Capa do livro: CARTOGRAFIA ESCOLAR E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

CARTOGRAFIA ESCOLAR E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores: Iomara Barros de Sousa - Barbara Gomes Flaire Jordão (Orgs.)

O ensino de cartografia na educação básica possibilita trabalhar a espacialização dos lugares vividos dos estudantes, e em outras escalas geográficas dentro de uma lógica de pensar a Geografia em sala de aula a partir do movimento dialético e contraditório entre a sociedade e a natureza.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3617-2
DOI: 10.24824/978854443617.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CARTOGRAFIA ESCOLAR E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
ANGELICA CARVALHO DI MAIO
Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1994) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora associada no Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense e Vice-Diretora do Instituto de Geociências. Participa como colaboradora do Comitê Institucional do PROIAC/PROGRAD/UFF – Programa de Inovação e Assessoria Curricular. Atua em projetos de formação continuada de professores da rede pública de ensino (Extensão e Especialização) do Estado do Rio de Janeiro. É Líder do Grupo de Pesquisa GEOEDUC (CNPq), Geoinformação em Projetos Educativos.Desenvolve pesquisa e extensão na área de Geociências e Meio ambiente, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informações geográficas, sensoriamento remoto e cartografia na educação. É Coordenadora da olimpíada científica nacional OBRAC – Olimpíada Brasileira de Cartografia.

BARBARA GOMES FLAIRE JORDÃO
Possuí graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Ourinhos (2011), mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2015) e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana também pela Universidade de São Paulo. Participa como pesquisadora convidada do grupo de pesquisa do CNPQ “Geografia e Cartografia Escolar”. Atua como professora de Geografia na rede pública e particular do Estado de São Paulo, bem como palestrante para professores e estudantes sobre os temas:  Ensino de Geografia e Inclusão. Tem experiência em pesquisar assuntos relacionados à Geografia Inclusiva, Cartografia Tátil, Tecnologias da Informação e Comunicação na Cartografia Escolar.

CARLA CRISTINA REINALDO GIMENES DE SENA
Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é pesquisador voluntario da Universidade Tecnológica Metropolitana, pesquisador voluntário da Universidade de São Paulo e professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ “Cartografia Escolar”, Presidente da Comissão de Mapas para Crianças da Associação Cartográfica Internacional (ICA), tutora da EMPGEO (empresa júnior) e coordenadora de subprojeto de Geografia PIBID/UNESP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia e formação de professores de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, cartografia tátil, educação especial, deficientes visuais e inclusão.

DENIS RICHTER
Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí (1999), mestrado (2004), doutorado (2010) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus de Presidente Prudente/SP e pós-doutorado (2018) pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha). Atualmente é professor no curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), e participa do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (LEPEG), do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG), da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia (REDLADGEO) e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares (GECE). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia para escolares, didática da geografia e formação de professores.

GISA FERNANDA SIEGA ROCHA
Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na área de Geografia Escolar: Formação de Professor e Educação Geográfica. Possui graduação no curso de Geografia pela mesma instituição (UFSJ), participou do programa de Iniciação a Docência (PIBID). Participou de projeto de extensão com ênfase na área de cartografia Tátil, com práticas pedagógicas e produção de material cartográfico para alunos com deficiência visual. Participou de pesquisa de iniciação científica na área de Geociências, com a participação no projeto intitulado Estudo do Envelhecimento Populacional na Escola por meio do Ensino de Cartografia.

IOMARA BARROS DE SOUSA
Licenciada (2007) e bacharel (2010) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Básica modalidade no ensino de Geografia pela Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Geografia (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/ Rio Claro/SP (2018). Têm experiência em Cartografia Escolar, Geotecnologias aplicadas ao ensino de Geografia na Educação Básica e em Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Geografia. É membro do Conselho Científico da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Possui experiências como regente no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, bem como no Ensino Superior.

JOSÉ JESUS REYES NUNEZ
José Jesus Reyes Nunez nació en la Ciudad de La Habana el 7 de octubre de 1962. En 1986 obtuvo un diploma MSc en Cartografía en la Universidad Eötvös Loránd de Budapest, Hungría. Entre 1986 y 1992 trabajó en el Instituto Cubano de Geodesia y Cartografía en La Habana. Desde 1993 trabaja como profesor en el Departamento de Cartografía y Geoinformática de la Universidad Eötvös Loránd, donde en el año 2002 obtuvo el título de Doctor (PhD) en Ciencias de la Tierra, con especialidad en Cartografía. Sus temas de investigación son cartografía para niños, cartografía escolar, cartografía temática, Web cartografía, geovizualización e historia de la cartografía. Ha publicado más de 25 artículos en revistas científicas, ha presentado más de 65 artículos en conferencias celebradas en 24 países y ha participado  como editor cartográfico de 35 libros de textos y de temas científicos. Ha dirigido y participado en proyectos internacionales con especialistas de  Argentina,  Austria  y Portugal, al mismo tiempo que ha ofrecido clases en instituciones universitarias de Argentina, Austria, Brasil, Bulgaria, Chequia, España, Emiratos Árabes Unidos y Portugal. Miembro de varias organizaciones científicas húngaras, también es socio correspondiente de la Sociedad Argentina de Estudios Geográficos (GAEA) desde 2011. Miembro de la Comisión de Cartografía y niños de la Asociación Cartográfica Internacional (ACI) desde su fundación, fué su  vice-presidente entre el 2004 y 2007 y presidente desde el 2007 hasta el 2015. Ha participado como co-editor en los tres últimos libros de una serie de cuatro publicados conjuntamente por la ACI y la ESRI, dedicados al Concurso Internacional de Mapas Barbara Petchenik, de cuyo jurado internacional fué presidente en los años 2005 y 2007. Ha recibido el premio Elemér Szádeczky-Kardoss de la Academia de Ciencias de Hungría  (2001), el premio János  Apáczai Csere del Ministerio de Recursos Humanos de Hungría (2014) y el Diploma for Outstandings Services to ICA de la Asociación Cartográfica Internacional (2015)

MÍRIAM APARECIDA BUENO
Licenciada pela Universidade Federal do Acre, possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra, pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora associada do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia e de Formação de Professores, com ênfase em Ensino de Cartografia, na linha Cartografia para Escolares. Atua principalmente nos seguintes temas: geografia, cartografia, cartografia inclusiva, ensino, estudos sobre o espaço local, produção de material didático-pedagógico e atlas escolares municipais, e formação de professores. Atualmente coordena projetos nacionais e internacionais sobre produção e uso de atlas escolares, formação de professores e diferentes linguagens no ensino de Geografia.

PATRÍCIA ASSIS DA SILVA
Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG na área de Concentração do Espaço, realiza pesquisa na área da Geografia Escolar. Possui graduação (2015) e mestrado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. Atuou em pesquisa na área do Ensino de Geografia, com ênfase em Cartografia Tátil, geração de material didático e práticas pedagógicas. Atuou também em projeto de extensão pela UFSJ na área da Cartografia Escolar, na elaboração de material cartográfico didático para alunos do ensino básico e em projeto de iniciação à docência – PIBID. Atualmente é bolsista CAPES.

SILVIA ELENA VENTORINI
Graduada em Licenciatura em Geografia (2004), Mestre em Geografia (2007) e Doutorado em Geografia (2012) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas -UNESP- Campus de Rio Claro . Professora Adjunto IV do Departamento de Geografia da UFSJ. Atua nas áreas da Cartografia Tátil, Cartografia Escolar e Cartografia Digital. Na área de Geotecnologias atua na investigação e produção de base digital de dados cartográficos como suporte ao apoio, ao planejamento e a gestão do espaço urbano e de impactos socioambiental. É pesquisadora dos Grupos: Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia (GEOCART) e Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho, ambos credenciados pelo CNPq.

WALDIRENE RIBEIRO DO CARMO
Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. Obteve os títulos de mestre e doutora em Ciências (Geografia Física) pela mesma Universidade. Exerce suas funções profissionais no Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia da FFLCH – USP. É pesquisadora colaboradora do Centro de Cartografía Táctil da Universidad Tecnologica Metropolitana de Santiago do Chile. É vice-presidente da Comissão Maps for the Blind and Visually Handicapped da Associação Cartográfica Internacional e membro da Comissão Técnica de Materiais em Relevo do Conselho Iberoamericano do Braille. Tem experiência em cursos para formação continuada de professores nas áreas de cartografia escolar e tátil, educação especial e inclusão.