Capa do livro: PESQUISA EM EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: <br>um olhar sobre a metodologia

PESQUISA EM EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
um olhar sobre a metodologia

Autores: Gerson Pastre de Oliveira (Org.)

livro impresso
de R$ 35,60 por
livro digital
de R$ 35,60 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Como começar a escrever o texto relativo a uma pesquisa acadêmica? Qual a importância da problematização no âmbito das investigações qualitativas e como construir a articulação entre as diversas partes componentes de um trabalho científico? De que maneira se pode elaborar um referencial teórico consistente? Quais estratégias metodológicas inovadoras podem ser pensadas? Essas e outras perguntas são tratadas ao longo dos cinco capítulos deste livro, cuja abordagem procura, nos contextos da Educação e da Educação Matemática, trazer exemplos significativos acerca dos desafios inseridos na redação de textos acadêmicos, com um olhar essencial sobre a metodologia.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3748-3
DOI: 10.24824/978854443748.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

PESQUISA EM EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: <br>um olhar sobre a metodologia

Autores

GERSON PASTRE DE OLIVEIRA
É doutor em Educação (USP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisador do grupo “Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática” (PEA-MAT), líder do grupo de pesquisa “Educação e Tecnologia” (EduTec/UNIP), orientador de mestrado e doutorado. Seus interesses investigativos incluem o uso de tecnologias nos processos de ensino ou de aprendizagem em Educação Matemática, formação de professores e avaliação educacional. Atua como docente nas áreas de Ciência da Computação, Educação e Educação Matemática, nos níveis de graduação e pós-graduação. Coordenou/participou de projetos de pesquisa e demais iniciativas acadêmicas financiadas pelo CNPq, CAPES e FAPESP e é autor de diversas publicações acadêmicas em âmbito nacional e internacional. Atua como consultor ad-hoc de agências de fomento e como parecerista de periódicos na área de Educação e Educação Matemática.

SADDO AG ALMOULOUD
Concluiu o doutorado em Matemática e Aplicações pela Universidade de Rennes I, França, em 1992. É professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Fundação Santo André. É, também, consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da CAPES, além de bolsista pesquisador do CNPq. Foi coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP de 2007 a 2009 e de 2013 a 2017 e é fundador e líder do grupo de pesquisas “Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática – PEA-MAT” (PUC-SP).

MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA
Possui bacharelado e licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado (1997) e doutorado (2005) em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atua no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática e em cursos de graduação.

CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO
É doutora em Didática da Matemática pela Université Joseph Fourier, Grenoble I, França, pesquisa e orienta mestrados e doutorados em temas relativos à didática da estatística e da probabilidade, à didática da combinatória e à educação financeira no grupo de pesquisa PEA-MAT, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Desenvolve pesquisas qualitativas e mistas, sobretudo em se tratando do uso da Análise Estatística Implicativa, Coesitiva e de Similaridades.

CELSO RIBEIRO CAMPOS
É físico (Bacharel e Licenciado) e engenheiro formado pela UNITAU. Mestre em Ensino da Matemática pela PUC-SP e doutor em Educação Matemática pela UNESP. Professor da FEA-PUC (Economia), orientador de mestrado e doutorado em Educação Matemática do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP.
Pesquisador do grupo PEA-MAT da PUC-SP, membro do comitê científico do GT12 Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

GILBERTO LACERDA SANTOS
É professor titular da área de Tecnologias, Educação e Comunicação do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. É licenciado em matemática, analista de sistemas computacionais, Mestre em Tecnologias Educacionais, Phd em Educação e Doutor em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico. Desde 1994 é líder do Grupo Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação. Orientou mais de duas centenas de investigações de diversos níveis (iniciação científica, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado) sobre diferentes enfoques referentes às aplicações de tecnologias em educação. É coordenador brasileiro do Consórcio Europeu de Engenharia de Mídias para a Educação.

VANI MOREIRA KENSKI
É graduada em Geografia e Pedagogia. É mestre e doutora em Educação. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e é vice-presidente (2015/2019) da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Pesquisadora e autora de vários livros e artigos sobre “Educação e Tecnologias” e “Educação a Distância”.

ROSÂNGELA DE ARAUJO MEDEIROS
É licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, instituição onde também realizou pesquisa de mestrado sobre redes sociais e educação. Foi professora da Educação Básica por mais de uma década, quando atuou no campo da infância, da alfabetização e da informática educativa. É professora na Universidade Estadual da Paraíba, em cursos de Licenciatura na área de Exatas e, atualmente, está finalizando o doutorado em Educação na USP, em estudo que versa sobre atuação de docentes universitários nos tempos digitais.

JEAN ORDÉAS
É pesquisador, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Ceará e licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.