Capa do livro: ESPAÇO DO BRINCAR E APRENDER: <br>importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem

ESPAÇO DO BRINCAR E APRENDER:
importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem

Autores: Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira - Danúbia Zanotelli Soares - Rita de Cássia Silva Gabriel - Izidoria Silva dos Santos Amorim (Orgs.)

livro impresso
de R$ 38,00 por
livro digital
de R$ 38,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Ensinar com o uso do lúdico é o foco desta obra. As investigações têm fortalecido o campo da pesquisa acadêmico-científica na região norte do Brasil. Esta nova obra consta com 12 capítulos, apresentados por 32 professores/pesquisadores, com estudos teóricos e práticos.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3733-9
DOI: 10.24824/978854443733.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ESPAÇO DO BRINCAR E APRENDER: <br>importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem

Autores

ADRIANA BATISTA MACHADO
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação (2016) pela Faculdade de Pinheiros (FAP) Licenciatura em Pedagogia (2015) pela Faculdade de Informática de Ouro Preto D’Oeste.

CLARICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES Paraguai (2016-). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Cursando Geografia (2016-) (UNOPAR); Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

CLAUDIA CLEOMAR ARAUJO XIMENES CERQUEIRA (ORGANIZADORA)
Doutoranda (2018-2021) e Mestra (2014-2016) em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharela em Ciências Contábeis pela UNIR (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro Fundador da Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira Sobre o Mar e os Pólos no Brasil (APECS-Brasil). Membro do Grupo de pesquisa em ordenamento do território na Amazônia GOT-AMAZÔNIA. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED.

CLAUDIONOR SANTOS DA SILVA
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai. Pedagogia pela Universidade do Tocantins – 2008; Especialização em: Metodologia e Didática do Ensino Superior – Faculdade de Rolim de Moura, FAROL, Brasil (2011); Gestão da Educação: Habilitação em Administração, Supervisão, Inspeção Escolar, Coordenação Escolar e Orientação Educacional – Faculdade de Nanuque, FANAN, Brasil (2015); e Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros, FAP, Brasil. 2016. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade de Ciências Administrativa e de Tecnologia – FATEC (2018). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

CLEONICE MARIA SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – UNADES – Paraguai (2016-). Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pelas Faculdades Integradas de Cacoal (2005) Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC. Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Especialista em: Didática do Ensino Superior (2011) (FACIMED); Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012) (Faculdade Santo André); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP).

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES (ORGANIZADORA)
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009); Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Desenvolve pesquisa sobre a Geografia e Gênero, com ênfase Desenvolvimento Econômico, Mercado de Trabalho e Educação Ambiental. Membro do GEPGÊNERO/UNIR. Vinculada à linha de pesquisa TRPD – Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar. Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

DARILENE SOUZA LIMA
Mestrando em ciências da Educação, Universidade Del Sol,Paraguay; Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Roraimense de Ensino superior (FARES) (2013). Pedagoga pela FARES,(2012).

EDSON THOMAZIN
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Especialização em Ciências da Educação – Faculdade de Pinheiros (FAP), 2016. Bacharel em Tecnologia da Informação pela UNESC/Cacoal (2003). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2007).

ESPERANÇA HERBÊNIA CAVALCANTE CARVALHO
Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Ciência da Educação com ênfase em Currículo na Educação Infantil, pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017), Espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Merenda Escolar, pela Universidade do Estado do Amazonas-UA (2000); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima-UFRR (1995). Membro do Conselho Municipal de Educação – CME/BV/RR.

FRANCISCA MARIA GALVÃO
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA. Possui Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Privada del Leste – UPE (2018). É Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela UNIASSELVI (2014) e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2010). Graduou-se em Letras/Habilitação Língua Portuguesa e Literatura (2013) e em Normal Superior (2004) pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Atualmente, é professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na Seduc Amazonas. Tem experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. Possui pesquisas em interferências linguísticas na escrita pelas mídias sociais; interculturalidade e educação da criança indígena nas escolas públicas; letramento e multiletramento; sequências didáticas, gêneros textuais, teoria e prática da leitura e, por fim, produção textual.

INÊS APARECIDA BATISTA MACHADO
Mestrado em andamento em Ciências da Educação Universidade Del Sol – UNADES, Paraguai. Especialização em: Ciências da Educação (FAP – Faculdade de Pinheiros); Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade Santo André; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Santo Amaro.

ITAMARA GOMES FERRAZ
Mestrando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES: Paraguai. Especialista em Libras, Psicopedagogia, Ciência da educação pela Faculdade de Patrocínio FAP (2017) E em Educação Especial pela Faculdade Ítalo Brasileira FIB (2016). Graduada em licenciatura em pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação FLATED (2014) E segunda Graduação em licenciatura em História e licenciatura em Arte pela Faculdade de Patrocínio FAP (2017). Atualmente e professora assistente na E.M.E.F José Afonso Viana (JRV) em Cachoeira do Arari. E Professora de pós Graduação na Faculdade Faiara em Belém/PA. É Tutora-Facilitadora da Faculdade Uninta Centro Universitário. Tem experiência profissional na Educação Infantil e no Ensino Superior.

IZIDORIA SILVA DOS SANTOS AMORIM (ORGANIZADORA)
Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol, UNADES, Paraguai, (2014-2016). Especialista em Ciências da Educação Academia Educação Montenegro, AEM, Brasil (2015) e em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2004). Graduada em pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação, FLATED, Brasil, (2014). Licenciada em Letras em Língua e Literatura Portuguesa, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, (2000). Bacharel em Serviço Social. Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil, (2012). Professora, estatutária – SEDUC, desde (1994). Na atualidade esta como membro da coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara – AM, como Assistente Social, desde (2015).

LOURDES KALCK MARQUES
Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional com ênfase em atendimento educacional; especialização em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia Educacional, ambas pela Faculdade Santo André (2016); Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Ji-Paraná (2015).

LUCIMAR DA SILVA
Licenciada em matemática – UNITINS (2010); Pós-graduada em Metodologia e didática do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL ( 2011); em Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia educacional pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL (2013); em Matemática pela Faculdade de Nanuque – FANAN (2015); Licenciada em PEDAGOGIA – Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – SESPA ( 2016); Pós-Graduada em Ciências da Educação – FAP (2016); Pós-graduada em Ensino de Física pela faculdade – FUTURA (2018); Pós-graduada em Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental – FATEC (2018).

MANOEL CARLOS BARRETO TEIXEIRA
Mestrando em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade da Região dos Lagos – FERLAGOS (2006); Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente – FACLEPP (2003).

MARA JANE TEBIER DA SILVA
Doutoranda em Educação pela  Universidade Nacional de Rosário (UNR). Licenciada em Intercultural Ciências da Natureza, pela Universidade Federal de Roraima (2018).

MARIA ELIENE DA SILVA TEIXEIRA
Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017); Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão Escolar – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX (2005); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (2005).

MARIA DE NAZARÉ MORAIS MARTINS
Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai)-(2018); Especialização em Ciências da Educação (2017) pela Instituição de Ensino FAP – Faculdade de Pinheiros; Licenciatura Plena em Português (2017) pela FIAR – Faculdades Integradas de Ariquemes, Especialização Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela Instituição de Ensino – FACINTR 0ER/IBPEX (2010); Licenciatura Plena em Pedagogia pela UERR – Universidade Estadual de Roraima (2009).

MÔNICA BATISTA PINHEIRO
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Jesus Maria José(2006), especialização em Magistério das Séries Iniciais do Ens. Fundamental e Educação Infantil pela Faculdade Jesus Maria José(2006), especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Orientação Educacional pela FACULDADE APOGEU(2014), especialização em Gestão Escolar pela Universidade de Brasília(2012), aperfeiçoamento em O Desafio da Escrita – Dominando a norma Culta pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília(2006), aperfeiçoamento em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2008), aperfeiçoamento em Desafios e perspectivas da Educação Municipal pelo União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina(2011), aperfeiçoamento em Avaliação de Projetos pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília(2006), aperfeiçoamento em Planejamento em orientação educacional pela FACULDADE APOGEU(2014), aperfeiçoamento em Planejamento e Elaboração de Projetos pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília(2006) e aperfeiçoamento em Aceleração da Aprendizagem no Ensino Fundamental pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília(2006). Atualmente é Coordenadora de Polo do ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Tem experiência na área de Educação.

NORA NEY DE LIMA DOS SANTOS
Mestre em ciências da educação pela Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2019); Especialista em educação matemática pela ESBAM (2006); Licenciatura em Matematica pela UFAM (2005) e Pegagogia pela FLATED em (2014); Funcionária estadual (professora efetiva de matemática).

ODÁLIA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC); Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP); Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros). Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC).

OLINDA ALVES SANTANA
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai (2016-). Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) (UNESC). Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2015) (FAP); Licenciatura em Pedagogia (2010) (UNESC). Especialização em Ciências da Educação (2017) (FAP – Faculdade de Pinheiros).

RITA DE CÁSSIA SILVA GABRIEL (ORGANIZADORA)
Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Universidad Del Sol – Programa de Pós-Graduação em Educación – San Lorenzo – Carrera – Paraguay. Pó; Especialização em Coordenação Pedagógica e Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

RONALDO DE OLIVEIRA CARVALHO
Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES (Paraguai). Especialização em Ciência da Educação com ênfase em Socialização na Educação Infantil, pela Faculdade de Pinheiros – FAP (2017), espacialização em Gestão Escolar com ênfase em Merenda Escolar, pela Universidade do Estado do Amazonas –UA (2000); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima – UFRR(1995), Licenciatura Curta em Ciências Naturais, pela Universidade Federal do Para-UFPA (1984).

RUAN DA CUNHA CARVALHO
Mestrando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES: Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED (2015); Pós-Graduação em Ciência da Educação (2017).

SILVANI FARIAS PEREIRA
Mestrando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES, 2018: Graduada em pedagogia pela universidade Federal de Rondônia – Unir, 2007. Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Psicologia, pela universidade Farol – Rolim de Moura Rondônia, 2008, Especialista em LIBRAS pela Universidade Facimed – Cacoal Rondônia, 2013, Mestranda em Ciências da Educação pela pós-graduação Ciências da Educação pela Faculdade de Pinheiros (FAP)-ES., 29 de maio de 2017.

SÔNIA MARIA TEIXEIRA MACHADO
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professora do ensino básico, téc. Tecn. Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

VALCI MARIA ANTUNES FIENI
Mestranda em Ciências da Educação – Universidade Del Sol – UNADES – Paraguai. Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais – IAPE. Graduação em Pedagogia (2006) pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP); Especialização em Gestão e Orientação Educacional (2006/FAP); especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2006/FAP); MBA em Gestão Empresarial (2014) pela Fundação Getúlio Vargas.

VANDERLANE JAMES LIMA
Mestranda em Ciência da Educação pela Universidade del Sol-UNADES, Paraguay.
Licenciartura em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano (2017); Liceenciatura Intercultural pela Universidade Federal de Roraima (2019).

VICTÓRIA ALINE SILVA TEIXEIRA
Bacharelando em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (2018-2022).

WANDERLEI APARECIDO GABRIEL
Mestrando em Ciências da Educação pela IAPE/UNADES, PY. Graduado em Pedagogia pela UNIR/RO – 2004, Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno-RO, 2006; Tecnologias e Mídias na Educação pela UNIR/RO, 2008; Metodologia e Didática do Ensino Superior pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno, 2009; em Gestão Escolar pela UNIR/RO, 2015.