Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3422-2
DOI: 10.24824/978854443422.2
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
AMADEU ANTÔNIO PEREIRA NETO
Graduando de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Iniciação Científica em Pesquisa do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
ANA AMÁBILE GABRIELLE RODRIGUES LEITE
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Pós-graduada em Saúde Mental. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Diretora da Robótica Passiva na Empresa TRON Ensino de Robótica Educativa.
ANA VIRGÍNIA MARIA DA SILVA
Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
BRUNA SARAIVA CANDEIRA
Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Iniciação Científica em Pesquisa do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
CAROLINA MARTINS MORAES
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/ FAPEPI, vigência 2018/2019. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional/ABRAPEE. Experiência em Psicologia Escolar na Secretaria de Educação do Estado do Piauí/SEDUC-PI.
CAROLINE FERNANDA DA COSTA SILVA
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí. Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Federal do Piauí/IFPI e em Gestalt terapia pela Faculdade Inspirar. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do Grupo de Trabalho em Psicologia Clínica/CRP 21.
DÉBORA MAGALHÃES ARAÚJO
Graduada em História pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú/ UVA. Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
DIANA RAMOS DE OLIVEIRA
Pedagoga pela Universidade Católica do Salvador. Doutora em Psicologia Social e Mestre em Estudos Avançados em Psicologia Social: Relações Grupais pela Universidade do País Vasco (Espanha). Pós-Doutorado na Universidade de Harvard (Estados Unidos) e Pós-Doutorado pela Universidade Blaise Pascal (França). Professora Adjunta no Programa de Pós-graduação e na Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Membro do Grupo de Trabalho (GT) Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
DOLORES GALINDO
Psicóloga. Doutora em Psicologia Social pela PUCSP. Professora Associada II da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Contemporânea da UFMT.
FAUSTON NEGREIROS
Psicólogo, Doutor em Educação/UFC. Professor da Universidade Federal do Piauí/UFPI do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional/ABRAPEE. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP.
FELICIANA UEYAMA
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Psicóloga. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Pará – UFPA. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA.
GEOVANE DE SOUZA OLIVEIRA FILHO
Graduando de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Iniciação Científica em Pesquisa do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
JANAINA OLIVEIRA ROCHA
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
JULIO CESAR CRUZ COLLARES-DA-ROCHA
Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez estágio pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com bolsa PNPD/CAPES. Professor Adjunto do Mestrado e da Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Educativos I e de Psicologia Escolar II na graduação da mesma Instituição. Membro do Grupo de Trabalho (GT) História Social da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
LEANDRO PASSARINHO REIS JÚNIOR
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1999). Doutor em Educação pelo Instituto de Ciências da Educação – ICED/UFPA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGP/UFPA.
LEILANIR DE SOUSA CARVALHO
Psicóloga graduada pela Faculdade Integral Diferencia/FACID. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED.
MARCELLY DE OLIVEIRA BARROS
Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Iniciação Científica em Pesquisa do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
MARIA GABRIELA DO NASCIMENTO ARAÚJO
Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Iniciação Científica em Pesquisa do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
MONICA DE ARAÚJO DAMASCENO
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Pós-graduada em Psicologia Escolar e Educacional e Educação, Ética e Política. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
RAFAELA BRENDA ARAÚJO DA SILVA
Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
RAYLTON DE BARROS MIRANDA
Formado em Pedagogia (UFPI), Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior (UniAteneu) e em Gestão Educacional em Rede (UFPI). Professor da Rede Municipal de Parnaíba- PI.
RENATA VILELA RODRIGUES
Psicóloga pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Mestre em Estudos da Cultura e Subjetividade Contemporânea (UFMT).
TATIANE DOS SANTOS COSTA
Pedagoga graduada pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Pós-graduada em Educação, Ética e Política. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/ FAPEPI. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
THAÍS DE JESUS AVELINO
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.
THAISA DA SILVA FONSECA
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí no ano de 2018. Psicóloga Escolar e Educacional. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional/ABRAPAEE. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Grupo de Pesquisa Psicologia e Processos Educativos/PSIPED.
VERONICA RODRIGUES DA SILVA
Formada em Pedagogia (UFPI), Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior (UniAteneu) e em Gestão Educacional em Rede (UFPI). Professora da Rede Municipal de Parnaíba- PI.
YAMILA LARISSE GOMES DE SOUSA
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.