Capa do livro: PSICOLOGIA CLÍNICA NAS FRONTEIRAS – SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA

PSICOLOGIA CLÍNICA NAS FRONTEIRAS – SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA

Autores: Maria Consuêlo Passos - Marisa Amorim Sampaio (Orgs.)

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Sinopse

Este livro oferece reflexões produzidas a partir de interlocuções da Psicologia Clínica com os campos da Saúde, Educação e Cultura, com o intuito de contribuir para uma Psicologia Clínica sensível aos dilemas do sujeito que sofre e que confia no cuidado que ela pode oferecer.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3859-6
DOI: 10.24824/978854443859.6
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PSICOLOGIA CLÍNICA NAS FRONTEIRAS – SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA

Autores

ALISSON DE MENESES PONTES
Psicólogo, doutor em Psicologia Clínica (UNICAP). Mestre em Ciências das Religiões (UFPB). Especialista em Logoterapia e Análise Existencial (UNILIFE-FIP). Presidente da UNILIFE Sistema de Ensino e Presidente da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE – Gestão 2019-2020). Atualmente, atua como professor e coordenador da especialização em Logoterapia e Análise Existencial em vários estados do Nordeste.

ANA LÚCIA FRANCISCO
Psicóloga, Psicoterapeuta, com Mestrado em Psicologia Clínica (PUC-RJ) e Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP). Pesquisadora vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Contemporâneas, do Programa de pós-graduação em Psicologia Clínica e ao Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial na Universidade Católica de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Clínicas: Psicologia e Política, junto ao CNPq. É autora dos livros: Psicologia Clínica: prática em construção e desafios para a formação e Instituições e Dispositivos Institucionais.

ANA MARIA DE SANTANA
Doutora, Mestra e Especialista em Psicologia Clínica. Estágio Pós-doutoral (UFPE). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), atuando na Graduação e Pós-Graduação Lato-Sensu e Stricto-Sensu (UPE). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa/LACS/UPE. Membro do GT- Práticas Psicológicas em Instituições: atenção, desconstrução, invenção (ANPEPP). Psicóloga da Secretaria de Saúde do Recife.

CARMEM LÚCIA BRITO TAVARES BARRETO
Pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Évora (2018). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006). Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2001), Professora Adjunta IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação e na Pós-graduação em Psicologia Clínica. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em “Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP”, do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco. Membro do GT- Práticas Psicológicas em Instituições: atenção, desconstrução, invenção (ANPEPP). Psicóloga clínica.

CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITOS DIAS
Doutorado (1995) e Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983) e graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 1975). Atualmente, é professora Adjunto IV da referida universidade e professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba. É membro do grupo e da linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde (UNICAP). Membro do grupo da ANPEPP Casal e Família: estudos psicossociais e psicoterapia.

DANIELLE DE FÁTIMA DA CUNHA CAVALCANTI DE SIQUEIRA LEITE
Doutorado (2016) e Mestrado (2011) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Membro participante do Laboratório de Clínica Fenomenológica Existencial (LACLIFE). Professora da Universidade Católica de Pernambuco. Psicóloga Clínica.

EDILENE FREIRE DE QUEIROZ
Psicanalista; doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP); Pós-doutora (Laboratoire de Psychopathologie Clinique, Université de Aux-Marseille I); Professora Titular e membro do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP; Coordenadora da Linha de pesquisa Psicopathologia Fundamental e Psicanálise (UNICAP); Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Psicanálise e interlocuções: clínica, política e cultura. Pesquisadora P-2 do CNPq.

EMILY SCHULER
doutoranda de Psicologia Clínica, mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, com Bolsa da Capes. Concluiu o Bacharelado em Psicologia Clínica, na referida universidade, quando foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq), de 2012 a 2015. Pesquisa na área de família, intergeracionalidade e envelhecimento. Atualmente, é pesquisadora membro do Laboratório de Família, Interação Social e Saúde (LAFAM).

FLAVIA M. G. SCHULER
Doutorado (2015), Mestrado (2010) e Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1987). Atualmente, realiza Pós-doutorado, com bolsa da CAPES, pesquisadora do Laboratório de Família, Interação Social e Saúde, da referida universidade. Pesquisa nas áreas de família, migração casamento intercultural, e desenvolvimento humano.

GABRIELA PÓ
Doutoramento em Filosofia (2015) pela Universidade de Évora (Portugal), com uma tese sobre A Fenomenologia do Tédio no Livro do Desassossego: de Martin Heidegger a Fernando Pessoa. Professora de Filosofia no ensino secundário e investigadora do Praxis/UÉ.

IRENE BORGES-DUARTE
Professora associada na Universidade de Évora e investigadora no Praxis/UÉ, onde coordena a linha de investigação em Fenomenologia. Doutorado na Complutense de Madrid. Foi directora do Curso de Doutoramento em Filosofia na UÉ e presidente da direcção da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica (AFFEN). Integra actualmente a direcção da Sociedade Iberoamericana de Estudos Heideggerianos (SIEH).

LIANA R. FELDMAN
Psicóloga (UNICAP, 2005), Formação em Psicoterapia de Crianças (Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem, 2014), Especialização em Psicologia Perinatal (INAP, em andamento), Mestra em Psicologia Clínica (UNICAP, 2008) e Doutoranda em Psicologia Clínica (UNICAP). Atua como Psicóloga Clínica, Escolar e Perinatal.

MARCUS TULIO CALDAS
Médico psiquiatra pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Médico psiquiatra do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Doutor em Psicologia pela Universidade de Deusto, Bilbao – Espanha. Membro do Laboratório de Família e Interação Social e Saúde da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professor Adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco. Membro da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial).

MARGARIDA MARIA FLORÊNCIO DANTAS
Bacharel e licenciada em Psicologia na abordagem Gestalt pela FAFIRE, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora do Curso de Psicologia da UNINASSAU – Caruaru.

MARIA AUGUSTA FERREIRA
Doutoranda em Psicologia na UNICAP. Advogada da União. Mestre em Direito (LL.M.), Georgetown University. Mestre em Direito Público, Universidade Lusíada de Lisboa. Coordenadora Nacional da Agenda Ambiental na Advocacia-Geral da União, 2009/2010. Membro do NESLIC – Núcleo de Sustentabilidade Licitações e Contratos/Comissão Permanente de Sustentabilidade, da Consultoria-Geral da União, desde 2013. Autora do livro “Direito Ambiental Brasileiro: Princípio da Participação”. Organizadora do livro “Sustentabilidade na Administração Pública: valores e práticas de gestão socioambiental”.

MARIA CONSUÊLO PASSOS
Doutora em Psicologia Social (PUC – São Paulo), Pesquisa Pós-Doutoral (Paris V), Mestrado em Psicologia (PUC – Rio de Janeiro), Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da UNICAP, Coordenadora do Laboratório de Psicopatologia e Psicanálise, Membro do GT da ANPEPP “Casal e Família: estudos psicossociais e psicoterapia”. Pesquisadora de Família e Amadurecimento humano, Adolescência, Psicanálise e Cultura e Relação Sujeito-Cidades.

MARIA CRISTINA LOPES DE ALMEIDA AMAZONAS
Doutora em Filosofia e Ciências da Educação – seção Psicologia, Programa Saúde e Família pela Universidade de Deusto. Professora adjunto IV da Graduação em Psicologia e da Pós-graduação em Psicologia Clínica, Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa da ANPEPP “Práticas psicológicas em instituição: atenção, desconstrução, invenção”. 

MARIA DE FÁTIMA VILAR DE MELO
Diplôme d’Études Approfondies e Doutorado em Psicologia pela Université René Descartes - Paris V, Pós-Doutorado em Linguística pela Université Paris III - Sorbonne Nouvelle. Professora Adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, atua no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. Líder do Grupo de Linguagem, distúrbios e multidisciplinaridade no CNPq.

MARIA JULIA KOVÁCS
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1989). Professora livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Concluiu livre docência em 2002 com a tese: Educação para a Morte: Desafio na formação de profissionais de saúde e educação. Coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte, do Instituto de Psicologia da USP.

MARISA AMORIM SAMPAIO
Psicóloga (UFPE), Formação em Clínica Psicanalítica da Infância e Adolescência (Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem). Mestrado e Doutorado em Saúde Materno Infantil (Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira), com Doutorado Sanduíche na Clínica Tavistock; Pós-Doutorado em Psicologia Clínica na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da UNICAP, integrante da linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde. Membro do GT da ANPEPP “Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos”.

MIRIAM DEBIEUX ROSA
Psicanalista, professora Titular do Programa de Psicologia Clínica da USP, onde coordena o Laboratório Psicanálise e Sociedade e o Grupo Veredas: Psicanálise e imigração. Doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela Universite Paris Diderot – Paris 7.

PAULA CRISTINA MONTEIRO DE BARROS
Doutorado em Psicologia Clínica (UNICAP), em cotutela com o Doctorat de Recherche en Psychopathologie et Psychanalyse da Université Paris Diderot / Paris 7. Professora Assistente II do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Membro da Linha de Pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise (UNICAP) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Juventudes (Nepej - UNICAP).

REBEKA DE PAULA GOMES DA SILVA
Graduação em Psicologia (2010) pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e Mestrado em Psicologia Clínica (2013) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atualmente é bacharelanda em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

SEVERINO RAMOS LIMA DE SOUZA
Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica (UNICAP). Docente da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Psicólogo da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE/PE). Áreas de interesse de pesquisa: psicologia clínica, social e institucional.

SUELY DE MELO SANTANA
Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Líder do Grupo de Pesquisa Família, Interação Social e Saúde. Coordenadora da linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde do Programa de Pós-Graduação da UNICAP. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (FPCEUP). Psicóloga e mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro da Diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da ANPEPP - GT - Processos, Saúde e Investigação na perspectiva Cognitivo-Comportamental.

THAMY AYOUCH
Possui Doutorado - Universite de Paris 7 - Denis Diderot (2007), Mestrados em Filosofia e Psicopatologia (Université Paris 12, Université Paris 7), e graduações em Filosofia, Psicologia Clínica e Literatura Inglesa. É Psicanalista e Professor titular (Professeur des Universités) na Universidade Paris 7 - Denis Diderot. A sua pesquisa é centrada sobre as interações da Psicanálise com a Antropologia Filosófica, a Teoria Política, a Linguística e traductologia, os estudos de gênero (estudos feministas, gay, lésbicos, trans, intersex, queer) e os estudos pós-coloniais e descoloniais.

THIAGO ANTÔNIO AVELLAR DE AQUINO
Graduado em Psicologia (UFPB). Mestre e Doutor em Psicologia Social (UFPB). Atualmente, é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Educação; líder do grupo LAPLAE: Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial (Cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq); membro do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia e Religião da ANPEPP.

VÉRONIQUE DONARD
Doutorado em Psicopatologia clínica pela Universidade Paris Diderot-Paris 7 (2008). Pós-doutorado em 2014 pela UNICAP. Especialização em Criminologia pela Escola de criminologia da Universidade de Montréal (2012-2013). É coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora Associada da Université Catholique de l’Ouest - UCO, Angers. É membro do GT Psicanálise e Clínica ampliada da ANPEPP. Também realiza pesquisas sobre os impactos das tecnologias no funcionamento psíquico dos sujeitos.