Capa do livro: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE:<br> crianças, linguagens e formação docente

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE:
crianças, linguagens e formação docente

Autores: Emília Peixoto Vieira - Luciana Sedano (Orgs.)

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Sinopse

Cada texto neste livro traz contribuições importantes para nossa reflexão sobre a criança, as linguagens que circundam seu universo e seu desenvolvimento, e a formação docente para a Educação Infantil. A qualidade dos textos e a diversidade de temas atestam o nível das produções e dos cuidados metodológicos das pesquisas e de seus respectivos pesquisadores e pesquisadoras. Profissionais atentos e dedicados a inúmeros detalhes que demonstram o quanto tem sido estudado e o quanto ainda há a estudar na primeira etapa da educação básica.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3803-9
DOI: 10.24824/978854443803.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 346
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE:<br> crianças, linguagens e formação docente

Autores

EMILIA PEIXOTO VIEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996); Ciências Contábeis pelo Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha (1993); mestrado em Educação pela Faculdade de Educação – USP (2001) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2011). É Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde também foi Diretora do Departamento de Ciências da Educação – DCIE (2012-2014). É professora do quadro permanente e atual Coordenadora (2017-2019) do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação/PPGE – UESC. Foi vice-presidente da Regional Nordeste do Fórum Nacional dos Diretores de Faculdades-Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) (2012-2014). Foi Diretora da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (ANPAE) – Seção Espírito Santo (2005-2008) e Seção Bahia (2017-2018). Assessora da CAPES (2017-2019). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID – Subprojeto Pedagogia – Educação Infantil (2016). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional/PPeGE. Coordenadora do Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC. Seus estudos e pesquisa na área de Educação: Política Educacional, Gestão Escolar, Educação Infantil, Trabalho Docente, Formação Docente.

LUCIANA SEDANO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Orientação Pedagógico-Educacional do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz – BA. Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática e práticas de ensino, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

LIANA GONÇALVES PONTES SODRÉ
Possui graduações no Curso de Licenciatura em Psicologia (1973) e no Curso de Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1974); Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2005). Professora aposentada da Universidade Federal da Bahia, onde atuou como docente no Curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas por 27 anos. Atualmente é professora Pleno da Universidade do Estado da Bahia no Departamento de Educação do Campus X e nas Pós-Graduações stricto sensu no Programas Educação e Contemporaneidade e no Programa de Intervenção Educacional e Social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, criança, desenvolvimento infantil, formação do professor e brincar.

RENATA NUNES DOS SANTOS
Possui graduação em Letras pela Universidade São Marcos (SP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (SP). Especialização em Gestão Pedagógica e Educação Infantil pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz (SP). Tem experiência docente na Educação Infantil e como professora de inglês para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, é professora de Educação Infantil pela Rede Municipal de São Paulo.

MARIA JACILDA DA SILVA FARIAS LAURINDO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Educação Infantil pela UESC e mestre pelo Programa Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Educação, com atuação na Educação Básica há mais de 26 anos e Educação Superior desde 2001, com atuação em instituições pública e privada. Possui publicações e pesquisas com ênfase em Educação Infantil e estudos sobre crianças e infâncias. É Professora Assistente da UNEB desde 2008. Membro do grupo de Pesquisa Desenvolvimento social, no qual atua com pesquisas acerca das relações intergeracionais entre adultos e criança. Atuou como diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) – Campus XVIII – UNEB nos biênios 2014 a 2016 e 2016 a 2018 e nesse período foi membro da Executiva do Fórum de Diretores e Diretoras da UNEB. Foi presidente da Câmara de Graduação no CONSEPE 0150 Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Câmara para Assuntos Administrativos do CONSU – Conselho Superior. Atualmente exerce a função de Assessora Especial da Reitoria da UNEB para Projetos Estratégicos junto à Educação Básica e a Educação Superior. É doutoranda no Programa Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Seus estudos se direcionam na área da educação, infâncias e suas tecnologias sociais. Atua ainda como consultora nas áreas de Educação e Desenvolvimento Social.

ROSÂNIA CAMPOS
Doutora em Educação pela UFSC, e Pós-doutorado em Educação pela UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Programa que no momento também é coordenadora. Professora das Licenciaturas e do curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas Educativas para Educação e infância – GPEI Pasquinade no International Centre for the Study of the Mixed Economy of Childcare (ICMEC) / University East London (UEL). Participante do Grupo de Trabalho: Juventudes e Infância – Campo temático: Juventudes e políticas de infância/ CLACSO.

ELDA ALVARENGA
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2018), na Linha de Pesquisa Docência Currículo e Processos Culturais. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). É professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Vila Velha/ES. Tem experiência na área de Educação Básica e Ensino Superior. Membro do Núcleo capixaba de pesquisa em História da Educação (Nucaphe/UFES). Seu campo de pesquisa concentra-se nos estudos sobre formação de professores, gênero e história das mulheres, em especial, mulheres professoras. Feminista. Militante dos movimentos de mulheres.

ERINEUSA MARIA DA SILVA
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na UFES (2018), na linha de pesquisa História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e graduação em Direito pelo Centro Universitário de Vila Velha (2003). Atualmente é professora na Universidade Federal do Espírito Santo e professora pesquisadora no Centro de pesquisa em formação inicial e continuada em educação física (Práxis) e no NEPE - Núcleo de estudos em políticas educacionais, ambos na Universidade Federal do Espírito Santo. Tem se dedicado a pesquisas no campo da educação que envolve as seguintes temáticas: Trabalho Docente, relações de gênero, formação docente e política educacional.

FÁBIO LUIZ ALVES DE AMORIM
Graduado em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional; Especialização em Supervisão Escolar; Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Coordenador de curso e professor no curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá Vitória – ES. Coordenador da ANFOPE – Seção – ES. É membro no Fórum Estadual de Educação e no Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente – FEPAD. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe) e no Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes). Tem se dedicado a pesquisas no campo da educação que envolve as seguintes temáticas: Formação Inicial e Continuada de professores/as, suas articulações e desdobramentos com o Currículo, com o Trabalho Docente, bem como no campo da Política Educacional e a Gestão Escolar.

ANDRÉIA FERREIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação pela mesma instituição e doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Campina Grande. Ocupou a coordenação do PPGEd/UFCG no período 2015 a 2018. É docente do quadro permanente deste programa. Foi vice-coordenadora do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste (FORPREd/NE), vinculado à ANPEd, no período 2017 a 2018. Foi vice-diretora da ANPAE do estado da Paraíba nos biênios 2015/2016 e 2017/2018. Atualmente, assume a vice-diretoria da ANPAE - Região Nordeste. É pesquisadora associada à ANPEd e à SBPC. Atua nas áreas de política e gestão da educação, investigando os seguintes temas: políticas de avaliação externa da educação básica e políticas de formação de professores.

NAARA QUEIROZ DE MELO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande; graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é pedagoga na Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional. Atua, principalmente, em projetos e pesquisas relacionadas aos seguintes temas: política e gestão educacional; relação Estado, mercado e educação; história da educação e educação infantil.

ROSEANE RODRIGUES DE MACEDO
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), com habilitação em Educação Infantil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Linha de Pesquisa História, Política e Gestão Educacional (2018). Especialista em Docência na Educação Infantil pela UFCG (2014); Especialista em Educação Básica: práticas e processos educativos pela UFCG (2006); Especialista em Educação de Jovens e Adultos: formação de formadores em Educação Básica pela UnB (2004). Professora efetiva da Unidade Acadêmica de Educação Infantil UAEI da UFCG como professora da Educação Infantil (EBTT). É membro do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI).

MARCINEIA VIEIRA DE ALMEIDA SANTOS
É indígena do Povo Tupinambá de Olivença. Formada em Pedagogia pela UESC (2011) e Mestrado em Educação também pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2016). Pesquisa sobre Práticas pedagógicas em Educação Escolar Indígena. Atualmente é professora no Colégio Tupinambá de Acuípe de Baixo – Ilhéus – BA e Professora no município de Canavieiras/BA.

FLÁVIA CRISTINA DE MELLO
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Educação Intercultural e Ensino de Ciências em contexto de Diversidade Cultural. É Professora Adjunta na área de Antropologia Social na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordena o Grupo de Pesquisa Etnociências, Saberes Tradicionais e Educação Escolar Indígena e o Grupo de pesquisadores da UESC que compõem a Red de Centros de Investigación en Astronomia en la Cultura. Participa como docente e pesquisadora das atividades do Observatório Astronômico da UESC de popularização da Ciência e estudos de Etnociências e Astronomia Cultural. Membro da Sociedade Interamericana de Astronomia en la Cultura (SIAC). Participa, desde 2017, como docente da Licenciatura Intercultural Indígena da UFES, com as etnias Guarani e Tupinikim.

ROSILANE MACIEL DA SILVA
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000) e mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui Especialização em Administração da Educação, curso de Gestão escolar. Atua como professora há mais de 27 anos na Educação Básica no município de Una/BA.

RACHEL DE OLIVEIRA
Professora titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Educação das relações Étnico-raciais. Militante do Movimento Negro Unificado (MNU) desde 1980.

MARIA APARECIDA D’ÁVILA CASSIMIRO
Coordenadora Pedagógica do município de Ilhéus/BA. Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade nos campus I da UNEB. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003); Especialização em Educação Infantil também pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005). Participa do grupo de pesquisa: Desenvolvimento Social, coordenado pela professora Drª Liana Gonçalves Pontes Sodré. Pesquisadora sobre Infância, criança e Educação Infantil.

MARINA RODRIGUES MIRANDA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – 2007; Doutorado em Educação e Diversidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 2013. Professora Adjunto C - Nível I da Universidade Federal Sul da Bahia/UFSB. Líder do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Experiência do Sensível (NUPEEES). Membro do grupo de Pesquisa Imagens e Tecnologias e Infâncias (PPGE/ UFES). Atuação na linha de Estudos e Pesquisas com Crianças, atuando nos seguintes temas: Etnografias de infâncias quilombolas e indígena; Etnografias de infâncias de crianças tratamento oncológico.

FERNANDA MONTEIRO BARRETO CAMARGO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar, Liderança do 3º Setor e Mediação em EaD pela UFES. Graduada em Educação Artística, Artes Plásticas (UFES); Teologia e Pedagogia. Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação – Centro de Educação (UFES). Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Imagem, Tecnologia e Infâncias (GPITI); pesquisadora do Observatório da Formação de professores de Artes na América Latina e  membro do NUPEEES – UFSB. Desenvolve projetos nas áreas de Formação de Professores, Culturas e interdisciplinaridade.

MELQUIDETES MARQUES CORREIA DE ANDRADE
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus – Bahia. Na graduação, participou das diversas edições do Projeto de Extensão “Brincando na Educação Infantil”. Concentra estudos em Teologia, área onde lidera Grupo de Estudos.

ÉRICO JOSÉ DOS SANTOS
Graduado em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em História do Brasil – FACSUL/UNIME. Especialista em Educação Infantil – Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE), vinculado a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Atuou como docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Atua como Gestor Escolar da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Itabuna/BA. Diretor Pedagógico do CEPED. Atuou como Assessor Técnico-Pedagógico do Departamento de Educação Básica em Secretarias da Educação da região na área de Educação Infantil, realizando trabalho com formação e acompanhamento do trabalho dos docentes.

CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunta com dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhéus/BA) e atua como professora e orientadora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica, na Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, atuando principalmente nos temas de Educação Infantil (Estágio e Fundamentos para Educação Infantil), crianças e Infâncias, creche, formação de professores, brincar/brincadeiras. Coordena o Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil da UESC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional vinculado a UESC.

MARCELA SANTOS DE JESUS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UESC). É docente na Universidade Paulista (UNIP). Atua como Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ilhéus/BA, nos segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Multisseriadas. Integra o Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia (UESC). Integra o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional/PPeGE vinculado à Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Realiza atividade voluntária como professora na formação religiosa de crianças em Ilhéus - BA. Tem experiência na área de Educação, nos seguintes temas: Políticas Públicas; Trabalho docente; Conselho Escolar; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Infantil; Supervisão/Monitora de Coordenação Pedagógica.

ANA MARIA ALVARENGA
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002); Doutorado em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012) e pós doutorado em Psicologia na UFES (em andamento). Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (ingresso em março de 2004), lotada do Departamento de Ciências da Saúde. Atua no curso de Licenciatura em Educação Física (supervisão de estágios). Na extensão, coordena a Rede Ibero-americana de Investigação da Formação em Educação Física (RIAIFEF) e, no campo pesquisa, coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GRUPEFE). Atuais interesses de investigação: Educação física e saúde da criança e do adolescente; Práticas Integrativas Complementares, principalmente mindfulness, meditação e yoga.

SILVIO APARECIDO FONSECA
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1999); mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2005) e Doutor em Educação Física (UFSC) (2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC – Ilhéus / BA), vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde. Seus esforços acadêmicos estão direcionados para aproximação entre Educação Física e Saúde Coletiva, com interesse especial na atenção à atividade física e saúde materno-infantil.

CLÁUDIA CELESTE LIMA COSTA MENEZES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Infâncias, Educação Infantil, Formação de Professores, Políticas Públicas e Gestão da Educação.

ALBA LÚCIA GONÇALVES
Graduada em Pedagogia; mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/Departamento de Ciências em Educação, onde exerce as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pesquisa, publica e orienta trabalhos na linha de formação de professores.

LILIAN MOREIRA CRUZ
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB); Especialista em Educação Infantil (UESB); Mestra em Educação (UESB) e Doutoranda em Educação (UFBA). Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz, do Departamento de Ciências da Educação. Coordenadora do “Programa Coletivo Paulo Freire” (UESC) e do Projeto de extensão “Fórum de debates: as políticas e reformas educacionais no contexto atual” (UESC). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade. Líder do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Infantil – GEPEI (UESC). Atua na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, Desenvolvimento Profissional docente, Educação Infantil, Educação Inclusiva e Diversidade.

ANDREIA CRISTINA FREITAS BARRETO
Licenciada em Pedagogia com especialização em Psicologia da Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016). Integrante do GRUPAC – UESC. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus XVIII. Possui experiência na educação básica e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio supervisionado, Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Educação Infantil e Ensino de Ciências por Investigação.

ROZIANE AGUIAR DOS SANTOS
Licenciada em Pedagogia, com especialização em Gestão e Recursos Humanos e Relações Étnico-Raciais. Possui mestrado no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (2016). Atua como Coordenadora Pedagógica/professora no município de Itaju do Colônia/BA. Atuou como Tutora a distância do curso de Pedagogia – EAD da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/UAB) (2015-2019). Possui experiência docente e pedagógica na educação básica e ensino superior, com ênfase nos seguintes temas: educação e relações étnico-raciais, relações humanas, coordenação e supervisão de estágio, formação de professores, formação continuada, alfabetização cientifica, ensino por investigação e ensino de ciências.

VIVIANE BRICCIA
Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde trabalha com a formação de Professores de Ciências para os anos Iniciais, contemplando a formação de inicial e continuada de Professores. Atua em projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino, estudando temas como Alfabetização Científica, a Aproximação com a Ciência e Ensino por Investigação.

ARLETE RAMOS DOS SANTOS
Pós-doutora em Educação e Movimentos Sociais do Campo pela Unesp. Doutora e Mestra em Educação pela UFMG. Docente no Programa de Pós-Graduação mestrado Profissional em Educação da UESC; Professora na graduação e na pós-graduação em Educação da UESB. Faz parte da coordenação do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (CEPECH/CNPq). Coordenadora do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc.

ELENICE DE BRITO TEIXEIRA SILVA
Professora assistente na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação – Campus XII/Guanambi. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais, na Linha de Pesquisa de Infância e Educação Infantil. Mestre em Educação pela mesma Universidade. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil (NEPEI – Fae/UFMG), e integra o Programa de Estudos em Cultura, Educação e Infâncias (ENLACEI).

MARIA LUIZA SOARES RODRIGUES
Pedagoga (UESC); especialista em Educação Infantil (UESB); mestre em Educação (UESC), com pesquisa em Alfabetização Matemática. Professora da Educação Básica, há 14 anos, atuando há 07 anos na rede pública municipal de Ilhéus/BA, como professora dos Anos Iniciais, Educação Infantil e na gestão, como vice-diretora. Formadora do PNAIC Matemática em 2016, trabalhando na formação das equipes municipais do Núcleo Regional da Educação – NRE 5. Seus estudos concentram-se na educação, principalmente a Educação Infantil e o desenvolvimento da Matemática nesta etapa.

ALESSANDRA SILVA LUIZ
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como professora de educação infantil. Interessa-se pelos estudos da formação de professores e políticas educacionais.

ORDÁLIA ALVES ALMEIDA
Graduada em Pedagogia – Magistério da Pré-Escola, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984); Mestre em Educação – Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Doutora em Educação – Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Pós-Doutora na área da Sociologia da Infância, pelo Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho, Braga/Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. Manuel Sarmento, no período de janeiro de 2008 a Fevereiro de 2009. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação da Infância, atuando principalmente na formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coordenou o Curso de Pedagogia para Educação Infantil – Consórcio PROFORMAR. Coordenou o PROINFANTIL MEC/UFMS nos Estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul e Sergipe. Coordenou o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e os Cursos de Extensão em Educação Infantil MEC/UFMS. Membro da Rede Nacional da Primeira Infância – RNPI. Bacharel em Direito. Diretora da Faculdade de Educação – FaEd/UFMS (2017-2019). Membro Titular do Conselho Estadual de Educação. Membro do Fórum Permanente de Educação Infantil de MS. Presidente da OMEP-BR.

ANA PAULA GASPAR MELIM
Graduada em Pedagogia – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2016). Coordenadora e professora titular do Curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Assessora Pedagógica para assuntos educacionais. Coordenadora do Fórum de Educação Infantil/MS. Membro Titular do Conselho Municipal de Educação. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Infância, Alfabetização e Letramento, Formação de Professores, Docência no Ensino Superior.