Capa do livro: REDE EM AÇÃO E O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

REDE EM AÇÃO E O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

Autores: Maria Luiza Marques Cardoso - Roberta Carvalho Romagnoli (Orgs.)

 A família tem, em nosso contexto social, papel fundamental na construção da subjetividade de seus membros. Trata-se de um território privilegiado de afetos, relações e aprendizagens. É na família que a criança vivencia suas primeiras experiências de cuidado e é também por meio das figuras familiares que ela estabelece os primeiros contatos e vínculos com o outro e com o mundo. No entanto, a violência intrafamiliar faz parte do cotidiano de inúmeras famílias. Esse fenômeno atravessa diferentes classes sociais e momentos históricos e seu combate ainda é um desafio. Este livro procura trazer reflexões que contribuam para a construção de estratégias de prevenção e enfretamento da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, em especial do abuso sexual. A partir da experiência do projeto social Rede em Ação, que vem sendo desenvolvido desde 2011 em alguns municípios de Minas Gerais, e de sua parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, o livro aproxima conhecimentos que têm sido produzidos na academia do saber dos profissionais que atuam na rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente e do saber das pessoas que se deparam, em seu cotidiano, com esse tipo de violência. Através desse diálogo, procura-se discutir a importância do trabalho em rede para o enfrentamento da violência nas famílias.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3790-2
DOI: 10.24824/978854443790.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

REDE EM AÇÃO E O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
ANA CLÁUDIA CASTELLO BRANCO RENA
Doutorado em andamento em Psicologia (Conceito CAPES 5) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-Minas, Brasil. Bolsista CAPES, Brasil. Possui graduação em Psicologia (2004), especialização em Clínica Psicanalítica (2008) e mestrado em Psicologia na linha de Intervenções Clínicas e Sociais (2012), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, adolescência, família, clínica social e direitos humanos.

CAROLINE DE SOUZA
Mestre em Psicologia pela PUC-Minas (2018). Possui graduação em Psicologia pela PUC - Minas (2007) e Especialização em Psicanálise: Teoria e Técnicas pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde (2014). Atualmente, é coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade – Prefeitura Municipal de Poços de Caldas/MG. Tem experiência em Psicologia, na área clínica e institucional, com atuação na infância e adolescência, famílias, intervenções em grupo, acolhimento institucional, políticas socioassistenciais e idosos.

DANÚBIA GODINHO ZANETTI
Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (Conceito 7). Bolsista CAPES, Brasil. Mestre em Ciência Política pela UFMG (2016). Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Graduada em Psicologia pela PUC-Minas (2011). Interessa-se, particularmente, pela linha de pesquisa Estado, Gestão e Políticas Públicas (campo da Ciência Política); e Psicologia Institucional e Políticas Públicas (campo da Psicologia). A atual agenda de pesquisa é a análise sistemática dos modelos de institucionalização da política de assistência social na América Latina. Estudos transversais a essa temática também perpassam a trajetória acadêmica e profissional: cidadania, direitos sociais, democracia, participação, direitos humanos, trabalho social com famílias e intersetorialidade.

FABIANA MEIJON FADUL
Psicóloga, Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local – UNA, Doutoranda em Psicologia Social – PUC-Minas.

LOIANE MELO
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas com especialização em Neuropsicologia pela FUMEC.

MARIA IGNEZ COSTA MOREIRA
Doutora em Psicologia Social pela PUC SP; Professora da Faculdade de Psicologia/Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PUC Minas; Coordenadora do GT ANPEPP Psicologia Socio-histórica no Contexto Brasileiro de Desigualdade Social.

MARIA LUIZA MARQUES CARDOSO
Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Minas desde 2005. Possui graduação em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em Psicologia, pela PUC-Minas. Mestre em Comunicação Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutoranda em Psicologia, pela PUC-Minas, com estágio doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal). Possui, ainda, formação em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama pela Fundação Gregório Baremblitt / Instituto Felix Guattari de Belo Horizonte.

ROBERTA CARVALHO ROMAGNOLI
Doutora em Psicologia pela PUC-SP, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pesquisadora do CNPq e da FAPEMIG.