Capa do livro: EDUCAÇÕES & RESISTÊNCIAS: <br>diálogos, rupturas e alternâncias

EDUCAÇÕES & RESISTÊNCIAS:
diálogos, rupturas e alternâncias

Autores: José Ivamilson Silva Barbalho - Giseliane Medeiros Almeida (Orgs.)

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Sinopse

As Educações & Resistências deverão ultrapassar os limites da intolerância, racismo e discursos de ódio, acentuados na última eleição presidencial, que ocorreu no Brasil em 2018. Questiona-se se, no espaço democrático, um governo alçado pelo voto pode romper com os direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores/as; colocar-se contrário à proteção das minorias étnicas; permanecer indiferente à destruição sistemática do meio ambiente; descredenciar a liberdade de expressão; instigar o fundamentalismo religioso e partidário; destruir as bases da soberania nacional; provocar a erosão das relações sociais; apresentar disrupção com relação à diversidade; colocar à deriva políticas de assistência à saúde, segurança, bem-estar e educação; instigar ataques e invasões às terras indígenas e quilombolas; propagar discurso de ódio contra a população LGBT; destruir as conquistas trabalhistas e previdenciárias. Os autores/as desta coletânea são contra os ataques neoliberais e neoconservadores protagonizados pelas elites nacionais do país; e defendem a necessidade de participação dos educadores/as críticos/as nas lutas por justiça social, proporcionando práticas de transformação social através de lutas e microrrevoluções advindas das práticas educacionais diárias.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3745-2
DOI: 10.24824/978854443745.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 252
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÕES & RESISTÊNCIAS: <br>diálogos, rupturas e alternâncias

Autores

MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), membro do Grupo de Estudos Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da história e Modernidade (NEPHEM/UFS). Professora da Faculdade Pio Décimo de Canindé do São Francisco (FAPIDE) e da rede pública do Estado de Alagoas.

MARCOS PAULO DE OLIVEIRA SOBRAL
Pedagogo e Mestre em Educação. Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca Unidade Educacional Penedo. Professor do Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura, ministrando as disciplinas: Profissão Docente, Projeto Político Pedagógico, Gestão e Organização do Trabalho Escolar e Estágios Supervisionados.

LUCYANA SOBRAL DE SOUZA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Possui graduação em Pedagogia é pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2006), pós-graduada em Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

JOSÉ IVAMILSON SILVA BARBALHO
Professor adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Campus do Sertão. Pesquisa Prática Pedagógica em Educação Escolar Indígena; Estudos Culturais em Educação; análise do discurso no campo da interculturalidade; pedagogia crítica.

RODRIGO PEREIRA
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor efetivo da Universidade Federal de Alagoas, Campus Sertão.

GISELIANE MEDEIROS ALMEIDA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS. Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Licenciada em Pedagogia- UFAL. Professora Substituta da UFAL/campus Sertão. Coordenadora e professora do curso de Pedagogia da Faculdade Pio Décimo de Canindé de São Francisco.

TAILLA CAROLINE SOUZA MENEZES
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS.

LUCAS GAMA LIMA
Professor Doutor do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas. Coordena o Observatório de Estudos sobre a Luta por Terra e Território (OBELUTTE/GEPAR/UFAL).

DALMO CAVALCANTE DE MOURA
Formado em Licenciatura em Filosofia. Mestre em Educação pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do Curso de Licenciatura da Facesta (Faculdade São Tomás de Aquino), Doutorando do Centro de Educação (CEDU/UFAL). Membro do grupo Tecer (Teoria Crítica, emancipação e reconhecimento.

ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Formado em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pelo Centro Unisal, Campus Pio XI (São Paulo), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do Centro de Educação (CEDU). Coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica: Emancipação e Reconhecimento (TECER) e membro do grupo de pesquisa Filosofia e Educação e Ensino de Filosofia (UFAL).

JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA
Mestrando em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas – PROCADI /UPE.

GÁUDIA MARIA COSTA LEITE PEREIRA
Mestra em Extensão Rural UNIVASF – Juazeiro-BA.

JOSÉ BEZERRA DA SILVA
Mestre em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), doutorando em educação (PPGE/UFAL), pesquisa educação escolar quilombola, preside o Instituto Vozes Quilombolas (IVQ) e é membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica, Emancipação e Reconhecimento (TECER), liderado pelo professor Dr. Anderson de Alencar Menezes.

VAGNER GOMES BIJAGÓ
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão, Delmiro Gouveia – AL - Brasil. Professor do Núcleo de Humanidades. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE – Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia.

ANA PAULA SANDES ARAUJO
Pedagoga, graduada pelo curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertão.

SUZANA SANTOS LIBARDI
Psicóloga e Professora adjunta do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertão. Doutora em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

ISABEL CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
Doutoranda em educação pela UFAL. Mestre em educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do grupo de pesquisa Juventudes, Culturas e Formação.

ROSEMEIRE REIS
Professora doutora do centro de educação da UFAL. Coordenadora do grupo de pesquisa Juventudes, Culturas e Formação.

NOÉLIA RODRIGUES DOS SANTOS
Psicóloga e Mestre em Educação Brasileira. Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus do sertão).

ALICE CARLA DOS SANTOS
Estudante do curso de licenciatura em Pedagogia (UFAL/ Campus do sertão).

GEISA CARLA GONÇALVES FERREIRA
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL) Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE).

LÍLIAN KELLY DE ALMEIDA FIGUEIREDO VOSS
Doutora em Educação e Professora da UFAL. Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

CRISTIANO DAS NEVES VILELA
Professor da UFAL – Campus do Sertão, mestre em Educação e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais (NEPILS) do Campus do Sertão da UFAL.

ADEILSON DA SILVA ALVES
Professor da UFAL – Campus do Sertão, graduado em Letras-Libras, especialista em Libras e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais (NEPILS).

SANDRÉA SOARES SANTOS
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus do Sertão.