Capa do livro: PARADIGMA CULTURAL III: <br>campo educacional e cultura escolar

PARADIGMA CULTURAL III:
campo educacional e cultura escolar

Autores: José Roberto Gomes - Rodrigues Josenilton Nunes Vieira (Orgs.)

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Sinopse

O livro “Paradigma Cultural III – Campo Educacional e Cultura Escolar”, aborda um conjunto de trabalhos cuja expectativa é estimular esforços com os estudos e pesquisas acerca da instituição escolar e a escolarização nos diversos aspectos da sua constituição, ao longo da história, na sociedade moderna e contemporânea, sintetizada no conceito de cultura escolar.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3899-2
DOI: 10.24824/978854443899.2
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 292
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PARADIGMA CULTURAL III: <br>campo educacional e cultura escolar

Autores

ADELINA MARIA SALLES BIZARRO
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), concluído em julho de 2012. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concluído em janeiro de 2005. Especialista em Administração em Recursos Humanos na Pré-Escola pela FCAP-FESP, concluído em maio de 1990. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), concluído em 1988. Professora Adjunta (aposentada) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Garanhuns. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE – Campus Petrolina, de novembro de 2014 a dezembro de 2017. Foi Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE Campus Petrolina, de janeiro de 2018 a dezembro de 2018. Foi responsável pela Coordenação Setorial de Graduação da UPE Campus Garanhuns de 01 de março de 2008 a 30 de junho de 2009 e de 01 de setembro de 2012 a 31 de maio de 2013. Respondeu pela Supervisão das Atividades Experenciais da UPE Campus Garanhuns, no período de fevereiro de 2010 a 28 de março de 2011. Foi Assessora da Direção da UPE Campus Garanhuns, no período de 29 de março de 2011 a 09 de maio de 2012. Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UPE Campus Garanhuns, de 10 de maio de 2012 a 17 de outubro de 2013. Coordenou a Divisão de Apoio aos Projetos Pedagógicos de Curso vinculada à Pró-Reitoria de Graduação de 17 de fevereiro a 31 de outubro de 2014. Respondeu pela Coordenação de Assuntos Estudantis – CAE vinculada à Pró-Reitoria de Graduação de 1º de novembro de 2014 a 31 de dezembro de 2015. Presidiu a Comissão Administrativa Permanente de Avaliação de Desempenho Docente da UPE, 2015-2016. Atualmente, desenvolve a função de Diretora de Comunicação na Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco – ADUPE. Professora aposentada da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Foi Gestora da Escola de Aplicação Profª Ivonita Alves Guerra, de 21 de maio de 2012 a 31 de outubro de 2012, pelo vínculo com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Atuou como Educadora de Apoio de agosto de 2013 a 30 de abril de 2016 na Escola de Aplicação Profª Ivonita Alves Guerra. Atuou em cursos de Graduação e de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, e Stricto Sensu, em nível de Mestrado. Atua na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, como professora. Possui experiência na área de Formação e Profissionalização Docente, de Didática, de Prática Pedagógica, de Currículo, de Educação Infantil, de Gestão e Planejamento Educacional, de Gestão Escolar, de Docência na Educação Básica e Superior.

AMILTON GONÇALVES DOS SANTOS
Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2018). Graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa – GEPHEPP e do Grupo de Pesquisa em Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador – UNEB. Atualmente é Assistente em Administração (Servidor Efetivo) da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

ANA MARIA DE OLIVEIRA CUNHA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional de Ituiutaba (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1970), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, mudança conceitual, avaliação, estratégias didáticas e ensino superior.

DELZA CRISTINA GUEDES AMORIM
Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia/ UNEB – Campus III – Juazeiro-BA, no Mestrado Multidisciplinar do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Territórios/PPGESA. Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco/UPE – Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF SERTÃO – PE, nos cursos de Licenciatura em Física, Química, Computação e Música, ministrando as disciplinas: Prática Pedagógica, Educação Inclusiva e Estágio Supervisionado. Pesquisa na área de Prática Pedagógica; Formação docente; Educação Inclusiva e Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido.

DEUSILANDE MUNIZ DEUSDARÁ LUZ
Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2003), Especialização em Gestão Pública Municipal – UFPI (2011), Especialização em Gestão Educacional com Aplicação Tecnológica – UNICESP (2008), Especialização em Docência do Ensino Superior – UCAM (2007), Especialização em Educação Profissional – AEBV (2007) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Pesquisa principalmente nos temas: Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Transculturalidade e Educação Ambiental.

EDGAR GOMES MARQUES JUNIOR
Doutor em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (PPGMUS-UFBA), com pesquisa voltada para o ensino e aprendizagem de violão a distância através de vídeo instrucional. Possui Mestrado em Educação Musical, defendendo dissertação em 2013 sobre aprendizagem de violão a distância e a relação entre estudante e material didático em um curso de Licenciatura. Possui Bacharelado em violão pela Universidade Federal da Bahia (2007). Trabalhou no ProLicenMus, curso de Licenciatura em música EaD da UFRGS, colaborando como tutor presencial, tutor a distância e membro da equipe de produção de material didático para violão. Foi tutor a distância no curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Consultor na área de Educação a Distância e Instrutor de Iniciação Musical no projeto NEOJIBA.

ELENITA PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA
Possui graduação em Licenciatura Em Ciências 1º Grau pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1986), graduação em Licenc Plena em Ciências – Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorado em Doutorado Em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é professora adjunto 3 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, educação, currículo, corpo e gênero. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia (2017-2019).

GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1990), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com realização de Estágio de Doutorado – Sanduíche – na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França. Foi professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (1997-2015). Atuou como professora permanente no Mestrado FaE/UEMG, Linha de Pesquisa 2: Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Educação I, da Universidade Federal da Bahia e integra o PPGE/UFBA da linha de Política e Gestão da Educação e o MPED/UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação do campo, história da escola rural e políticas educacionais.

IZABEL CRISTINA TEIXEIRA NUNES
Atualmente cursando o Mestrado Profissional em Educação pela FACED-UFBA, segunda turma território de Irecê. Professora efetiva da rede pública de ensino estadual e municipal exercendo a função de professora regente e vice-diretora. Exerci cargo de Supervisora Acadêmica na disciplina de História no projeto do Fluxo de Regularização Escolar um convênio entre a SEC/UNEB, Professora Formadora na disciplina de História pela Prefeitura Municipal de Irecê, Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental I e Monitora do pré-vestibular Universidade Para Todos UNEB.

JOSÉ CARLOS DE ARAUJO SILVA
Graduado em História pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado em Educação (concentração em Filosofia e História da Educação) pela mesma Universidade no ano de 1999 e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (concentração em Cultura e História da Educação em 2006), pesquisa majoritariamente nas áreas de História da Educação e de Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – DCH IV, situado na cidade de Jacobina, além de ser membro do PMEB (Projeto Memória da educação na Bahia) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, História e sociedade.

JOSÉ ROBERTO GOMES RODRIGUES
Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Educação pela UFMG. Graduação em Pedagogia pela UNEB. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior pela PUCMinas; Especialização (lato sensu) em Avaliação Educacional pela UnB; Estágio (internacional) de Doutorado (Sanduiche-CAPES) em história da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL). Residência Pós-Doutoral no Centro de Pesquisas em História da Educação (GEPHE) do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, como Bolsista Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Docente do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semi-Áridos – PPGESA da UNEB/Campus III. Experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: história da educação, ensino de história da educação, instituição escolar; história do ensino secundário (médio); história das disciplinas escolares; sociologia da educação; planejamento e avaliação educacional: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação do ensino superior; ensino e aprendizagem. Autor dos seguintes livros: Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa – análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar, Editora Appris; e Pedagogia e Ensino de História da Educação, Editora Liberlivro.

JOSEMAR DA SILVA MARTINS
Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro/BA (FFLCJ), da Universidade do Estado da Bahia, UNEB (1993); Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC-MG (1997); Mestrado em Educação pela Université du Quebec à Chicoutimi, UQAC (2003); e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação, FACED, da Universidade Federal da Bahia, UFBA (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas III (DCH III, Juazeiro, BA, onde é docente desde 09 de agosto de 1994), e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas do Campus III da UNEB, em Juazeiro – BA. Tem experiência na área de Educação, Comunicação e Cultura, com ênfase em Educação de Adultos; Educação do Campo; Currículo; Gestão Educacional; Educação Ambiental e Ecopedagogia; Educação & Comunicação; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Mídia e Cultura, temas e campos nos quais vem atuando, seja realizando estudos e pesquisas, seja através das aulas que ministra nos cursos de Pedagogia e Comunicação Social da UNEB, no DCH III, incluindo a pós-graduação, ou eventualmente em outras instituições de Ensino Superior.

JOSENILTON NUNES VIEIRA
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). É professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas III – Juazeiro – BA, instituição na qual atua no curso de graduação em pedagogia, cursos de especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiárido – PPGESA (mestrado). É também professor titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco / Faculdade de Ciências Aplicadas e Socias de Petrolina – AEVSF/ FACAPE. Exerce atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e a extensão universitária, concentrando-se em temáticas relacionadas à gestão educacional, avaliação da aprendizagem e institucional, formação e profissionalização docente, estágio, práticas pedagógicas e movimentos sociais e sindical docente.

LAUANA ARAÚJO SILVA
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestra em Educação pelo PPGED/UFU na linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Atua como Técnica em Educação no Instituto de Artes/UFU desde 2010. Pesquisa mulheres negras em livros didáticos de Biologia, utilizando-se de referenciais teóricos dos campos dos estudos étnico-raciais, de gênero, Ciência e Educação.

MAÉVE MELO DOS SANTOS
Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), é professora assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, campus São Raimundo Nonato – PI. Além da docência no Ensino Superior e na Educação Básica, tem ampla experiência na área de Gestão Educacional de Redes Públicas de Petrolina (PE), Dormentes (PE) e Juazeiro (BA), com ênfase em Avaliação de Sistemas, Programas, Projetos Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de gestão educacional, avaliação, gestão escolar, formação continuada, práticas de ensino, materiais didáticos, planejamento e tecnologias da informação e comunicação – TICs. Foi Secretária de Administração da Prefeitura de Juazeiro – BA no período de 2013 a 2016 e Secretária Municipal de Educação de Petrolina no período de 2017 a junho 2018. Atualmente assumiu a Coordenação da unidade SIASS/Univasf e leciona as disciplinas Pesquisa e Prática I, II e Políticas Públicas e Educação no curso de Graduação em Pedagogia Sead/Univasf e a disciplina Gestão Democrática da Educação Brasileira no Curso de Licenciatura em Artes Visuais na Univasf/Campus Juazeiro.

MARCELO SILVA DE SOUZA RIBEIRO
Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (1994), Especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância (SENAC – AL/2011), Especialização em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA/2018), Mestrado em Educação em Pesquisa – Université du Québec (2003) e doutorado em Ciências da Educação – Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013). Atualmente é pós doutorando da UFBA, Departamento de Educação, vincluado ao grupo de pesquisa FORMACCE, tendo como orientador o prof. Roberto Sidnei Macedo. Professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia, professor do Mestrado em Psicologia (Univasf), professor programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco – UPE (Campus Petrolina) e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco – Revasf. Coordena o projeto de pesquisa, “A relação das crianças com os seus pais o lugar da brincadeira”; em cooperação internacional com a Université du Québec à Trois Riviéres (UQTR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, novas tecnologias, processos inclusivos e formação profissional.

MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS
possui graduação em Ciências Sociais – UFRJ (1988), mestrado em Planejamento Econômico e Políticas Públicas pelo Instituto de Economia Industrial da UFRJ (1992) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (1997). É professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, desde 1997, coordenador do Curso de Especialização em Sociologia Política e Cultura da PUC-Rio desde 2001. Desde 2013 é coordenador de graduação do mesmo Departamento. E pesquisador do CAEd/UFJF desde 2010. Tem experiência de pesquisa e textos publicados nas áreas de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, sociologia da educação e sociologia do direito, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cidade, cidadania, acesso à justiça, direito e judiciário.

NEILA CRISTINA NASCIMENTO RAMOS
Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade do Norte do Paraná (2011), é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2012), Especialista em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro pela Universidade do Estado da Bahia (2014) e Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) pela UNEB/DCHIII (2016). Possui experiência no Ensino Superior, atuando na disciplina Fundamentos da Educação Infantil (UNEB); Avaliação Educacional, Avaliação da Aprendizagem e Projeto de Pesquisa (UPE).Atua como docente efetiva, na Rede Municipal de ensino de Juazeiro-Bahia e desenvolve pesquisas nas áreas de Avaliação Padronizada, Avaliação da Aprendizagem, Currículo, Educação Contextualizada e Formação Docente.

PATRICIA LOPES JACINTO MENDES
Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Senso Formação de Professores e Prática Interdisciplinares – PPGFPPI – UPE (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2011), possui Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro pela UNEB (2014). Atuou como coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro-BA (2014 a 2018), atualmente está como Professora da Educação Básica. Atuou como Professora Substituta no curso de História na UPE de Petrolina-PE. Tem experiência na área de Educação presencial e em EaD, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação em prisões, políticas públicas, formação de professores.

PATRÍCIA VALESCA GOMES FERREIRA
Possui graduação em PEDAGOGIA e MESTRADO em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, atuando principalmente na implantação e implementação de políticas públicas e coordenando o Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE. Atua como professora no Curso de Pedagogia na Faculdade IMESMERCOSUR. Experiências principais em Gestão e docência, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, políticas educacionais, avaliação, práticas pedagógicas e metodologias.

PAULO ADRIANO SCHWINGEL
Graduado em Educação Física na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutor em Medicina e Saúde (PPgMS) na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professor Adjunto no Colegiado de Nutrição, Professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UPE Campus Santo Amaro. Além disso, é Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da UFRGS, e participa como especialista convidado no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na UPE Campus Petrolina é líder do Grupo de Pesquisas em Desempenho Humano, pesquisando no Laboratório de Pesquisas em Desempenho Humano (LAPEDH) e orientando mestrado na linha de pesquisa Práticas interdisciplinares, educação e diversidade. Na UPE Campus Santo Amaro orienta mestrado e doutorado na linha de pesquisa Qualidade de vida, diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de tecnologias em saúde. Na UFRGS orienta mestrado e doutorado na linha de pesquisa Educação científica: processos de ensino e aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa. No CPB atua como Fisiologista Esportivo na Seleção Brasileira Permanente de Natação Paralímpica. Desenvolve trabalhos com marcadores nutricionais, fisiológicos, morfológicos, bioquímicos e cognitivos aplicados ao desempenho humano, pesquisando prioritariamente os seguintes temas: consumo de recursos ergogênicos lícitos e ilícitos entre praticantes de atividades físicas; novas tecnologias e microinformática aplicadas ao ensino das Ciências Humanas e da Saúde; efeitos do treinamento físico e da ingesta alimentar em distintas populações; avaliação e prescrição de atividades físico-esportivas para o alto rendimento.

PAULO CÉSAR MARQUES DE ANDRADE SANTOS
Doutorado em Educação pela universidade Federal da Bahia e Sciences de L’education pela Université Lumière Lyon 2 (2014); Mestrado Interdisciplinar em Cultura Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (2008); Pós-Graduado em Política e Estratégia pela Universidade do Estado da Bahia (2009); Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia (2005); Especialista em Economia de Empresas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Dom Pedro II(2013); Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE – UPE). Campo de pesquisa: Educação Superior e Educação Básica, com ênfase em Avaliação, Financiamento e Gestão de Redes e Sistemas Educacionais. Atualmente professor Adjunto da Universidade de pernambuco – UPE.

ROSILEIDE DOS SANTOS GOMES SOARES
Mestra em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – PPGFPPI, modalidade Mestrado Profissional, pela Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina. Tem experiência na área de Educação, na docência da Educação Básica e da Superior em componentes curriculares como: Tecnologia Educacional, Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, Estágio Supervisionado (2010-2016, 2018), Avaliação da aprendizagem, Avaliação Educacional, Currículo e Contemporaneidade. Em consonância com estudos realizados acerca do currículo escolar, tem trabalhos desenvolvidos na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, em Petrolina-PE. Participa de experiências em formação docente, principalmente em assessoria pedagógica. Orienta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Está à disposição da UPE Campus Petrolina, na função docente desde 2016, no colegiado de Pedagogia.

SILVIA MARIA LEITE DE ALMEIDA
Realizou Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1990). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia – UFBA, nesta Universidade atua no Mestrado Profissional Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, como coordenadora. Coordena na UFBA o Plano NacionaL de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. No ensino de graduação leciona as disciplinas de Organização da Educação Brasileira, Pesquisa em Educação e Educação Profissional, na pós-graduação leciona o componente curricular Educação em Contextos Instituídos e Instituintes. Na pesquisa integra a equipe de pesquisadores do Projeto Determinantes da equidade no ensino superior: uma análise da variabilidade dos resultados do ENADE do desempenho de cotistas e não-cotistas, pelo OBEDUC/CAPES. Entre o período de 1994 a 2011 foi professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, atuou no Mestrado de Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional, coordenou a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários – INCUBA UNEB/UNITRABALHO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Organização da Educação Brasileira, História da Educação, Política para a formação de profissionais da educação e Política da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas para a Educação; Educação Profissional; História da Educação; História da Educação Superior no Brasil; Formação de Professores.

TALAMIRA TAITA RODRIGUES BRITO
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (1997). Mestrado em Educação defendido em 2006 e Doutorado em Educação defendido em 2011 – ambos pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Doutorado Sanduíche pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa – PT (2010). Professora Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Pertenço ao Quadro desta instituição desde 2001. Na Graduação dedico-me a Área de Metodologia Científica. Por mais de 15 anos dediquei-me ao Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia do Campus da Uesb de Jequié. Sou também professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores desta mesma Universidade. Estive como Pró-Reitora de Graduação da UESB entre março de 2013 a junho de 2018. Fui coordenadora da Regional Nordeste de Pró-Reitores de Graduação (gestão 2016-2017). Em 2016 passo a fazer parte do Clacso – Gt Universidades e Políticas de Ensino Superior. Membro do Fórum Estadual de Educação da Bahia (desde abril de 2018) e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação da Cidade de Vitória da Conquista (Triênio 2018-2021). Sou Líder do Grupo Impressões – Estudo e Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional de Professores – trabalho, narrativas e memórias formativas. Atualmente realizo Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

VIVIANE BRÁS DOS SANTOS
Mestra pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Possui especialização em Docência do Ensino Superior. Especialista em Ensino da História e Cultura Afro Brasileira e Africana. Tem especialização em Atendimento Educacional Especializado. Graduada em Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: representações sociais, formação de professoras/es, negritude, educação contextualizada, semiárido e tecnologias de convivência, gênero e enfrentamento da violência contra a mulher, identidade, metodologia científica. Arte Educadora no CITEAR – Circo Teatro Alvinho do Riacho – Senhor do Bonfim. Trabalhou como Pedagoga (formadora de professoras/es, coordenadoras/es e gestoras/es em 20 municípios do sertão cearense) no Projeto Plataforma de Educação Marco: a questão do gênero e da educação emancipatória para uma nova política de educação do Ceará, financiado pela União Europeia e realizado pela We Word Brasil em Parceria com a Cáritas Diocesana de Crateús-CE. Atualmente é professora na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, Sr do Bonfim.

WILLANY DA CUNHA REIS
Possui Graduação em Pedagogia – Habilitação no Magistério em Educação de Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (1998) e Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos pela mesma universidade e pós graduada em PROEJA pelo IF-Sertão Pernambucano. É mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e cursando MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.