, Grupo de Investigación Cambio Educativo para la Justicia Social – GICE, UAM. Subdirectora Título Experto en Creatividad. Premio Iberoamericano de Creatividad e Innovación y Primer premio en Investigación sobre Creatividad educativa, Universidad Autónoma de Madrid.

JOANA DIAS COELHO
Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho.

JOSUÉ OCIEL MÁRQUEZ GÓMEZ
Profesor de Tiempo Completo de la Unidad Académica Profesional de Tejupilco (UAEM), principales funciones son la investigación, para el desarrollo de proyectos donde se generan artículos científicos y ponencias, docencia, titulación, tutorías de alumnos, gestión académica y organización de eventos, formación en candidato a doctor en Economía, Pobreza y Desarrollo Social de la UBC, Maestro en Administración (Financiera) en la Facultad de Contaduría y Administración de la UAEM y Licenciado en Contaduría en C.U. UAEM Temascaltepec.

JULIANA BUSS
É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019) e em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual (2019).

LETICIA CARREÑO SAUCEDO
PhD. Leticia Carreño Saucedo. Dra. en Psicología, Dra. en Psicoterapia Gestalt, Mtra. en Educación, Lic. En Psicología. Profesor investigador de Tiempo Completo de la Universidad Autónoma del Estado de México en la Unidad Académica Profesional en la Licenciatura en Psicología. Ponente en eventos académicos Nacionales e Internacionales. Docente de Unidades Académicas de la Licenciatura en Psicología. Responsable de proyecto de investigación. Director y Asesor de más de 54 tesis. Evaluadora del Consejo Nacional para la Enseñanza e Investigación en Psicología.

MARIA JOÃO LEOTE DE CARVALHO
Doutorada em Sociologia (NOVA FCSH). Investigadora no CICS.NOVA com Bolsa Pós-Doutoramento da FCT (SFRH/BPD/116119/2016), financiamento comparticipado pelo Fundo Social Europeu (POCH) e fundos nacionais do MCTES. Consultora da Fundação Calouste Gulbenkian para a área das Crianças e Jovens em Risco.

MATILDE SUSANA ROCHA
Licenciada em Direito. Curso Superior de Música. Mestre em Ciências da Educação/Educação Especial/ Universidade Católica Portuguesa-Braga. Docente de Educação Musical.

MURILO SABBAG MORETTI
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com residência médica em Pediatria e Neonatologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Possui Título de Especialista em Pediatria (TEP) e Título de Especialista em Neonatologia (TEN), ambos pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Mestre em Educação pela UNOESTE. Atualmente é professor da Faculdade de Medicina da UNOESTE, preceptor da residência médica em Pediatria do Hospital Regional de Presidente Prudente e coordenador da residência médica em Neonatologia do Hospital Regional de Presidente Prudente.

PAULA CRISTINA MARTINS
Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. É professora auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

PILAR ARAMBURUZABALA
Directora del Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación en la Universidad Autónoma de Madrid. Presidenta de la Asociación Red Universitaria de Aprendizaje-Servicio. Directora del Observatorio Europeo de Aprendizaje-Servicio en Educación Superior. Coordinadora del proyecto Erasmus+ “Europe Engage”, financiado por la Unión Europea para el estudio del Aprendizaje-Servicio en universidades de doce países europeos (2014-2017).

RICARDO MARINHO DE MELLO DE PICOLI
Ricardo Picoli. Psicólogo graduado na Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ciências com ênfase em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Gestão 2018-19). Vice-Presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Ribeirão Preto/SP. Supervisor de estágio em Psicologia do Esporte credenciado à Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Curso de Formação em Psicologia do Esporte do Núcleo SCORE.

SILVIA HELENA KOLLER
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Orientadora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-graduação em Psicologia, Professora Honorária da Universidade de Chiclayo, Peru e da Universidade Autónoma de Peru; Coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua desde 1994, Professora Associada na North-West University, Vanderbijlpark, África do Sul.

SALVADOR BOBADILLA BELTRÁN
Doctorado en Educación. Profesor de Tiempo Completo, Universidad Autónoma del Estado de México. Reconocimiento a Perfil de Deseable como Investigador otorgado por la Secretaría de Educación Pública de México. 18 años de experiencia docente. Ponente en eventos académicos Nacionales e Internacionales. Director de trabajos para obtención de grado. Responsable de cuatro trabajos de investigación. Miembro del Consejo Nacional para la Enseñanza e Investigación en Psicología. Publicaciones de artículos científicos en revistas indexadas.

TANIA STOLTZ
Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1984), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007) e pós-doutora pela Alanus Hochschule, Alemanha (2011-2012). É docente titular na UFPR e membro do Piaget Sociey.