Capa do livro: CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA:<br> lições da pesquisa

CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA:
lições da pesquisa

Autores: Cleyton Hércules Gontijo - Mateus Gianni Fonseca (Orgs.)

A criatividade é apontada como uma habilidade necessária para enfrentar os desafios da vida moderna, do mundo do trabalho e do desenvolvimento sustentável do planeta. A escola, como espaço privilegiado de formação humana, precisa favorecer o desenvolvimento de habilidades criativas nos estudantes para enfrentar esses desafios. Destacamos que, no campo da Matemática, há espaço para estimular a criatividade, pois, essa área envolve detectar padrões, fazer conexões, encontrar novas maneiras de ver as coisas e fazer aplicações dos conhecimentos já apreendidos em outros contextos. Além disso, ao estimular a criatividade em matemática, os estudantes são convidados a “brincar” com as ideias, a experimentar e fazer novas perguntas para encontrar diferentes maneiras para resolver uma mesma situação-problema. Neste livro, buscamos, a partir de pesquisas acadêmicas, colocar o tema criatividade em matemática em discussão, na expectativa de subsidiar professores na organização de atividades que promovam a criatividade de seus estudantes e, ao mesmo tempo, favorecer a construção de atitudes positivas em relação à matemática, de modo a elevar o nível de aprendizado nessa disciplina.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3799-5
DOI: 10.24824/978854443799.5
Ano de edição: 2020
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA:<br> lições da pesquisa
ALEXANDRE TOLENTINO DE CARVALHO
Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. É membro do grupo de pesquisa “PI: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática”. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática; criatividade compartilhada, estratégias de criatividade e clima de sala de aula para criatividade.

CLEYTON HÉRCULES GONTIJO
Professor Associado na Universidade de Brasília – UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, orientando pesquisas nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em educação. É líder do grupo PI: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática”. Tem desenvolvido pesquisas no campo da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática, avaliação em matemática e resolução de problemas.

FABIANA BARROS DE ARAÚJO E SILVA
Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. É membro do grupo de pesquisa “PI: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática”. Tem experiência na área de alfabetização, tendo atuado como formadora no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores e no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Além disso, tem experiência no campo da educação matemática, com destaque para criatividade em matemática.

MATEUS GIANNI FONSECA
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB. É membro dos grupos de pesquisa “PI: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática” e “NEP: Núcleo de Educação Profissional”. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade e aprendizagem; criatividade em matemática e; resolução de problemas.

MATEUS PINHEIRO DE FARIAS
Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. É membro do grupo de pesquisa “PI: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática”. Tem experiência na área de educação, investigando temas relacionados à criatividade em matemática, avaliação, resolução de problemas e organização do trabalho pedagógico. Além disso, tem experiência no ensino de: Matemática Básica, Probabilidade e Estatística, Matemática Financeira e Cálculo.