Capa do livro: EDUCAÇÃO EM DEBATE: <br>perspectivas da produção acadêmica

EDUCAÇÃO EM DEBATE:
perspectivas da produção acadêmica

Autores: Valdecir Soligo - Marinez Gasparin Soligo (Orgs.)

livro impresso
de R$ 66,90 por
livro digital
de R$ 66,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro, na forma de coletânea, se inclui em um processo mais amplo de reflexão sobre a educação brasileira contemporânea, desenvolvido no bojo do VI Simpósio Nacional de Educação e Primeira Amostra da Pós-Graduação, realizado no ano de 2017 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Constituindo-se em um importante espaço de reflexão sobre o processo de sistematização e produção de conhecimentos, tendo por objetivo pautar algumas constatações do debate em curso sobre a educação e seus desdobramentos e sua relação com a sociedade, apresentando demandas políticas, técnicas, pedagógicas, teóricas e práticas e de fundamentação da educação na atualidade. A escolha dos textos se deu por demandas dos docentes do Curso de Graduação em Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado e Doutorado, considerando as temáticas discutidas e pesquisadas no âmbito dos grupos de pesquisa e estudo da instituição na atualidade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3657-8
DOI: 10.24824/978854443657.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 308
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO EM DEBATE: <br>perspectivas da produção acadêmica

Autores

ADELIZE TRENTIN LEMES
Doutoranda em Educação pela UFPR. Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense (2003). Mestre em Educação pela UNIOESTE (2016). Possui especialização em Docência do Ensino Superior (2007) e Gestão Pública (2018). Coordenadora Pedagógica pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

ADRIAN ALVAREZ ESTRADA
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Colegiado de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria das Organizações; Gerencialismo e Administração da Educação.

ANA MARIA MARQUES PALAGI
Doutora pela Universidade UNISINOS (Educação), Mestrado em Comunicação e Semiótica – PUC/SP (2001). Possui graduação em Pedagogia pela UNIOESTE (1986), graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicada de Cascavel (2000). Professora QPM – pedagoga titular – Secretaria do Estado do Paraná Educação atua no Curso Normal - Formação de Docentes e Licenciaturas na UNIOESTE.

ANGÉLICA CRISTINA HENICK
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade São Braz. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

CASSIANE BEATRÍS PASUCK BENASSI
Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática (UNIOESTE), Cascavel-PR.

DÉBORA MARCÍLIA MOREIRA
Acadêmica do curso de Biologia/licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista PIBIC/CNPq.

DHYOVANA GUERRA
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus de Cascavel. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Bolsista Capes/DS. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

DINORA DE GODOY ELIAS
Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE (2004), Especialista em Educação Especial pela FAG (2004), Mestre em Educação pela UNIOESTE (2014). Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação do município de Guaraniaçu, atuando no Colégio Estadual Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa (PR).

DULCE MARIA STRIEDER
Doutora em Educação. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (UNIOESTE), Cascavel-PR.

EDUARDA MARIA SCHNEIDER
Graduada em Ciências Biológicas – UNIOESTE. Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela UNIOESTE. Mestre em Educação pela UNIOESTE. Doutorado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela UEM. Professora Adjunto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Santa Helena – PR.

FERNANDA APARECIDA MEGLHIORATTI
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Docente do curso de Ciências Biológicas – UNIOESTE e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática.

GISLAINE BURAKI
Professora do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. Possui Mestrado em Educação pela UNIOESTE (2017), Pós-Gradução Lato Sensu em Educação Infantil – UNIOESTE (2017), Pós-Graduação lato sensu em Gestão da Educação: Administração, Supervisão e Orientação Escolar – FAG (2015), Pós-Graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal – UEM (2019), Graduada em Pedagogia – FAG (2014).

IRENI MARILENE ZAGO FIGUEIREDO
Graduação em Pedagogia e Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus de Cascavel. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Campinas (UNICAMP). Docente do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

ISAURA MONICA SOUZA ZANARDINI
Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação da UNIOESTE. Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Especialista em Fundamentos da Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

IVETE JANICE DE OLIVEIRA BROTTO
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

JÉSSICA ALVES
Possui graduação em Letras Português/Inglês pela faculdade Unipan/Anhanguera (2011), Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, (2014), Especialização em Língua Portuguesa pela faculdade Assis Gurgacz (2013), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores – GPEFOR. Atua como docente nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino da cidade de Cascavel-PR.

JIZÉLI ZEFERINO DA SILVA
Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

JOÃO CARLOS DA SILVA
Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Doutorado em Educação pela Faculdade de educação/UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

JOSÉ CARLOS DOS SANTOS
Possui graduação em Filosofia, Especialização em Educação; mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente de Graduação e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

JOSIANE DOS SANTOS AGUERA
Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Cascavel. Participou do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV), de 2017 a 2018. Pesquisa na área de Avaliação em Larga Escala, com ênfase em Políticas de Avaliação para o Ensino Fundamental I. Atualmente, cursa Especialização em Ensino de Ciências e Matemática na mesma instituição de ensino. Professora na rede Municipal de Cascavel, PR.

JULIANA MOREIRA PRUDENTE DE OLIVEIRA
Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

KARINA DOS SANTOS DE MOURA BUZIN
Mestranda no curso de Pós-Graduação stricto sensu em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE – Cascavel, Paraná, a mesma instituição em que cursou a graduação no curso de Pedagogia. Atualmente atua como professora regente de pré-escola na rede pública municipal de ensino de Cascavel, PR.

KERLYN TATIANA SCHULZ NIESVALD
Possui graduação em História pela UNIOESTE (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Pós-Graduação em nível de especialização em História e Região (UNIOESTE) e Metodologia da Língua Inglesa pela Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon (ISEPE), 2005. Atua na rede municipal de Nova Santa Rosa como professora no Ensino Fundamental.

LOURDES APARECIDA DELLA JUSTINA
Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre em Educação – Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Adjunto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

LUCIANA MARCELINO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, em 2017. Atua como Professora no Centro de Educação Infantil Doutora Zilda Arns Neumann, da Prefeitura Municipal de Cascavel.

MARCIA BORIN DA CUNHA
Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (2015). Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste no curso de Química Licenciatura, Campus de Toledo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus de Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemático, Campus de Cascavel.

MÁRCIA REGINA RISTOW
Possui graduação em História pela UNIOESTE (1999), Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Infantil pela Universidade Castelo Branco (2001). Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (2011). Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

MARIA ESTER RODRIGUES
Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação (2005, 2000). Especialização Lato Sensu em Psicologia Clínica na Universidade Federal do Paraná em 1996 e graduou-se em Psicologia pela mesma Universidade em 1990. É Professora Associada na UNIOESTE.

MARIA INALVA GALTER
Doutora em Educação, docente no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE – Cascavel, Paraná.

MARIA LÍDIA SICA SZYMANSKI
Psicóloga (Universidade Tuiuti) e pedagoga (Universidade de São Paulo – USP), Mestrado e Doutorado em Psicologia (Instituto de Psicologia - USP), e Pós-doutorado em Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem junto ao Departamento de Psicologia da FE – UNICAMP. Atualmente é Professora de Psicologia nos cursos de graduação em Pedagogia, Letras e Matemática e no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

MARIANE GRANDO FERREIRA
Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática (UNIOESTE). Professora da rede municipal de Cascavel. E-mail: marianegrando@hotmail.com.

MARINEZ GASPARIN SOLIGO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste Paraná - UNIOESTE. Bolsista CNPQ. Especialização em Ciências Sociais: História e Geografia (FAI). Graduação em História (2000) e Pedagogia (2018) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foi professora de História e Geografia na rede privada de educação básica em Foz do Iguaçu (2011-2013) e professora da rede estadual de Santa Catarina (2002-2011). Tem experiência na área de História, Geografia e Sociologia, com ênfase em História.

NATIELY QUEVEDO DOS SANTOS
Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR / Campus Santa Helena – PR. Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR / Campus Medianeira-PR. Mestranda em Educação em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

NEIVA GALLINA MAZZUCO
Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá – PR; Especialista em: 1. Metodologia do Ensino em Ciências e Matemática para o 1º Grau; 2. Educação Brasileira: Questões e Perspectivas; 3. Alfabetização; Graduada em Pedagogia. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

PRISCILA WALDOW
Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus de Cascavel. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e voluntária no programa Residência Pedagógica. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

ROSANA MARIA DE OLIVEIRA
Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática (UNIOESTE).

ROSÂNGELA ARAÚJO XAVIER FUJJI
Graduada em Ciências Biológicas –Licenciatura, pela UEM. Especialização em Pesquisa Educacional, pelo Departamento de Fundamentos da Educação, da UEM. Especialização em Ensino de Ciências e Biologia, pelo Departamento de Biologia, da UEM. Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, pelo Centro de Ciências Exatas, da UEM. Professora Adjunto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SANDRA JOURIS DIAS
Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (UNIOESTE) e mestranda em Educação pela Unioeste. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM). Professora da rede municipal de ensino de Cascavel.

SARA GIORDANI
Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE),
Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (UNIOESTE) e mestranda em Educação também pela Unioeste. Bolsista CAPES/Demanda Social. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM).

SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (2010), especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Pesquisa da Amazônia (CEPAM), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas. Trabalho atualmente na Área de Ensino de Ciências do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amazonas.

SIMONE SANDRI
Possui graduação em pedagogia pela UNIOESTE. Mestre e doutora em educação pela UFPR. Docente do colegiado do curso de pedagogia da UNIOESTE. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES/UNIOESTE. Atua no campo de pesquisa em Política Educacional com ênfase em políticas curriculares para a Educação Básica; políticas de Gestão Escolar e relação público-privado na educação.

THAÍS CRISTINA GUTSTEIN NAZAR
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE na UFPR (2018), Mestre em Psicologia pela UTP (2012); Especialista em Terapia Analítico Comportamental pela UNIPAR (2016); Especialista na área de Psicologia da Saúde pelo IESPP (2010) e Especialista em Saúde Mental pelo IBPEX (2011) e Graduada em Psicologia pela UNICENTRO (2007). Atua como Professora Titular na UNIPAR.

VALDECIR SOLIGO
Doutor em Educação pela UNISINOS; Mestre em Educação pela UPF; Graduado em História pela UNIOESTE; Graduado em Pedagogia Pela UNIP; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorada e do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIOESTE Campus de Cascavel.

VILMAR MALACARNE
Formado em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

WELLINGTON SOARES DE LIMA
Graduado em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. Mestrando em Educação (Linha de Ensino de Ciências e Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Unioeste. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO) e Grupo de Pesquisa sobre Educação e Sexualidade (GEPEX).