Capa do livro: PEDAGOGIA SOCIAL – MÉTODOS, TEORIAS, EXPERIÊNCIAS, SENTIDOS E CRIATIVIDADES <br>Coleção Pedagogia social para o século XXI<br> Volume 1

PEDAGOGIA SOCIAL – MÉTODOS, TEORIAS, EXPERIÊNCIAS, SENTIDOS E CRIATIVIDADES
Coleção Pedagogia social para o século XXI
Volume 1

Autores: Margareth Martins (Org.)

livro impresso
de R$ 67,90 por
livro digital
de R$ 67,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O Brasil tem produzido milhares de crianças e jovens que sobrevivem, como podem, ao massacre da vida cotidiana em contextos de emergências. Embora passem boa parte de suas vidas nos bancos escolares, em busca do sucesso acadêmico e profissional, se veem presas ao enredo macabro da distorção série-idade, oriundo de sucessivos equívocos governamentais na seara das políticas públicas voltadas à educação. Passam a acreditar que o ambiente escolar não é para elas; é quando o tráfico as adota, alcançando-as muito antes de concluírem o Ensino Fundamental e a formação pessoal. São corrompidas, prostituídas e marginalizadas.  Se falarmos em quantitativos, trata-se de um verdadeiro genocídio. O ciclo que se instaura passa ainda pelas ruas, hospitais, presídios... Em cada uma dessas fases a Pedagogia Social se faz presente, impactando positivamente suas vidas, pois é com eles e por eles que se trava a luta, resgatando vidas, estabelecendo pactos e instaurando poder, em busca de dias melhores.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3534-2
DOI: 10.24824/978854443534.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PEDAGOGIA SOCIAL – MÉTODOS, TEORIAS, EXPERIÊNCIAS, SENTIDOS E CRIATIVIDADES <br>Coleção Pedagogia social para o século XXI<br> Volume 1

Autores

MARGARETH MARTINS
Possui: Pedagogia (UERJ), Mestrado (UFF), Doutorado (UNICAMP) e Pós-Doutorado (UNIRIO). Atualmente, é Professora Associada do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Coordena o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Pedagogia Social e Formação de Educadores (PIPAS-CNPq 2006). Coordena o projeto Trabalho Infantil Urbano: mitos e desafios, o Curso de Extensão em pedagogia Social para o Século XXI (PROEX 2005), e o Grupo Ensino, Pesquisa e Extensão de Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades (GRUPO PIPASUFF). É editora executiva da RPS-UFF (Revista de Pedagogia Social da UFF). O eixo Educação, Pobreza e Exclusão orienta seu trabalho.

CONCEIÇÃO MARIA GUIMARÃES E SILVA
Professora – Pesquisadora Extensionista na área de Educação Social – Moção de Congratulação oferecida pela Câmara Municipal de Niterói, pelo trabalho desenvolvido no Morro do Céu, Caramujo, através do “Projeto Criança no Lixo Nunca Mais”. Em parceria com o UNICEF, a Secretaria de Integração e Cidadania em 20 de novembro de 2000 – Debatedora da Mesa-Redonda “Lixo e Cidadania – Diagnóstico e Articulações do Fórum Estadual Lixo e Cidadania” – VI Semana de Extensão da UFF em 26 outubro de 2001 – Conferencista na “XI Jornada de Pedagogia Social – PIPAS UFFem 25 de agosto de 2018 – Participante da Banca de Avaliação de Portfólios do Curso de Extensão em Pedagogia Social para o Século XXI, na Universidade Federal Fluminense em 29 de novembro de 2018. – Teóloga – Graduada Pela Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA.

PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON
Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UFRJ; Coordenadora de Disciplina do Curso de Licenciatura em Química, na modalidade EaD (UAB/ UFRJ/ CEDERJ/ CECIERJ); Docente do CEEQuim/ UFRJ; Docente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/ UFRJ). Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/ UFF); Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

ANGELA SANCHES ROCHA
Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UERJ. Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/ UFF); Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

CÉLIA SOUSA
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química, na modalidade EaD (UAB/ UFRJ/ CEDERJ/ CECIERJ); Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UFRJ; Docente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/ UFRJ); Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/ UFF); Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA).

SANDRA NERI BRITO DE FREITAS
Mestre em Educação pela UFF – Universidade Federal Fluminense (2018), Especialista em Alfabetização das Classes Populares pela UFF Universidade Federal Fluminense (2008), Especialista em Recursos Humanos pela UNIGRANRIO (2004), Graduada em Pedagogia pela UERJ (1986). Atualmente, é Orientadora Pedagógica do CIEP Brizolão Municipalizado 328 Marie Curie onde orienta turmas da Educação Infantil ao 4º ano de escolaridade, também é Orientadora Pedagógica da Creche Severina dos Ramos da Silva. Foi Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias durante 20 anos e fez parte durante 6 anos da Equipe de formação continuada dos professores e Especialistas de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias com base no Programa PROFA/MEC.

MÁRCIA MARIA E SILVA
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Observato?rio Internacional Interculturalidade, Inclusa?o e Inovac?a?o Pedago?gica. Líder do Grupo de Estudos Linguagem, Educac?a?o, Doce?ncia e Diversidade (GELEDD). Integrante do Grupo de Pesquisa Formar e do Nu?cleo de Dida?tica e Formac?a?o de Professores (UFF). Pesquisadora nas a?reas: Linguagem, Dida?tica e Formac?a?o de Professores.

THAINÁ MARIA DA SILVA QUITETE
Licencianda em Pedagogia – Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora – extensionista do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social (UFF). Residente no Programa de Residência Pedagógica (Capes).

JACY PASSOS
Pós-graduando em Docência e Gestão do Ensino Superior – Pedagogo, Pesquisador Extensionista em Pedagogia Social Projeto PIPAS – UFF, Educador Social – Coord. Pedagógico do Núcleo de Formação Continuada e Comunicação – Membro do Comitê Científico RPS – UFF – Prof. da Pós-Graduação em Pedagogia Social PIPAS – UFF.

LUCIMARE SOBRAL
Assistente Social – Pós-Graduação em Gestão, Política de Assistência e Saúde – Docente da Pós-Graduação em Pedagogia Social para o Século XXI – PIPAS – UFF.

ARTHUR VIANNA FERREIRA
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ FFP. Coordenador-Pesquisador do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas “Fora da Sala de Aula” – UERJ/FFP. Coordenador do PIBIC – SR2/UERJ “Formações, Representações e Práticas educativas em espaços educacionais não escolares em São Gonçalo”.

FÁTIMA ALZIRA BRANDÃO
Pedagoga, Psicopedagoga, Educadora Social, Professora das Matérias Pedagógicas do Curso Normal. Professora convidada da UFF – Pós-Graduação em Pedagogia Social.

MÁRCIA BAZHUNI POMBO
Graduada pela UFF em Direito e Psicologia pela FAMATH, Mestra em Educação pela USAL – Universad del Salvador, Buenos Aires. Especialização em Psicologia da Aprendizagem pela USP. Especialização em gestão, supervisão e orientação pela Universidade Barão de Mauá. Especialização em psicologia clínica pela PUC-RJ. Professora da rede dos municípios de Niterói e São Gonçalo, trabalhando na gestão municipal pública.

MÔNICA PARANHOS COELHO
Licenciada em Educação Física pela UERJ – Professora de Educação Física do Município e Estado do RJ – Mestre em Educação pela UFF. Diretora do SEPE/CAXIAS – Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação. Pesquisadora do Grupo de Trabalho, Estudos e Pesquisa em Pedagogia Social – PIPASUFF.

EDVALDO ROBERTO DE OLIVEIRA
Mestre em Serviço Social PUC/Rio, especialista em Direitos da criança/adolescente, consultor da Associação Mãe África/AMA – Inovações em Tecnologia Social, Coordenador do GT de implementação da política de ações de apoio socioeducativo em meio aberto do CMDCA – Rio.

ELAINE DE OLIVEIRA FERREIRA
Mestranda em Educação do Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular na UFF. Pesquisadora Extensionista em Pedagogia Social – Professora de Educação Física.

EDITE SANT’ANNA DA SILVA
Psicóloga, graduada em Letras/Literatura Brasileira, mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

NATALIA DA SILVA FIGUEIREDO
Assistente Social. Doutoranda em Serviço Social (PPGSS/UERJ). Bolsista CAPES.  Mestre em Serviço Social (PPGSS/UERJ).

ANA PAULA SANTOS LIMA LANTER LOBO
Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense – UFF; Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Doutoranda em Educação – Universidade Federal Fluminense – UFF. Membro do Grupo de Pesquisa GEPROFE – UFF – Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e na Educação Infantil. Atuou na equipe Pedagógica da Creche UFF (2011-2014). Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAES da Universidade Federal Fluminense. Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Professora Colaboradora do Curso de Especialização em Pedagogia Social para o século XXI da Universidade Federal Fluminense – UFF desde 2017.

MÔNICA BEZERRA DE MENEZES PICANÇO
Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984); Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996). Professora adjunta aposentada da Universidade Federal Fluminense- UFF. Integrou o Grupo Gestor da Creche UFF (1999-2014) e atuou como Diretora Geral (1999-2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de Professores. Atuou na Direção do Programa Criança na Creche da Fundação Municipal de Educação de Niterói (2009-2010). Atualmente é Diretora Pedagógica da Escola Aldeia Curumim desde 2016 e Professora Colaboradora do Curso de Especialização em Pedagogia Social para o século XXI da Universidade Federal Fluminense – UFF desde 2017.

ADRIANA FROSSARD BORGES
Analista de Projetos Especiais da Firjan SESI, no Programa ViraVida (Metodologia do Conselho Nacional, que visa o desenvolvimento humano e a inserção produtiva de jovens de diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro), com atuação na Rocinha. Foi responsável pela coordenação e supervisão pedagógica da Escola SESI de Laranjeiras, com ações em comunidades da Zona Sul, em projetos de Educação Complementar, EJA e Cursos Livres. Tem experiência na área de Gestão Escolar, tendo sido Diretora de duas Creches Comunitárias conveniadas ao Programa Criança na Creche, da Fundação Municipal de Educação de Niterói por 7 anos. Participa do Grupo PIPAS – grupo de estudos e pesquisas em Pedagogia Social pela UFF há 10 anos. Professora convidada da pós-graduação, no curso de Pedagogia Social nas Instituições UFF e Faculdade Paraíso – FAP/ Grupo Lusófona, com a disciplina: Práticas em Pedagogia Social. Possui graduação em Pedagogia (UNIPLI 2004), pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNIPLI 2007), Gestão de Recursos Humanos (UCAM 2008), Administração e Planejamento da Educação (UERJ 2014), Mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ.

GRAZIANE FRANCINI PEREIRA PINTO
Consultora em Educação Especial Inclusiva e mediação escolar, com vasta experiência no atendimento e adaptação curricular para Autistas, Professora da Educação Básica há mais de 20 anos e do Ensino Articulado com o Profissional (EBEP). Professora da FIRJAN SESI - Serviço Social da Indústria, atuando na Escola do Maracanã há 3 anos e tendo atuado na escola de Laranjeiras, com a modalidade de ensino EJA - Educação de Jovens e Adultos, durante 6 anos, em diversas comunidades da Zona Sul do Rio de Janeiro. Licenciada em Geografia (2001) e em Educação Física (2008) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ. Pós-Graduada em Administração e Supervisão Escolar (2015) e Educação Especial e Inclusiva (2017) pela UCAM – Universidade Cândido Mendes/ RJ. Curso de Extensão em Pedagogia Social – pela Universidade Federal Fluminense/ UFF (2013).

RITA DE CÁSSIA FRANCO DE SOUZA ANTUNES
Graduada (UERJ), Mestre e Doutora (UNICAMP) em Educação Física. Pós-Doutorado em Artes (UNESP/SP). Docente aposentada do Quadro do Ensino Superior do Estado de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Dança, Estética, Educação desde 2007. Servidora Efetiva da Educação Pública do Município do Rio de Janeiro desde 2010, lotada na Gerência de Educação-GED, cedida ao Comitê FNDE/CRE7. Pesquisadora desde 1990 na área pedagógica em sistemas públicos de ensino: relações humanas, organização e planejamento escolar, formação inicial, continuada e/ou em serviço de professores e gestores educacionais.

RITA RIBEIRO VOSS
Antropóloga formada na Faculdade de Ciências Sociais (PUC-SP), com especialização em Ciência Política (Unicamp), Doutorado em Educação (UFRN), pós-doutorado em Antropologia (PUC-SP) e História Cultural (Universidade de Coimbra). É professora no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem os seguintes livros publicados: Pedagogia da Felicidade de Makiguti, (Papirus, 2013) O Sistema dos Três mil mundos: uma narrativa budista sobre o conhecimento (Annablume, 2013), Ensaios sobre cognição cultura e educação (no prelo); Paulo Freire em Debate (Edufpe, 2013) (Org.) e Caminhos de Pesquisa em Dança: interculturalidades e diásporas (Udufpe, 2015) (Org).

ELISABETH JESUS DE SOUZA
Pós-Graduanda em Pedagogia Social para o Século XXI – UFF.

LEONARDO ALONSO
Professor da Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal Fluminense, Brasil, no curso de Especialização em Pedagogia Social para o Século XXI, na área de Metodologia da Pesquisa em Pedagogia Social. onde ministra aulas na área de Metodologia da Pesquisa em Pedagogia Social, Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso, e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.