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PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR:
jardim de saberes profissionais dos professores

Autores: Maria Divina Ferreira Lima (Org.)

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Sinopse

Neste livro apresentamos retratos do diálogo e da reflexividade na prática docente, destacando que o diálogo e a reflexão contribuem para o processo de formação, autoformação do professor.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3686-8
DOI: 10.24824/978854443686.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 398
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR:<br> jardim de saberes profissionais dos professores

Autores

SOBRE A ORGANIZADORA
MARIA DIVINA FERREIRA LIMA

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1998). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – DMTE/CCE/UFPI. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFPI. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas – NUPEFORDEPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Estágio Supervisionado, Avaliação Educacional e da Aprendizagem, Desenvolvimento Profissional Docente, Didática.

SOBRE OS AUTORES
ADALVANIRA SILVA BATISTA MACÊDO

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2019), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (1991). Possui experiência de 29 (vinte e nove) anos na Educação Básica e 10 (dez) anos no Ensino Superior. Estuda os seguintes temas: Formação de professores e práticas pedagógicas e educativa. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas – NUPEFORDEPE.

ADÉLIA MEIRELES DE DEUS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora da Rede Municipal de Ensino de Teresina – SEMEC. Publicações: Artigo – NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: desafios e reflexões sobre a prática docente Revista Linguagens, Educação e Sociedade n. 35, jul./dez. 2016. Livro: Formação Continuada na Interface com a Prática Pedagógica: o que pensam os professores. Editora: Novas Edições Acadêmicas, 2013. Capítulos de livros – FORMAÇÃO CONTINUADA: entre realidades e possiblidades. In: MEIRELES, A de D. GONÇALVES, E. M. R. PIRES, M. de S. Diálogos em pesquisa: contribuições ao processo educativo, 2016. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO INICIAL: realidades e possibilidades. In: MENDES, B. M. M.; CABRAL, L. de O.; MENDES SOBRINHO.; J. A. de C. PESQUISA EM EDUCAÇÃO: múltiplos referenciais e suas práticas, 2012.

APARECIDA BARBOSA DE PAIVA
Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús-Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Mestranda em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Ceará (PPGCN/UECE). Atualmente atua como docente no curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/ UECE).

CÁSSIO HENRIQUE RIBEIRO MARTINS
Cassio Henrique Ribeiro Martins é Doutorando em Educação pela USP de São Paulo e Mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UFPI no período de junho de 2010 a setembro de 2013. Foi Vice-Diretor da Escola de Música da UFPI. É professor no Departamento de Música na Universidade Federal do Piaui, onde desenvolve intensa atividade pedagógica. Sua experiência abrange o Ensino Coletivo dos Instrumentos de Cordas (violino, viola, cello e contrabaixo), Didática dos instrumentos de Cordas Friccionadas, principalmente nas seguintes áreas: execução musical, performance musical, masterclass, audições de alunos e professores, regência, música de câmara e educação musical. É integrante dos Núcleos de Pesquisas em Música e Educação da UFPI: NUPEFORDEPE e NUPEMUS, onde desenvolve pesquisa na área da educação, didática e pedagogia do violino e em musicologia. Foi Coordenador do PIBID-Música da UFPI no período de 2011 a 2018. Foi o fundador da Orquestra de Câmara da UFPI e diretor artístico e regente no período de 2010-2012. Na frente da orquestra executou o musical Fantasma da Ópera, Mamma Mia In Concert, Opereta Vésperas de Reis de Leocádio Rayol, Magnificat de J. S. Bach, Cantata Folclórica de Emmanuel Coelho Maciel, Sinfonias de Haydn e Mozart. Implantou em 2010 um projeto de Orquestras e Coros Infanto-Juvenis na cidade de Teresina em parceria com o apoio da UFPI. É coordenador do Projeto Cultura no Campus e mensalmente realiza apresentações artísticas e culturais nos campi da UFPI. É diretor artístico e coordenador do Encontro de Cordas friccionadas da UFPI e atualmente assumiu a direção musical do grupo Brasil Musicâmara e Camerata Emmanuel Coelho Maciel. Com esses grupos realiza concertos de músicas brasileiras e estrangeiras e, desenvolve atividades de pesquisa estilística e performática dos repertórios selecionados.

CONCEIÇÃO DE MARIA CARVALHO MENDES
Possui doutorado em Administração pela UNINTER – PY, Mestrado em Administração pela UFPB e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1988), Especialização em Filosofia Contemporânea e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Doutora em Administração pela UNINTER (PY), Período: 2013/2017. Atualmente é efetiva da Universidade Estadual do Piauí, professora das disciplinas Ética, Prática de Pesquisa, Métodos e técnicas e TCC – UNIV. ESTADUAL DO PIAUÍ. Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário e Coordenadora de TCC o NEAD. Membro do Comitê de Ética na Pesquisa CEP/UESPI no período 2011/2012 e Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da UESPI até 04 de fevereiro de 2014. Portaria nº 0032/2012. Presidente da Comissão de Avaliação dos Docentes do Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes (CCECA). Membro do Conselho de Centro e do Colegiado do Curso do CCECA, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) e Membro do Conselho Universitário da UESPI.

EDILEUSA DE SOUZA SANTOS
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Pedagogia (UFPI). Especialista em Ensino (UFPI). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) desde 2013. Exerceu o cargo de Pedagoga e Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Teresina – PI. Atuou como professora substituta na UFPI e UESPI.

ELINEIDE SOARES BRAGA PEREIRA
Bacharel em Música Sacra pelo Seminário de Educadoras Cristãs, Recife/PE. Especialização em Canto e Piano. Seminário de Educadoras Cristãs, Recife/PE. Graduada em Educação Artística, com habilitação em música. UFPI/ Teresina. Especialização em Educação Musical. UFPI/Teresina. Mestranda em Educação. UFPI/Teresina. Funcionária Pública Federal. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias. Professora do Curso Técnico em Música – Instrumento Musical – Piano.

FERNANDA SAMARA BARBOSA ROCHA
Bióloga (Universidade Estadual do Piauí) e Médica Veterinária (Universidade Federal do Piauí) com Residência na área de Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná, Mestre em Ciência Animal e atualmente Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí, desenvolvendo pesquisas na área de Parasitologia de Animais Domésticos e Silvestres com ênfase em Ictioparasitologia.

FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA
Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús – Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), com bolsa FUNCAP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq).

GILMAR ALVES DA SILVA
Formação acadêmica/titulação: graduado em pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Em 1999. 2014 – 2015 – Especialização em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior. Faculdade Evangélica do Meio Norte – FAEME, Coroatá, Brasil. 1994 – 2000 – Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em magistério. Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Teresina-PI / Brasil Atuação profissional: 2018 – ATUALMEMTE – Coordenador pedagógico – SEMEC – Secretaria Municipal de educação e Formador do Programa Nacional de Aprendizagem na Idade Certa – PNAIC/UFPI. Universidade Federal do Piauí – UFPI. Vínculo institucional: 2016 – 2017 Vínculo: temporário, Professor substituto da área de educação, com disciplinas pedagógicas nos cursos de licenciaturas. 2014 – 2017 – Orientador de estudos Programa de formação Continuada – PNAIC – SEMEC. 2008 – 2017 – Vínculo Institucional: Efetivo Coordenador pedagógico nas escolas de Ensino Fundamental. Membro do NUPEFORDEPE.

ISOLINA COSTA DAMASCENO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em educação pela Universidade federal do Piauí. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática e Educação Especial. Pesquisadora do grupo NEPHS – UFPI.

JOELSON DE SOUSA MORAIS
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa “Formação de Professores e Trabalho Docente”. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2015). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/2016) e Pedagogo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA/2012). É pesquisador do “Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada” (GEPEC/UNICAMP) e do “Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade” (UEMA/CPNQ). Tem experiência e desenvolve pesquisas e estudos nas áreas de: Formação de Professores/as; Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Desenvolvimento Profissional Docente; Professores/as Iniciantes; Epistemologia da Complexidade; Currículo e Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica em Educação. É autor e organizador do livro: “Pesquisas Interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito” (Imprece Editora, Fortaleza-CE, 2019), e do livro: “Educação, ensino e formação profissional: desafios e perspectivas” (Pedro & João Editores, São Carlos-SP, 2019). ORCID: 0000-0003-1893-1316.

JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (2015). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará (2007 – 2008). Atualmente faz parte do corpo docente do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE) e de cursos de especialização da UECE e demais instituições.

JORGE LUIZ DE BRITO GOMES
Doutor em Educação Física pela Universidade de Pernambuco no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UPE/UFPB; Professor Adjunto do colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UNIVASF, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Genética e Exercício – GEPEGENE da UNIVASF e membro do grupo de Avaliação e Performance Humana na Universidade de Pernambuco. Foi professor de Faculdades Privadas e professor substituto na Universidade Federal de Pernambuco lecionado disciplinas específicas da produção científica tais como: Metodologia da Pesquisa Científica, Iniciação à pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Curso 1 e 2. Publicações diversas na áerea de exercício físico em ambiente virtual destacando o artigo de 2015 Improving aerobic capacity through active videogames: A randomized controlled trial e outros artigos em população saudável e com doenças crônico-degenerativas com modalidades de exercício físico alternativo como Pilates, treinamento em circuito, Yoga e Taichi-chuan em comparação com treinamento de força e corrida.

JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHÊDO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Desde 17/10/1995 é professora da Universidade Federal do Piauí, do Centro de Ciências da Educação – Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/DMTE – e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd. Estuda os seguintes temas: FORMAÇÃO, TRABALHO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, GESTÃO ESCOLAR, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA. Possui experiência na área da Educação Básica e Superior, na docência, supervisão escolar e gestão.

JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Doutor em Educação: Ensino de Ciências Naturais (UFSC/1998). Mestre em Ciência e Tecnologia Nuclear (UFPE/1987). Especialista em Ensino de Física (UECE). Licenciado em Ciências / Física (UFPI/1980). Foi docente da educação básica e da UESPI, onde exerceu o cargo de Pró-Reitor. Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação e desenvolvem pesquisas sobre práticas da docência, ensino de Ciências Naturais, formação inicial e continuada de professores, ensino de Física, saberes docentes. Foi Chefe/Subchefe do DMTE/UFPI, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, Vice-Diretor do Centro de Ciências da Educação da UFPI (2005-2009). Diretor do Centro de Ciências da Educação da UFPI em dois mandatos: (março/2009 a março/2013) e (março/2013 a novembro 2016). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), Membro do Comitê Científico da Revista Práxis Educativa (Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR). Autor de livros, capítulos de livros, artigos científicos e organizador de coletâneas.

JOSILDO LIMA PORTELA
Graduado em engenharia Industrial Elétrica, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Pós-Graduado Engenharia Ambiental. Tendo uma carreira de mais de 30 anos trabalhos diversificados nas áreas de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Qualidade, Engenharia e Educação. Ocupa atualmente a vaga de Professor Especialista do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Piauí ministrando as disciplinas: Conversão Eletromecânica, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Laboratório de Máquinas elétricas, Laboratório de Eletrônica de Potência e Laboratório de Instalações Elétricas. Também é mestrando em educação por essa mesma Universidade.

JÚLIO LAISSONE MAQUISSENE
Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (PPGEd), cuja Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Possui Graduação em Ciências de Educação pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), em (2012). Graduado em Bacharelato em Ciência da Educação, pelo Instituto Superior de Educação e Tecnologia (One Word University) em Maputo – Moçambique (2010). Trabalhou como Coordenador para capacitação dos formadores no Instituto de Formação de Professores Chibata-Vanduzi e na Escola de Professores do Futuro Chimoio- ADPP/ Moçambique (IFP- ADPP) em (2002). Tem experiência na área de Educação no Departamentos de Ciências de Educação, para as Práticas Pedagógicas e Oficinas Pedagógicas, no Instituto de Formação de Professores em Vanduzi- Moçambique. Trabalha como professor Universitário e Coordenador para área de Investigação Científica, nos Cursos de Gestão de Recursos Humanos, Administração Pública e Gestão Ambiental no Instituto Superior Mutasa – Chimoio.

LAYLSON DA SILVA BORGES
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Piauí, onde atuou como Bolsista de Inovação Tecnológica (PIBITI-CNPq). Durante a graduação foi monitor das disciplinas: Melhoramento Animal II, Piscicultura, Teoria Econômica Aplicada a Zootecnia, Bioclimatologia Zootécnica e Zootecnia Geral. Além disso, realizou estágios curriculares e extracurriculares e participou de projetos de pesquisa voltados para a área de Melhoramento genético animal, Bioclimatologia e adaptabilidade climática de animais de interesse econômico. É Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná e Mestre em Ciência Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí. Atualmente, Doutorando, pelo mesmo programa e instituição na área de Produção Animal e linha de pesquisa em Melhoramento genético, preservação, etologia e adaptabilidade climática de animais de interesse econômico.

LEILSON ALVES DOS SANTOS
Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Piaui. Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais IGC/UFMG. Especialista em Gestão Ambiental (UESPI). Atualmente é professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão lotado no Departamento de História e Geografia e professor tutor no curso de Geografia, modalidade a distância, na Universidade Federal do Piauí. Atua, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Gestão e Educação Ambiental, Análise e Planejamento Ambiental, Geomorfologia fluvial com ênfase em Bacias Hidrográficas, Geomorfologia. Foi bolsista na categoria de Apoio Técnico de Extensão no País do CNPq – ATP – Nível A (2014). Foi professor no curso de especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí/UAB. É membro/pesquisador no Grupo de Pesquisa Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação – UFPI.)

LORRAN ANDRÉ MORAES
Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Meio Ambiente (REDE -PRODEMA) vinculado/matriculado na Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestre em Biodiversidade, Ambiente e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) PPGBAS/CESC/UEMA – 2017-2019. BI-Graduado Ciências Biológicas, no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas- UFPI (2012) e em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2013). E Especialista em Biodiversidade e Conservação (UESPI) (2016), é também Especialista em Gestão e Educação Ambiental pela UESPI (2013), sendo ainda, especialista em Gestão, Supervisão e Docência do Ensino Superior – FAEME (2017). Colaborador do Grupo de Pesquisa em Paisagismo e Meio Ambiente – NUPEMAP / UESPI (2010-2019) na Linha de Pesquisa em Arborização Urbana, Biogeografia e Educação Ambiental com o objetivo de estudar espécies nativa para utilização no meio urbano, conforme as recomendações de uso. Foi Professor tutor à distância do curso de Ciências Biológicas – NEAD/UESPI (2013-2015). Foi também Professor tutor à distância do curso de especialização em Educação e Gestão Ambiental – NEAD UESPI (2015 -2016). Foi Professor tutor à distância do curso de especialização em Ciências Ambientais e Saúde – FAEME (2016 – 2018). É Professor tutor á distância do curso de especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza – FAMEP (2017 – 2018). Atua como Revisor de periódicos, tais como: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (REVESBAU, 2014), Revista Monografias Ambientais (REMOA/UFSM, 2014) e Revista Caatinga (UFERSA, 2015), Revista Desenvolvimento em questão (UNIJUÍ, 2016), Revista GEONORTE (2015), Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. GeAS (2016), Revista Brasileira de Geografia Física (2017), Revista Ciência e Sustentabilidade (2017), Revista de Biologia Neotropical (2018). Foi Professor Orientador de TCC da graduação em ciências Biológicas na Modalidade Ead NEAD – UESPI, 2015 (Piracuruca – PI e Corrente – PI), Especialização em Gestão Ambiental Modalidade Ead NEAD – UESPI \ 2016 (Piracuruca- PI, Canto do Buriti -PI e Gilbués – PI) e Ead NEAD 2018 (Corrente – PI). E Participa como avaliador de bancas de TCC de graduação e pós-graduação (especialização).

MARA JORDANA MAGALHÃES COSTA
Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – FSP/USP; Professora Adjunta do curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí –UFPI; Participou do Grupo de pesquisa saúde, Bem-estar e envelhecimento – SABE (Faculdade de Saúde Pública/USP. Participação no grupo de pesquisa sobre Envelhecimento fisicamente ativo: um foco sobre a sarcopenia; Capítulo de livro publicado (2018) sobre estágio supervisionado em educação física; capítulo de livro publicado sobre imagem corporal em estudantes universitários de Teresina-PI (2017); Artigo publicado (2016) sobre nível de atividade física, hábitos alimentares e o estado nutricional em escolares de zonas urbana e rural de Piripiri-PI; Artigo publicado (2015) sobre excesso de Peso e Obesidade em Pré-Escolares e a Prática de Atividade Física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento.

MARCIA RAIKA E SILVA LIMA
Doutora em Educação/UFPI (2016), Mestrado em Educação/ UFPI (2010). Especialização em Educação Inclusiva e Especial com ênfase em Neurociência (cursando). Especialista em Supervisão Escolar/UFPI, em Gestão Educacional/ UNICESP e em Língua Brasileira de Sinais, possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia/UFPI. Atualmente trabalha na UEMA-Centro de Ensino Superior de Caxias. Atuou como Gerente de Educação Especial do Estado do Piauí (2011-2014), trabalhou no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (2007-2008), professora substituta da UEMA -Timon-MA (2011-2012) e como professora convidada da Faculdade Santo Agostinha. Tem experiência na área de Educação, trabalhando com as diferentes disciplinas da área da Pedagogia, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva e LIBRAS. Participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sociohistórica. Participa do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: educação, saúde e sociedade e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar do Centro de Estudos Superiores de Caxias (GEPICESC). Autora de diversas publicações, entre as quais: EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DO SER EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. Anais do I Encontro de História da Educação do Meio Norte do Brasil: educação comparada na história da educação. Timon: EDIFMA, 2017, v. 1, p. 13-668. A formação contínua mediando as significações do ser professor de educação inclusiva. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: Caminhos da Pós-Graduação. 1. ed. TERESINA: EDUFPI, 2016, v. 5, p. 1-785. SIGNIFICAÇÕES CONSTITUÍDAS POR UMA PROFESSORA SOBRE A FORMAÇÃO CONTÍNUA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA. EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: TEORIA E PRÁTICA. Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 7-248.

MARIA DA GLÓRIA CARVALHO MOURA
Graduada em Pedagogia Magistério pela Universidade Federal do Piauí (1987); Especialização em Educação, área de concentração Pesquisa Educacional pela Universidade Federal do Piauí (1990); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Classe de Professor Associado, Nível I da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação/Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. É Professora Permanente do Programa de Mestrado em Educação (UFPI/CCE /DMTE/PPGEd). Foi Pró-Reitora de Extensão no período (2008/2013). É Membro do Comitê de Ética (CEP); Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI de 2017 até a presente data; Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação – NIPPC; Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Básica, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos – EJA, Educação Integral, Ensino, Pesquisa e Extensão, Didática do Ensino Superior, Currículo e Práticas Pedagógicas.

MARIA FÁTIMA VERAS ARAÚJO
Graduada em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (1979), Mestra em Ciências da Educação convênio Universidade Estadual do Piauí – UESPI e Instituto Pedagógico Latino Americano y Caribeño – IPLAC/CUBA, revalidado pela Universidade Federal do Piauí (2007). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2015). Foi professora de Biologia do Ensino de 2º grau (médio) da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí – SEDUC (1976 – 1978), lotada na Unidade Escolar São Francisco de Assis. Supervisora Pedagógica de Ciências e de Biologia da SEDUC (1978-1986). Consultora Ambiental (voluntária) da Fundação Rio Parnaíba – FURPA – ONG (1976-2010).Chefe de Divisão de Pesquisa e Pós- Graduação (1992-1993), Chefe do Departamento de Ciências Biológicas e Educação Física (1991-1993), Coordenadora de Apoio à Pesquisa, Bolsa e Auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEP (2001-2002). Vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Agricultura – CCBA (2003-2007), Pró-reitora dos Cursos Superiores Sequenciais – PRESE (2008-2010), foi orientadora do Programa de Iniciação Científica PIBIC/UESPI. Atualmente é Professora ASSOCIADA 1 com regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí, na qual é Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, lotada no Centro de Ciências da Natureza – CCN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia – Mestrado Profissional (PROFBIO) da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando pela Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Prática Docente e Discente, Educação Ambiental, Estudos de Impactos Ambientais, Estudos Florísticos, Vegetação de Cerrado, Composição e Diversidade de Avefauna. Orientadora do PIBEU/UESPI.

MARINALVA CHAVES DA SILVA ROLIM
Graduada em Pedagogia com habilitação em supervisão Escolar pela Universidade federal do Piauí, especialista em Docência na Educação Infantil e professora da rede municipal de Teresina- PI. Atualmente professora dos anos iniciais no Centro de Educação Infantil Francisco de Assis.

MARY GRACY E SILVA LIMA
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-PPGed). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e na Universidade Estadual do Maranhão- Campus Timon (UEMA-CESTI). Membro do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas Educacionais – (NEEPE/UESPI). Autora de diversas publicações, entre as quais: Aspectos demarcadores do tornar-se professor: discutindo a formação e a prática pedagógica no ensino superior. Revista Diálogos interdisciplinares – GEPFIP, v. 1, p. 219-233, 2015; Dilemas e perspectivas formativas no curso de pedagogia: olhares discentes acerca da formação inicial docente. Coleção Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil, v. 3, p. 740-751,2016; Implicações da prática pedagógica no processo de constituição da identidade profissional docente, Garcia Edizioni, v. 1, p. 31-47, 2018.

MAURICÉIA SILVA DA TRINDADE MACHADO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE – UFPI). Atualmente é Professora da rede Estadual de ensino da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC) e exerce a função de Coordenadora Pedagógica na Educação Básica.

ROBERTA KAROLINE AZEVEDO MOREIRA
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição e é membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE). Pesquisa sobre Didática do Ensino Superior e Prática docente, tendo também experiência em pesquisas com professores de educação básica e Educação Matemática.

ROSANNE PEREIRA DE SOUSA CORREIA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, 2018; Especialista em Educação à Distância – UESPI/NEAD; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade ISEPRO e Especialista em Gestão e Supervisão de Sistemas Empresariais e Educacionais com habilitação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará – UVA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí – FAESPI (2007). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização docente em Pedagogia – NUPPEd (2012). Participa de eventos científicos da especialidade no Brasil. Orientou trabalhos acadêmicos nas modalidades de graduação e pós-graduação. Atualmente é Professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Tutora Presencial da Universidade Brasil e Funcionária Efetiva, ocupando o cargo de Pedagoga em Escola Municipal. Exerceu o cargo de Coordenadora de Tutoria dos Cursos de Especialização da UESPI/NEAD, Profª do Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO e Faculdade Evangélica do Meio Norte – FAEME. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação (inicial e continuada) de professores, Avaliação da Aprendizagem, Psicologia, Alfabetização e Letramento, Educação de Jovens e Adultos, Uso das Tecnologias – TIC’s.

SAMARA BORGES DA SILVA
Mestranda em Educação (PPGED/UFPI). Graduada em Pedagogia (UFPI/2015). Especialista em Gestão e Supervisão com Docência Superior (FAK/2018). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Formação de Professores de Ciências (GRUPEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. Pesquisadora de Formação Docente; Ciências Naturais e Prática Pedagógica.

SARA CAVALCANTI SOUZA
Graduada em Psicologia desde 2005; autônoma, realizando processos de avaliação psicológica para diversas finalidades. Especialista em Saúde Mental e em Psicologia do Trânsito. Mestra em Educação com ênfase nos temas: teorias da aprendizagem, educação de jovens e adultos e transposição didática. Docente no curso de graduação em Psicologia da Faculdade FATEPI/ FAESPI – Grupo Magister na cidade de Teresina. Atuou como professora do quadro provisório na UESPI de 2008 à 2010. Representou o Conselho Regional de Psicologia do Piauí junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e contribuiu na função de coordenadora do Conselho Regional de Psicologia do Piauí de 2010 à 2012. Desde 2018 até a presente data é membro da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do Piauí – 21ª Região.

SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA
Professora da Universidade Estadual do Ceará – UECE/FAEC. Faz Doutorado em Ciência Animal na Universidade Federal do Piauí (UFPI – 2015/2019). Mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Pará / Museu Emílio Goeldi (UFPA/MPEG), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Especialização de Libras com Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Evangélica do Meio Norte -FAEME. Possui experiência na área da docência e no Ensino de Ciências; desenvolve pesquisas na área da Educação e Zoologia com ênfase na Conservação, Biogeografia e Etnobiologia de animais silvestres. Desenvolveu trabalhos na área de Filogeografia com espécies amazônicas no Museu Paraense Emílio Goeldi, e na área de Ecologia com espécies da Caatinga do sul do Piauí. Atualmente atua na área de Consultoria Ambiental e Docência no Ensino Superior – Graduação e Pós-Graduação (UECE), atuando nas diversas áreas afins da Biologia e da Educação. Além de devolver trabalhos na área de inclusão social, com o auxílio do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.