Capa do livro: EDUCAÇÃO E MODO DE VIDA DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS AMAZÔNICAS

EDUCAÇÃO E MODO DE VIDA DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS AMAZÔNICAS

Autores: Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira - Francisca Maria Galvão Picanço - Ruan da Cunha de Carvalho - Sandra Regina dos Santos Silva (Orgs.)

livro impresso
de R$ 38,00 por
livro digital
de R$ 38,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta obra reúne 11 pesquisas resultantes de estudos sob a temática indígena, ocorridos no norte brasileiro. Trata-se de uma busca por dar vazão ao conhecimento e a indignação às injustiças sociais e culturais que no Brasil persiste em manter. Não é uma luta de causa, ou mesmo de classe, do ponto de vista ideológico, mas da busca por se fazer cumprir e pela manutenção dos direitos adquiridos. Todos os capítulos apresentam assuntos que ajudam a entender o mundo indígena, principalmente a geografia da educação. O primeiro capítulo traz a história contada aos olhos da pesquisadora, de sua vivência com indígenas no interior de Rondônia. O segundo relata visitas às escolas em aldeias no estado do Amazonas em que a autora revela como são as escolas e a educação nessas localidades. A experiência da autora, no terceiro capítulo, traz a escola indígena em seu contexto histórico, atual e perspectivas futuras. No quarto, é apresentada a influência indígena na cultura marajoara no Pará. No quinto capítulo, o modo de vida indígena em Roraima é representado em texto. O estudo da etnomatemática é apresentado no sexto e sétimo capítulo, com o olhar sobre os Paites Surui. Três capítulos, oitavo, nono e décimo, trazem a experiência vivida no estudo de campo ocorrido em 2018 junto ao povo Kaxarari, e o último capítulo chama à reflexão sobre o processo das políticas públicas de educação indígena no Brasil.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3731-5
DOI: 10.24824/978854443731.5
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E MODO DE VIDA DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS AMAZÔNICAS

Autores

CHARLOT JN CHARLES
Mestrando em Geografia Universidade Federal de Rondônia – UNIR turma 2018. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (2015). Ministrou aulas de filosofia durante o ano de 2015. Atualmente ministra aulas particulares de francês e espanhol e tem interesse na pesquisa científica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) – UNIR. Tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais. Professor voluntário da Língua Portuguesa para um grupo de imigrantes haitianos na Cidade de Porto Velho-RO, desde novembro de 2017. Palestrante, especialista em Cultura e Migração haitiana.

CHICOEPAB SURUI DIAS
Doutorando em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (2013). Bacharel em Teologia – Seminário Teológico Batista do Norte no Brasil (2004). Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2010), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, meio ambiente, gestão ambiental e territorial, sustentabilidade, alternativa econômica, sociologia e antropologia econômica.

CLAUDIA CLEOMAR ARAUJO XIMENES CERQUEIRA
Doutoranda em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Geografia (2016/UNIR) (CAPES 4); Especialista em Administração Pública (2007); em Gestão Financeira (2007); em Docência do Ensino Superior (2007) e em História Regional (2017) todas as especializações pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Experimental Diálogos Hídrico Multidisciplinar, sob a coordenação da Dra. Núbia Caramello. Membro fundador da APECs-Brasil. Membro do Grupo de pesquisa em ordenamento do território na Amazônia GOT-AMAZÔNIA, sob a orientação da professora Dra. Maria Madalena de Aguiar Cavalcante da UNIR, desenvolve o projeto a guisa de doutorado “A Geografia do Café em Rondônia”. Membro do Projeto “A formação de pesquisadores/educadores e de educadores/pesquisadores: desmistificando a ciência durante as Semanas Polares Internacionais” fomentado pelo CNPq, sob a coordenação da professora Dra. Erli Schneider Costa. Professora do curso de graduação de Ciências Contábeis da FACIMED/Cacoal. Experiência em Docência do Ensino Superior; em administração pública; Orientação Assistência e Consultoria em pesquisas Geo-Contábeis e Educação. Trabalho Técnico realizado em Perícia Contábil Judicial. Palestrante com Foco na Contabilidade Ambiental, Contabilidade Rural, Controladoria, Auditoria, Perícia, Custo de Implantação de SAFs, Gestão Ambiental, Geografia Econômica, Economia Brasileira, Responsabilidade Socioambiental, ética e legislação contábil e Desenvolvimento Regional.

GLEICIANE KAXARARI
Possui o nível médio e é professora na Aldeia.

DANÚBIA ZANOTELLI SOARES
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, sob a linha de pesquisa Território e Sociedade na Pan-Amazônia – TSP, Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia: “Mulher e Relações Sociais de Gênero – Gepgênero” Coordenado pela Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva; Membro do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar, Sob a coordenação da Profa. Dra. Nubia Caramello. Graduada em Geografia – Faculdades Integradas de Ariquemes (2009). Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Atualmente integra o quadro docente efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia.

FRANCISCA MARIA GALVÃO PICANÇO
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA. Possui Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Privada del Leste – UPE (2018). É Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela UNIASSELVI (2014) e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2010). Graduou-se em Letras/Habilitação Língua Portuguesa e Literatura (2013) e em Normal Superior (2004) pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Atualmente, é professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na Seduc Amazonas. Tem experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. Possui pesquisas em interferências linguísticas na escrita pelas mídias sociais; interculturalidade e educação da criança indígena nas escolas públicas; letramento e multiletramento; sequências didáticas, gêneros textuais, teoria e prática da leitura e, por fim, produção textual.

ITAMARA GOMES ARAÚJO
Mestranda em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES: Paraguai. Cursando mestrado em ciência da educação na Universidad Del Sol – Unades. É especialista em Libras, Psicopedagogia, Ciência da educação pela Faculdade de Patrocínio FAP (2017) E em Educação Especial pela Faculdade Ítalo Brasileira FIB (2016). Graduada em licenciatura em pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação FLATED (2014) E segunda Graduação em licenciatura em História e licenciatura em Arte pela Faculdade de Patrocínio FAP (2017). Atualmente e professora assistente na E.M.E.F José Afonso Viana (JRV) em Cachoeira do Arari. E Professora de Pós-Graduação na Faculdade Faiara em Belém /PA. É Tutora – Facilitadora da Faculdade Uninta Centro – Universitário.Tem experiência profissional na educação Infantil e no Ensino Superior.

JOSUÉ DA COSTA SILVA
Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994). Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1989). Atualmente é professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência com graduação e pós-graduação, tendo coordenado o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2004-2005) e o Programa de Pós Graduação em Geografia (2006-2010), ambos da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do GepCultura – Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas que tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Amazônia, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais; Coordenador do CECrimVio – Coletivo de Estudos sobre Criminalidade e Violência que desenvolve pesquisas e forma pesquisadores por meio de uma abordagem interdisciplinar na discussão de temas relacionados à criminalidade, violência, condição humana e direitos humanos.

MARIA DAS GRAÇAS NASCIMENTO SILVA
Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – PR. Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável , pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo, da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero – GEPGENERO, É também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia.Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero – RLAGG , Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino – Americana – REGGILA.

MARIA LIZIANE SOUZA SILVA
Mestranda em Ciências Ambientais da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia – IFRO (2018). Bacharel em Ciências Econômicas – Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC (2014).

MIQUÉIAS LIMA DUARTE
Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pesquisador do grupo Agricultura e Ambiente – UFAM, Campus Vale do Rio Madeira. Membro do grupo de pesquisa LABCART – UNIR. Atuou como professor temporário pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

NAUAMA DIAS SURUI
Possui Graduação em Ciências Econômicas – Faculdades Integradas de Cacoal (2014). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia – IFRO (2018) e Mestranda do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Rondônia – PGCA – UNIR Campus de Rolim de Moura.

PAULO CESAR BARROS PEREIRA
Mestrando em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2018-2020). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vidas e Populações Amazônicas – PESQUISADOR DO GEPCULTURA/CNPq/CAPES. Pesquisador Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas (GENTEH), da Fundação Universidade Federal de Rondônia. – ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3706-1013 – Trabalha e é concursado (efetivo) da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre desde 1994; – Atuando como coordenador de Gestão e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação desde 01/04/20117; – Também no Suporte Técnico da Informação há mais de 19(dezenove) anos; – Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade META – FAMETA de 2012 à 2015; – Tem experiência na área de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação; – Suporte e Consultoria na Instalação de Servidores AD Server 2008, Banco de Dados e Redes de Computadores; – Especialista em Fusão de Fibra Ótica; – Projetos de Redes e Suporte Técnico em Redes de Computadores e Manutenção em Computadores.

RONALDO DE OLIVEIRA CARVALHO
Dourando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES: Paraguai. Mestre em Ciência da Educação pela UNADES/Paraguai. Especialização em Gestão da Educação pela UA em 2001. Especialização em Ciências da Educação pela FAP em 2017. Licenciatura Curta em Ciências Naturais pela UFPA. Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRR em 1995. Trabalhou no EJA durante 10 anos, Supletivo, na montagem de módulos ocupando cargo de Coordenador. Participação do I Curso de Capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental, Acordo BRASIL/UNESCO em 2007, Comunicação Cientifica em riquezas de espécies de mamíferos do Estado de Roraima pela ULBRA em 2008. Exerceu cargo de gestão intermediaria em várias escolas do Estado, exerceu vida pública como professor durante 38 anos aposentando-se em 2017. Atualmente, um dos gestores do Centro Educacional Sociedade da Criança em Roraima, Brasil.
 
RUAN DA CUNHA DE CARVALHO
Mestrando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES: Paraguai. Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências Biomédicas – FACIMED. (2015); Pós-graduação em Ciência da Educação (2017).

SANDRA REGINA DOS SANTOS SILVA
Mestrando em Ciência da Educação pela universidade Del Sol – UNADES: Paraguai. Possui graduação em Direito – Faculdades Integradas de Cacoal /RO (2010) e graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Cacoal/RO (1998), Cursando Formação pedagógica em Sociologia – UNOPAR. Atualmente é professora na área especificas pós-graduação – Institutos Avançados de Pesquisas Educacional e professora de sociologia e filosofia da Escola Daniel Berg. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e Filosofia. Pós-graduada em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior, Ciências da Educação.

SÉRGIO NUNES DE JESUS
Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Flores – UFLO da Argentina. Doutor em Ciências da Educação/UTIC. Mestre em Linguística/UNIR. Licenciado em Letras Português-Inglês/UNEB. Acadêmico do curso de Licenciatura em História/UNIUBE. Professor visitante na York University por meio do Department of Languages, Literatures and Linguistics (Faculty of Liberal Arts & Professional Studies, Toronto-Canadá). Da American Organization of Teachers of Portuguese – AOTP, EUA. Membro do Brazilian Center for Flying Saucer Research/CBPDV, EUA. Assessor Científico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Da Associação Brasileira de Editores Científicos-ABEC. Avaliador Institucional/SETEC-MEC. Avaliador Nacional/SiMEC-MEC. Avaliador de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril – Área / Verbete: Letras. Membro do Comitê Interno Avaliador/FAPERO. Avaliador Científico: Revista Acta Agronómica/UNAL; Revista Labirinto/UNIR; PROPI/IFMS; FETEC/UFMS; Dipe/IFAC; DiSE ProPEI/IFFluminense; SIEL/UFAM; Vértices/IFF; CIENTEC/IFPE; IFTO; IC PRPGI. Professor Convidado do PPG em Ciências da Educação/ULV. Professor Convidado do PPG/FAP-RO. Professor Convidado do PPG/UNESC-RO. Membro do Conselho Consultivo do Movimento Internacional Lusófono – MIL/Portugal. Membro Fundador da Academia de Letras de Cacoal/ACLEC-RO. Membro da Associação Cacoalense de Imprensa/ACI-RO. Membro Consultivo Permanente nas Editoras CRV/PR e Paco Editorial/SP. Parecerista ad hoc da EDUFRO-UNIR. Associado ao Grupo de Estudos Discursivos – GED/UNESP, Assis. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO e desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Educação, Povos e Comunidades Tradicionais. Jornalista/Articulista (DRT 0001619-RO – Portaria 89, de 22 de Janeiro de 2016 – MTPS). Professor e coordenador do Projeto Simpósio PDA-IFRO. Pesquisador, escritor, músico e poeta.

SÔNIA MARIA TEIXEIRA MACHADO
Mestra em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professora do ensino básico, téc. Tecn. Do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Membro do Grupo Independente de Estudos e Pesquisas Ambientais – GIEPAm.

WILLIMIS ALVES PEREIRA
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2019). Pós-Graduação Lato Senso em Piscicultura na Amazônia Brasileira (2015). Pós-Graduação em Educação, Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental (2017), ambas pela Faculdade Santo André (FASA). Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2018). Pós-Graduação em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade Federal de Brasília (2018). Graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2014). Pesquisador dos Grupos de Estudos Geografia Socioambiental (Unir). Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia (Unir) ambos ligados as grandes áreas da Geografia.