Autores: Bruno de Morais Cury (org.)
Dando continuidade ao projeto iniciado em 2010, esta obra reúne artigos de diversos autores espalhados pelo Brasil, escritos por professores, alunos e psicólogos. Mesmo com inúmeras atividades profissionais ocupando-me no momento, continuo sempre assistindo a diversos filmes sempre que possível, bem como utilizando-os em sala de aula para ilustrar os conteúdos lecionados, independente da disciplina.
O livro abrange cinco filmes brasileiros, visto a qualidade destes que vem aumentando a cada ano. O cinema nacional ganhou notoriedade e respeito e vem se consolidando a partir, inclusive, do reconhecimento da academia através das premiações anuais da maior autoridade no assunto, o Oscar. São comentados, dentre estes longas, dois documentários. Os outros dezoito filmes variam quanto à sua origem, abrangendo produções europeias (França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Áustria), asiáticas (Índia), americanas (EUA e Canadá) e oceânicas (Austrália).
Desde que a Abordagem Centrada na Pessoa incorporou-se em minha vida e, principalmente, em mim, basicamente desde 2004 e, mais concretamente, a partir do VII Fórum Nacional realizado em Nova Friburgo, no ano de 2007, venho estado muito preocupado com a produção bibliográfica humanista que, na minha forma de ver, ainda mostra-se precária. Muitos profissionais ainda defendem a ideia de que não devemos nos preocupar tanto com isso e fazendo jus à um jargão que parece-me muito equivocado: a tal ideia de que esta abordagem, ou estilo de vida, é uma “revolução silenciosa”. Preocupar-me, portanto, em sistematizar este tipo de conhecimento, e valorizar os profissionais desta área é, também, contrariamente ao jargão, um grito de protesto.
Tenho convicção de que muito do nosso respeito profissional dentro e fora da Psicologia só virá através de publicações, pesquisas sistemáticas e estudos empíricos, como o próprio criador deste jeito de ser, Carl Rogers, defendia. Com as inevitáveis semelhanças entre existencialismo e humanismo, no que diz respeito ao exercício na Psicologia, muitos aspectos da primeira abordagem foram enfocados no livro, onde pudemos contar com o apoio da Filosofia e de autores advindos dela como, por exemplo, Martin Heidegger e outros não menos importantes como Martin Buber.
Dedico este projeto à editora CRV, que acreditou e investiu no lançamento do primeiro livro e também nesta continuidade. Deixo um abraço carinhoso aos meus alunos e ex-alunos, fontes constantes de minhas inspirações e devaneios.
Aos amigos centrados na pessoa e demais que interessam em serem melhores enquanto humanos e finitos que somos, uma ótima leitura.Bruno de Morais Cury.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-342-6
DOI: 10.24824/978858042342.6
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2
Bruno de Morais Cury
Mestre em Psicologia: Intervenções clínicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Professor de dedicação parcial e supervisor de estágio do curso de Psicologia da FACISA - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde na União de Ensino Superior de Viçosa Ltda. (UNIVIÇOSA). Coordenador da Clínica-Escola de Psicologia desta mesma Instituição. Formação em Psicologia clínica pelo Instituto Humanista de Psicoterapia. Psicólogo e bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Ex-diretor do GRUMPSIH – Grupo Mineiro de Psicologia Humanista. Psicoterapeuta de adultos e casais. Facilitador de grupos. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia da personalidade, Ética profissional, Teorias e técnicas psicoterápicas, Psicologia clínica humanista.
Vera Lúcia Alves
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia SP (2002). Ex-professora do curso de psicologia nas universidades: OMEC, UNIP e PUC-CAMPINAS. Ministra cursos de extensão e formação em psicologia clínica centrada na pessoa, em consultório próprio. Exerce a atividade de psicoterapeuta desde 1987 na Abordagem Centrada na Pessoa. Membro da APACP - Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa desde 2006 e membro da diretoria, no cargo de tesoureira para a gestão de 2009 e de 2010. Membro da WAPCEPC - World Association for person-centered and experiential psychotherapy and counseling, desde 2009.
André Feitosa de Sousa
Psicólogo (UNIFOR) desempenhando atividades como Psicoterapeuta Humanista, Professor de Psicologia Humanista nas Faculdades Nordeste (FANOR/DeVry Brasil), Formação Clínica em Abordagem Centrada na Pessoa, Mestre em Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica e Doutorando em Psicologia (Universidade Autónoma de Lisboa Luís Camões, Portugal),
Yuri de Nóbrega Sales
Psicólogo (UNIFOR) desempenhando atividades como Psicoterapeuta Humanista, Professor de Psicologia Jurídica na Faculdade Christus e nas Faculdades Nordeste (FANOR/DeVry Brasil), Formação Clínica em Abordagem Centrada na Pessoa, Visiting Scholar (2009/10) no Centre for Urban Health Initiatives/Universidade de Toronto (Canadá), Mestre em Psicologia (UNIFOR) e Doutorando em Psicologia (Universidade Autónoma de Lisboa Luís Camões, Portugal).
Sandra Souza da Silva
Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fez estágio de doutoramento na Universidade Complutense de Madrid - Espanha - na Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia. É mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e psicóloga graduada na área Humanista - Existencial pela UFPB. É professora da UFPB, lotada no Departamento de Psicologia. Superviona Estágio na Abordagem Centrada na Pessoa. Membro da ANPEPP no Grupo de Trabalho “Psicologia Organizacional e do Trabalho”. É autora de capítulos de livro, tem diversos artigos científicos e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Centrada na Pessoa, Bem-Estar Subjetivo, Valores Humanos, Psicologia Positiva.
Juliana Fernandes
Psicóloga, Mestre em Psicologia - UNIFOR. Integrante do Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista Fenomenológica Crítica – APHETO, vinculado ao Programa de Pós Graduação da UNIFOR. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicologia Social - NEPUC/Faculdade Católica Rainha do Sertão. Membro do Núcleo do Conselho da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO - no Sertão Central (Ceará). Coordenadora do Grupo de Estudo em Políticas e Relações Sociais de Gênero – GEPOS/FCRS.
Georges Daniel Janja Bloc Boris
Psicólogo, mestre em Educação e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor titular do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Psicoterapeuta humanista-fenomenológico, formador de psicoterapeutas e supervisor com foco em Gestalt-Terapia. Coordenador do Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista-Fenomenológica Crítica – APHETO da UNIFOR. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Maria da Penha.
Denise Mascarenhas Alemão
Psicóloga e bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Autora dos Livros “Da Timidez à Expressão de Si Mesmo” e “Caminho da Águia”. Facilitadora de Biodança e Especialista em Dinâmica de Grupos. Atua como Instrutora de Comunicação Interpessoal e Oratória no SENAC, FIEMG, CDL de Belo Horizonte e região. Palestrante, Facilitadora de Grupos, Consultora Empresarial em Comunicação Interpessoal, Técnicas de Apresentação e Oratória e Programas de Liderança e Desenvolvimento de Equipes.
Ronaldo Márcio de Oliveira Júnior
Psicólogo e bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Psicoterapeuta clínico na Abordagem Centrada na Pessoa, desde 1989, com atendimentos às crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais. Supervisor. Especialista em Regressão de Memória, desde 1999. Membro efetivo do GRUMPSIH – Grupo Mineiro de Psicologia Humanista. Psicoterapeuta de adultos e casais.
Edson Bezerra
Professor e Supervisor – UNAMA. Psicólogo Escolar - Esc. Tenente Rego Barros. Psicólogo Clínico / Graduado em Filosofia (UFPA). Especialista em Psicopedagogia.
Claudia Aline Soares Monteiro
Psicóloga (UFPA), Doutora em Psicologia (UnB), Psicoterapeuta e Docente Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão.
Emanuel Meireles Vieira
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor Assistente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Rosa Angela Cortez de Brito
Psicóloga. Mestranda em Psicologia (UFC). Bolsista CAPES. Professora da Universidade de Fortaleza.
Synara Layana Rocha Barbosa
Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Formação clínica em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Ana Carolina Macedo Araújo Rocha
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei. Psicóloga no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena - FHEMIG
Milena Chaves Canton
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei.
Danielle Cardoso
Psicóloga Clínica. Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Facisa / Univiçosa. Cursando disciplina como não vinculada no Departamento de Economia Doméstica do Mestrado da UFV – Universidade Federa de Viçosa.
Viviane Sales
Psicóloga Clínica. Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Facisa / Univiçosa. Cursando disciplina como não vinculada no Departamento de Economia Doméstica do Mestrado da UFV – Universidade Federa de Viçosa.
Daniella Costa Esteves
Psicóloga. Formação em Psicologia pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Pós-Graduanda em Gestão de Pessoas pela PUC – Minas.
Luciane Rocha da Silva
Psicóloga. Formação em Psicologia pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Perita Examinadora do Trânsito. Formação em Psicologia do Trânsito Pela Fundação Educacional de Divinópolis.
Jarbas Israel de Paula Júnior
Psicólogo. Formação em Psicologia pela FACISA - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde na União de Ensino Superior de Viçosa Ltda. (UNIVIÇOSA).
Adriana Raquel Negrão Duarte
Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com formação clínica desenvolvida na Abordagem Centrada na Pessoa. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvendo dissertação na perspectiva fenomenológico-existencial.
Flaviane Michelly Tenório de Souza
Graduanda do curso de psicologia da UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Monitora da disciplina Psicologia Fenomenológica Existencial I e aluna de iniciação científica
Kahyna Leite Brito
Psicóloga com formação na Abordagem Centrada na Pessoa pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Licenciatura em Psicologia em andamento. Foi estagiária no setor de adoção do Tribunal de Justiça (1ª vara da infância e juventude de João Pessoa). Co-autora de capítulo no livro Infância e Juventude: pesquisa, intervenção e políticas públicas.
Boaventura José de Souza de Neto
Graduação em Psicologia, na Habilitação Formação de Psicólogo na Abordagem Gestáltica e Licenciatura pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Co-autoria no capítulo 16 do Livro Infância, adolescência e juventude: Pesquisa, Intervenção e Políticas Públicas (UFPB – Universidade Federal da Paraíba).
Samara Jamila Alves da Silva
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba em 2011. Durante a formação acadêmica desenvolveu trabalhos como voluntária e bolsista na área de Psicologia Clínica/Comunitária em projetos de extensão alicerçados na Educação Popular (Paulo Freire) e na Abordagem Centrada na Pessoa - ACP, que trabalhavam as temáticas: saúde da família e atuação do psicólogo em comunidades.
Ana Karolina de Oliveira Silva
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba em 2011, atualmente cursando a habilitação licenciatura na mesma instituição. Durante a formação acadêmica desenvolveu trabalhos como voluntária e bolsista na área de Psicologia Escolar/Educacional em projetos de extensão que trabalhavam as temáticas: aprendizagem, desenvolvimento infantil, problemas de aprendizagem e atuação do psicólogo escolar.
Bárbara Câmara
Graduada pela Universidade Federal da Paraíba em 2011. Atualmente cursa o mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Durante a graduação, trabalhou como voluntária e bolsista em projetos de extensão e de Licenciatura, ambos com foco em Psicologia Escolar, dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Possui interesse em áreas como: desenvolvimento infantil, inter-relações deste com a cultura, Psicologia Escolar, papel do psicólogo neste contexto, dificuldades de aprendizagem.
Izaias Carlos de Mendonça Junior
Bachareu em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, com formação na Abordagem Centrada na Pessoa.
Maria José Nunes Gadelha
Mestranda em Psicologia Social e graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Durante a formação acadêmica, realizou e concluiu o projeto de pesquisa: “Percepção e Processamento Visual Humano: Sensibilidade do Contraste a Acuidade Visual”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que objetivava a mensuração da sensibilidade ao contraste para estímulos elementares em adultos e idosos.
Viviane Martinho dos Santos
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Durante a formação acadêmica, participou do PIBIC (Núcleo de Pesquisa sobre o desenvolvimento da infância e adolescencia em situação de risco pessoal e social), com o título do plano no PIBIC/CNPq: “Os fatores de risco para crianças e adolescentes vitimizados pela violência sexual no município de João Pessoa identificados nos processos e denúnicas do sistema de justiça”. Foi monitora da disciplina “psicologia aplicada à saúde: uma experiência através da articulação ensino-extensão”. Participou de projeto de extensão no apoio à criança hospitalizada: uma proposta de intervenção lúdica.
Geyse Gomes Alves, João Sobreira de Lira Neto, Nadja Alexandrino de Souza Pinheiro, Rafaella Magno de Andrade.
Graduandas do curso de psicologia da UFPB - Universidade Federal da Paraíba.
Ângela Cecília Faria de Jesus, Tobias Noé Viana de Sousa Oliveira, Adriana Santos Pereira, Eliane José Ferrão, Gláucia Mara de Souza Arruda Neves, Maria Elvira Coutinho, Maria Rita Fialho de Almeida, Marisa Gonçalves, Melina Márcia Baião Pena, Pollyanna Tozatti de Almeida Raimondi, Ronaldo da Silva Miranda, Daniele Linhares Pereira, Fabrício de Carvalho dos Anjos e Leandro Bicalho Lopes.
Acadêmicos do curso de Psicologia da FACISA - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde na União de Ensino Superior de Viçosa Ltda. (UNIVIÇOSA).
Natália Nobre de Araújo
Acadêmica do 9° semestre do curso de Psicologia da FCRS Extensionista do NEPUC (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Psicologia Comunitária) Estagiária de Psicologia da Saúde – HMEB.
Crys Lopes Benicio
Acadêmica do 9° semestre do curso de Psicologia da FCRS Extensionista do NEPUC (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Psicologia Comunitária) Estagiária de Psicologia da Saúde – HMEB.
Darliana Torres
Acadêmica do 10º semestre do curso de Psicologia da FCRS. Extensionista do NEPUC (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Psicologia Comunitária) – FCRS. Membro do GEPOS (Grupo de Estudos em Política e Relações Sociais de Gênero) – FCRS. Func. Laboratórios de Saúde e Clínica de Fisioterapia da FCRS.
Karine Suelanne
Acadêmica do 9º semestre. Presidente do Centro Acadêmico Honestino Guimarães. Membro do Grupo de estudo EPOCHÈ de Psicopatologia Fenomenológica. Membro do Grupo de Estudos em Política e Relações de Gênero – GEPOS. Curso de Psicologia-FCRS.