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POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores: Altair Alberto Fávero - Evandro Consaltér - Márcio Giusti Trevisol (Orgs.)

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Sinopse

A coletânea Políticas de Formação de professores tem por escopo teorizar sobre a formação inicial e continuada de professores na perspectiva da legislação, das epistemologias da docência e da interdisciplinaridade. Compõem a coletânea 14 capítulos de pesquisadores ligados ao PPGEdu e das redes de pesquisadores vinculados ao Gepes/UPF.
Organizadores: Altair Alberto Fávero, Evandro Consaltér e Márcio Giusti Trevisol.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3665-3
DOI: 10.24824/978854443665.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES
ALTAIR ALBERTO FÁVERO
Pós-Doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – ?GIEPES, ligado à Unicamp.

EVANDRO CONSALTÉR
Doutorando em Educação (Bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, na linha Políticas Educacionais (2016), Especialista em Estratégias de Aprendizagem pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – FABE Marau/RS (2013). Graduado em Letras (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (2009). Publicou Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Carina Tonieto, publicado em 2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – ?GIEPES, ligado à Unicamp.

MARCIO GIUSTI TREVISOL
Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Especialista em metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia. Desenvolve atividades de extensão Universitária com enfoque na formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc.

SOBRE OS AUTORES
ADRIANA DOS SANTOS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Inclusão Digital -GEPID- [http://gepid.upf.br]. Graduada em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo e em Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Possui especializações na área educacional e também administrativa.

ALCIO FARIAS DE AZEVEDO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na linha Educação e Inclusão em Contextos Escolares. Mestrado em Educação (UFRN). Especialização em Educação Infantil e Gestão Escolar (UFRN). Graduação em Ciências Contábeis e em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2003). Técnico em Assuntos Educacionais, atuando na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN, desenvolvendo atividades junto a Coordenadoria de Formação para Docência, em especial, na Docência Assistida.

ANELISE AULER HARTMANN
Especialização em Gestão e Psicopedagogia com Ênfase em Dificuldades de Aprendizagem (2004) pela Associação Catarinense de Ensino, Faculdade de Educação de Joinville. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo/UPF (2002). Professora da Prefeitura Municipal de Carazinho.

ANDRIALEX WILLLIAM DA SILVA
Mestrando (Bolsista CAPES) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, na linha de Educação e Inclusão em Contextos Escolares, orientado pela Prof.ª Dr.ª Rita de Cassia Barbosa Paiva Magalhães. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista de Iniciação Científica durante a graduação. Tem interesse na área de educação, com ênfase em Educação Especial/Educação Inclusiva, Formação Docente e Alfabetização.

BIANCA POSSEL
Mestranda em Educação (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo na linha de Políticas Educacionais. Graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante. Bolsista PIBIC/CNPq do projeto Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais da UPF e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

CARLA CRISTINE TRAMONTINA
Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2002). Publicou O trabalho pedagógico na educação de Jovens e Adultos: repensando e qualificando as práticas educativas (em co-organização Elisabeth Maria Foschiera; Luciane Spanhol Bordignon e Maria Isabel Bristott, publicado em 2018). Membro do Grupo de Estudos e pesquisas em Educação superior – GEPES/UPF. Professora da Rede Municipal de Ensino de Marau atuando com Anos Iniciais do Ensino Fundamental e com a disciplina de Filosofia nos Anos Finais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora Pedagógica do Serviço de Educação de Jovens e Adultos – SEJA na Secretaria Municipal de Educação de Marau/RS (2013-2016). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

CARMEM LUCIA ALBRECHT DA SILVEIRA
Doutoranda em Educação (bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia pela UPF. Especialista em Metodologia do Ensino do Primeiro e Segundo Graus e especialista em Supervisão Escolar. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Carazinho e atua no Curso Técnico em Secretária Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Centro de Referência de Carazinho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliações externas, IDEB, qualidade da educação pública, políticas da educação pública, formação do professor na educação superior e história da educação brasileira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

CRISTIANO GARCIA
Mestre em Educação (Bolsista CAPES), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo – RS (2019), na linha de Processos Educativos e Linguagem. Especialista em Docência no Ensino Técnico com ênfase em Educação Profissional pelo Centro Universitário SENAC de São Paulo – SP (2016). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Passo Fundo – RS (2007). Especialista em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade de Passo Fundo – RS (2003). Graduado em Administração pela Universidade de Passo Fundo – RS (2002). Membro do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital vinculado ao PPGEdu da Universidade de Passo Fundo – RS (2017-2019). Docente nas áreas de Administração, Gestão, Sistemas de Informações e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) para a Educação.

DANIELE VANESSA KLOSINSKI
Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF na linha de Políticas Educacionais. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (2016). Especialista em Coordenação, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2013). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões – URI (2010). Pedagoga e Coordenadora Pedagógica. Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ “Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas”.

EDSON RÉGIS DE JESUS
Mestrando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Educação em Direitos Humanos pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE (2009). Graduado em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE (2007). Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil. Membro do Grupo de Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional ligado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão/RS. Apoio: IFRS e UPF.

FELIPE GUSTSACK
Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003;1998). Possui graduação em Letras Português Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). É professor do PPGEdu – Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS, vinculado ao Departamento de Educação. Tem experiência nas áreas de Educação, Linguagem e Tecnologias com ênfase na Pesquisa e na extensão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e educação básica, educação e linguagem, alfabetização e letramento, tecnologias de informação e comunicação na educação, educação cooperativa, educação e movimentos sociais, discurso, escola e seu entorno. Atua também no Comitê Científico das Revistas Jovens Pesquisadores e Reflexão e Ação. É consultor ad hoc de vários periódicos e eventos da área de Educação. Integra o Comitê Científico da Conferência IADIS – Ibero-Americana WWW/Internet. Atualmente é Chefe do Departamento de Educação-UNISC, líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Educação – LinCE/CNPq e Coordenador do projeto de extensão Pesquisa e Educação Básica – ações de formação continuada de professores.

FERNANDA SOARES FERREIRA
Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo na linha de Políticas Educacionais (2017), Especialista em Psicopedagogia (2014) pela Fundação Leonardo da Vinci, Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Passo Fundo (2010). Bel em História e em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente atuando como Psicopedagoga Clínica e Professora da Educação Básica de Instituição Privada de Ensino. Membro do Grupo de Estudos Ge-Quali – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão e Indicadores de Qualidade na Educação Básica, vinculado à Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo – RS e em convênio com Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, pela Escola Francisco Jurena.

FLÁVIA STEFANELLO
Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Bioexperimentação (Bolsista FAPERGS) pelo programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo, na linha Etiopatogenia, epidemiologia, e diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis e não transmissíveis (2015). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Sertão, 2019). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2010) e graduanda em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Básica e Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Sertão). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

JANE KELLY DE FREITAS SANTOS
Doutoranda em Educação (Bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, na linha Políticas Educacionais (2017). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE (2014). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas – MEDIAR (UNIOESTE) do Grupo de Estudo e Pesquisa Multidisciplinar em Gestão e Política Educacional (UNIOESTE) e do Grupo de Pesquisa sobre Políticas e Desempenho da Educação Superior (UPF).

JÉSSICA PIVOTTO
Graduada em Nutrição pela Universidade de Passo Fundo (2010), cursou as disciplinas isoladas de Seminário Avançado I: Educação como formação e Seminário Avançado: Políticas de formação docente no PPGEDU – UPF (2018).

JOICE NUNES LANZARINI
Doutoranda em Educação pelo PPGEdu/UNISC 2017-2020; Mestrado em Educação pelo PPGEdu/UNISC (2015); Especialização em Metodologia do ensino na Educação Superior pela UNINTER (2016); MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação pela PUCRS (2006); Especialização em Gestão Universitária pela UNISC (2005); Graduação em Ciência da Computação pela UNISC. Tem experiência nas áreas de Tecnologias Digitais na Educação, Educação a Distância e Pedagogia Universitária. Atuou como professora em cursos técnicos de nível médio e pós-medio e em cursos de extensão universitária. Trabalha, desde 2000, na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde já atuou como Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, como responsável pela área de Produção de Materiais Didáticos junto à Assessoria para Educação à Distância. Foi assessora técnica da equipe de Gestão do PIBID/UNISC no período de 2010-2017. Atualmente é Assessora Pedagógica junto à Coordenação de Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação e junto ao Núcleo de Apoio ao Professor – NAP da UNISC onde tem se dedicado ao acompanhamento das comissões de elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e revisão de tais projetos, bem como ao Programa de Pedagogia Universitária da UNISC. Em 2019, integra o corpo docente e a coordenação do Curso de Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade, ofertado pela Rede de Formação de Professores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, através da Universidade de Caxias do Sul -UCS e Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

JUNIOR BUFON CENTENARO
Doutorando em Educação (Bolsista Capes) pelo PPGEdu/UPF, Mestre em Educação (bolsista CAPES) pelo PPGEdu/UPF na linha de Políticas Educacionais; especialista em Espiritualidade pela Itepa Faculdades (2017); licenciado em Filosofia pela UPF (2016). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa “Políticas para Docência Universitária” e “Políticas para o Ensino de Filosofia”. É pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES/FURG); participa do projeto de extensão “Grupo de Estudos em Filosofia”, vinculado ao curso de Filosofia do IFCH/UPF. Atua como professor de Filosofia e Ensino Religioso no Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Franciscano Cristo Rei de Marau/RS.

LEANDRO TUZZIN
Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo– UPF. Mestre em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo– UPF (2009). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera (2013) e especialista em Docência em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2002). Professor na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

LETÍCIA TRENTO
Graduada em Pedagogia na FABE, Pós-graduanda em Educação Infantil (UNINTER) e cursou disciplinas isoladas como aluna especial no PPGEdu em 2018.

LIDIANE LIMANA PUIATI PAGLIARIN
Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Licenciada em Pedagogia pela UFSM. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul e do projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais. Atuou de 2009 a 2015 como professora de rede municipal de ensino e atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na educação superior, coordenação pedagógica em escolas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

LUCIANA MARIA SCHMIDT RIZZI
Mestranda em Educação (Bolsista UPF) pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Gestão e Apoio Pedagógico na Escola Básica: Ênfase – Administração e Supervisão Escolar pela Universidade de Cruz Alta (2002). Graduada em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade de Cruz Alta (1997). Graduada em Licenciatura Curta de Ciências pela Universidade de Cruz Alta (1993). Membro do Grupo de Pesquisa Formação Humana e Experiência de Si e do Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil. Diretora do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada. Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

MARIA DE FÁTIMA DE LIMA DAS CHAGAS
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), bolsista PROSUC II – CAPES. Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com Dissertação voltada para a Educação (conforme Histórico do Curso). Especialista em Tecnologia em Educação (PUC/Rio) e em Psicopedagogia (FVJ – CE). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participa dos grupos de pesquisa: – Linguagens, Cognição e Tecnologias – UFERSA; – Grupo de Estudos de Mídia – Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Mídiáticos – GEMINI (UFRN); GAIA (Grupo de ações e Investigações Autopoiéticas) – UNISC; TEA COMPLEX – UMINHO/Portugal. Tem experiências como: – tutora do PROINFO/MEC, do Curso de Especialização: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO da IES UERN e da EAD/UFERSA no curso de licenciatura em matemática; – Professora no Ensino Superior, na UERN (nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas), na Universidade Estadual Vale do Acaraú no curso de Pedagogia e na UFERSA (professora do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR); Está vinculada como professora formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Mossoró na formação continuada de professores na interface educação e tecnologia. Tem Artigos e capítulos de livros publicados com ênfase na discussão que envolve tecnologias na educação.

MARIO LUIZ JUNGES JUNIOR
Mestrando em Educação (Bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2018). Acadêmico do curso de Formação Pedagógica para a Educação Básica e Profissional no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (2008). Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

NERI JOSÉ MEZADRI
Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF na linha de Políticas Educacionais. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2007); Especialista em Direitos Humanos pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier – Ifibe (2009); Especialista em Supervisão Educacional – UPF (2013); Especialista em Orientação Educacional – UPF (2016); Especialista em Ciências Sociais – UPF (2017); Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – UPF (1998); Bacharel em Teologia pela Itepa Faculdades (2002). Professor e Coordenador Pedagógico. Membro do Grupo de Pesquisa CNPQ “Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas”. 

PAULA ISABEL LUDWIG
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Graduada em Matemática – Licenciatura Plena, com especialização em Linguagens e Tecnologias na Educação com ênfase em Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.

RITA DE CÁSSIA BARBOSA PAIVA MAGALHÃES
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.Coordenadora do GT15 Educação Especial da Anped(2010-2011). Assessora pedagógica da Coordenadoria de Formação para a Docência da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN (2011-2017). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Pesquisa na área de educação, com ênfase em educação especial. Seu campo de ação profissional abrange, ainda, experiência no âmbito da formação para a docência no ensino superior.

ROGERIO AUGUSTO BILIBIO
Doutorando em História na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em História Regional (UPF). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais – (IBPEX). Graduado em História pela Unoesc – Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atualmente é professor da Unoesc, nos cursos de Direito, Psicologia e Fisioterapia, atuando nas áreas de Filosofia, Sociologia, Antropologia, Direitos Humanos, Ciências Sociais e Pensamento jus-filosófico. Coordenou a CPA da Unoesc entre os anos de 2010 a 2017. O foco da pesquisa são as áreas da educação e história, notadamente os processos socio-históricos da atuação e formação docente.

ROSMARI DEGGERONE
Mestre em Educação, pelo programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (2003). Especialista em Administração Hospitalar, parceria da Universidade de Passo Fundo com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (1992). Especialista em Supervisão Escolar, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Especialista em Anatomia Funcional pela Faculdade Integrada AVM (2015). Graduada em Ciências (1985), Biologia(1987) e Enfermagem(1997) pela Universidade de Passo Fundo. Docente do Centro de Ensino Médio Integrado Universidade de Passo Fundo nos cursos: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem. Participante do Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE) e do Grupo de Estudos sobre Ética, Democracia e Educação (GEEDE) do Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

SANDRA MARIA ZARDO MORESCHO
Doutoranda em Educação (Bolsista Capes), na linha de pesquisa de Políticas Educacionais, pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Educação (Bolsista Capes/Fapesc) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ (2017). Especialista em Formação para o Magistério Superior em Geografia e Gestão Ambiental Municipal e Regional pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ (2005). Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ (2003). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010). Membro do grupo de estudos e pesquisas sobre Gestão e Indicadores de Qualidade na Educação Básica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil. Participa do Grupo de estudos Ensino e Formação de Professores da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó.

SILVANA ARBOIT
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Contestado – UNC/Concórdia; Diretora do Colégio Franciscano São José/ Erechim.

VAGNER EBERT
Doutorando em Educação (Bolsista Egresso UPF), na linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Letras (Bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo (2017). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo (2014). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização (Gepalfa), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

VERA COUTINHO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim. Especialista em Gestão Colegiada e Educacional pela Faculdade Meridional – IMED Passo Fundo; Diretora do Colégio Franciscano Cristo Rei/Marau.