Capa do livro: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E(M) ÁREAS DO CONHECIMENTO

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E(M) ÁREAS DO CONHECIMENTO

Autores: Robson Olivino Paim - Cleusa Inês Ziesmann - Sandra Simone Höpner Pierozan - Sonize Lepke (Orgs.)

O livro coaduna contribuições analíticas de diferentes áreas do conhecimento para a consolidação dos aspectos político-pedagógicos concernentes à construção e ao fortalecimento da educação especial e inclusiva, a partir de diferentes olhares e contextos de análise, considerando uma perspectiva ampliada de inclusão, a qual tem na diversidade seu aspecto central.

Impresso
de R$ 91,86 por
R$ 70,66
Digital
de R$ 91,86 por
R$ 64,30

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3868-8
DOI: 10.24824/978854443868.8
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E(M) ÁREAS DO CONHECIMENTO
SOBRE OS ORGANIZADORES
ROBSON OLIVINO PAIM

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Território, Ambiente e Paisagem (Netap/UFFS) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (Lepegeo/Udesc). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Geográfica, Políticas Docentes e Formação de Professores.

CLEUSA INÊS ZIESMANN
Doutora em Educação (PUCRS). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo-RS. Membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Instituições – DIR-SOCIAIS, UFFS-CNPq e do Grupo de Pesquisa sobre Textos, Ensino e Cidadania – GEPETEC (UFFS).

SANDRA SIMONE HÖPNER PIEROZAN
Doutora em Educação (Unisinos), Mestre em Educação (UFPR) e Pedagoga (UFSM). Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim-RS. Vinculada ao Grupo de Pesquisa História, Política e Gestão da Escola Básica (Unisinos).

SONIZE LEPKE
Doutora (UCS). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Pesquisa Educação especial-inclusiva, gestão e aprendizagem. Membro do Grupo de Pesquisas Educação Popular na Universidade (GRUPEPU-UFFS).

SOBRE OS AUTORES
ANA CECÍLIA TEIXEIRA GONÇALVES
Doutora em Letras. Professora de Língua Portuguesa, Linguística e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Cerro Largo.

ANA LÚCIA MANRIQUE
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987). Tem Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). É Pesquisadora Produtividade em Pesquisa CNPq PQ2. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenou subprojeto da área de Ciências Exatas do PIBID-PUC/SP. Coordenou e participou de projetos aprovados no Programa Observatório da Educação da Capes. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Inclusiva.

ANA MARIA DE OLIVEIRA PEREIRA
Professora Adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim RS, nos cursos de Geografia e Pedagogia e no PPGE no campus Chapecó SC. Licenciada em Geografia, Mestre em Educação e Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Pesquisadora do NETAP – Núcleo de Estudos Território Ambiente e Paisagem.

ANA PAULA RAMOS DE SOUZA
Fonoaudióloga, Pós Doutora em Letras UFRGS, Docente do Departamento de Fonoaudiologia e PPGDCH e PPGPsicologia UFSM, Cocoordenadora no núcleo RS do PREAUT Brasil.

ANDREIA DE FATIMA DE SOUZA DEMBISKI
Psicóloga (UFMT), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

BEATRIZ DOS SANTOS CARVALHO
Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2003), com 16 anos de atuação clínica em terapia fonoaudiológica. Especialista em Fonoaudiologia pela mesma universidade (2005) e em Saúde e Segurança no Trabalho pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010). Mestre (2007) e Doutora (2017) em Distúrbios da Comunicação Humana, pela UFSM.

CARINA COPATTI
Professora na Rede Municipal de Ensino de Charrua/RS. Licenciada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2012). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia (Uniasselvi, 2012). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2019). Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Foi avaliadora no PNLD 2017 – Geografia – Anos Finais do Ensino Fundamental, no PNLEM 2018 – Geografia – Ensino Médio e no PNLD 2019 – Geografia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É integrante do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais- Unijui, do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES-UPF e do Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço, Tempo e Educação em pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó.

CAROLINA DE FREITAS DO CARMO
Fonoaudióloga, Doutoranda em Cognição e Linguagem – UENF. Mestre em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Linguagem pelo CEFAC/ MG. Especialista em Gestão Educacional em IES – Centro Universitário Redentor/ RJ. Certificada em Disciplina Positiva para sala de Aula – Positive Discipline. Secretária Nacional PREAUT/ Brasil. Coordenadora e Professora do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Redentor- Itaperuna/ RJ, Secretária Nacional PREAUT/Brasil.

CAROLINA PEREIRA NOYA
Graduação em Educação Especial – Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2008). Especialização em Gestão Educacional – UFSM (2010). Mestrado em Educação – PPGE/UFSM (2016) Professora de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino em Santa Maria, RS, de 2010 até o momento. Prestou assessoramento em Educação Especial pelo Programa de Atendimento Especializado Municipal – PRAEM, 2016 à 2018. Professora Externa no Curso de Graduação em Educação Especial – Licenciatura plena à distância, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/UAB), de 2013 até o momento. Experiência como Professora Substituta do Departamento de Educação Especial – EDE, Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM), em 2013/2014 e 2018/2019. Integrante do Grupo de Pesquisa DEC – Diferença, Educação e Cultura – CE/EDE/UFSM. Participante do Projeto Inclusão, Educação Especial e práticas discursivas: efeitos na produção de subjetividades. Área de atuação e pesquisa: Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento educacional especializado, políticas e práticas de in/exclusão, formação de professores/gestores, Estudos Foucaultianos em Educação.

CHERLEI MARCIA COAN
Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Campus de Erechim). Professora efetiva da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim/RS), atuando no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza-Licenciatura. Membro do Núcleo de Estudos em Ensino de Genética, Biologia e Ciências (NUEG-UFSC).

CLARA BALBINA NASCIMENTO WANDERLEY
Graduanda de Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Bolsista do Laboratório de Cartografia Tátil Escolar –LabTATE (UFSC).

CLEUSA INÊS ZIESMANN
Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (TUIUTÍ). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia – Orientação e Super­visão Escolar (UNIJUÍ). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Cerro Largo/RS. É integrante do Membro de Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Instituições – DIR-SOCIAIS, UFFS/CNPq e GEPETEC (UFFS).

DAIANE HOFFMANN MUMBACH
Licenciada em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS – BR. Atualmente cursa a segunda licenciatura em Pedagogia, Uniasselvi, São Paulo das Missões, RS – BR. Atua como  estagiária do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) na Escola Municipal Padre Francisco Rieger em São Paulo das Missões, RS – BR.

DIONEI RUÃ DOS SANTOS
Doutorando em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciado em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Professor efetivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim/RS), atuando no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza-Licenciatura.

ELIANA DA COSTA PEREIRA DE MENEZES
Possui graduação em Educação Especial (2001); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2011), linha de pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação Especial/EDE da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM – Curso de Especialização em Gestão Educacional – e professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Participa como pesquisadora do GEPI – Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/UNISINOS, e como pesquisadora e vice-líder do DEC – Diferença, Educação e Cultura/UFSM. Atuou na rede pública de ensino do município de Santa Maria/RS e em instituições específicas de educação especial. Ocupa no momento o cargo de Editora Científica Assistente da Revista de Educação Especial da UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas de inclusão escolar, educação especial, práticas de in/exclusão.

ELTON DE ANDRADE VIANA
Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestre em Educação Matemática pela mesma universidade. Acumula mais de dez anos de experiência como Professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, além de também exercer a docência no curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Singularidades. Atualmente, é pesquisador com centro de interesse na temática do autismo e neurodiversidade no campo da Educação Matemática.

FERNANDA APARECIDA SZARESKI PEZZI
Psicóloga e Licenciada em Pedagogia. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutoranda em Educação nas Ciências (UNIJUI). Atua como Psicóloga Escolar/Educacional na Prefeitura Municipal de Santa Rosa – RS e como Docente no Curso de Graduação em Psicologia na Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM.

FERNANDA MALINOSKY COELHO DA ROSA
Licenciada em Matemática (UFF) com especialização em Educação Especial – ênfase em Deficiência Visual (UNIRIO). Mestre e Doutora em Educação Matemática Unesp/Campus Rio Claro). Professora Adjunta do Instituto de Matemática (INMA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Vice coordenadora do GT 13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2019-2021). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Diversidade e Diferença (GEduMaD).

JEIZE DE FÁTIMA BATISTA
Doutora em Letras pela UniRitter. Mestrado em Letras: área de concentração em Linguística Aplicada (UCP). Especialização em Língua Espanhola e Cultura Hispânica (URI). Graduação em Letras-Espanhol (URI). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Cerro Largo/RS. É líder e membro do Grupo de Pesquisa sobre Textos, Ensino e Cidadania – GEPETEC (UFFS).

LETÍCIA DE LIMA BORGES
Educadora Especial – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2014). Especialista em Gestão Educacional pela UFSM (2018). Mestranda em Educação da Linha de Pesquisa LP3 – Educação Especial, pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2019) Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria.

LIANE VIZZOTTO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado Unc – Campus Concórdia (2000), especialização em séries iniciais e educação infantil, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). Atuou na Secretaria de Educação do Município de Concórdia entre os anos de 2002 a 2011, nas funções de Chefe de Departamento dos anos iniciais, formadora e Diretora Pedagógica. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia, atua em cursos de licenciatura (Física e Matemática), em cursos de especialização promovidos pela instituição e no Mestrado Acadêmico em Educação do IFC/Campus Camboriú. Desde abril/2018 é presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Concórdia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas e gestão da educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, relação público x privado, gestão e políticas educacionais.

LIDIANE LIMANA PUIATI PAGLIARIN
Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora efetiva da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim/RS), atuando no curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza-Licenciatura desde 2015. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF).

LUCAS GUERRA DA SILVA
Psicólogo, especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Unochapecó), e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

LUIZ MARTINS JUNIOR
Licenciado e bacharelado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

MAFALDA NESI FRANCISCHETT
Professora doutora do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadua do Oeste do Paraná – Unioeste campus de Francisco Beltrão. Graduada em Geografia –Licenciatura. Pesquisadora do Grupo de pesquisa RETLEE. Unioeste de Francisco Beltrão.

MARCIA FARINELLA SOARES DE CAMPOS
Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, ensino de 09 anos, educação, legislação educacional e gestão na educação. Participa do Grupo de Pesquisa Gestor Escolar e a Inclusão, do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia.

MÁRCIA LISE LUNARDI-LAZZARIN
Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de pesquisa: Educação Especial. e líder do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC (CNPq/UFSM) e membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos-GIPES (CNPq/UFRGS) Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase na Educação de Surdos e Educação Especial, nos seguintes temas: currículo, políticas de inclusão/exclusão, filosofia da diferença.

MARCIA VIDAL CANDIDO FROZZA
Graduada em Letras – Português e Literatura Brasileira e Mestre em Literatura Brasileira, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora da Educação Básica.

MARTIÉLI DE SOUZA RODRIGUES
Doutoranda do Programa de Pós – Graduação em Educação da Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença – LP3 – da Universidade Federal de Santa Maria – Bolsista CAPES.

MAXIMILIAM ALBANO HERMELINO FERREIRA
Mestrando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Professor da disciplina de Matemática e como Professor de Apoio às Práticas Inclusivas em escola da rede privada de ensino de São Paulo. Pesquisa sobre a temática do autismo no campo da Educação Matemática.

MÔNICA SEIDEL VORPAGEL
Aluna do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo.

NATÁLIA SILVEIRA LIMA
Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), Pós Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (2010), Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’; (2012). Mestrado em Educação, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Chapecó (2017). Atualmente é professora de Educação Especial, atuante na Rede Municipal de Educação de Concórdia e Universidade do Contestado – UNC Concórdia. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde, Educação e Performance-GRUPESEPE (UnC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação (UFFS/CNPq). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação Inclusiva, principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, atendimento educacional especializado e inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino.

NEUSETE MACHADO RIGO
Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Orientação Educacional. Possui Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/ UNIJUÍ. Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Tem uma trajetória profissional que perpassa a Educação Básica e Ensino Superior, especialmente no Ensino Fundamental e Ensino Médio, em espaços da docência e da gestão educacional. Atualmente é professora da Universidade Federal Fronteira Sul/UFFS, Campus Cerro Largo/RS, atuando no Ensino nos cursos de Licenciatura, na Pesquisa e na Extensão com projetos relacionados às Políticas de inclusão.

PRISCILA GADEA LORENZ
Mestre em Desenvolvimento – UNIJUI, Educadora Especial Secretaria de Desenvolvimento Educacional Santa Rosa/RS.

ROBSON OLIVINO PAIM
Possui graduação em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Xanxerê (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim, e pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Formação docente, ensino de Geografia e diferentes linguagens, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência em docência e gestão da Educação Básica pública e interesses de pesquisa voltados às políticas educacionais de currículo e formação de professores e aos processos pedagógico-curriculares relativos ao ensino de Geografia.

ROSA ELIZABETE MILITZ WYPYCZYNSKI MARTINS
Doutora em Geografia; Mestre em Educação; Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC; professora do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens.

ROSÁLIA ANDRIGHETTO
Graduada em Química Industrial (2008) e Química Licenciatura – Plena (2014) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Concluiu em 2010 o mestrado em Química e no ano de 2013 o doutorado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Maria – PPGQ/UFSM (Conceito CAPES 7). Atualmente é Professora e Coordenadora do Curso de Graduação em Química Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS/campus Cerro Largo – RS.

ROSEMY DA SILVA NASCIMENTO
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Cadastro Técnico Multifinalitário/Engenharia Civil e Doutora em Gestão Ambiental/ Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente Associada 4 do Departamento de Geociências (UFSC), atua nos Cursos de Graduação em Geografia e da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica – Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, mestrado e doutorado na UFSC. Atua com educação, pesquisa e extensão na temática Educação Geográfica/Ambiental e suas cartografias visuais e táteis. É coordenadora do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LABTATE) e membro pesquisadora dos Grupos de Pesquisas: Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e Resolução Científica de Conflitos.

SABRINA MANGRICH DE ASSUNÇÃO
Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestranda do Curso de Mestrado do Programa de Pós- Gradação em Geografia da UFSC e bolsista voluntária do LabTATE(UFSC).

SILVANA MATOS UHMANN
Professora de Libras e Educação Inclusiva do Instituto de Educação de Angra dos Reis – Iear, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda e mestre em Educação nas Ciências, área Educação Especial, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Possui Pós-Graduação em docência em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, pela Unintese. É graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência como professora de Atendimento Educacional Especializado de alunos com deficiência e atua principalmente nos seguintes temas: Libras e Educação de Surdos, Educação Especial e Inclusiva, Diferença, Formação de professores na perspectiva da inclusão.

SONIZE LEPKE
Doutora em Educação na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Interpretação, tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (TUIUTI). Graduada em História (UNIJUÍ). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim/RS. É membro do Grupo de Pesquisa “Educação Popular na Universidade” – GRUPEPU(UFFS).

TACIANA UECKER
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença -LP3 – da Universidade Federal de Santa Maria.

THIAGO DONDA RODRIGUES
Doutor em Educação Matemática (Unesp/Campus Rio Claro). Professor do curso de Matemática/Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, campus de Paranaíba/MS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS de Campo Grande/MS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS – Campus Paranaíba/MS). Vice-líder do grupo GEduMaD.

THIAGO RAFAEL MAZZAROLLO
Graduado em Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Letras com habilitação em Libras, Especialista em Libras e Educação Especial Inclusiva, Mestre em Geografia. Atualmente é Tradutor Intérprete de Libras na Universidade Federal do Paraná – UFPR campus Toledo.

VILSON ELEDIR DE MORAES RODRIGUES
Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação – Universidade Luterana da Brasil – ULBRA – Cachoeira do Sul – RS.

WAGNER GADEA LORENZ
Mestre em Informática- UFSM, Engenheiro de Computação – FURG, Professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Cachoeira do Sul – RS.