Capa do livro: DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: <br>diálogos e interseccionalidades

DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
diálogos e interseccionalidades

Autores: Jonas Alves da Silva Júnior - Sandra Regina Sales - Tiago Dionisio da Silva (Orgs.)

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Sinopse

Este livro resultou de interpretações de professores de uma escola pública, a partir de orientações oficiais curriculares, propostas na ocasião da comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos, pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). A escola, localizada na região da Baixada Fluminense, marcada por processos de desigualdades sociais, elaborou oficinas pedagógicas para alunos do ensino médio. As oficinas analisaram a lógica racista no âmbito escolar. Durante uma semana, professores e estudantes trataram de temáticas sobre temas como: feminicídio negro no Brasil, a perpetuação de exclusões, racismos e a LGBTIfobia, entre outros. Tais questões não estavam somente nos corpos, mas na vida, pois os alunos mostraram que compreendiam possíveis transformações no cenário educacional como aquelas advindas do Movimento Escola sem Partido. Para estes, tais propostas não significavam simplesmente tratá-los como pessoas a serem “doutrinadas”, mas evidenciavam a ausência de conhecimento sobre as singularidades dos estudantes. Assim, as oficinas mostraram a importância de pautar a formação humana e Direitos Humanos no currículo escolar e em todos os níveis de escolarização. Para os autores da obra, justamente a ausência da temática, não auxilia na transformação da escola em espaço agregador e acolhedor, bem como na compreensão sobre educação emancipatória, pois esta humaniza e contribui na análise da educação racista e que ainda se perpetua no cenário educacional.

Elaine Constant
Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos da UFRJ

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-3865-7
DOI: 10.24824/978854443865.7
Ano de edição: 2019
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: <br>diálogos e interseccionalidades

Autores

CRISTINA NOVIKOFF
Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Professora da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2016). Assessora de Pesquisa – Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campo Grande- CFP/UFCG, Líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES/ CNPq. Editora-chefe da Revista de Pesquisa Interdisciplinar do CFP/UFCG.

FERNANDA FELISBERTO DA SILVA
Professora do departamento de Letras da UFRRJ-IM, doutora em Literatura Comparada pela UERJ, Tutora do PET – Conexões Baixada.

GUILHERME PEREIRA STRIBEL
Professor da Universidade Estácio de Sá, Guilherme Pereira Stribel é doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd – UERJ), sob orientação de Maria Isabel Ramalho Ortigão; mestre em Educação, Cultura e Comunicação, pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ, sob orientação de Aura Helena Ramos; e licenciado em Geografia, cursando uma segunda graduação em Pedagogia. Possui experiência docente em nível superior em cursos de licenciatura presenciais e em EaD, atuando principalmente nos campos da Educação em Direitos Humanos, Currículo, Didática, Avaliação, Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Formação de Professores. Também é membro do grupo de pesquisa de Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática; e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

JOÃO GOMES JUNIOR
Professor e poeta. Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2019), licenciado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017), pós-graduando em Estudos Linguísticos e Literários pelo IFRJ-Nilópolis. Foi coordenador da representação municipal da Aliança Nacional LGBTI em Queimados, RJ, e atua no Conselho Estadual LGBT+ do Rio de Janeiro. É pesquisador do Laboratório de Estudos de Gêneros, Educação e Sexualidades (LEGESEX), da UFRRJ, campus IM, e do Laboratório Cidade e Poder (LCP), da UFF.

JONAS ALVES DA SILVA JÚNIOR
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) e da graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do LEGESEX – Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq).

LEANDRO RODRIGUES NASCIMENTO DA SILVA
Graduando-se em Letras Português/Literaturas pela UFRRJ. Professor do pré-vestibular social da Prefeitura de Nova Iguaçu; Pesquisador de Educação, Gênero e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); pesquisador do Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidade (LEGESEX/UFRRJ).

LEONARDO DA SILVA PEREIRA
Pedagogo e mestrando em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de educação a distância (UFF). Atua como professor do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Mesquita e de Queimados. Integrante do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX/UFRRJ).

LUCIANO MARQUES DA SILVA
Professor de Língua Portuguesa, da Prefeitura de Seropédica/RJ e Mediador Pedagógico de Língua Portuguesa na Educação do Curso de Pedagogia do Consórcio CEDERJ. Possui graduação em Letras (Português, Literatura e Espanhol) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre e doutorando em Educação pelo Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ.

LYGIA DE OLIVEIRA FERNANDES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped/UERJ) e profissional da Educação Básica vinculada à Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME – Niterói).

MARIA CAROLINA DE ANDRADE OLIVEIRA
Graduanda do curso de Licenciatura plena em pedagogia pela UFRRJ, pesquisadora no LEGESEX- Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq).

MATHEUS FORTUNATO DA SILVA
Graduando do curso de licenciatura plena em Pedagogia pela UFRRJ/IM, bolsista do PIBID, membro dos grupos de pesquisa LEGESEX e PET – Conexões Baixada.

NATÁLIA RODRIGUES STOCO
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Demandas Populares – PPGEduc /UFRRJ, pesquisadora no LEGESEX – Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq).

OLGA GONÇALVES BATISTA DA SILVA
Pedagoga Graduada pela UFRRJ/IM, articuladora de territórios do Núcleo de Atenção à violência, do grupo de Pesquisa GEPEJA (Grupo de estudo e pesquisa de educação de Jovens e Adultos) da UFRRJ/IM, membra do Fórum Grita Baixada.

RODOLPHO AMARAL
Licenciado em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC/UC). Mestrando no Programa de Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF), área de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

ROSÂNGELA HILÁRIO
Doutora com Pós-Doutorado em Educação pela FEUSP/Faculdade de Educação da Universidade São Paulo. Professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia e do Mestrado em educação da Universidade Federal de RO/PVH. Líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/PPGE-UNIR e Vice-líder do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Gestão Territorial na Amazônia/UNIR.

ROSIMERI MARIA BARBOSA
Mestrado Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas pela UNIGRANRIO – Universidade do Grande Rio (2013), Pedagoga pela Faculdade de Educação Osório Campos – FEOC (1990). Professora Especialista (Orientadora Educacional) da Rede Pública Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ, Professora das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal, da Rede Pública Estadual – SEEDUC/RJ e do Curso de Pedagogia da UNIG – Universidade Iguaçu/RJ.

SANDRA REGINA SALES   
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Transformação: pesquisas em educação e comunicação e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA/UFRRJ).

SANDRO ARAGÃO
Licenciado em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Língua Portuguesa na Prefeitura de Nilópolis e é mestrando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense.

THIAGO BARCELOS SOLIVA
Possui graduação em Ciências Sociais pela UFF. Mestrado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e doutorado em Ciências Humanas (antropologia cultural) também na UFRJ. Atualmente é professor adjunto A do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.

TIAGO DIONISIO DA SILVA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA/UFRRJ) e professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

WUDSON GUILHERME DE OLIVEIRA
Graduado em História pelo Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM; especialista em Educação e Relações Raciais pela UFF/PENESB e em História e Cultura Afro-brasileira e Africana UNIAFRO Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela UFRRJ/LEAFRO. Desenvolve vivências como professor de História, Filosofia e Sociologia.