Capa do livro: COGNIÇÃO SOCIAL:<br> teoria, pesquisa e aplicações <br>Volume 1

COGNIÇÃO SOCIAL:
teoria, pesquisa e aplicações
Volume 1

Autores: Helmuth Krüger (Org.)

Em nossas relações sociais com parentes, amigos, vizinhos, colegas e desconhecidos, percebemos os gestos, as palavras e as expressões emocionais da pessoa com quem interagimos, atribuindo significados a essas nossas experiências. Nesse processo, que é bilateral, vamos nos conhecendo e tomando decisões, que podem mudar significativamente a nossa vida. O estudo desse relacionamento interpessoal, que acontece conosco todos os dias, vem sendo realizado na Psicologia Social, considerando a influência de atitudes, preconceitos, ideologias e diversos motivos e emoções nesse processo. O conhecimento obtido através da pesquisa pode ser utilizado em práticas profissionais, como, por exemplo, na Área da Saúde e na Educação, mas, também, em relações sociais em geral, visando ao bem-estar pessoal e coletivo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3850-3
DOI: 10.24824/978854443850.3
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

COGNIÇÃO SOCIAL:<br> teoria, pesquisa e aplicações <br>Volume 1
ANTONIO MARCOS TOSOLI GOMES
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutor em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Religares – Grupo de Pesquisa em Espiritualidade/Religiosidade no Contexto do Cuidado de Enfermagem e Saúde: produção discursiva e representações sociais. Procientista UERJ/FAPERJ. Bolsista 1D do CNPq.

ARMANDA PEREIRA
Psicóloga da Educação e Investigadora Pós-doc no Centro de Investigação em Psicologia (CIPSi) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo como a autorregulação da aprendizagem e o envolvimento escolar em populações vulneráveis. A sua colaboração na docência está centrada na área da Psicologia da Educação e Psicologia da Motivação. Colabora na orientação de alunos/as de mestrado e estágio profissional. Colabora, também, no desenvolvimento e implementação de programas de promoção de competências de autorregulação de envolvimento escolar com alunos/as de escolas básicas portuguesas. Universidade do Minho, Portugal.

CARLA FERREIRA DE PAULA GEBARA
Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Psicologia e Psicóloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora Adjunta dos cursos de Graduação e Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

CLEIA ZANATTA CLAVERY GUARNIDO DUARTE
Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade do Minho – Portugal; Doutora em Psicologia pela UERJ; Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Graduada em psicologia, direito e pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis. Professora e investigadora no Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ. Áreas de interesses científicos: crenças e sentido de vida; valores e desenvolvimento da moralidade; aspectos psicológicos do envelhecimento humano; mediação e cognição social; ajustamento psicológico de estudantes em instituições educativas; formação moral e práticas pedagógicas; psicologia e espiritualidade.

CLEIDILENE MAGALHÃES
Pedagoga, Doutora em Educação, Professora Associada do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS/Brasil. Exerce a docência na área da Educação e Saúde, do Ensino na Saúde e da Didática no Ensino Superior. A sua linha de investigação centra-se no estudo dos processos educativos e da produção do conhecimento no ensino na saúde; e no desenvolvimento dos processos formativos de professores e profissionais de saúde para a promoção da autorregulação da aprendizagem e da saúde em contextos escolar e universitário. Tem experiência na gestão acadêmica de cursos de Pós-Graduação e de projetos com fomento de pesquisa. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil.

CRISTIANE MOREIRA DA SILVA
Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Mestrado em Psicologia  e coordenadora da pós-graduação em Avaliação Psicológica na Universidade Católica de Petrópolis.

DIANA RAMOS DE OLIVEIRA
Pós-Doutorado na Universidade de Harvard, EUA, e pós-doutorado pela Universidade Blaise Pascal, França. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do País Vasco, Espanha. Mestrado em Estudos Avançados em Psicologia Social: Relações Grupais pela Universidade do País Vasco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador. Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Líder do Grupo de Pesquisa Processos Psicossociais & Cognição Social (UCP). Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp) no GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando nos seguintes temas: Cognição Social-Identidade Social/Étnica, Estereótipos, Preconceito, Relações Intergrupais, Intervenção Psicossocial, Bem-Estar, Autoestima e Emoção intergrupal Schadenfreude.

HELMUTH KRÜGER
Licenciatura em Filosofia pela Universidade do Estado da Guanabara; formação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro); Doutorado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro). Professor do Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis.

JESIANE DE SOUZA MARINS LOPES
Doutora em Psicologia pela UFRJ. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Salgado Oliveira (2008). Formação em Orientação Profissional e Coaching de Carreira (2014). Pós-Graduada em Psicologia Clínica de Adultos na Universidade Estácio de Sá (2006). Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2004). Professora presencial e EaD da Faculdade Santo Antônio de Pádua. Coordenadora de Pesquisa da Faculdade Santo Antônio de Pádua. Professora Substituta da UFF. Componente da Comissão Avaliadora da Revista Conhecendo Online e dos Anais do Simpósio Interdisciplinar da FASAP. Experiência na área de RH com ênfases em Recrutamento e Seleção e Treinamento e como coordenadora do Curso de Psicologia, ano de 2010. Sócia-Proprietária da JT Psicologia.

JOSÉ CARLOS TAVARES DA SILVA
Graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), graduação em Faculdade de Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (2004), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1985) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor titular da Fundação Educacional Serra dos Órgãos e professor titular do Curso de Mestrado do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Petrópolis. É Coordenador do CogLab, Laboratório de Psicologia Cognitiva do Mestrado em Psicologia da UCP, Leciona Processos Cognitivos e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de comportamento, psicologia cognitiva, protótipo de software e aplicações da tecnologia de agentes de software e da computação autonômica no desenvolvimento de tecnologias assistivas para auxílio aos Portadores de Necessidades Especiais.

JULIO CESAR CRUZ COLLARES-DA-ROCHA
Psicólogo. Realizou estágio pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Líder do Grupo de Pesquisa Representações Sociais e Processos Psicossociais.

JUSSARA TORTELLA
Professora e pesquisadora titular, em regime de dedicação integral, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Participa do Grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da Linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM). Docente da Faculdade de Educação no curso de Pedagogia. Redatora da Base Nacional Comum Curricular – Etapa da Educação Infantil. Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atuou como assessora de coordenação pedagógica na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Amparo. Tem experiência na área de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Autorregulação da aprendizagem; Formação de professores, Práticas Pedagógicas, Avaliação da aprendizagem. Universidade Católica de Campinas, Brasil.

LEANDRO COUTO CARREIRA RICON
Doutor e Mestre em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Católica de Petrópolis nas disciplinas de História e Ciências Sociais, Historiografia e Teoria da História. Líder do grupo de Pesquisa Ensino e Teoria da História, da mesma Instituição.

LELIO MOURA LOURENÇO
Pós-Doutor em Estudos da Criança pelo Instituto da Criança pela Universidade do Minho – Braga, Portugal. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista Produtividade em Pesquisa – CNPq. Membro associado da SBP – Sociedade Brasileira de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, violência, crenças, trabalho e saúde. Coordena o Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

LUCIANA XAVIER SENRA
Psicóloga Doutora e Mestra em Processos Psicossociais em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF/MG; Professora do Mestrado em Psicologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Petrópolis-UCP.

LUIS ANTÔNIO MONTEIRO CAMPOS
Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1986), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Especialista em Logoterapia pela Sociedade Brasileira de Logoterapia, especialista em Psicologia Jurídica e Clínica pelo CFP. Child Mental Health - Study Group (ICMH-SG).

MARTHA LETICIA GAETA
Doutora em Psicologia e Aprendizagem pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Atualmente trabalha como professora e investigadora na Faculdade de Educação da UPAEP (Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla), México. Leciona disciplinas nos programas de mestrado e doutoramento na área psicoeducativa e em metodologia da investigação científica. A sua investigação centra-se no desenvolvimento e promoção de competências cognitivas e socioafectivas para a aprendizagem autónoma nas diferentes etapas da formação humana e na formação de investigadores. É membro do Sistema Nacional de investigadores (SNI) e do Conselho Mexicano de Investigación Educativa (COMIE), assim como da Asociación Científica de Psicología y Educación (ACIPE) em Espanha. Coordena a Red Interuniversitaria de Investigación Educativa, Puebla (REDIIEP). Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla, México.

PEDRO ROSÁRIO
Psicólogo da Educação, Professor Associado co Agregação do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho e vice-presidente da Escola de Psicologia. A sua docência está centrada na área da Psicologia da Motivação, Psicologia da Educação e da Instrução. A sua linha de investigação centra-se no estudo do impacto das dimensões cognitivo-motivacionais, emocionais e sociais no sucesso escolar dos alunos, dando um especial enfoque à análise dos processos de autorregulação da aprendizagem. Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Portugal.

SONIA FUENTES
Educadora infantil, professora titular da Universidade Central do Chile, diretora e fundadora do Centro Educacional de Autorregulação da Aprendizagem MEdiada, CEAME Chile. PhD em Psicologia e Educação, Universidade de Granada, Espanha. É pós-doutorada em autorregulação da aprendizagem na Universidade do Minho, Portugal. Especialista em mediação cognitiva, ICELP, Israel. O seu ensino concentra-se na aprendizagem, processos de mediação cognitiva e estratégias para melhorar a capacidade de aprender. A sua pesquisa é orientada para o impacto das dimensões afetiva, cognitiva e comportamental dos alunos, com foco especial na análise e processo de processos para a autorregulação da aprendizagem. Pesquisadora universitária em Psicologia Educacional do grupo de investigação GUIA. Os seus interesses de pesquisa incluem estratégias de aprendizagem autorregulatória, processos de mediação cognitiva, e desenvolvimento do pensamento crítico na promoção de processos de aprendizagem autorregulados. Universidade Central de Chile, Chile.