Capa do livro: A “LONGA” CONSTITUIÇÃO DA MODERNIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA:<br> experiências educacionais de Minas Gerais e Capital da República (final do séc. XIX até década de 1930)

A “LONGA” CONSTITUIÇÃO DA MODERNIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA:
experiências educacionais de Minas Gerais e Capital da República (final do séc. XIX até década de 1930)

Autores: Marlos Bessa Mendes da Rocha (Org.)

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Sinopse

O livro apresentado trata de instituições escolares da cidade de Juiz de Fora e região.  Busca o pensamento e a ação de personagens marcantes da educação mineira, como Estevam de Oliveira e D. Silvério. Nos artigos de fundamentos, procurou pensar em que consistiu a modernidade escolar, tanto do ponto de vista institucional como do pedagógico. Trata também de uma experiência escolar no Rio de Janeiro no último quartel do séc. XIX, de caráter privado, porém de dimensão pública...

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3522-9
DOI: 10.24824/978854443522.9
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A “LONGA” CONSTITUIÇÃO DA MODERNIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA:<br> experiências educacionais de Minas Gerais e Capital da República (final do séc. XIX até década de 1930)

Autores

ANDERSON JOSÉ DE ALMEIDA NARCISO
Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Na linha História das Políticas, Instituições e Profissões e Saúde tem como pesquisou o sanitarismo em Juiz de Fora -MG nos primeiros anos do Século XX voltado para as práticas higienistas e a participação dos médicos nos Grupos Escolares desta cidade.

CRÍSTIA ROSINEIRI GONÇALVES LOPES CORRÊA
Graduada em psicologia. Membro da Associação Mundial de Psiquiatria. Mestre em Filosofia e Eica da Saúde Mental pela University of Warwick (Inglaterra). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior pelo CNPQ no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

CRISTIANE OLIVEIRA DE SOUZA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), licenciada em Pedagogia pela mesma instituição (2010). Atualmente é professora efetiva do Estado de Minas Gerais, lotada na Escola Estadual Francisco Bernardino.

MARCO AURÉLIO CORRÊA MARTINS
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1990), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia, Sociologia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, pensamento educacional, educação superior, pensamento religioso e história da igreja. Tem experiência em escola pública de ensino fundamental, médio e superior, atuando como professor e coordenador pedagógico. Atualmente é professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Escola de Educação/Centro de Ciências Humanas da UNIRIO.

MARLOS BESSA MENDES DA ROCHA
Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (aposentado). Doutor em Educação (História e Filosofia), pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Campinas. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Coordenou o Grupo de Pesquisa em História da Educação (Faculdade de Educação – UFJF) (2006-2015).

MILENA CANDIÁ
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e graduação em Odontologia pela mesma Universidade (1988). Tem atuado em pesquisa no campo da História da Educação, com ênfase em história política e intelectual e história das instituições escolares. Possui experiência de docência no ensino superior, sobretudo na modalidade de educação a distância e como coordenadora pedagógica na rede municipal de Juiz de Fora. Atualmente exerce a função de Assistente de Avaliação no Centro de Políticas Públicas em Avaliação da Educação – CAEd/UFJF (2013).

PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA
Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ubá. Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Humanas e Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduada em Pedagogia nesta mesma instituição. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora.

PRISCILA ALVES FERREIRA
É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com conclusão em 2013. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com conclusão em 2008. Atua como Especialista em Educação Básica/Supervisora Pedagógica pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e professora do primeiro segmento do Ensino Fundamental pela Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora.

TATIANA APARECIDA PEREIRA
Mestre em Educação na linha de Gestão, Políticas Públicas e Avaliação Educacional (UFJF) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Cursou Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente é técnica no Departamento de Educação Infantil da Prefeitura de Juiz de Fora e professora da rede particular.