Capa do livro: UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE: <br>diretrizes iniciais do modelo <br> Coleção UCR – Universidade Corporativa em Rede<br> Volume 1

UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE:
diretrizes iniciais do modelo
Coleção UCR – Universidade Corporativa em Rede
Volume 1

Autores: Patricia de Sá Freire - Talita Caetano Silva - Graziela Brando Bresolin (Orgs.)

livro impresso
de R$ 63,85 por
livro digital
de R$ 0,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro “Universidade Corporativa em Rede: diretrizes iniciais do modelo”, como primeiro volume da coleção UCR, tem a missão de apresentar o mais emergente e contemporâneo Modelo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (T,D&E) da Sociedade do Conhecimento.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3774-2
DOI: 10.24824/978854443774.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE: <br>diretrizes iniciais do modelo <br> Coleção UCR – Universidade Corporativa em Rede<br> Volume 1

Autores

SOBRE OS ORGANIZADORES
PATRICIA DE SÁ FREIRE

Pedagoga, com especialização em tecnologias da educação, psicopedagogia e marketing. Mestre e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). É atualmente líder do Grupo de Pesquisa ENGIN/CNPQ e Conselheira do ICKM. É criadora e mentora do Modelo Universidade Corporativa em Rede (UCR). Mais de 30 anos de consultoria e duas vezes premiada entre os 5 melhores executivos de Gestão do Conhecimento no Brasil, pelo Make Award.

TALITA CAETANO SILVA
Psicóloga, Mestra em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). É pesquisadora Sênior do Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) e executiva da área de Capacitação da Softplan Planejamento e Sistemas.

GRAZIELA GRANDO BRESOLIN
Administradora e bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio, mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/ UFSC). Pesquisadora do Laboratório ENGIN/CNPQ. O foco das pesquisas tem sido: Aprendizagem Experiencial; Metodologias Ativas; Inovação na Educação Superior; Modelo Universidade Corporativa em Rede; Gestão Colaborativa e Grupos Colaborativos.

SOBRE OS AUTORES
ADRIANA FALCÃO LOTH
Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Especialista em diferentes áreas, como: Direito do Trabalho e Processos trabalhistas; Remuneração Estratégica; Treinamento e Desenvolvimento; Terapia de Família e casal; Infância e Violência Doméstica e Docência Superior na Área da Saúde. Graduada em Psicologia. Experiencia profissional em diferentes áreas como: Psicologia Organizacional e Clínica, Saúde Pública, Educação Especial, Gestão de Pessoas, Liderança e Docência no Ensino Superior (graduação e pós-graduação).

ANDRÉA CRISTINA TRIERWEILLER
Professora Adjunta da UFSC, campus Araranguá. É coordenadora e Leciona no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e no curso de graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação. Está vinculada a 4 (quatro) grupos de pesquisa (CNPq) junto à esta instituição, são eles: (1) Gestão da Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS), sendo líder deste grupo; (2) Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e; (3) Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento – ENGIN e (4) Tecnologia, Gestão e Inovação. Obteve os títulos de Doutora (2010), Mestre (2004) e Especialista (2000) em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração (1993), todos pela UFSC.

ANDREA VALÉRIA STEIL
Chefe do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e o Laboratório de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (LABPOT). Atua como professora no curso de Psicologia da UFSC e nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e de Psicologia, na mesma universidade. Antes de ingressar na área acadêmica e científica, atuou por 10 anos em organizações com e sem fins lucrativos em cargos técnicos, gerenciais e diretivos.

CLEUNISSE APARECIDA RAUEN DE LUCA CANTO
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC), área de concentração Engenharia do Conhecimento. Mestre em Psicopedagogia (UNISUL). Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV). Graduação em Educação e TI. Atuação na Educação Superior como suporte ao processo de supervisão e regulação (INEP/MEC), nas cinco Faculdades de Tecnologia SENAI/SC. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) para credenciamento e recredenciamento de IES, presencial e EaD. Docente da Pós-Graduação Lato Sensu. Atuação na educação presencial e EaD.

DENILSON SELL
Possui bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento na The Open University. Atualmente é professor no Departamento de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua também como diretor e pesquisador no Instituto Stela. Atuou como pesquisador e coordenou diversos projetos de P&D com organizações públicas, privadas e terceiro setor.

ESTELA DA SILVA BOIANI
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas-SP. Especialista em Metodologia da Ação Docente. Atualmente é Mestranda EGC-Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Pesquisadora ENGIN-EGC-UFSC e Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência em Arquitetura e Urbanismos e na Educação Ensino Superior, atuando temas: Design de Interiores, Projeto de Arquitetura de Interiores, Projeto Arquitetura Grandes Vãos, Tecnologia/Inovação na Construção Civil, Ensino Técnico Edificações, Coordenação de TCC, Coordenadora de Extensão e Mostra de Design de Interiores.

FERNANDA DOS SANTOS KOEHLER
Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2016), possui graduação em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2010) e especialização em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação dos Administradores de Santa Catarina (FUNDASC) (2015). Atua no grupo de pesquisa Gestão do Conhecimento Organizacional e Ambiental nas linhas de pesquisa: Gestão da Informação e Comunicação, Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo.

FERNANDA KEMPNER-MOREIRA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas (2002) e Gestão Financeira e Contábil (2008). Graduada em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí (2001). Membro do Grupo de Pesquisa ENGIN Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação. Possui experiência como docente, atuando principalmente nas disciplinas: administração da produção, gestão de pessoas e gestão da qualidade.

GERTRUDES APARECIDA DANDOLINI
Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento, no qual foi coordenadora do PPGEGC entre 2016 e 2019, líder do Grupo de Pesquisa IGTI e membro do ENGIN – Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. Mestre (1997) e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (2000), e licenciada em Matemática pela UFSC (1992). Na graduação tem trabalhado com a disciplina de Teoria Geral dos Sistemas, Criatividade e Inovação e Gestão da Inovação. Na pós-graduação é professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de inovação.

GRAZIELA GRANDO BRESOLIN
Administradora e Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio, Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Laboratório ENGIN/UFSC/CNPQ – Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. O foco das pesquisas tem sido: Aprendizagem Experiencial; Metodologias Ativas; Inovação na Educação Superior; Modelo de Universidade Corporativa em Rede (UCR); Gestão Colaborativa e Grupos Colaborativos.

GRAZIELI IZIDORIO
Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), especialização em Tecnologias para o Desenvolvimento de Aplicações Web pela Universidade Regional de Blumenau (FURB – 2011) e bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI – 2009). Experiência em consultoria de implantação em sistemas ERP e da área da saúde pública e gestão de clínicas médicas; atendimento ao cliente; qualidade de software; organização de eventos e treinamento; Elaboração de projetos para participação em editais de captação de recursos.

JOÃO ARTUR DE SOUZA
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduação em Matemática (Licenciatura) pela UFSC (1989), Mestrado em Matemática e Computação Científica pela UFSC (1993), Graduação em Direito pelo Universidade do Sul Catarinense (UNISUL). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento líder do Grupo de Pesquisa IGTI e membro do Grupo ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. Tem experiência na área inteligência artificial, mais especificamente: Redes neurais, conjuntos difusos e Algoritmos genéticos.

JOSÉ LEOMAR TODESCO
Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela UFSC (1985), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC (1991 e 1995). Atualmente é professor associado III do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Sistemas de Informação na graduação, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e como pesquisador do Instituto Stela. Tem experiência na construção de Sistemas de Informação, com ênfase em Data Warehouse, Inteligência Artificial e Engenharia do Conhecimento.

PATRICIA DE SÁ FREIRE
Pedagoga com Especialização em Tecnologias da Educação, Psicopedagogia e Marketing. Mestre e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). É atualmente líder do Grupo de Pesquisa ENGIN/CNPQ – Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento e Conselheira do ICKM. É criadora e mentora do Modelo de Universidade Corporativa em Rede (UCR). Tem mais de 30 anos de consultoria e duas vezes premiada entre os 5 melhores executivos de Gestão do Conhecimento no Brasil, pelo Make Award.

REGINA WUNDRACK DO AMARAL AIRES
Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC, Especialista na área de Gestão com MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia (2013) pela Faculdade SENAI/SC Florianópolis e Especialização em Gestão Empresarial (2010) pela UNOESC. Bacharel em Secretariado Executivo (2008) pela UNOESC. Técnica em Agropecuária (2002) pelo CEDUP Getúlio Vargas. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento/UFSC/CNPQ. Trabalha no SENAI Santa Catarina desde 2007.

ROBERTO CARLOS DOS SANTOS PACHECO
Doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 1996) e professor do departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. Participou da criação e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). É pesquisador nas áreas de engenharia e gestão do conhecimento, governo eletrônico e interdisciplinaridade. Coordenou projetos de plataformas digitais. É fundador do Instituto Stela. Atua em comissões de assessoria técnico-científicas (incluindo CAPES, FAPESC, FAPEMIG, IEL, SBGC, OPS/BIREME). Sua produção acadêmica e tecnológica resulta da coprodução com mais de 500 colaboradores e inclui mais de 200 publicações, além de softwares e atividades técnicas de assessoria e colaboração técnico-científica.

RODRIGO KRAEMER
Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) UFSC. Possui mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, graduação em Ciências Sociais pela UFPR, Especialista em Polícia Comunitária e Especialista em Inteligência de Segurança, ambos pela UNISUL. Diplomado pela Escola Superior de Guerra – ESG no Curso Superior de Inteligência Estratégica – CSIE. Servidor Público Federal, trabalha desde 1999 na Polícia Rodoviária Federal, onde já exerceu o cargo de Coordenador de Inteligência. Foi Coordenador de grupo de trabalho para estudos referentes às linhas de pesquisa e centros de estudos da Academia Nacional da PRF. Atualmente trabalha Academia Nacional da PRF em Florianópolis, SC.

SAMANTHA CIPRIANO
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José (2009). Especialista em Educação a Distância pelo SENAC. Trabalha como Designer Instrucional na empresa de softwares Softplan/Poligraph. Procura novas experiências e oportunidades para aprender com o objetivo no momento de ingressar no Mestrado em Educação.

SOLANGE MARIA DA SILVA
Possui graduação em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência ESAG/UDESC (1995), Mestrado (1999) e Doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC/Campus Araranguá. É Membro dos Grupos de Pesquisa: LGR (Laboratório de Liderança e Gestão Responsável); ENGIN (Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação) e KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional). Professor na área de Gestão de Negócios junto ao PPGTIC (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) e ao Curso de Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

TALITA CAETANO SILVA
Pscicóloga, Mestra em Pscicologia Organizacional e do Trabalho e Especialista em gestão Estratégica de Pessoas. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). É Pesquisadora Sênior do Laboratório Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) e executiva da área de Capacitação da Softplan Planejamento e Sistemas. Dedica-se atualmente aos estudos do sistema de educação corporativa e suas interrelações com a curva de aprendizagem e transferência para a prática do trabalho, com o objetivo de fundamentar a aplicação do Modelo Universidade Corporativa em Rede (UCR).